3.29.2012

RINITE


- MEDICINA E SAÚDE -
-
R I N I T E -
O que é rinite? 
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.
Você pode ter rinite quando: 
      -          Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã;
-         
Seu nariz escorre e fica obstruído;
-         
Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca;
-         
Seu olfato fica prejudicado; e
-         
Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.
            Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.
Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas de lã e o sol aparece por menos tempo. 
Quais os tipos mais freqüentes?
            A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, ignorando os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la.
            A rinite irritativa é comum nas grandes cidades, em locais muito poluídos e com agentes irritantes na atmosfera. Os sintomas podem acontecer em pessoas que trabalham sem usar máscaras em fábricas onde são manipulados materiais industriais ou em ambientes com muita poeira, ou que trabalham com tecidos. As crianças que estudam em locais poluídos, ou locais que estão em reforma, podem ter rinite irritativa.
            A rinite vasomotora é também comum em ambientes poluídos, mas podem acontecer em outras áreas. Quem tem rinite vasomotora pode apresentar os sintomas quando fica nervoso ou quando está cansado ou com estresse (stress).
            A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo. 
Quais os tipos menos freqüentes?
            A rinite da gestante, a rinite do idoso, a rinite gustativa e a rinite do esportista são tipos bem especiais. São mais raras que as outras, mas não deixam de ser importantes. Existem mulheres que têm obstrução nasal somente durante a gravidez, sem nunca a terem apresentado antes de engravidar. Depois que a criança nasce, o problema termina. Os idosos têm uma rinite especial, que os mantêm com o nariz escorrendo (rinorréia) constantemente, sem parar. Este mesmo sintoma aparece em algumas pessoas, de todas as idades, quando se alimenta, especialmente de comidas com temperos fortes e apimentados (rinite gustativa). Outras têm obstrução nasal quando praticam esporte, o que as atrapalha muito, obrigando-as a tratar a rinite para poderem prosseguir adequadamente com o esporte. 
A rinite é contagiosa?
            Excetuando-se as rinites infecciosas, virais ou bacterianas, as outras não são contagiosas. Não passam de pessoa para pessoa com o convívio social ou com o relacionamento íntimo. São doenças que aparecem em pessoas que usam medicamentos sem prescrição médica ou respiram ar poluído ou ar com irritantes, como nas fábricas (sem proteção).
            Os pais podem transmitir a rinite alérgica para os filhos através dos genes (suas características familiares), o que determina, muitas vezes, sintomas semelhantes entre pais e filhos. 
A rinite tem cura?
            A maioria das rinites tem cura, principalmente a medicamentosa e a irritativa. Todas têm tratamento. A rinite alérgica, a vasomotora, a do idoso, por exemplo, têm tratamento mas não têm cura. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando que essas afecções sejam tratadas corretamente. 
Quais as causas de piora da rinite?
            Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam irritação, maiores serão os sintomas. Os agentes irritantes da atmosfera poluída são prejudiciais, assim como substâncias químicas e produtos de limpeza. Fumaça de cigarros, inseticidas, tintas, combustíveis e até perfumes são nocivos. No caso de rinite alérgica, os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com os alérgenos (substâncias às quais é alérgica). A rinite do idoso piora quando ele se alimenta com comida condimentada, e a do esportista, quando pratica esporte. A rinite medicamentosa surge quando são usados medicamentos que fazem mal ao nariz. 
Prevenção:
            A melhor maneira de tratar todas as rinites é a prevenção, especialmente a rinite alérgica, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos e irritantes no nariz e em sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas.
            Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados.
      -          Evite a poeira doméstica e os ácaros; e
-
          Evite agentes e substâncias irritantes.
Para evitar a poeira doméstica:
      -          Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;
-
          Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;
-
          Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
-
          Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais;
-
          Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais;
-
          Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente; e
-
          Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível. 
O quarto é o local mais importante:
            Você passa pelo menos oito (8) horas por dia em seu quarto dormindo, se arrumando, lendo, etc. Este é, portanto, o local mais importante de sua casa e também um dos ambientes mais contaminados por ácaros.
            O colchão e os travesseiros devem ser forrados com material antialérgico ou plástico para impedir a passagem de poeira. Os melhores travesseiros para alérgicos são os de poliéster.
            Use edredões, desde que não sejam de penas, em vez de cobertores de lã e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias.
            Coloque as roupas no armário; e as de lã, em sacos plásticos fechados.
            Bichos de pelúcia armazenam muita poeira. Livre-se deles ou deixe-os guardados longe das crianças e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias também. 
Mais informações sobre a rinite:
            O CORA tem por objetivo orientar pacientes e médicos no conhecimento, entendimento e tratamento da rinite. Se você, paciente, tem dúvidas, precisa de esclarecimentos sobre a doença ou deseja sugestões, entre em contato com o mesmo.
Centro de Orientação em Rinite Alérgica - CORA
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 – Sala 6002
Cep 05403-000 – São Paulo (SP)
www.usp.br

Eliminar causas da rinite

Naturalmente cabe ao médico determinar com precisão causas da rinite. Entretanto, o próprio doente pode perceber que alguns factores são os responsáveis pelos seus sintomas. Percebe, por exemplo, que o pó dos tapetes, móveis estofados, armários embutidos, casas fechadas, estantes de livros etc., piora ou provoca espirros ou coceira no nariz. Verifica que as mudanças na temperatura, frio, vento, etc., não afectam a maioria das pessoas, mas provoca-lhe os mesmos sintomas desencadeados pela poeira. Recorda-se que à noite no quarto e na cama, é que vêm os sintomas da rinite. Quando se refere à sua doença, para amigos ou para médico diz sempre: "parece que estou permanentemente constipado".
Com esta história clinica e com um mínimo de exames complementares (testes alérgicos, pesquisa de eosinófilos no exsudado nasal, análises de sangue e, às vezes, radiografias) o médico está capacitado para apurar as causas da rinite e prescrever a terapêutica correcta, para alivio rápido da manifestação alérgica.

O que é uma alergia

Quando o organismo é agredido por uma substância estranha, por exemplo uma bactéria, ele defende-se produzindo anticorpos que reagem a esta substância estranha, para tentar a sua eliminação, mantendo a integridade do organismo. A isto se chama imunidade. Esta é uma reacção normal do organismo.
Na alergia estão em jogo os mesmos elementos da imunidade: uma substância estranha (alergénio) e anticorpos específicos. Mas, em lugar de imunidade ou defesa, temos uma doença. A alergia deve-se, portanto, a uma resposta alterada. Indivíduos especiais (alérgicos ou atópicos) produzem anticorpos para substâncias inócuas à maioria das pessoas. Do encontro destas substâncias com os anticorpos previamente formados numa exposição anterior, resultam os sintomas alérgicos.

Consequências da rinite alérgica

A rinite alérgica não é uma doença grave, isto é, não provoca consequências desastrosas para o ser humano, nem determina a sua morte. Entretanto, é uma doença crónica bastante desagradável, uma vez que determina as seguintes anormalidades: dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, insónia, diminuição do rendimento escolar em crianças, perturbação do comportamento social e, quando o entupimento é constante e intenso, dificuldade considerável na respiração, pela obrigação de se respirar somente pela boca. Outra consequência comum e importante da rinite alérgica é a dependência aos medicamentos (gotas nasais), cujo uso abusivo leva a alteração da mucosa, reflexos em outros sectores do organismo e a uma dependência física e psicológica das gotas para o nariz.

