9.04.2010

Tudo o que eu preciso e como explicar o amor (Tributo a Isabella)




Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos.
Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros.
Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.
As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.
São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.
Que me locomovem sem que eu precise caminhar.
Que me alegram sem que eu precise comprar.
Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.
A dignidade conquistada com o meu trabalho.
As lições aprendidas na dor.
O amor dos meus afetos.
E a força da minha fé.
Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem.
Assim fica mais fácil viver e andar por aí.
Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão.
As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços.
Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.
Como explicar o amor
Como explicar o amor? Os poetas tentam exprimi-lo em palavras, as canções tentam traduzir seu sentido e os loucos pensam que conhecem seus mistérios. Alguns o buscam incansavelmente, outros fogem dele, assustados. Muitos o tem como um tesouro mais precioso, enquanto outros carregam as amargas cicatrizes por tê-lo perdido pelo caminho... mas, como explicar esse sentimento que nasce no peito da gente num estampido furtivo, numa explosão calma e invisível, que nos transforma a todos? Que transforma o mais valente em fraco e que enche de coragem o coração do mais covarde? Que transforma o mais honesto em mentiroso e que enche de compreensão o coração do mais selvagem? Que transforma trevas em luzes, desertos em jardins floridos? Como explicar esse sentimento atrevido, que nos invade, fazendo nosso corpo tremer sem ter frio, nosso coração disparar sem motivo, nossas mãos suarem, nossos olhos brilharem, toda vez que a gente vê aquela pessoa à nossa frente? Aquela pessoa! Que poderes tem aquela pessoa, um simples mortal como eu, mas que é mais do que qualquer pessoa? Aquela pessoa é o próprio instrumento do amor, creio. Como explicar?

E por que o amor dói dentro da gente? Por que será que, muitas vezes, ele nos aflige, nos afugenta, nos acorrenta, nos escraviza? Por que queima? Essa chama que não vemos, que corrói e não sabemos onde? Nossa alma? Nosso corpo? E onde é o começo dele e o fim? Sabemos? Onde está o irremediável segundo em que nos entregamos a ele? Em que momento, exatamente, nos deixamos cegar por ele? Como e quando nos deixamos atrair, indefesos, pelas suas garras magnéticas? Seria possível, ao mais intelectual, ao mais racional, ao mais insensível e ao mais cruel dos seres conseguir se desvencilhar das garras do amor, no momento fatal em que ele ataca?

O amor escraviza e... liberta! Te liberta para conhecer o outro lado. Te liberta para ver a beleza de tudo ao redor. Te liberta para ser feliz, daquela felicidade singela e pura, que é a felicidade de ser... simplesmente ser! Te faz sorrir, sonhar, esperar, cantar, e sua força é tanta, que a vontade é extravasar, dividir, gritar aos quatro ventos que ama, como se o amor nos fizesse orgulhosos de amar...

Aos que são mais comedidos, o amor se apresenta sorrateiro e ele tem os seus disfarces. Aos mais afoitos, ele vem transparente, claro, como uma onda, como um abraço. Aos temerosos, ele se chega manso, terno. O fato é que ele sempre vem, infalivelmente, e te pega de jeito, prega a peça, te encurrala e te apanha. De nada valem os protestos, a indignação, a contradição, a contra-posição... de nada adianta! Ele te apanha e te embala em seus braços, ele te apanha e te hipnotiza, ele te apanha e te cobre de ouro.

A Lua aproxima os corações que amam, o Sol aquece suas intenções, as estrelas refletem seus gemidos silenciosos. O mar deixa de ser grande, as montanhas deixam de ser intransponíveis, o infinito deixa de se perder na imensidão... por causa do amor. Como explicar essa grandeza? Como entender?

Seria o amor, uma porção menor de Deus dentro de nós mesmos? Seria como uma herança divina, abençoada, sagrada? Seria o amor exatamente o que precisamos para nos tornar dignos de um perdão? Dignos de uma absolvição qualquer? Dignos de uma eternidade? Seria o amor a peça que nos falta para entender tudo o que não entendemos? O bálsamo para as feridas? O exato refúgio de nossos pecados? O preciso alívio das desventuras? O que seria o amor, então?

E quantas formas ele tem? De quantas maneiras podemos amar? Quantas vezes tropeçaremos nele? Quantas pessoas no vasto mundo podem deter a força que o move dentro da gente? Quantas faces pode o amor ter? Muitas, eu diria. Muitas faces, muitas possibilidades, caminhos diversos, gerados do mesmo princípio cósmico: o amor!

Quisera eu pudesse entender a sua essência, quisera eu pudesse dominá-lo em suas profundezas, quisera eu pudesse saber a fórmula matemática perfeita que o ativa e o desativa, sua química, sua física, sua lógica! Quisera eu pudesse livrar do sofrimento aqueles que amam sem ser correspondidos, aqueles que amam e esperam, aqueles que amam à distância, aqueles que amam quem já se foi e até mesmo aqueles que nunca amaram... Quisera eu pudesse, mas não posso, afinal, não sou, eu mesmo, uma de suas vítimas?

Sou um simples mortal à procura de respostas. Fisgado e acorrentado aos mistérios do amor. Que sustenta sua leveza, que o acomoda dentro do peito, que o assiste, implacável. Sou apenas um ser que ama, sem saber explicar ao certo, o que vem a ser esse sentimento meu, íntimo em meus pensamentos, presente em meus gestos e palavras. Um sentimento tão meu e tão fora de meu controle. Um mal desejado, doença sem remédio, veneno sem antídoto, mas desejado pelo bem que me faz.
Janete Callahan
Contam que, uma vez, se reuniram os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra.
Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, lhes propôs:
- Vamos brincar de esconde-esconde?
A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE, sem poder conter-se, perguntou: Esconde-esconde? Como é isso?
- É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo. O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA.
A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou convencendo a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.
Mas nem todos quiseram participar.
A VERDADE preferiu não esconder-se, para quê? Se no final todos a encontravam?
A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela) e a COVARDIA preferiu não arriscar-se.
- Um, dois, três, quatro... - começou a contar a LOUCURA.
A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho.
A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta.
A GENEROSIDADE quase não consegue esconder-se, pois cada local que encontrava lhe parecia maravilhoso para algum de seus amigos - se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se era o voo de uma borboleta, o melhor para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE. E assim, acabou escondendo-se em um raio de sol.
O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cómodo, mas apenas para ele.
A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris), e a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões.
O ESQUECIMENTO, não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é o mais importante.
Quando a LOUCURA estava lá pelo 999.999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas flores.
- Um milhão - contou a LOUCURA, e começou a busca.
A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a FÉ discutindo com Deus no céu sobre zoologia.
Sentiu-se vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões.
Em um descuido encontrou a INVEJA, e claro, pode deduzir onde estava o TRIUNFO.
O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo. Ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede, e ao aproximar-se de um lago descobriu a BELEZA.
A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se.
E assim foi encontrando a todos.
O TALENTO entre a erva fresca; a ANGÚSTIA em uma cova escura;
a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano);
e até o ESQUECIMENTO, a quem já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.
Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local.
A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta, e em cima das montanhas.
Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral.
Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito.
Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos.
A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.
Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na terra: O AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha.

Dengue: vacina em teste

Voluntários já começaram a receber o imunizante contra os quatro subtipos da doença

Rio - Uma vacina contra os quatro tipos de dengue está sendo testada em humanos no Brasil há duas semanas. Até ontem, 23 voluntários já haviam sido vacinados. Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nenhum apresentou reação ao imunizante. A vacina é parceria da UFES com o laboratório Sanofi-Pasteur.

O produto foi desenvolvido a partir de uma cepa do vírus da dengue vivo, geneticamente modificado. De acordo com o coordenador dos testes, Reynaldo Dietze, a imunização será feita em três etapas. Na primeira, voluntários com idades entre 9 e 16 anos tomarão uma dose a cada 6 meses. Eles serão acompanhados pelo período de um ano e meio, relatando ao grupo de pesquisa a mínima reação.

Inicialmente, o teste será aplicado em 150 voluntários no Espírito Santo para, depois, ser ampliado para outros estados. Segundo Dietze, o processo deve demorar cerca de um ano e seis meses. De acordo com o Ministério da Saúde, só após a conclusão desses testes é que será definido se a vacina tetravalente antidengue será, de fato, comercializada.

Os testes com voluntários foram divulgados um dia depois de o Ministério da Saúde lançar o ‘Risco Dengue’, metodologia que vai calcular as chances de epidemia nos municípios e orientar as secretarias de saúde no combate à dengue.

RIO: ALTO RISCO DE EPIDEMIA

Como O DIA publicou ontem, o município do Rio de Janeiro foi uma das quatro cidades-piloto para o ‘Risco Dengue’ — juntamente com Belo Horizonte, Goiânia e Boa Vista. O primeiro boletim divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que 55 bairros cariocas correm risco alto ou muito alto de ter epidemia no próximo verão. E pior: mais de 40% da população vive nessas locais.

Ontem, O DIA procurou o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, para comentar os altos índices. Entretanto, ele não quis falar sobre o assunto.

Fumacê e limpeza urbana

As novas ações de combate à dengue no município do Rio ainda não foram oficialmente divulgadas, entretanto há a possibilidade de o fumacê voltar a circular.

Segundo o Ministério da Saúde, nos locais onde o risco de dengue é maior os esforços devem se concentrar em visitas domiciliares, mutirões de limpeza urbana, reforço da coleta de lixo, eliminação e tratamento de criadouros nas residências, aplicação de larvicidas e inseticidas e busca ativa de casos e óbitos suspeitos de dengue.
O Dia

EUA restinge propaganda de medicamentos

EUA vão restringir ações de marketing de medicamentos

A FDA (agência americana que regula alimentos e remédios) quer coibir táticas agressivas de marketing dos grandes laboratórios, tanto na internet quanto fora dela.

A agência quer restringir práticas como por exemplo reuniões de mães, promovidas por um blog popular, em que uma enfermeira fala dos benefícios de uma marca de dispositivo intra-uterino.

Ou o caso de um site de uma empresa, que já foi advertido, que promovia uma droga contra leucemia sem falar dos seus efeitos colaterais.

As companhias alegam que essas ações levam informação ao paciente, mas advogados as veem como tentativa de empurrar remédios dos quais as pessoas não estão precisando.

Segundo a FDA, as companhias estão tirando proveito de redes de relacionamento como Facebook, Twitter e YouTube, entre outras.

O número de advertências enviadas pela agência não para de crescer: foram 21 notificações em 2008, 41 em 2009 e 45 registradas só neste ano, até o fim de agosto.
DA REUTERS

DMSO: propriedades

O DMSO é um líquido higroscópio, dissolve-se em água e no álcool; solúvel em éter, clorofórmio e benzeno, com temperatura de congelamento de 18,5º C, com baixa viscosidade, tendo uma densidade idêntica à da água. A elevada capacidade higroscópica decorre da sua intensa afinidade pelo hidrogênio, formando pontes mais fortes que às formadas entre moléculas de água.

Já foram verificadas acima de trinta propriedades farmacológicas e terapêuticas do DMSOe por outro lado, desde que foi introduzido como medicamento, o DMSO tem gerado polêmica no meio científico, dividindo opiniões, uma vez que a sua avaliação exata torna-se extremamente difícil pelas inúmeras e complexas variáveis envolvidas.

DMSO apresenta as propriedades de penetração, difusão, ação carreadora e potencializadora: a particular habilidade em transpor a pele íntegra, difundindo-se em todos os tecidos e fluídos orgânicos faz do DMSO uma arma poderosa, freqüentemente útil no tratamento de lesões localizadas em tecidos. O DMSO foi novamente classificado pelo FDA como IND (Nova Droga em Investigação), o que significa que a aprovação da FDA deve ser obtida para uso em humanos e animais.

O DMSO, está sendo atualmente utilizado como veículo para preparações tópicas, já que se verificou ser um excelente transportador para muitos fármacos, mesmo quando aplicado na pele intacta, aumenta a penetração cutânea e a absorção, permitindo preparar medicamentos que se mostram ativos para certas condições dermatológicas, em que as formas clássicas de tratamento foram ineficazes. Existem estudos comprovando a estabilidade de mais de 7200 produtos em DMSO.

O dimetilsulfóxido (DMSO) devido às suas propriedades carreadoras, têm sido utilizado em formulação magistral na terapêutica dermatológica, contendo medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais, drogas esteroidais, antifúngicas, antivirais e drogas anticancerígenas

Dimetilsulfóxido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dimetilsulfóxido
Ale
Frases RR36/37/38
Frases SS26,
Ponto de fulgor95 °C
Compostos relacionados
sulfóxidosrelacionadosdietil sulfóxido
Compostos relacionadosmetilsulfinilmetileto de sódio,
dimetil sulfureto,
dimetil sulfona,
acetona
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Dimetilsulfóxido ou sulfóxido de dimetilo (DMSO) é um composto muito usado como solvente aprótico e polar em laboratório e na indústria, com fórmula (CH3)2SO. É produzido pela oxidação do dimetilsulfureto (DMS ousulfeto de dimetila), que por sua vez é produzido por alguns processos biológicos, inclusive no repolho.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Tem baixa toxicidade, porém, além do cheiro desagradável de alho, é totalmente absorvido pela pele, indo para a corrente sanguinea. Esta absorção causa dois efeitos:
  • Sente-se o cheiro do DMSO mesmo de máscara, se este cair no braço ou outra área descoberta.
  • Substâncias tóxicas dissolvidas no DMSO, que normalmente só seriam mortais por ingestão ou aspiração, tornam-se mortais por contato com a pele.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

O DMSO é utilizado na medicina como anti-inflamatório e como acessório para levar compostos sob a pele. Na medicina alternativa ele é utilizado juntamente com o dióxido de cloro, chamado de Master Mineral Solutionou MMS (Solução Mineral Mestre).1
Também pode ser usado para produzir o dimetil sulfona ou metil sulfonil metano (MSM), de fórmula (CH3)2SO2, sólido que funde a 109ºC e é usado como suplemento alimentar e solvente a altas temperaturas.
Artigos Relacionados:
Descrição: Efeitos do DMSO (dimetilsulfóxido), administrado por via ...
  1. ttp://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_b774a042b45efc634a43b494aa3533ecEfeitos do DMSO (dimetilsulfóxido), administrado por via intravenosa, sobre as funções renal e hepática, perfil hidrossalino e hemograma de cães sadios.
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dimetilsulf%C3%B3xidoDimetilsulfóxido ou sulfóxido de dimetilo (DMSO) é um composto muito usado como solvente ... Esta absorção causa dois efeitos: Sente-se o cheiro do DMSO ...
  3. http://www.vetnil.com.br/produtos/62884/DMSO Injetável possui atividade anti-inflamatória e analgésica, sendo indicado ... a droga é contraindicada em animais em reprodução, pois pode haver efeitos  ...
  4. https://dermatofuncional.com.es/_files/200000582-e2eece3e90/Dimetilsulfoxido_(DMSO).pdfMiosite e Tendinite - (Bramlage, 1992; Speirs, 1994) O efeito do DMSO é mais expressivo nas inflamações agudas porque sua particularidade hidrofílica se ...
  5. https://www.researchgate.net/publication/268395682_Dimetilsulfoxido_DMSO2 abr. 2015 ... elevada potência, como é o caso do dimetilsulfóxido (DMSO). .... Miosite e Tendinite - (Bramlage, 1992; Speirs, 1994) O efeito do DMSO é mais.
  6. http://www.multichemie.com.br/images/pdf/01492a5aa7eb7bc0dbdcc8378fb5e61c.pdf... (20-40g numa suspensão a 10%). Sintomas e efeitos mais importantes, agudos e. Efeitos irritantes, perturbações no SNC, náusea, dor de cabeça, cansaço.
  7. http://www.fcav.unesp.br/download/pgtrabs/cir/m/2691.pdfa escassez de estudos acerca dos efeitos do DMSO aplicado por via parenteral em cães, muitos experimentos e ensaios clínicos prospectivos ainda são ...
  8. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16643Resumo, Com o intuito de investigar os efeitos protetores de duas drogas antioxidantes - a N-acetilcisteina (NAC) e o dimetilsulfoxido (DMSO) - em modelo  ...
  9. https://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/nosso-clinico/13-(2010)-78/efeitos-do-dimetilsulfoxido-dmso-em-pequenos-animais/O dimetilsulfóxido (DMSO) é um composto químico orgânico conhecido desde a segunda metade do século XIX como solvente orgânico potente, porém suas ...
  10. http://www.latamjpharm.org/trabajos/26/2/LAJOP_26_2_1_8_1236F6PFJ5.pdfDimetilsulfóxido (DMSO) é um solvente amplamente utilizado para diluir ou .... Efeito do DMSO sobre a proliferação de linfócitos humanos avaliada por ..

Referências

  1. Ir para cima Miracle Mineral - The Miracle Mineral Solution of the 21st Century -www.miraclemineral.org

Aterosclerose: técnica para aplicação de quimioterápicos, com uso de nanopartículas

Nanopartícula é usada para tratamento de aterosclerose
Técnica permite ação de remédios anticâncer com poucos efeitos colaterais.
Doença é uma das principais causas de morte em transplantados.

Uma técnica para aplicação de quimioterápicos, com uso de nanopartículas, pode ser, no futuro, uma solução para combater a aterosclerose. A doença causa ateromas, lesões de gordura e tecido fibroso nos vasos sanguíneos, e pode levar a problemas cardíacos e circulatórios.

Testada em animais como coelhos e ratos, a partícula, conhecida como LDE, transporta os remédios contra o câncer como a carmustina ou o paclitaxel para dentro das feridas.
A nanopartícula é uma perspectiva que pode se abrir para muitos transplantes, não só o cardíaco"

Controlando a multiplicação das células, a quimioterapia consegue diminuir os ateromas e com efeitos colaterais mínimos, já que a medicação é direcionada somente para atacar as células alteradas, não as normais.

O responsável pela criação da partícula é o brasileiro Raul Maranhão, da Faculdade de Ciências Médicas da USP (FCM-USP). O médico apresentou os últimos resultados de sua pesquisa durante a 25ª Reunião Anual da Federação das Sociedade de Biologia Experimental (FeSBE).

Aterosclerose
A doença é a segunda maior causa de morte após transplantes cardíacos, só atrás da rejeição completa ao órgão. Para quem não recebeu um coração novo, a doença pode causar infarto de coronárias, derrames cerebrais e bloqueio de artérias na periferia do corpo como no caso de pernas e pés.
Partícula é devorada por células cancerígenas famintas, ávidas por uma 'dieta rica em colesterol'

"A nanopartícula é uma perspectiva que pode se abrir para muitos transplantes, não só o cardíaco", diz o endocrinologista. "Estamos pensando em estudos clínicos tanto para o tratamento da doença coronária quanto para o caso de transplante."

Antes de testar o efeito em pacientes, Maranhão pode aplicar a LDE em coelhos, após parceria com Noedir Stolf, diretor do Instituto do Coração (INCor), que havia desenvolvido uma técnica de transplante de coração nos animais. A nova maneira consistia em colocar um segundo coração na cobaia.

Para reduzir a rejeição ao órgão, era utilizada a ciclosporina, medicamento fundamental para a história do transplante cardíaco desde o início das operações, em 1970. O remédio, porém, não dava conta de evitar a aterosclerose, que aparecia depois de um ano nos animais transplantados.

"Por volta de 10% dos pacientes apresentam o problema durante o primeiro ano e 50%, a partir do quinto", explica Raul. "Houve uma redução drástica, por ordem de 50%, do processo inflamatório e da obstrução das coronárias no coração transplantado nos coelhos, nós melhoramos 50% além da ciclosporina."

Ladra de proteína
O segredo da partícula, artificial e carregada com quimioterápicos, está no fato de ela ser "puxada" pela célula no lugar das reservas comuns de LDL no corpo. Essa preferência pelo composto criado por Maranhão ocorre pela presença de uma proteína chamada apoE, roubada do colesterol ruim natural, em circulação pelo corpo.

Após tomar posse da apoE, a LDE passa a ter preferência das células no lugar das cápsulas comuns que carregam LDL.

Células usam o colesterel para diversas funções como a produção de membranas e de estrutura internas. A "fome" pela substância faz com que o LDL possa ser usado como armadilha ou isca.

A "fome" é ainda maior no caso de células com câncer. Pela necessidade de multiplicação exagerada, os tumores consomem muito colesterol.

Pesquisa anterior
O especialista em lipídios aprendeu a técnica do transporte por nanopartículas durante estudos de pós-douturado nos Estados Unidos, em 1987. Desde então, Maranhão tem aperfeiçoado o mecanismo.

O médico já testou o efeito de, pelo menos, três remédios: carmustina, paclitaxel e etoposide. Também com modelos animais, a LDE foi aplicada em cânceres como o linfoma, de ovário e de mama.

Nao espere um sorriso para ser gentil


Eu aprendi...
...que dinheiro não compra "classe";

Eu aprendi...
...que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi...
...que nunca se deve negar um presente a uma criança;

Eu aprendi...
...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi...
...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu aprendi...
...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;

Eu aprendi...
...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi...
...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu aprendi...
...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu aprendi...
...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

Eu aprendi...
...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.

Eu aprendi...
...que eu posso até tentar te esqueçer MEU AMOR,
mas não vou conseguir esquecer tudo uque passamos juntos.

TE AMO
William Shakespeare



Sempre é tempo de recomeçar.

Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade.
As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.
Lukka

PREOCUPAÇÕES



Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.

Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.

Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível de Deus.

Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para lembrar injúria ou ingratidão.

Disse um notável filósofo: "uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acrescentar: "e de enfermidade também".

Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.

Conte as bênçãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.

Geralmente, o mal é o bem mal-interpretado.

Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nas mãos.

Por maior lhe seja o fardo do sofrimento, lembre-se de que Deus, que agüentou você ontem, agüentará também hoje.


André Luiz

SAÚDE E EQUILÍBRIO


Para garantir saúde e equilíbrio, prometa a você mesmo:

I - Colocar-se sob os desígnios de Deus, cada dia, através da oração e sustentar a consciência tranqüila, preservando-se contra idéias de culpa.

II - Dar o melhor de si mesmo no que esteja fazendo.

III - Manter coração e mente, atitude e palavra, atos e modos
na inspiração constante do bem.

IV - Servir, desinteressadamente, aos semelhante, quanto esteja ao
alcance de suas forças.

V - Regozijar-se com a felicidade do próximo.

VI - Esquecer conversações e opiniões de caráter negativo que haja lido ou escutado.

VII - Acrescentar pelo menos um pouco mais de alegria e esperança em toda pessoa com quem estiver em contato.

VIII - Admirar as qualidades nobres daqueles com quem conviva,
estimulando-os a desenvolvê-las.

IX - Olvidar motivos de queixa, sejam quais sejam.

X - Viver trabalhando e estudando, agindo e construindo, de tal modo, no próprio burilamento e na própria corrigenda, que não se veja capaz de encontrar as falhas prováveis e os erros possíveis dos outros.


André Luiz

CONSELHOS SIMPLES



Utilize as horas com moderação, realizando cada tarefa por sua vez, sem interrupção.
Trabalho continuado - rendimento vultuoso.

Modifique, sem mais tardança, o conceito negativo a respeito de quem você conheceu num momento infeliz.

A opinião má que se renova contribui para a sementeira da fraternidade.

Antes que os labores diurnos o surpreendam, realize no leito a comunhão com o Senhor, através da meditação.

O homem mantém a comunicação com o Pai Celeste pelos invisíveis fios do pensamento.

Resguarde-se da enfermidade, cultivando a higiene mental.

Mente asseada - corpo equilibrado.

Recolha, em cada dificuldade, a mensagem oculta de advertência para a vida.

Obstáculo vencido - aprendizagem inesquecível.

Acomode-se ao temperamento alheio, vencendo as imposições do instinto, quando a serviço do auxílio.

Quem relaciona dificuldades não dispõe de tempo para ajudar.

Receba o intrujão com delicadeza, expondo-lhe a verdade sem arrogância deliberada.

Todo usurpador se transforma em algoz de si mesmo.

Precavenha-se da agressão do ódio, pelo exercício do amor.

A constância no bem imuniza o homem contra o contágio das misérias morais.

Aceite o sofrimento como fenômeno natural da experiência evolutiva.

A enfibratura moral consolida-se no fragor das batalhas diárias.

Repare a terra submissa e boa, sulcada pelo arado para a dádiva do pão.

Aprenda com ela a lição da humildade e deixe que o Agricultor Compassivo transforme sua vida num seminário de amor para o bem de todos.

Marco Prisco

AÇÃO DA AMIZADE



A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.

A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.

Inspiradora de coragem e de abnegação. a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.

Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!

O egoísmo afasta as pessoas e as isola.

A amizade as aproxima e irmana.

O medo agride as almas e infelicita.

A amizade apazigua e alegra os indivíduos.

A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.

Na área dos amores de profundidade, a presença da amizade é fundamental.

Ela nasce de uma expressão de simpatia, e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.

Quando outras emoções se estiolam no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam.

Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.

Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.

Discreta, apaga-se, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.

Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.

A amizade é fácil de ser vitalizada.

Cultivá-la, constitui um dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra êxito, se avança com aridez na alam ou indiferente ao elevo da sua fluidez.

Quando os impulsos sexuais do amor, nos nubentes, passam, a amizade fica.

Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.

A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.

Joanna de Ângelis

COMO VENCER



Não desanimes.
Persiste mais um tanto.
Não cultive pessimismo.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.
Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
Avança ainda que seja por entre lágrimas.
Trabalha constantemente.
Edifica sempre.
Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
Não te impressione a dificuldade.
Convence-te de que a vitória espiritual é construção para dia-a-dia.
Não desista da paciência.
Não creias em realização sem esforço.
Silêncio para a injúria.
Olvido para o mal.
Perdão às ofensas.
Recorda que os agressores são doentes.
Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança.
Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.
Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
Não contes vantagens, nem fracassos.
Estuda buscando aprender.
Não te voltes contra ninguém.
Não dramatize provocações ou problemas.
Conserva o hábito da oração para que se te faça luz na vida íntima.
Resguarda-te em Deus, persevera no trabalho que Deus te confiou.
Ama sempre,fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.
Age auxiliando.
Serve sem apego
E assim vencerás.

Emmanuel

CADEIRINHA SALVA BEBÊ

Tenente Simone, dos bombeiros, socorre o pequeno Daniel. ‘Sem cadeirinha, a tragédia seria maior’ | Foto: AE

Bebê escapa ileso de uma colisão graças à cadeirinha
Acidente que matou a avó da criança aconteceu na Zona Oeste. Ministro das Cidades quer ampliar o uso obrigatório do acessório para táxis e veículos escolares

Rio - No terceiro dia do uso obrigatório de cadeirinhas para conduzir crianças em automóveis, um bebê de 5 meses foi salvo pelo equipamento, durante um grave acidente, em Cosmos, na Zona Oeste. Sua avó, que também estava no banco de trás, morreu. Táxis e vans e ônibus escolares, hoje livres de oferecer o acessório, podem ser obrigados a fazê-lo. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, quer mudar a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para incluir a obrigatoriedade das cadeirinhas para crianças com até 7 anos e meio nessas categorias de veículos.

Daniel da Rocha Armando, de 5 meses, estava com o pai, José Fernandes Armando Neto, 21 anos, e a avó, a dona de casa Jussara do Nascimento Almeida Armando, 53, em um Peugeot 306 que colidiu violentamente contra ônibus da empresa Expresso Oeste que fazia a linha Caxias-Mangaratiba, na Avenida Cesário de Melo, em Cosmos. O acidente aconteceu por volta das 15h30. Apesar de usar cinto de segurança, Jussara morreu a caminho do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande. Daniel escapou sem um arranhão.

“A cadeirinha foi fundamental. Não fosse por ela, a tragédia teria sido maior para a família”, contou a tenente-enfermeira do Corpo de Bombeiros Simone Menezes, que comandou o resgate. Mesmo sem ferimento aparente, a criança está em observação no Hospital Rocha Faria. O pai do menino está internado na mesma unidade, ferido, mas sem gravidade.

O empresário Anderson Clayton de Aguiar, 35 anos, ajudou a socorrer as vítimas: “Quando vi que tinha uma criança no carro, corri para tirá-la. Fiquei emocionado quando vi que ela estava bem. Tenho dois filhos de cinco e sete anos e ainda não comprei as cadeirinhas. Eu achava que era mais uma lei só para tirar dinheiro da gente, mas agora vi que é importante, salvou a vida daquela criança. Amanhã (hoje) mesmo já vou comprar”.

O avô da criança, Paulo Roberto Armado Filho, 52, contou que a mulher faria aniversário quinta-feira e que a família já se preparava para uma festa: “Estávamos tão felizes com nosso netinho! Ela estava curtindo demais e agora acontece uma coisa dessas”. Segundo ele, o local da colisão, um retorno, é perigoso, sem sinal.

O motorista do coletivo prestou depoimento na 35ª DP (Campo Grande) e foi liberado. Ele justificou que o carro surgiu à sua frente de repente e ele não teve como evitar a colisão.

Fiscalização intensificada nas estradas

Cadeirinha no banco de trás e motorista embriagado estão na mira dos 800 policiais rodoviários que vão vigiar as estradas federais que cortam o Estado do Rio neste feriadão.

Policial rodoviário confere, na Ponte, o uso correto do banco de elevação pela menina Luana, de 6 anos | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
A falta do acessório para as crianças rende multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. Motorista embriagado paga R$ 957,69, perde sete pontos e pode ser preso. Em ambos os casos, o motorista terá o carro retido. A PRF vai usar 40 bafômetros para reprimir o uso de álcool: 60% dos equipamentos estarão na Região Metropolitana. Nas leis das Cadeirinhas e Seca, está prevista a retenção do veículo.Ontem, até as 17h, nenhuma multa havia sido aplicada. Os policiais também vão intensificar a repressão a ambulantes na Ponte Rio-Niterói. Ontem, um foi detido.

Primeiro motorista a ser parado na Ponte Rio-Niterói, o administrador Heber Figueiredo, 59, disse que acostumou seu filho, Pedro, 7 anos, a usar o cinto desde bebê: “Eu não precisei da lei”. Para a engenheira Sonia Costa, 48, a maior dificuldade foi convencer a filha, Luana, 6 anos. “Me sinto presa nesse negócio!”, reclamou a menina, rumo a Búzios.

Acessório na frente para carros só com cinto abdominal

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, quer apressar a mudança nas regras do uso da cadeirinha. “O aperfeiçoamento da legislação ocorrerá o mais rápido possível. Estou interessado em salvar vidas, mas precisamos discutir algumas questões técnicas, como a forma de levar as cadeirinhas, já que a maior parte da frota de táxis do Rio utiliza cilindro de gás na mala”, disse Fortes.

O ministro contou a novidade durante o lançamento da campanha da Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), cujo tema este ano é ‘Segurança no banco de trás evita acidentes fatais’. O uso da cadeirinha será enfatizado.

Segunda-feira, o Contran publica autorização no Diário Oficial da União para que os carros particulares só com cintos abdominais no banco traseiro possam usar as cadeirinhas no banco da frente para crianças entre 1 e 4 anos. O cinto de três pontos é indispensável ao encaixe do dispositivo. Para esses veículos, será dispensado o assento de elevação para menores entre 4 e 7 anos, que usariam só o cinto.

Taxistas estão preocupados: “E quando entrarem três adultos na Av. Rio Branco? Vou precisar descer e tirar a cadeirinha? Até isso acontecer, os guardas já me multaram”, pondera o taxista Carlos Luiz de Araújo, 48 anos.

Reportagem de Marco Antonio Canosa e Thiago Feres
O Dia

COMO ESTOU DIRIGINDO?

Bem além dos adesivos colados nas traseiras dos carros de frota, um cientista se propõe a desvendar o que há por trás da maneira como dirigimos.

Porque as pessoas mudam de comportamento quando estão dirigindo? Porque tanta imprudência?

Roberto DaMatta tem 74 anos e desde a década de 60, estuda e ensina antropologia.
Escrever é outra de suas paixões. Ele o faz sistematicamente em jornais e livros. Agora, aliás, se prepara para lançar um novo que terá o curioso nome de “Fé em Deus e Pé na Tábua – Como e Por que Você Enlouquece Dirigindo no Brasil”. Trata-se de uma ideia por si intrigante: analisar o comportamento dos brasileiros pela maneira como guiamos nossos carros.

A ocupação das ruas, a agressividade ao conduzir, o carro como espaço privado trafegando sobre o público (em alguns tristes casos no sentido literal...

São 40 mil mortos no trânsito todos os anos no Brasil). O jornalista Ricardo Calil esteve com o antropólogo recentemente para ouvir algumas de suas conclusões. Vejamos um resumo da conversa:
E o que você descobriu sobre o comportamento dos brasileiros estudando nossos motoristas?

Que nosso comportamento terrível no trânsito é resultado da nossa incapacidade de sermos uma sociedade igualitária; de instituirmos a igualdade como um guia para a nossa conduta. Nosso trânsito reproduz valores de uma sociedade que se quer republicana e moderna, mas ainda está atrelada a um passado aristocrático, no qual alguns podiam mais do que muitos, como ocorre até hoje. Em casa, nós somos ensinados que somos únicos, especiais. Aprendemos que nossas vontades sempre podem ser atendidas.

É o espaço do acolhimento, do tudo é possível por meio da mamãe. Daí a pessoa chega na rua e não consegue entender aquele espaço onde todos são juridicamente iguais. Ir para a rua, no Brasil, ainda é um ato dramático, porque significa abandonar a teia de laços sociais onde todos se conhecem e ir para um espaço onde ninguém é de ninguém. E o trânsito é o lado mais negativo desse mundo da rua. É doentio, desumano e vergonhoso notar que 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito de um país que se acredita cordial, hospitaleiro e carnavalesco. No Brasil, você se sente superior ao pedestre porque tem um carro. Ou superior a outro motorista porque tem um carro mais moderno ou mais caro. O motorista não consegue entender que ele não é diferente de outro motorista, do pedestre, do motorista de ônibus. Que ele não tem um salvo-conduto para transgredir as leis. No Brasil, obedecer à lei é uma babaquice, um sintoma de inferioridade. Quem obedece é subordinado porque a hierarquia que permeia nossas relações sociais jamais foi politizada. Isso é herança de uma sociedade aristocrática e patrimonialista, em que não houve investimento sério no transporte coletivo e onde ainda impera o “Você sabe com quem está falando?”.

Isto é

Tefefônica já pode comprar a Vivo.

Anatel autoriaza venda da Vivo para a Telefônica
A compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefônica recebeu o sinal verde da Procuradoria Especializada da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Parecer do procurador-geral da agência, Marcelo Bechara, recomendou ao Conselho Diretor do órgão regulador a aprovação do pedido de anuência prévia encaminhado pela Telefônica em 29 de julho. O documento foi enviado aos conselheiros da Anatel, que analisarão a anuência.

Em entrevista à Agência Estado, Bechara explicou a análise da operação de aquisição do controle total da Vivo pelo grupo espanhol. "É uma operação relativamente bem simples. Um sócio está deixando a empresa, não está entrando ninguém novo. Então, é uma movimentação societária bem simples", afirmou.

Para recomendar a aprovação da anuência prévia, Bechara levou em conta as análises feitas pela área técnica da agência, que consideraram que a operação não traz prejuízos à competição ou à prestação de serviços ao usuário. No parecer, o procurador cita que, "sob a ótica da área técnica, a presente operação foi vista como algo concorrencialmente positivo, tendendo a aumentar a competitividade/produtividade e a melhorar a execução dos serviços". Essa conclusão foi feita a partir da análise da integração da infraestrutura de rede das duas operadoras, o que pode representar ganho de escala e uma "vantagem competitiva" para a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado

Mensagens de texto não ajudam mulheres a lembrar de tomar a pílula

Descoberta vem como surpresa para pesquisadores, que veem benefícios de torpedos para tudo
03 de setembro de 2010 | 16h 42

NOVA YORK - Uma mensagem de texto de telefone celular - e o sinal sonoro que marca sua chegada - pode não ajudar as mulheres a lembrar de tomar a pílula anticoncepcional, sugere um novo estudo. A descoberta vem como uma surpresa para alguns pesquisadores, que têm visto benefícios dos torpedos para tudo, desde lembrar crianças a inalar medicamento contra asma até avisar banhistas a passar protetor solar.

"Ficamos surpresos com o poder que um lembrete pode alcançar, e isso é algo tão simples", disse o diretor do Centro de Saúde Integrada em Boston, Joseph Kvedar, que não esteve envolvido na pesquisa.

Desde que a perda do controle da pílula se tornou responsável por uma em cada cinco das 3,5 milhões de gestações não desejadas nos Estados Unidos, o Dr. Melody Hou, do Boston Medical Center, e sua equipe demonstraram interesse em avaliar se as mensagens de texto por celular poderiam ajudar a diminuir esse esquecimento potencialmente caro.

Os pesquisadores escolheram, aleatoriamente, 82 novas usuárias de contraceptivos orais, com idade média de 22 anos. Um grupo recebeu um lembrete diário via mensagem de texto e o outro não recebeu nada, mas foi orientado a usar alguns truques para não se esquecer de tomar a pílula.

Durante o estudo de três meses, ambos os grupos perderam uma média mensal de 5 comprimidos, segundo foi registrado em um dispositivo de monitoramento eletrônico nas embalagens dos comprimidos. Felizmente, nenhuma das mulheres engravidou, segundo relataram os pesquisadores na revista Obstetrics and Gynecology.

Em ambos os grupos, a taxa de pílulas esquecidas foi quase o dobro da média estimada pela pesquisa anterior, observa a equipe do Dr. Hou, sugerindo que a adesão da população em geral ao anticoncepcional possa estar superestimada.

Por que não foi observada diferença entre os grupos, especialmente quando as mulheres que receberam os SMS sentiram que eles foram úteis? Os pesquisadores sugerem que os sistemas alternativos de lembrete, usados por 68% das participantes que não receberam as mensagens de texto, podem ter desempenhado um papel importante.

"O grupo de controle foi motivado e encorajado a encontrar outras maneiras de lembrar da pílula", disse Kvedar, que liderou o estudo sobre protetor solar e observou como essa intervenção, juntamente com outras - como a de medicamentos para hipertensão -, pode não levar a um incentivo tão óbvio.

A atenção e o entusiasmo iniciais que vêm como parte do estudo, segundo Kvedar, podem ter diminuído ao longo do tempo, conforme foi evidenciado pela redução do uso da pílula.

Embora essa tendência tenha ficado evidente em ambos os grupos, as mulheres que não receberam mensagens de texto esqueceram significativamente mais a pílula como o passar do tempo. Isso pode apontar para algum benefício dos torpedos apesar de tudo, apontou o pesquisador.

"Sabemos por experiência própria que, se as pessoas estão motivadas e não conseguem se lembrar, então esse é um ótimo aplicativo," afirmou. Para melhorar a eficácia dos lembretes para uso do contraceptivo oral, Kvedar recomenda personalizar o conteúdo das mensagens de 160 caracteres para cada mulher.

O Dr. Santosh Krishna, da Universidade de Saúde Pública Saint Louis, que também não participou do novo estudo, acrescentou que melhores estratégias de comunicação, questões de privacidade e barreiras idiomáticas devem ser consideradas ao empregar mensagens de texto como uma ferramenta de saúde.

Ele sugere também que as pessoas também usem seus telefones celulares para definir lembretes a si mesmas, como "Não se esqueça de fazer exercícios", ou alarmes quando forem comer fora, para fazer escolhas mais saudáveis.

"Estamos transportando as pessoas para novos níveis de comportamento de saúde", disse Kvedar, "o que é perfeitamente alcançável com essa tecnologia, pois é bastante acessível e de baixo custo".
Reuters