8.29.2010

Pulseiras bioquânticas que diz melhorar o equilibrio e ativar a circulação sanguínea é um "charlatanismo quântico".



Anvisa veta publicidade de pulseira da moda, vendida com apelo de melhorar equilíbrio
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai suspender hoje a publicidade das pulseiras bioquânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea.

Às vezes sem saber, artistas fazem a fama das pulseiras

Bracelete vendido com o apelo de melhorar o equilíbrio faz propaganda irregular, afirma Agência Sanitária
Esses braceletes, que prometem "estabilizar a energia do corpo", começaram a ser usados por atletas. Celebridades foram fotografadas com as tiras de silicone adornadas por um holograma.

A pulseira original, americana, tem a marca Power Balance. A genérica brasileira é da marca Life Extreme.

Tanto uma quanto outra estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular, segundo Ana Paula Massera, gerente de fiscalização de propaganda da Anvisa.

A agência entrou em contato com os sites das pulseiras depois que a reportagem da Folha procurou o órgão, para checar se havia registro desses produtos, vendidos livremente pela internet e em grandes lojas de esportes.

A Anvisa informou que pode proibir o comércio das pulseiras no país.

Luiz Fernandes, um dos fabricantes da pulseira brasileira, disse que ela não precisa de registro no órgão porque "não se absorve ela [a pulseira] diretamente".

Já o revendedor da Power Balance no Brasil não foi localizado. A reportagem procurou os responsáveis nos EUA, mas o assessor, Adam Selwyn, informou que eles estavam viajando e não poderiam ser entrevistados.

"CHARLATANISMO"

A Power Balance propaga em seu site que o uso da pulseira aumenta a concentração e a força física porque contém um holograma que "otimiza a fluência energética natural do corpo".

O site da pulseira brasileira, vendida na internet a R$ 159, dá explicação similar.

Vanderli de Assis, que afirma ter criado o modelo brasileiro e se apresenta como professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (não há registro dele na universidade), diz que o holograma, formado por camadas de magnésio, alumínio, ferro e silício, "emite uma frequência que gera estabilidade no campo eletromagnético do ser humano".

Assim, o corpo não seria afetado por frequências externas como ondas de equipamentos eletrônicos, daí o maior equilíbrio do usuário.

Para Marcos Duarte, professor de biodinâmica da Faculdade de Educação Física da USP, as explicações são "charlatanismo quântico".

"A ideia de que um holograma possa interagir com as frequências do corpo e trazer benefício ao equilíbrio é puramente falsa", diz.

Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, reforça: "Não há explicação cientifica para isso. Holograma não emite onda".

/Folhapress Leticia Moreira

6 comentários:

pulseira do equilibrio disse...

A pulseira do equilibrio funciona.
Vejam os testemunhos e façam os testes.

ALGUÉM QUE TE INCOMODA!!! disse...

Existe um ditado que diz: "Metade dos médicos pensa que é Deus, a outra metade tem certeza". É claro que existe a possibilidade de realmente a pulseira ser apenas um adorno e seu apelo terapêutico uma fraude, mas hoje em dia é mais fácil confiar no marketing da pulseira do que no que dizem os médicos. Eles irem contra a pulseira dizendo que não tem eficácia cientifica comprovada se enquadra nos mesmos motivos pelos quais inventaram "ato médico", estão perdendo clientes para as terapias alternativas, que apesar de não terem uma explicação visivel nem serem cientificamente comprovadas (algumas)estão ganhando mais espaço e curando mais gente do que a medicina dita "tradicional" enquanto eles continuam posando de São Tomé, a gente compra as nossas pulseiras que são mais divertidas do que visitas a consultórios de médicos que te cobram um absurdo, não te atendem bem e não te ajudam a resolver teu problema.
(perdoem-me todos os bons médicos com vocação para a profissão que exercem)

P.S: Não tenho uma pulseira e nem estou pretendendo comprar.

Unknown disse...

Olá,
Vendo a pulseira e fico impressionada com os casos que já ouvi e vi para com as pessoas que usam. Se sentem bem, tanto fisicamente,quanto mentalmente, viram outra pessoa, é o que ouço e vejo nas pessoas. Eu, incluisve era meio que nervoso, sem paciência, agora usando-a sinto-me outra pessoa. A pulseira não cura, ela ajuda o corpo, é o que por isso falo. Faço os testes e as pessoas veem na hora a diferença e a reação da pulseira. Quem fala mal da pulseira, sem mesmo fazer os testes, ou usá-la alguns dias, é que é charlatão. Basta estudar o nosso corpo, os elétrons, a mitose, a quimica e transformação do nosso corpo para ver o quanto algo, como as substâncias contidas na pulseira podem fazer bem para o funcionamento do corpo. Principalmente hoje, com nosso corpo bombeado por poluição, agrotoxicos, stress e afins, não somos máquinas, somos um corpo perfeito que precisa de alimentos... e ajua de energias para funcionar bem. Não precisa ser físico ou médico para saber disto. Prcisamos é usar no Mundo o que é bom e o que faz bem e não o que faz mal a nós mesmo.
Um dia o HOMEM será sábio, por exemplo: quando nem se quer pegar em um cigarro. Quando nem se quer usar uma droga. Ele verá que sábio, é quem usa a inteligência para o bem. Ailton Medeiros - cosmeticosparademinas@bol.com.br

Anônimo disse...

Meu pai deu uma virose e ficou mal levei ele ao medico mim comeu 100 reais e passou um xarope que quasse mata meu pai acelerou os batimentos cardiacos dele.Vou falar o que eles ficam preucupados e que quando surge algum produto em que as pessoas passam a se sentir bem incomoda a medicina a anvisa e todos eles. Se as pessoas estão se sentido bem deixa e outra o produto fuciona e muito bem viu.

Ricardo Mota disse...

Fui fazer um trabalho publicitário em uma determinada empresa, quando do nada me fizeram os testes da pulseira, na verdade não fazia nem ideia do que se tratava ou o que era essa pulseira...quando fiz os testes fique impressionado e surpreso, pois não conhecia o produto, portanto não ouve efeito placebo...os resultados foram satisfatórios e surpreendentes, agora gostaria de saber se quem escreveu essa matéria,se ao menos experimentou ou testou e o que ela é capaz de fazer, pois o que tenho lido na net é um são as mesmas palavras os mesmos dizeres em todas as matérias, umas especie de "modismo cientifico" porque a impressão que vc me passa escritor é que nem pegou em uma pulseira dessas para ver, visto que seu texto está o mesmo da maioria das materias da net.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

boaspraticasfarmaceuticas é uma tribuna livre, publicamos tudo de saúde, produtos para saúde, cosméticos,medicamentos, artigos, cidadania, assuntos regulatórios, informações, dietas, politica, poesia, relacionamentos, religião em fim nossos seguidores e o número de acessos é cada vez meior. Portanto o julgamento das matérias é feito pelo nossos seguidores.