Prevenir a rinite

A profilaxia ambiental é atribuição total do doente ou de sua família. Nem o melhor médico do mundo conseguirá êxito se o doente não colaborar.
Para êxito no tratamento da rinite alérgica, o combate à poeira da casa deve ser constante.
A profilaxia ambiental pode ser assim sistematizada:
1- Cuidados especiais com o quarto de dormir, tais como:
Retirar tapetes ou na total impossibilidade, passar o aspirador de preferência à tarde; envolver colchões, travesseiros e cobertores, com plástico, ou usar material sintético; manter os armários limpos e livres de poeira e bolores, por fora e por dentro; conservar as paredes sem infiltração e bolor; manter as janelas abertas e se possível sem cortinas; evitar insecticidas, detergentes fortes ou certos perfumes.
2- Cuidados gerias com a casa, tais como:
Limpeza da casa com aspirador ou pano húmido; janelas abertas; cuidados na limpeza dos móveis, quadros e paredes; atenção para o sofá da sala da televisão; evitar tapetes preferindo material sintético, etc.
3 - Cuidados pessoais, tais como:
Vida ao ar livre, exercícios, natação, banho com água menos quente. Todas estas medidas se destinam a anular ou minimizar as influências inespecífica na rinite.
  • Medicamentos usados no tratamento da rinite alérgica
    A Farmácia Popular oferece os seguintes medicamentos:
    • Budesonida 50 mcg/dose – administração tópica nasal doseada
    • Budesonida 32 mcg/dose – administração tópica nasal doseada
    Existem vários tipos de medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da rinite alérgica. A indicação deve ser baseada na avaliação d...
  • Hoje, com os recentes progressos na terapêutica a rinite alérgica pode ser facilmente controlada. Se o doente tomar consciência do papel dos...
  • A rinite atrófica classifica-se em primária (etiologia desconhecida) e secundária (iatrogênica). Na rinite atrófica primária (ozena), a muc...
  • As rinites infecciosas agudas formam o grupo mais comum entre todos os tipos de rinites. São classificadas de acordo com a etiologia em vira...
  • A rinite alérgica não é uma doença grave, isto é, não provoca consequências desastrosas para o ser humano, nem determina a sua morte.

    Rinite Alérgica. Você pode ser respirador bucal!

    A incidência de rinite alérgica aumenta a cada ano no mundo todo. No Brasil, 47 milhões de pessoas sofrem de diversos tipos de rinitesegundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
    A rinite alérgica pode ser causada por:

    • ácaros
    • pelos
    • poeira
    • variação de temperatura (40% aumentam no outono)
    Dentre os sintomas estão:
    • obstrução nasal (sintoma mais comum)
    • coriza
    • espirros
    • coceira no nariz (a pessoa fica com nariz avermelhado)
    Escrevi no post “Natação bom para asma ruim para rinite!” uma dúvida muito comum no consultório, de pais que acham que a natação é boa para todos os problemas respiratórios, o que não é verdade principalmente para rinite alérgica.


    Uma pesquisa da Fonoaudióloga Catiane Maçaira da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) concluiu que ao invés de triturar a comida com os dentes, os pacientes amassavam com a língua e comiam de boca aberta. Nem sempre comer de boca aberta é sinal de má educação da criança, mas sim um sinal de que ela não consiga respirar pelo nariz e comer ao mesmo tempo. Resultado, ou a criança mastiga muito rápido e engole a comida para poder respirar, ou come muito devagar para não sufocar, motivo que leva alguns respiradores bucais a apresentar peso acima da média para a idade.
    Outra conclusão foi a de que grande parte tinha maloclusão dentária (dentes fora da posição correta) e 80% dos pacientes com rinite mastigavam de forma incorreta.Sabe-se que a respiração oral prejudica o desenvolvimento adequado da face e da arcada dentária, motivando os tratamentos ortodônticos. O respirador bucal tem também maior incidência de cáries e doença periodontal (gengivite e periodontite).

    A longo prazo esta doença leva você a respirar de maneira incorreta e mastigar de forma errada. O estudo concluiu que o paciente com rinite alérgica apresenta alterações na respiração, mastigação e deglutição.
    O tratamento para o respirador bucal é multidisciplinar, cirurgião dentista, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo. Todos estes profissionais são necessários para o correto diagnóstico e tratamento desta doença, pois os sintomas não regridem com o avanço da idade. Em adultos haviam queixas adicionais com dores e estalos na articulação têmporo-mandibular (ATM), que são sintomas da disfunção têmporo mandibular (DTM).
    Volto a repetir a mesma ladainha de vários posts que já escrevi por aqui:
    Quanto mais cedo a doença é diagnosticada, mais simples é seu tratamento, portanto você que está lendo o post lembre-se que prevenir é sempre melhor…

    Gabriela Dorothy de Carvalho em seu livro SOS Respirador Bucal:
    “Sem respiração não há vida, e sem amamentação não há vida de boa qualidade.”

    Este Post ganhou o selo eu recomendo do Dentista das celebridades Leonardo Augusto do OrtoBlog!
    Fonte:
Rinite pode estimular a respiração bucal e a deformidade dentofacial
Respirar pela boca pode causar alterações nos ossos faciais e nos dentes e prejudicar a qualidade de vida.
Pó, ursinhos de pelúcia e cobertores parecem ser inofensivos, mas podem causar muito desconforto nas pessoas que sofrem com algum tipo de alergia. A alergia é uma defesa exagera do organismo contra agentes que não tem potencial agressivo aos seres humanos, por isso a mesma substância que provoca o processo alérgico em uns não causa nenhuma resposta em outros.  As alergias estão relacionadas às características genéticas. “Filhos de pais alérgicos tem 50% de chance de sofrerem com o problema”,   mesmo que os pais não tenham alergias, a criança pode apresentar alguma reação alérgica, que pode ser proveniente de avós ou parentes mais distantes. “Ninguém nasce alérgico, mas sim com a capacidade de se tornar mais sensível a determinados estímulos, estado chamado de atopia. Existem diferentes manifestações alérgicas, como a asma, bronquite e a rinite. Esta última é a mais comum e ao obstruir o nariz pode estimular a respiração bucal, hábito inadequado que provoca desequilíbrios na musculatura da face e consequente inadequação do crescimento do rosto das crianças”.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Curso de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo, de 15 a 20% da população em geral tem rinite alérgica. “Estimativas para 2015 apontam que metade da população mundial terá algum tipo de alergia. A rinite é caracterizada como uma doença que causa prurido nasal intenso, espirros, obstrução das vias nasais e coriza devido ao intenso processo inflamatório que afeta a mucosa do nariz”.
Nilse Waltrick Köhler, fonoaudióloga e especialista em Distúrbios Miofuncionais e em Motricidade Orofacial, destaca que a obstrução nasal, um dos sintomas da rinite, é o principal agente causador da respiração incorreta. O nariz tem um papel fundamental na inspiração do ar – ele é responsável pela filtragem, umidificação, aquecimento e pressurização. “Este órgão garante que o ar chegue aos pulmões nas condições ideais para ser utilizado. Ao respirar pela boca a oxigenação é prejudicada, já que o ar é de pior qualidade, e há o risco de provocar problemas no desenvolvimento da face, além de irritações na orofaringe”, .
Alterações no crescimento regular dos ossos da face, surgimento de anomalias dentofaciais, que incluem as alterações ortopédicas e dentárias, mudança de postura do crânio, pescoço e tórax, distúrbios do sono e desequilíbrios na musculatura facial são consequências da respiração bucal. “Estas transformações geram deficiências funcionais importantes e significativas para a saúde e a qualidade de vida das crianças e dos adultos. As alterações ortodônticas são os efeitos mais visíveis, mas todas as disfunções que ocorrem no corpo acarretam inúmeros problemas para o indivíduo.
Gerson explica que há uma relação biomecânica entre as regiões craniomandibular, a coluna cervical, as vias respiratórias e o osso hióde, localizado abaixo da base da língua e que serve para sua sustentação. A integração de todas estas partes forma uma unidade indivisível. “Se esta unidade for alterada durante o complexo processo de crescimento e desenvolvimento é necessário consultar um especialista que seja capaz de fazer o diagnóstico correto e tratar o problema em sua integralidade. O tratamento é interdisciplinar e envolve profissionais de várias especialidades”.
O tratamento deve ter início ainda na infância, o que aumenta as chances de normalizar o desenvolvimento facial e minimizar as consequências maléficas da respiração bucal para o organismo.  É possível submeter crianças a partir dos cinco anos de idade as estratégias que corrigem o problema. “Quanto mais cedo houver uma intervenção, melhor e mais eficazes serão os resultados. Os pais devem ficar atentos a qualquer obstrução nasal que possa impedir ou dificultar a respiração correta. Mesmo após o tratamento a criança pode continuar respirando pela boca por força do hábito, o que pode ser corrigido com a terapia fonoaudiológica”.
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Nenhum comentário: