9.01.2010

Barras de cereais


Barras de cereais: qual escolher?
Feitas a partir da compactação de frutas desidratadas e de cereais como a aveia, o trigo, a soja, o milho e o arroz, as barras de cereais ganharam grande popularidade no mercado; principalmente devido à sua praticidade, aos seus valores nutricionais e ao seu sabor.

A barra é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável nos lanches, ou também um complemento para refeições.

Por serem feitas de cereais, as barras possuem carboidratos - fontes energéticas para atividades físicas e mentais do dia-a-dia, vitaminas e minerais essenciais. E todas as marcas disponíveis no mercado fornecem um grupo variado de nutrientes, pois os ingredientes são mantidos na forma integral.

Para quem está em uma dieta de baixas calorias e deseja saciar a necessidade de comer uma guloseima, esse alimento também é uma boa opção. Além de tudo, também ajuda a regular o intestino, contribuindo para o seu funcionamento.

Tipos

Atualmente no mercado existem quatro tipos de barras: as fibrosas, as diet ou light, as energéticas e as protéicas. As primeiras possuem altos níveis de glicose e de fibras e, por exigirem uma digestão trabalhosa, seu consumo é aconselhado após a prática de exercícios físicos. Também se recomenda a moderação no seu consumo devido ao excesso de fibras. Possuem em média 100 kcal.

Já as dietéticas ou light têm menos calorias e gorduras e não contêm açúcar, portanto são adequadas para quem possui diabetes, ou deseja manter uma dieta com baixos níveis energéticos.

Recomenda-se o consumo deste tipo antes da prática de exercícios, desde que não contenham chocolate; gorduroso e de difícil digestão. Essas barras não são recomendadas após a prática de exercícios, pois não são eficientes na reposição de grandes quantidades de energia. Possuem uma média de 65 kcal.

As energéticas são de fácil absorção, por serem menos fibrosas, mas possuem muitas calorias. Por isso devem ser consumidas durante ou após os exercícios e não são recomendadas para pessoas sedentárias. Muitas barras contêm chocolate e castanhas, granola e açaí. Em média possuem 280 kcal.

As protéicas têm pouquíssima gordura e muita proteína, devem ser comidas após a atividade física com o objetivo do ganho de massa muscular. Não são aconselhadas para sedentários, mas eventualmente podem substituir uma refeição de forma prática. Têm em torno de 200 kcal.

Fonte: Bem Estar, ProteinBar e CyberDiet

O admirador secreto das barras de cereais

Eu emagreci mais ou menos 14 quilos nos últimos três meses. Entre outras coisas, isso significa que eu adquiri o hábito de consumir barrinhas de cereais à tarde, nos momentos de perrengue. Em vez de recorrer ao salgado da cantina ou à batata frita da máquina da redação, saco da gaveta uma das barrinhas de cereal – minha mãe compra duas caixinhas com 3 delas por semana – e saboreio aquela deliciosa mistura prensada de alpiste, serragem e flavorizante artificial (que varia entre o sabor coco e o o morango, no meu caso).

A verdade, que sinto admitir, é que eu acabei me afeiçoando por esses pequenos pedaços embutidos de frutas com cereais. Eu gosto de barra de cereal. Não é exatamente algo que eu escolheria pra comer se fosse minha última refeição, mas não chega a me incomodar, nem é um esforço muito grande. Vou lá, como uma mexerica, uma barrinha de cereal e voilà, quem é que precisa de jantar?

Ainda assim, reconheço que barras de cereal, do ponto de vista gastronômico, não são preferência nacional. E é por esse motivo que fiquei absolutamente chocada quando roubaram da minha gaveta uma caixa fechada com três barrinhas Neston sabor morango essa semana.

Eu deixo as comidinhas na gaveta, sempre deixei desde muito tempo, e nunca tinha sumido nada, embora os companheiros de baia sempre tivessem reclamado que as coisas deles eventualmente desapareciam. Um dia desses abri a gaveta pro lanchinho das 17h e CADÊ A CAIXINHA NOVINHA QUE EU TINHA GUARDADO NO DIA ANTERIOR?

Junto com ela, se foi também um dos dois pacotinhos de Club Social recheado (ganhei uns 5 no Skol Sensation e guardei pros lanchinhos da tarde).

Eu nunca tinha passado por situação semelhante no trabalho. Achei que pessoas que roubam comida dos outros fossem lenda – especialmente em ambientes onde, supostamente, não tem ninguém literalmente passando fome. Nunca achei que aconteceria comigo e, quando lia aquelas crônicas engraçadas sobre gente que deixava o lanche no frigobar coletivo e era extorquido, ria gostosamente da ficção impensável.

Fica aqui o apelo: embora eu não estimule e nem concorde com tal ato, eu posso entender quando o peão rouba a mistura da marmita do outro peão. É uma atitude que tem uma certa utilidade do ponto de vista da necessidade de diversidade alimentícia. Vai lá, abre a marmita, troca o ovo frito pela carne de panela, tudo certo. Expande as possibilidades de maneiras inimagináveis pra uma simples marmita. Se a obra for grande e tiver muitos operários, po, dá pra fazer um esquema de self-service.

Da mesma maneira, embora também não seja a favor, posso compreender o que leva um filho da puta a roubar comida dos outros na geladeira coletiva no trabalho, por exemplo. Normalmente são coisas gostosas – sei lá, um suquinho, uma fruta, quase sempre um sanduíche preparado com esmero. Existe uma motivação. Bate aquela fominha, você é um filho da puta, o que fazem filhos da puta quando estão com fome? Fodem com gente de bem. Mas ok, é um lanchinho gostoso geralmente.

Mas que tipo de pessoa rouba uma caixa fechada de barra de cereais? Quem, no mundo, cobiça de verdade um alimento desse?

Eu entenderia se a caixa aparecesse aberta com menos uma barrinha. Sei lá, o fulano quis experimentar. Mas porra – levar a caixa inteira? Excetuando-se as situações onde há cleptomania (e pra ser sincera, acho que no caso de barra de cereais mesmo a possibilidade de cleptomania é anulada), eu imagino que alguém roube algo porque deseja realmente aquilo. No caso de comida, a não ser que esteja morrendo de fome, rouba coisas gostosas de comer. Aquele clube social recheado, de tomate seco com queijo, é realmente gostoso. Justifica o assalto. Mas uma porra de uma barra de cereal? Tem gente que prefere não comer nada a comer isso. As pessoas se manifestaram contra vôos que ofereciam barras de cereal, todo mundo odeia esta merda. Menos eu. E existe uma outra pessoa, que trabalha comigo, que também não odeia. Ou só quer me sacanear.

O jeito vai ser deixar um bilhete na gaveta (algo como “Pense bem antes de fazer isso. É apenas uma barra de cereal, amigo”), prensar uma mosca junto da barra (tipo, quem já comeu a de morango sabe que aqueles pedaços de frutas podem passar facilmente por mosquitos esmagados) ou trancar a gaveta. A última solução é boa, mas acho um pouco complicada, porque as chances de que eu perca a chave são altas.

Nenhum comentário: