6.04.2011

Fuja de pessoas negativas


Há pessoas em nosso entorno familiar, laboral ou social, cujos comentários e atitudes nos complicam a existência. Gente perigosa para nossa saúde mental, emocional e física, das quais convém manter distância, ou pelo menos limites definidos, se não temos mais remédio que conviver ou nos encontrar com essas pessoas tóxicas.

Quem quer que nos aflija com sua atitude, que não nos deixa crescer, não se mostra contente com nosso sucesso e que põe barreiras a nossos esforços para sermos mais felizes, pode ser considerado uma pessoa tóxica para nossa vida, embora para qualquer outro indivíduo seja inofensiva.

Para a psicóloga americana Lillian Glass, a raiz de toda toxicidade nas relações humanas são o ciúme. Por que algumas pessoas próximas, queridas ou amigas, nos ferem, se enfadam, tentam vencer-nos, buscam nos desagradar ou tentam prejudicar-nos com frases sarcásticas ou respostas que desanimam ou ao alegrar-se falsamente de nossa felicidade ou êxito?.

Por que nos fazem críticas destrutivas?, "Devido aos ciúmes e sua concomitante inveja", comenta Glass, para quem o descontentamento e os sentimentos de insuficiência provocam a ânsia de posse, de êxito e do amor de outras pessoas, assim como o desejo de tê-las para si mesmo, exclusivamente.

Caldo de cultivo: o ciúme

A frustração de outras pessoas que nos vêem como vencedores e consideram a si mesmas perdedoras, os impulsiona a machucar-nos mental e verbalmente, e às vezes inclusive mediante a violência física. Também os levam a envolver-nos em jogos maliciosos, palavras cruéis e comportamentos sujos.

O ciúme ou a falta de amor próprio são a razão de muitos comportamentos negativos em relação a nós, mas também a causa encoberta de condutas similares de nós para com os demais.

Para reconhecer as condutas tóxicas é preciso olhar para si mesmo ou fazer com que a outra pessoa o faça. Quem é crítico em relação a outro indivíduo deve examinar suas razões; uma pessoa honesta normalmente encontrará algum motivo para sentir ciúmes: por exemplo, possuir algo que o outro deseja ou lhe falta, ou o sentimento que a outra pessoa tem mais ou lhe seria melhor.

A doutora Lillian Glass, que faz uns anos publicou um livro sobre as relações tóxicas que rapidamente virou sucesso de vendas, evidenciando a magnitude deste tipo de comportamentos, sugere empregar de certas técnicas para que os ataques emocionais de pessoas tóxicas não repercutam sobre nossa saúde física e mental.

Para o especialista, isto é uma questão de sobrevivência, porque boa parte do bem-estar e sucesso em nossa vida dependem de nossa força psicológica e emocional.

Às vezes, para resistir à toxicidade alheia ou tentar que não nos afete, se recorre ao consumo de drogas, tranqüilizantes ou alimentação compulsiva. Mas isso só é uma forma de autodestruição inconsciente, que só ocasiona que essa situação negativa se aprofunde quando passaram os efeitos aparentemente prazerosos desses métodos para fugir da realidade.

Também não é preciso responder com a violência física, já que as agressões aos indivíduos tóxicos só conseguem convertê-los em vítimas, enquanto que de fato são os verdadeiros agressores, o que realimenta seu papel negativo em nossa existência: é como tentar apagar um incêndio jogando mais combustível.

A ameaça em casa
Quando as pessoas tóxicas fazem parte da própria família, podem constituir um verdadeiro problema psicológico, devido à continuidade da convivência e do vínculo. Se estão no trabalho, podem colocar em risco nossa continuidade laboral, pois os contínuos conflitos influenciam em nosso rendimento.

Sejam nossos pais, filhos ou cônjuges, nossos chefes ou colegas de trabalho, às pessoas tóxicas é preciso aprender a tratá-las, para que não transtornem nosso equilíbrio vital.

Segundo a pesquisadora Lillian Glass, a fórmula magistral para desintoxicar nossas relações consiste em comunicar-se para enfrentar o que nos incomoda do outro e dizê-lo às claras.

Se você tem um chefe, amigo ou familiar que o faz sentir inferior. Se sua mãe, pai ou ambos o ralharam ao longo de toda a vida. Se está em contato com um médico, professor ou cliente que o insulta ou simplesmente o deixa doente. Se mantém algumas destas ou outras relações tóxicas, precisa sobreviver a elas.

Para conseguir uma convivência tranqüila e feliz, o especialista sugere aplicar uma série de antídotos contra a negatividade.

Uma solução consiste em manter o senso de humor. Relaxar as tensões e divertir-se com isso permite responder ao sujeito tóxico e conseguir o benefício do riso. Primeiro é preciso relaxar, respirando lentamente uns segundos e exalando enquanto se lembram as palavras e ações tóxicas, como para expulsá-las do corpo junto com o ar. Depois é preciso dizer algo divertido, que ponha em evidência o agressor verbal. Isto serve para expulsar a tensão acumulada.

Também é importante deixar de pensar todo o tempo no problema, o que só contribui para amplificá-lo, já que a mente é como uma lupa: aumenta aquilo que foca.

Existem momentos em que uma pessoa tóxica parece colapsar nossa mente, convertendo-se na única coisa em que podemos pensar, o que é prejudicial. É preciso gritar ou dizer mentalmente Pare de pensar! e apoiar esta expressão com frases positivas, como "sou importante", "minha vida é valiosa" ou "me sinto feliz".

A técnica do espelho

A doutora Glass também aconselha atuar como se fôssemos um espelho. É possível fazer as pessoas tóxicas ver refletidos seus comportamentos. Se alguém não pára de falar impedindo que os demais o façam, a resposta pode ser colocar-se a latir. Quando o tóxico se irritar e perguntar "O que há?", basta explicar que esta é a atitude que ela mantém com os demais.

Outra tática conveniente consiste em perguntar com tranqüilidade. Para que os indivíduos tóxicos vejam quão absurdas são suas idéias, comentários e atitudes, o melhor é formular dúvidas simples que se convertam em uma progressão lógica que vá desbaratando seus argumentos, um depois de outro.

A aqueles que odeiam os negros pergunte se conhecem muita gente de cor?, conviveu com ela?, alguém o odeia por ser quem é?. Suas respostas evidenciarão o ridículo de suas idéias. E sempre haverá mais perguntas para colocar-lhes em evidência.

Embora pareça difícil, é preciso tentar empregar a cordialidade. Converter o enfado em amabilidade é uma resposta ideal frente a muitos que são duros. Os motivos de sua atuação costumam ser a insegurança e a falta de amor próprio.

Ao saber que essas são as causas de sua toxicidade, pode controlar a injúria e transformá-la em amabilidade. Muitas pessoas que tratam com o público fazem uso desta capacidade, que dá frutos assombrosos.

Outro antídoto para a toxicidade mental, consiste em desprender-se de qualquer emoção a respeito da pessoa venenosa: tirá-la de nossa vida, não preocupar-se com ela, não desejar-lhe nem bem nem mal, visualizar a desconexão com ela, deixá-la para trás.

Catálogos de pessoas venenosas

Segundo Glass, estas técnicas são efetivas para resistir ao que ela denomina "trinta tipos de terrores tóxicos", entre os quais inclui o falador, o piadista, o cortante, a vítima sombria e condenada, o apunhalador de duas caras, o brincalhão, o pistoleiro rancoroso e autoritário, e o mentiroso. Todas são distintas formas de personalidades que coincidem em intoxicar a vida alheia.

Outras versões de indivíduos tóxicos, que podemos descobrir em nosso entorno, são o indivíduo intrometido, o fanático, o pretensioso, o competidor, o maniático do controle, o crítico acusador ou o arrogante sabichão.

Às vezes, a presença de conflitos contínuos, pode indicar que o ser tóxico é você mesmo, em vez dos demais. O que não muda excessivamente as coisas, porque o resultado é similar: um contínuo mal-estar e dificuldades para relacionar-nos.

Nesse caso é preciso reconhecer o problema e deixar de amargar os demais com nossos ciúmes mais ou menos encobertos. A chave, como sempre, é a comunicação: consigo mesmo, para descobrir a verdadeira raiz de nosso comportamento, e com os demais, para deixar de atormentar suas vidas.

Aprende a lidar com esse tipo de pessoas, invejosas e caluniosas mas para isso voce tem que se conhecer primeiro sobretudo, reconhecer os seus pontos fracos e fortes, as suas qualidades e seus defeitos. Os invejosos so olham para os seus defeitos e nunca para as suas qualidades, porque? Acho q vc deve saber! Sim por causa da pripria inveja que e fruto de um determidado complexo adquirido durante a sua infancia ou no periodo do desenvolvimento da maturidade, isto e, quando o sujeito entra na fase adulta e comecam a surgir mais responsbilidades e obstaculos a sua frente e consequentemente este sujeito nao consegue lidar com esta situacao e para se livrar das suas angustias desenvolve este sentimento perigoso para a vitima como para o priprio.
Para lidar com esta situacao como ja havia dito, conhecer-se si mesmo, e tb afastesse estude um pouco mais sobre este tema, que querendo ou nao entra na vida de todas as pessoas e pode ser perigoso ao ponto de destruir a relacao entre amigos, familia, perder o emprego, ficar doente fisicamnte e ate mentalmente isto e, vc pode ficar psicotico por nao saber como lidar com esta situcao que pode gerar muita angustis, frustacao e neurose.
Resumindo: Afastesse, produz o seu auto-conhecimento, estude o invejoso e aproximisse dele, encara-o com uma nova postura(pensar e agir) que demosntre coragem, confianca, responsabilidade, felicidade, e sobretudo
AMOR.
Um abraco e boa sorte!

MALHAR JUNTO FAZ BEM AOS CASAIS

Malhar junto faz bem aos casais
Conheça os benefícios de malhar com o parceiro

Malhar traz inúmeros benefícios para a saúde e aumenta o bem-estar. Isso todo mundo já sabe. Mas o que nem todos sabem (ou acreditam) é que fazer atividades físicas em conjunto pode aproximar ou reaproximar um casal. Cuidar da saúde e do físico na companhia do parceiro já é prioridade no dia a dia de vários casais.
É fato que muitos homens e mulheres engordam depois do casamento ou quando já estão há muito tempo juntos. Há um sentimento de acomodação. Quando chegam os filhos, a situação tende a piorar, pois o tempo para malhar diminui. No entanto, o quadro é reversível! Além de retomar o bem estar físico, o casal pode aproveitar o momento para motivar o outro e curtir um tempo a mais juntos.
De acordo com o preparador físico e coordenador da Academia Malhação, Frederico Reis, os resultados podem ser mais rápidos quando se faz uma atividade em conjunto, já que também há a vontade de se apresentar melhor fisicamente ao companheiro.
Ainda segundo Reis, o ritmo da atividade não deve ser baseado no parceiro. A dependência nesse caso não é bem-vinda. “É bom ter alguém que estimule e que dê força para continuar o trabalho, mas também não se deve ficar preso à companhia”, explica.
“Se um não puder se exercitar em um dia, o outro não precisa abortar o esforço por esse motivo”, completa o preparador físico.
Famosos que malham juntos
No mundo das celebridades, o hábito de praticar exercícios juntos como corrida ou pedalada é bastante comum. Casais como Tom Cruise e Katie Holmes, Matthew McConaughey e Camila Alves, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e Luciano Hulk e Angélica são bons exemplos disso. Sendo assim, animem-se e rumo à academia. Juntos, é claro!

RESPIRAR BEM É PRECISO

Respirar bem é preciso

Saiba como respirar corretamente é fundamental

Atenção! Respirar pela boca é prejudicial à saúde. O aviso pode parecer repetitivo, mas a maioria não sabe que este jeito errado de respirar pode causar alterações no nariz, na faringe e na chamada região dentofacial - que engloba as arcadas dentárias e a posição de todos os dentes, além da diminuição da libido. E isso, definitivamente, ninguém quer.
Segundo o ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, respirar bem, sempre pelo nariz, é fundamental para uma boa saúde. “O oxigênio precisa passar pelo nariz, que filtra, aquece, umidifica e pressuriza o ar inspirado, deixando-o na forma adequada para ser recebido pelos pulmões”, explica. Ainda segundo ele, “a respiração bucal é considerada uma síndrome e não uma doença e possui sinais e sintomas característicos”.
São inúmeras as consequências para o organismo com a respiração incorreta. De acordo com o também especialista em ortodontia e ortopedia facial, Juarez Köhler, são elas: alterações ortodônticas e ortopédicas da face, problemas relacionados ao sono, halitose, danos a memória e a concentração, aumento da pressão arterial, dor torácica, doenças cardiovasculares, redução do hormônio do crescimento (inclusive em adultos), resistência à insulina, patologias do labirinto, dores de cabeça, zumbidos, diminuição da libido, sobrepeso e obesidade.
De 8 a 80
A respiração errada pode atingir pessoas de qualquer idade, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos indivíduos. Segundo Juarez Köhler, a respiração bucal começa na infância, quando a criança sofre com amígdalas palatinas, adenóide e rinite. Nos adultos ocorre o desvio de septo nasal ou de cornetos.
Quando o ar passa somente pela boca, ela e a faringe ficam ressecadas. De acordo com o especialista, estes fatores geralmente estão associados a problemas bucais como inflamações na gengiva, periodontite, aumento do número de cáries, faringite e tosse crônica devido à garganta seca.
Quando estamos muito tensos ou ansiosos geralmente respiramos de forma curta e rápida. Se estamos apaixonados, então... perdemos até o fôlego! Ai, que vergonha! São em situações que mais precisamos que menos percebemos o quanto é importante respirar - o simples ato de inspirar e expirar! Na Aromaterapia esta tão singela tarefa assume sua real importância e com um charme a mais!

Meditar, orar ou simplesmente acalmar a mente e o coração só é possível quando respiramos da forma correta! E isto pode parecer simples, mas para quem não sabe, a respiração correta é aquela respiração de bebê – a respiração abdominal, não a torácica. Na respiração torácica, que é a que usamos em momentos de pressão, apenas os músculos do tórax se movimentam e com maior frequencia, provocando tensão muscular e acúmulo de ar viciado. Na respiração abdominal, o músculo utilizado é o diafragma, que podemos controlar com pouco esforço. E os benefícios são muitos!

Para começar, se houver dificuldade, pode-se utilizar o óleo essencial de Hortelã-pimenta, que ajuda no relaxamento dos músculos e na abertura dos pulmões, pingando apenas uma gota sobre um lencinho de papel e inalar seu poderoso aroma mentolado, tornando impossível não fazer uma respiração longa e profunda! Quem possui rinite ou sinusite perceberá na hora um alívio imediato. Também sente o mesmo quem está com a mente tão congestionada que não consegue mais nem lembrar o próprio número do celular! Neste momento, uma grande diferença já será percebida até na musculatura do corpo, que se acalma, pelo alto poder antispasmódico deste óleo. Pode-se também tentar usando óleo de eucalipto, com resultados semelhantes!

Fechando os olhos para facilitar, pode-se tentar reduzir a velocidade e a intensidade do fluxo do ar, tanto no inspirar quanto no expirar, alongando os dois movimentos ao máximo possível, percebendo-se como é possível controlar a respiração. Neste momento, é recomendável usar o óleo de Ylang-ylang da mesma forma, inspirando e expirando, com muita calma e observando os batimentos cardíacos, que vão se acalmando, reduzindo a ansiedade e a tensão nervosa. Pode-se usar também o óleo de Lavanda, muito sedativo e bom para o coração!

Controlando a respiração e os batimentos cardíacos com a ajuda de óleos essenciais consegue-se baixar os níveis de ansiedade e de tensão nervosa, reduzindo-se a compulsão por comida, cigarro ou bebida, a tomada de decisões impensadas, a mania de falar demais, e entre tantos outros atos impensados e difíceis de controlar, que prejudicam o nosso dia-a-dia. E, mesmo se se apaixonar, não dar tanto na cara! Basta saber inspirar, inalar e expirar com a ajuda da Natureza e pensar que não há nada mais simples que.... respirar!

RESPIRAÇÃO ERRADA PODE ENGORDAR
Respiração errada pode engordar
Especialista alerta sobre os riscos.

Você está acostumado a controlar a ingestão de alimentos gordurosos e calóricos, costuma apostar em algumas opções de tratamentos estéticos que prometem emagrecer e, até, já pensou em fazer alguma cirurgia para retirar aquela gordura indesejada. Mas, você já imaginou que a sua respiração pode estar te engordando?
Segundo Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, respirar de maneira incorreta pode engordar. "Pode parecer estranho, mas há uma relação entre a respiração, a mastigação e o aumento do peso e o resultado é um efeito cascata”, ressalta.
Köhler explica que respirar pela boca, seja por razões como hipertrofia (aumento de amígdalas ou adenóide) ou alterações na anatomia interna do nariz (desvio septal ou cornetos hipertróficos), gera anomalias anatômicas do rosto e de toda a região dentofacial, que engloba a boca.
“Estas alterações acontecem de forma progressiva e podem começar ainda na infância. Elas são denominadas alterações ortopédicas, no caso dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula, ou alterações ortodônticas, quando os dentes estão mal posicionados devido a arcadas ósseas mal formadas”, esclarece.
Além disso, os problemas ortodônticos – que geram a má-oclusão dentária – prejudicam a mastigação e a estética do sorriso. “A mastigação deficiente, sem a trituração adequada dos alimentos, faz com que o bolo alimentar seja engolido rapidamente. Assim o cérebro não tem tempo de acionar o mecanismo de saciedade e o indivíduo acaba comendo mais do que o necessário. O organismo sente que está satisfeito somente cerca de 20 minutos após o início das refeições, ou seja, é fundamental mastigar direito e devagar para não ingerir calorias em excesso”, observa.
Para quem ainda acha que tudo não passa de um exagero de dentista, o especialista alerta para a probabilidade de o problema evoluir para a obesidade: “Para que tudo seja tratado efetivamente é necessário que as três variáveis - respiração incorreta, problemas ortodônticos e mastigação deficiente - sejam trabalhadas. Nestes casos uma equipe multidisciplinar, envolvendo um ortodontista, um otorrinolaringologista, uma fonoaudióloga mioterapeuta e um nutrólogo ou endocrinologista é essencial para ter uma avaliação exata do problema e o tratamento mais adequado”.
A má qualidade do nosso sono também afeta a incessante batalha contra a balança. De acordo com o dentista, os distúrbios respiratórios do sono (DRS) estão intimamente ligados ao aumento do peso. A respiração feita pelo nariz exerce papel essencial no sono e na oxigenação do corpo. Quanto mais massa corporal o indivíduo tiver, maior será o esforço para respirar, o que o leva a inspirar o ar - também - pela boca.
 “O resultado é a apneia, ronco e outros distúrbios do sono. É um ciclo vicioso. Respirar mal pode levar a problemas ortodônticos e prejudicar a qualidade do sono. Alterações ortodônticas, por sua vez, geram uma má mastigação e ingestão inadequada do alimento, não completamente processado e ensalivado, podendo, por fim levar ao aumento de peso”.
Sua Dieta

Gordinha de salto alto

Eu acho que essas diquinhas vão servir não só para as gordinhas, mas para todas as meninas que ficam com os pés inchados no final do dia e o sapato lindo e maravilhoso vira um vilão nos pés. Eu uso os produtinhos a seguir:
1) Talco
Talquinho de manhã, antes de colocar o sapato no pé e uma massagem rápida quando dá aquela inchada fazem milagre. Não precisa encher o pé de talco, coloca um pouco na mão e passe, principalmente na sola. Você acabou de fazer os pés e sabe que o sapato vai machucar o calcanhar? Um pouco de talco ajuda um bocado!
2) Meia fina/calça
Meias fininhas também são de grande ajuda nesses casos! O pé pode inchar, que o sapato não vai ficar “raspando”, principalmente no calcanhar.
3) Parafinas
Hidratante pesado, as parafinas para os pés ajudam principalmente quando você passa no momento em que sente “hum, aqui vai fazer bolha”. Uma massagem bem gostosa no lugar e o pé fica hidratado e lisinho, pode até não impedir a bolha mas dá um bom alívio.
4)Palmilhas
Palmilhas também são excelentes para as solas dos pés! Elas fixas direitinho no sapato – mas eu aconselho só usar com sapato fechado, porque se elas aparecem fica muito feio.
Mas tia Kakah, como é que faz para o pé não inchar?
Tenha em sua cabeça que é absolutamente normal o pé inchar depois de um dia inteiro de salto alto, por mais confortável que seja o seu sapato. O ideal é beber muito líquido durante o dia inteiro, água ou suco
Mulherzices e Moda (?!)

Morrer é preciso (Fernando Pessoa)


Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro. Existem outros tipos de morte.  E precisamos morrer todo dia. A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação.
Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo
e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta, isso é óbvio a morte nada mais é que o ponto de partida para o início de algo novo, a fronteira entre o passado e o futuro.
Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente. Quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas. Quer ter um bom relacionamento? Então mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto que pensa que pode fazer planos sozinho, sem ter que dividir espaços, projeto e tempo com mais ninguém . Quer ter boas amizades? Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita e descompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate a vontade de tentar manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos, enfim todo processo de evolução exige que matemos o nosso "eu" passado, inferior.
E qual o risco de não agirmos assim?O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo essa produtividade, e, por fim prejudicando nosso sucesso. Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, não se projetam para o que serão ou desejam ser. Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam.
Acabam se transformando em projetos acabados, híbridos, adultos infantilizados. Podemos até agir, às vezes, como meninos, de tal forma que não mantemos as virtudes de criança, que também são necessários anos, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, tolerância, etc.
Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar atitudes infantis, para passarmos a agir como adultos.
Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e evoluído? Então, o que você precisa matar em si, ainda hoje, é o "egoísmo" é o "egocentrismo", para que nasça o ser que você tanto deseja ser. Pense nisso e morra. Mas, não esqueça de nascer melhor ainda. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Melhores coisas da vida são de graça


Pesquisa mostra que as pessoas acreditam que as melhores coisas da vida são de graça: rir é uma delas. Foto: Getty Images

De acordo com pesquisa, as melhores coisas da vida estão à disposição de todos: rir é uma delas
Foto: Getty Images
Patricia Zwipp
A felicidade não está em uma bela poupança, carros e roupas caras. De acordo com uma pesquisa organizada pela empresa produtora de alimentos Apples, da Nova Zelândia, as melhores coisas da vida são de graça e estão à disposição de todos.
O levantamento pediu que duas mil pessoas dissessem quais eram os prazeres mais importantes. Com 22%, rir conquistou o primeiro lugar, seguido por saborear uma boa comida na companhia de grandes amigos, com 21%. A terceira opção mais votada foi abraço, representando 19%.
Segundo o jornal Daily Express, que publicou a pesquisa, entre as dez alegrias mais citadas estão sentir o sol bater no rosto, ler um bom livro, passear na praia e deitar em uma cama com lençóis limpos.
Outras delícias gratuitas apontadas são assistir ao pôr-do-sol, folhear fotografias antigas e memórias, e cheiro de grama recém-cortada.
O Dia

Não é preciso 'jogar o telefone no lixo', mas sim utilizar moderamente.

Especialistas pedem que riscos do celular sejam divulgados amplamente

Aretha Yarak
Cuidado redobrado: deve ser evitado o uso de celular por crianças e adolescentes. Sem ter o cérebro plenamente desenvolvido, correm maior risco de desenvolver gliomas Cuidado redobrado: deve ser evitado o uso de celular por crianças e adolescentes. Sem ter o cérebro plenamente desenvolvido, correm maior risco de desenvolver gliomas 
"A população precisa saber que existe a possibilidade de, se ela usar celular por mais de 30 minutos por dia, desenvolver um tumor." - Ubirani Otero, médica e chefe da área de câncer ocupacional do Instituto Nacional de Câncer (Inca)
O anúncio da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), de que a radiação emitida pelos celulares é potencialmente cancerígena foi recebido pelos médicos brasileiros como um sinal de que a população precisa mudar os hábitos de uso do aparelho. Também é preciso, segundo os médicos, que os fabricantes deixem claro os riscos que os telefones móveis oferecem.
"Ainda não existe evidência suficiente de que os telefones celulares causem câncer, mas existe a possibilidade", afirma a médica Ubirani Otero, chefe da área de câncer ocupacional do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A IARC classificou a radiação do celular como 2B, indicando a possibilidade de causar glioma (câncer maligno no cérebro). O risco aumenta, segundo alguns estudos, conforme o uso: quanto mais tempo ao telefone, maiores as chances de desenvolver câncer no cérebro.
Mas essa possibilidade já é suficiente, afirma Ubirani, para que o Brasil adote o que vem sendo feito na Europa, de divulgar o risco presente nos aparelhos. "A população precisa saber que existe a possibilidade de, se ela usar por mais de 30 minutos por dia, desenvolver um tumor." Em alguns países da Europa, como a França, a legislação restringe o uso do celular por crianças e adolescentes. Nesse grupo, a barreira hemato-encefálica ainda não foi bem formada, aumentando a possibilidade de desenvolver um glioma. "Acho que temos de tentar informar a população, mas sem causar pânico. E isso serve também para o telefone sem fio, que tem a mesma radiação do celular. Deve-se diminuir o uso, a duração e alternar o ouvido", diz (veja 5 maneiras de usar o celular com segurança).
Para o médico oncologista Paulo Sanematsu Junior, diretor do Departamento de Neurocirurgia do Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, especializado no tratamento de câncer, deve-se tentar restringir o uso do celular. "Uma das conclusões imediatas é que seria muito interessante usar fone de ouvido, em vez de levar o aparelho diretamente ao ouvido."

Coincidência — Embora seja difícil apontar os celulares como culpados, números conhecidos há alguns anos já levantavam suspeitas sobre a possibilidade de os aparelhos causarem câncer. "Por razões não muito claras, a incidência dos gliomas vem aumentando”, afirma Artur Katz, chefe do serviço de oncologia clínica do centro de oncologia do Hospital Sírio Libanês. "E todos nós estamos sujeitos à exposição desses campos", afirma.

Katz diz que não é preciso jogar os celulares fora, mas seria importante que as pessoas se conscientizassem sobre o uso desnecessário. "É algo que tem de ser policiado."

Fabricantes — Os fabricantes de aparelhos celulares, por meio do Mobile Manufactures Forum (Fórum dos Fabricantes de Celulares – MMF), divulgou um comunicado destacando o fato de que os campos de radiofrequência sejam "possivelmente" carcinogênicos e que "os equipamentos de telecomunicações sem fio, incluindo telefones celulares e suas estações rádio-base, foram projetados para operar dentro de limites internacionais e nacionais que já têm margens de segurança substanciais integradas a eles."
Veja

A Bahia vai voltar a produzir remédios.

 A Bahiafarma, empresa responsável pela produção de medicamentos no estado, volta a funcionar a partir de 2012 depois de quinze anos fechada.
O anúncio da reabertura da Bahiafarma foi feito hoje pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner e o secretário da saúde, Jorge Solla. Serão duas unidades de produção: uma no centro industrial de Aratu e outra em Vitória da Conquista.
As fábricas entram em operação no ano em 2012. Já está autorizada a produção de dois medicamentos: para pacientes renais crônicos e para controle de tumores. Também foi anunciada a criação do projeto ‘Farmácias da Bahia’ e uma rede de farmácias em municípios com menos de trinta mil habitantes para distribuição de medicamentos.
Paralisada em 1999, a empresa pública volta a atuar na produção de medicamentos para o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também nesta sexta-feira, o ministro Alexandre Padilha firmou quatro novas Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a produção de medicamentos para doença renal crônica, esclerose lateral amiotrófica, artrite reumatóide e hiperprolactinemia (excesso de produção do hormônio feminino ‘prolactina’). No ato de restabelecimento da Bahiafarma foi assinada autorização para a produção inicial de dois medicamentos: sevelamer (doença renal crônica e degenerativa) e cabergolina (tratamento da hiperprolactinemia). Esses produtos serão produzidos pela Bahiafarma, juntamente com o Laboratório Farmanguinhos/Fiocruz e a empresa farmacêutica Cristália. Os acordos contarão com recursos do Ministério da Saúde e do governo do estado da Bahia. Nesta ação, está previsto o acompanhamento da gestão dos recursos que serão liberados conforme o cumprimento do cronograma nos próximos cinco anos (até 2015). As PPPs fortalecem a indústria nacional e contribuem para tornar o país independente do mercado internacional de medicamentos e insumos.
“O ano de 2011 é um marco para concretizarmos a transformação da estrutura produtiva e de inovação em saúde no país. Com esta iniciativa, ampliaremos e melhoraremos o acesso da população a medicamentos e a outros produtos para a saúde”, reforça o coordenador do Gecis e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
O presidente da Fiocuz e Diretor de Farmanguinhos estiveram presentes ao evento da assinatura dos contratos para a reabertuta da Bahiafarma. A Fiocruz terá um papel fundamental no retorno à produção de medicamentos.  

Anvisa discute papel internacional da vigilância sanitária

Um painel sobre a política externa e a atuação internacional da Anvisa reuniu representantes dos ministérios da Saúde, de Relações Exteriores, da Fazenda e parlamentares na sede da Agência nesta quinta-feira (2/6).
“A regulação sanitária é percebida com uma atuação global”, disse Dirceu Barbano, diretor presidente da Anvisa. “Ela é também um motor de desenvolvimento, uma vez que amplia o mercado para as empresas”. Durante a abertura do evento, Barbano afirmou que a meta é buscar o diálogo entre a ação internacional da Anvisa e a agenda do governo. Ele citou, como exemplo, a atenção que deve ser dedicada à política de erradicação da miséria. Na mesa de abertura do painel participaram também os diretores da Anvisa Jaime César de Oliveira e Maria Cecília Brito Martins.
Durante o evento o embaixador Hermano Teles Ribeiro apresentou os pontos prioritários para a política externa brasileira. “Buscamos promover a inserção soberana  do Brasil para contribuir para o  desenvolvimento do país com justiça social”. Ele também citou como estratégico para o Brasil a promoção da integração da América do Sul, o fortalecimento do multilateralismo para inverter a lógica atual de governança global; a diversificação de parcerias, reduzindo assimetrias, com destaque para o trabalho com IBAS, BRICS e países asiáticos e o aprofundamento da cooperação entre os países do hemisfério Sul.  O embaixador citou ainda o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, lembrando que o Brasil pode contribuir para o fortalecimento dos mecanismos multilaterais por meio de uma inserção cooperativa e não de competição, designada como “multilaridade benigna”.
As questões que envolvem o Mercosul e as políticas de saúde do governo brasileiro foram abordadas pela Coordenadora de Integração Regional do Ministério da Saúde, Maria Alice Fortunato, e o Assessor Internacional do ministério, embaixador Eduardo Barbosa. Eles ressaltaram a importância da harmonização das normas na área da saúde e a abordagem do tema como uma agenda positiva para a cooperação do Brasil. A cooperação na área de vigilância sanitária tem tido importante papel no suporte às políticas estratégicas do Ministério da Saúde, no fortalecimento das áreas de biotecnológicos e nas transferências de tecnologia com outros países.
Para o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, ministro Carlos Cozendey, o comércio e a saúde são temas de importância crescente tanto na vida das pessoas como no cenário internacional. Ele ressaltou que com a preocupação de proteger a saúde da população é possível criar barreiras ao comércio, sejam elas legítimas ou não e por isso essas questões passaram a ser tratadas e reguladas no nível mundial.  “Temos que ter preocupação com as importações brasileiras e com o grau de sanidade exemplar nos produtos que entram no país devido ao impacto na saúde da população. Mas igualmente uma agência sanitária deve ter a preocupação de que nossas exportações tenham essa mesma qualidade e não sofram barreiras na entrada dos produtos brasileiros em outros países”, afirmou Cozendey. Por isso é importante que o país adote os padrões internacionais em sua regulação, mas que ele participe igualmente da produção desses padrões para que esses reflitam a realidade nacional.
O Deputado Dr. Rosinha ressaltou que a padronização internacional não é neutra e que não participar da discussão e produção desses padrões representa aceitar os ditames colocados pelas grandes empresas representadas por seus países, cujo resultado pode ser muito negativo para o Brasil.
Fonte:Anvisa

6.03.2011

Dia mundial do homem



Vocês acham que é fácil ser homem?
Estamos iniciando uma campanha mundial para a instauração do Dia Internacional do Homem.
Já existe dia da mulher, dia do cachorro, dia do gay, até dia do contador de piada!
Por que não o Dia Internacional do Homem?
Algumas razões para a criação do Dia Internacional do Homem:

1) Quem se veste como pingüim no dia do matrimônio?
R: O humilde homem!
****************************************************
2) Quem é que, apesar do cansaço e do stress, jamais poderá fingir um orgasmo?
R: O sincero homem!
*************************************************
3) Quem é o encarregado de matar as baratas da casa?
R: O valente homem!
*******************************************************
4) Quem é que toma banho e se veste em menos de vinte minutos?
R: O ágil homem!
*****************************************************
5) Quem é que tem de gastar consideráveis somas em dinheiro comprando presentes para o dia das mães, da esposa, da secretária e outras festas inventadas pelo homem para satisfazer à mulher?
R: O dadivoso homem!
********************************************************
6) Quem jamais conta uma mentira, mas apenas versões?
R: O ético homem!
************************************************************
7) Quem é obrigado a ver a mulher com os rolinhos nos cabelos e cara cheia de cremes?
R: O compreensivo homem!
*******************************************************
8) Quem tem que passar por uma TPM calado todo mês?
R: O calmo homem!
*****************************************************
E mais:
* A tortura de ter que usar terno no verão..
* O suplício de fazer a barba todo dia.
* O desespero de uma cueca apertada.
* Viver sob o permanente risco de ter que entrar numa briga.
* Pilotar a churrasqueira nos fins de semana enquanto todas se divertem.
* Ter sempre que resolver os problemas do carro.
* Ter a obrigação de ser um atleta sexual.
* Ter que notar a roupa nova dela.
* Ter que notar que ela mudou de perfume.
* Ter que notar que ela trocou a tintura do cabelo de Imédia 713 para a 731 louro bege salmon plus up light forever.
* Ter que notar que ela cortou o cabelo, mesmo que seja somente um centímetro.
* Ter que jamais reparar que ela tem um pouco de celulite.
* Ter que jamais dizer que ela engordou, mesmo que isto seja a pura verdade e que ela parece uma
baleia orca ou um bicho em extinção.
* Trabalhar pra cacete em prol de uma família que reclama que você trabalha pra cacete!
E depois as mulheres ainda acham que é fácil ser homem, só porque nós não menstruamos. ..
Caso fosse assim, aí nós seríamos até santificados !
É por tudo isso que estamos lançando a campanha do DIA DO HOMEM
o dia 01 de Novembro (DIA DE TODOS OS SANTOS)
Colaborou para esta postagem uma grande mulher: Maria de Lourdes Siqueira Gomes

Perigoso efeito colateral na combinaçao de antidepressivo Paxil (paroxetina) e medicamento para colesterol Pravacol (pravastatina)

A combinação de dois medicamentos muito comuns pode causar aumento dos níveis de glicose no sangue, de acordo com estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram o perigoso efeito colateral quando o antidepressivo Paxil (paroxetina) e o remédio para o colesterol Pravacol (pravastatina) eram usados simultaneamente. Detalhe: nenhum dos medicamentos causa este efeito quando usado sozinho. O aumento é mais pronunciado em diabéticos e também foi constatado em ratos de laboratório pré-diabéticos expostos às drogas. Os pesquisadores estimam que de 500 mil a um milhão de americanos usam os medicamentos simultaneamente.
- Estas interações medicamentosas certamente acontecem o tempo todo, mas como não fazem parte do processo de aprovação do FDA (órgão americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos), só podemos aprender sobre isso quando as drogas já estão no mercado - disse o médico PhD Russ Altman, professor de Bioengenharia e Medicina na Stanford e um dos autores do estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica "Clinical Pharmacology and Therapeutics".
Os pesquisadores usaram uma técnica chamada detecção de sinais latentes para identificar pares de drogas aleatórios que causariam sintomas relacionados a diabetes, como a alteração dos níveis de açúcar no sangue. Para isso, eles pesquisaram no Adverse Event Reporting System (AERS) - um banco de dados ligado ao FDA para monitorar os efeitos das drogas à venda no mercado - e acumularam perfis de sintomas relacionados à hiperglicemia, incluindo febre e cansaço, em pacientes que estavam tomando esses medicamentos. E se concentraram no Paxil e no Pravacol porque são comumente prescritos.
Entretanto, apesar da sugestiva natureza dos sintomas, nenhum paciente do AERS que tomava as duas drogas reportou diretamente hiperglicemia. Para fazer esta conexão, os pesquisadores voltaram para o banco de dados e encontraram 135 pessoas não-diabéticas que tomavam o remédio e tinham tido um aumento médio dos níveis de glicose de 19 mg/dl depois do início do tratamento. E também encontraram 104 pessoas com diabetes com um aumento médio ainda maior: 48 mg/dl depois de tomarem as duas drogas.
Os aumentos são significativos porque pessoas com dois rápidos aumentos consecutivos de níveis de glicose de 126 mg/dl ou mais são consideradas candidatas à diabetes e pessoas com níveis entre 100 e 125 mg/dl são consideradas pré-diabéticas.

O globo

Oração para afastar maus espíritos da casa

O Feng Shui recomenda que as pessoas cuidem da energia dos imóveis que moram ou trabalham, para evitar que os ambientes fiquem em desarmonia ou com energia negativa, porque isto fará mal às pessoas. Agora, o que poucos têm conhecimento é que em muitos casos o problema vai além do aspecto energético, podendo chegar a problemas espirituais na casa e nos ambientes

A literatura de Feng Shui e Radiestesia relata muitos casos de imóveis com perturbação espiritual de muitas origens. Todos estes casos têm um ponto comum: as pessoas que habitam este imóvel residencial ou comercial se sentem mal com a presença destas entidades.

Há muitos motivos para estes espíritos aparecerem nestas casas. Cada caso deve ser estudado com muita atenção, para saber o que originou o aparecimento e o que fazer.
Vai aqui novamente minha recomendação para quem sofre de problemas graves com espíritos perturbadores em sua casa: procure na sua cidade um sacerdote de sua confiança ou um profissional que saiba o que fazer num caso destes.
O que vou analisar neste artigo são os casos mais simples, em que as pessoas deixam suas casas e empresas com a energia negativa porque têm a mania de deixar os ambientes sujos, sem limpar, com falta de manutenção, acumulando bagunça e entulho, ou seja, um local com a energia bem estagnada.
Para piorar, as pessoas só reclamam, falam mal de todos, só fazem fofocas, brigam a todo o momento, nunca agradecem por nada e só mal dizem tudo e todos.
Um local destes com tanta energia negativa é uma "parque de diversão do mal" para os espíritos de mesma frequência, que se aproximam dos ambientes por sintonia e pioram ainda mais a energia do local e das pessoas.
É necessário urgentemente mudar este padrão. É preciso limpar a casa, fazer manutenção, arrumar e organizar os ambientes. As pessoas precisam tornar positivos os pensamentos e as palavras. Começar a ver a vida com os olhos do bem e não do mal.
Devem fazer, por exemplo, limpeza energética semanal com água benta na casa toda, ou um boa defumação com ervas. E todos os dias rezar a oração para afastar os maus espíritos da casa, que coloco à disposição aos leitores abaixo. Para que seu lar fique livre de influências espirituais negativas, recite diariamente esta oração.
Oração para afastar maus espíritos da casa e empresa
"Em nome de Deus todo poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim e que os bons me sirvam de proteção contra eles! Espíritos malévolos, que inspirais aos homens maus pensamentos; espíritos trapaceiros e mentirosos, que os enganais; espíritos zombeteiros, que brincais com a credulidade deles, eu vos afasto com todas as forças de minha alma e fecho meus ouvidos às vossas sugestões, mas imploro para vós a misericórdia de Deus.
Bons espíritos que generosamente me amparais, dai-me a força para resistir à influência dos maus espíritos e as luzes necessárias para não ser enganado pelas suas artimanhas. Preservai-me do orgulho e da vaidade; afastai do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todo sentimento contrário à caridade, que são outras tantas portas abertas aos espíritos maus. Que assim seja! Graças a Deus!"
Mesmo nos casos simples, quando há a certeza da presença de espíritos perturbadores, é recomendável ir a uma igreja ou casa espírita para esclarecimentos e ajuda.

ROCK IN RIO SEM DROGAS ........

Sem doideira

Festival social e da música e não palco para o consumo de entorpecentes


BOECHAT-ABRE-IE-2168.jpg
 
Festival social e da música e não palco para o consumo de entorpecentes. Com esse objetivo, a secretária Nacional Antidrogas, Paulina Duarte, vem conversando com os organizadores do Rock in Rio para a realização de ações de prevenção às drogas e de estímulo aos hábitos saudáveis entre os jovens durante o evento, de 23 de setembro a 2 de outubro, no Rio de Janeiro. O mote da campanha será derrubar o estigma de que roqueiro gosta de drogas.
Quem for para se drogar não pode entrar.....

Adultos passam 36 minutos por dia preocupados


 

Custo de vida, dívidas, vida sexual decepcionante, aumento de peso. De acordo com uma pesquisa realizada pela organização Everyman Campaign, da Inglaterra, as pessoas gastam 36 minutos por dia estressadas com problemas, o que equivale a nove dias inteiros por ano ou um ano e meio da vida. O levantamento contou com a opinião de 2 mil pessoas de 18 e 65 anos. Um em cada dez disse que se sente estressado por mais de duas horas ao dia, enquanto um em dois acredita que a preocupação exagerada tem afetado a saúde. A maioria (86%) considera que as mulheres são mais apreensivas que os homens.
Os cinco principais itens que atrapalham o bem-estar são, respectivamente, custo de vida, sentir-se preso à rotina, engordar, dívidas e envelhecer. O estudo descobriu que 30% se tornaram depressivos por conta das preocupações. Quase metade dos entrevistados admitiu que não pode parar de se preocupar, mas um terço disse que não conta a ninguém sobre seus medos e 10% descarregam suas inquietações nos colegas de trabalho.
Sete em dez desejam não se estressar tanto. E quando se trata de se desligar das tensões diárias, um em seis apela para um copo de vinho e um em cinco permanece em frente à TV.
Confira abaixo as 25 maiores preocupações, segundo o jornal Daily Mail:
1 - Custo de vida
2 - Sentir-se preso à rotina
3 - Engordar
4 - Dívidas
5 - Envelhecer
6 - Nunca ser financeiramente seguro
7 - Problemas relacionados ao trabalho, como chefe desagradável e não gostar dos colegas
8 - Segurança do emprego
9 - Ficar muito estressado
10 - Preço do combustível
11 - Vida sexual
12 - Preocupações pessoais com a saúde
13 - Não viver a vida ao máximo
14 - Como pagar as contas
15 - O que os outros pensam sobre você
16 - Falta de tempo
17 - Familiares e amigos doentes
18 - Vida social ruim
19 - Como arcar com as despesas das férias 20 - Preços das casas
21 - Discussões com parceiro
22 - Envelhecimento dos pais e ter que cuidar deles
23 - Se os filhos estão felizes
24 - Não rir ou se divertir o suficiente
25 - Câncer
Patricia Zwipp



Identificada a bacteria Escherichia coli que está causando um surto de doença na Europa

Cientistas do Instituto de Genômica de Pequim, na China, (ESPA, na sigla em inglês) identificaram o tipo da bactéria Escherichia coli que está causando um surto de doença na Europa, que já deixou 18 mortos no continente. Segundo os especialistas, a versão da bactéria é nova, altamente contagiosa e letal.
A Agência de Proteção à Saúde britânica (HPA, na sigla em inglês) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças europeu (ECDC) afirmam que a cepa responsável por causar a síndrome hemolítico-urêmica e diarreia com sangue nas pessoas chama-se O104:H4.
Quase todos os óbitos aconteceram na Alemanha. O último deles foi confirmado nesta quinta-feira (2) após a morte de uma moradora idosa em Hamburgo, cidade portuária ao norte do território germânico e principal atingida pelo surto. Apenas uma morte aconteceu fora do país, quando uma vítima foi identificada na Suécia.
Já o número de pessoas contaminadas superou 1,5 mil em mais de 10 países da União Europeia. Somente na Alemanha, 490 casos são confirmados pelo Instituto Robert Koch.
Mercados russos não poderão mais receber vegetais russos com origem europeia. (Foto: Alexander Demianchuk  / Reuters) 
Mercados russos não poderão mais receber vegetais russos com origem europeia. (Foto: Alexander Demianchuk / Reuters)
Os especialistas europeus ainda não sabem dizer como o surto começou, mas a principal aposta está na contaminação de vegetais, especialmente pepinos. Como medida de prevenção, a Rússia já anunciou a suspensão da importação de vegetais de todos os países da Europa.
No inicio da semana, o país já tinha decidido não permitir a entrada de legumes da Alemanha e da Espanha, que havia sido apontada como a origem dos pepinos contaminados que chegaram a Hamburgo. A acusação foi posteriormente refutada pelas autoridades europeias, mas a Espanha não descarta a possibilidade de ações legais pelo alarde.
Dois casos foram identificados nos Estados Unidos, com pacientes que estiveram em Hamburgo recentemente. Segundo a agência Kyodo News, o Japão também registrou a presença da bactéria na cidade de Toyama.
Escherichia coli
O centro das atenções no caso é uma bactéria que é encontrada normalmente no intestino de humanos. Algumas versões, porém, podem causar doenças. Segundo os cientistas chineses que identificaram a cepa responsável pelo surto, este é um tipo novo do micro-organismo.
As agências sanitárias e institutos de saúde europeus recomendam o cuidado ao comer saladas e vegetais na Europa. Os alertas também são dirigidos a turistas, que sempre devem verificar se os alimentos foram bem cozidos e evitar o consumo de plantas e carne cruas.
Segundo a médica Ana Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e professora de medicina na USP, a bactéria não é adquirida pelo ar ou mesmo pela proximidade com pessoas contaminadas. "É diferente do contágio por vírus. O que pode acontecer é o contágio fecal-oral, que ocorre quando uma pessoa entre em contato com fezes, não lava a mão corretamente e manipula alimentos", explica a especialista.
* Com informações das agências France Presse, Reuters e Associated Press e dos institutos HPA, na Inglaterra, e Robert Koch, na Alemanha.

Estudantes raspam o cabelo para apoiar colega com câncer em MG

Estudantes do ensino médio de uma escola em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce de Minas Gerais, rasparam o cabelo para apoiar um colega de sala que faz tratamento para curar um câncer. Eles organizaram uma surpresa para o garoto de 17 anos, que acabou de passar pelas primeiras sessões de quimioterapia. A ação foi filmada nesta segunda-feira (30) e postada na internet. “Fiquei meio sem ação. Só consegui rir. Quem não ficaria?", disse Arthur Gonçalves ao G1, contando o que sentiu ao abrir a porta da sala e encontrar os amigos com os cabelos raspados. Ele elogiou a atitude da turma e disse que se sentiu muito acolhido pelos amigos. “Não dá pra explicar, não. Me senti acolhido”, completou, dizendo que a surpresa trouxe motivação e força para continuar o tratamento.
Gonçalves está no terceiro ano e vai tentar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele enfrenta a doença com o apoio da família e da namorada.
O gesto foi emocionante, segundo a mãe dele. “A atitude dos meninos não foi comum. Foi uma coisa tão alto astral. Fizeram para que ele não se sentisse excluído por estar careca”, disse a mãe. Ainda segundo ela, as garotas da sala também se mobilizaram e acompanharam os colegas até o salão onde cortaram o cabelo.
O câncer, segundo a família, foi descoberto por acaso numa ida ao cabeleireiro. Ao perceber o caroço, ele foi ao médico e uma biopsia contatou um Sarcoma de Ewing na cabeça. O tratamento começou há 21 dias.
A ação do corte de cabelo coletivo foi toda idealizada pelos estudantes, segundo o diretor da escola Rodrigo Cunha. Mas ele e mais dois diretores também resolveram cortar os cabelos. “Resolvemos entrar pelo espírito de solidariedade, em apoio ao aluno e, principalmente, para ele não se sentir diferente da gente. Principalmente por isso. Para ele sentir um clima harmonioso ao regressar às aulas”, completou. Ainda segundo Cunha, o caso gerou uma boa notícia relacionada à educação. “A gente vê tantas tragédias, coisas ruins”, disse.
O vídeo postado na internet já foi visto por mais de 26 mil internautas em quatro dias. Um ex-aluno da escola assistiu ao vídeo em uma rede social e se emocionou com o caso. “Gostaria muito de partilhar a alegria profunda que senti quando soube da história. É uma motivação para as pessoas”, disse Victor Teixeira Aguiar.

ABSORÇÃO DE FERRO PELO ORGANISMO

Aumente a absorção de ferro pelo organismo

Saiba como aumentar a absorção do ferro pelo organismo

Um dos principais nutrientes para o nosso desenvolvimento e crescimento é o ferro. Contudo, uma pesquisa recente constatou que 55% das crianças brasileiras sofrem de anemia por carência do mineral, o que facilita o aparecimento de doenças virais e bacterianas. Além disto, a falta de ferro pode comprometer o aprendizado infantil, levando a uma maior dificuldade de concentração, e reduzir o desempenho para prática de exercícios físicos, devido a fraqueza, fadiga, tonturas e falta de ar.
De acordo com a endocrinologista Vivian Estefan , Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, alguns cuidados na seleção de alimentos que fazem parte das refeições ajudam a evitar combinações que reduzem tanto a absorção do ferro pelo organismo. Confira as dicas:
• O cálcio diminui a absorção de ferro, por isso evite consumir leite e derivados nas duas maiores refeições (almoço e jantar), prefira-os sempre no café da manhã e lanches.
• Procure ingerir no almoço e jantar alimentos ricos em ferro, como carnes, aves, peixes, leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico) e verduras de cor verde-escuro (brócolis, espinafre, couve, agrião).
Evite consumir café, mate, chá preto e refrigerantes durante as principais refeições do dia.
• Frutas ricas em vitamina C (laranja, mexerica, abacaxi, açaí, por exemplo), auxiliam a absorção do mineral e, portanto, devem ser consumidas no almoço e jantar.
• Evite doces antes e depois das refeições.
• Não consuma simultaneamente ovos e carnes, isso dificulta a absorção do ferro.
• Vísceras de frango e carne bovina, especialmente fígado, contêm grande quantidade de ferro.

CRISE NO RELACIONAMENTO

COMO SUPERAR

Como superar a crise no relacionamento
Especialista garante que a melhor saída é mesmo o bom e velho diálogo!

Quem vive ou já viveu um relacionamento sabe muito bem: crises são inevitáveis. Toda e qualquer união amorosa passa por problemas. O que muda é a capacidade com que cada casal consegue superar a questão. Contudo, de acordo com especialistas, não existe outra saída para superar uma crise no relacionamento a não ser o bom e velho diálogo.
De acordo com o psicólogo Silmar Coelho, quem não dá importância aos primeiros sinais de uma crise e não corrige o que precisa, certamente terá conflitos maiores. “Problemas aumentam de tamanho quando não confrontados. Eles são como um tanque de roupa suja, se não lavar hoje, amanhã tem mais”, afirma.
Porém, é importante que cada um respeite a posição e a maneira de lidar com a questão do outro, até porque, homens e mulheres costumam agir de maneira diferente perante um problema, principalmente em relação à vida a dois. Com isso, nem sempre é simples fazer com que o parceiro entenda o que o outro sente e, na hora da raiva, algumas pessoas perdem o controle, e consequentemente, a razão. Uma conversa sincera é importante, sem agredir ou culpar, mas sim para explicar o que se sente.
“O que acontece, muitas vezes, é que homens e mulheres não enxergam o problema de forma semelhante”, aponta ele.
Para Silmar, a exposição de sentimentos é um dos motivos de discussões mais comuns entre alguns casais, pois homens e mulheres pensam de maneiras diferentes. “O homem acha que provendo as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Mas, para a mulher essas coisas não bastam, ela precisa ouvir o tempo todo que é amada, diferentemente do homem”, ressalta o psicólogo.
E para quem acha que é balela... O especialista afirma que o relacionamento deve ser construído com verdade. Contar o que acontece aumenta a confiança. Mas, em alguns casos, as pessoas falam mais do que o necessário, o que pode trazer problemas para a vida do casal. Um bom exemplo são informações que não vão agregar em nada a vida do outro, mas que, em contrapartida, podem provocar ciúme e briga.
“Por isso deve haver um bom senso antes de dizer algumas coisas desnecessárias. Falar ou deixar de falar deve ser analisado dentro da situação e da personalidade do parceiro. O que as pessoas precisam entender é que uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor”

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

PROBLEMA PODE CAUSAR SEPARAÇÕES

Transtorno afetivo bipolar: problema pode causar separações
Saiba mais sobre um mal que afeta muitos relacionamentos

Você sabe o que é Transtorno afetivo bipolar (TAB)? Esta doença atinge cerca de 1,5% da população mundial e se divide em dois tipos: o tipo I, que apresenta toda a amplitude de variação do humor, da mania plena à depressão grave, e atinge igualmente a homens e mulheres; e o tipo II, que é o mais prevalente na população geral, sendo frequente em mulheres e apresentando a depressão como a fase mais predominante. Com a proximidade do dia dos namorados, vale à pena discurtir sobre o problema que acaba trazendo uma série de crise aos casais.
“É comum algumas pessoas acharem que o transtorno afetivo bipolar (TAB) é mais comum em mulheres. Mas os homens também podem ter a doença. O problema é que, geralmente, o homem não procura se consultar com um médico tanto quanto a mulher, então, muitos possuem problemas sérios e nem desconfiam que possam ter transtorno bipolar. Uma coisa é certa: sem o tratamento adequado, a felicidade do casal fica comprometida”, relata Amaury Cantilino, psiquiatra e pesquisador do Programa de Saúde Mental da Mulher da Universidade Federal de Pernambuco.
Segundo o psiquiatra, nos homens, os sintomas da mania são mais exuberantes e isso torna a identificação da doença mais fácil. Esta fase é marcada por vários tipos de excessos que podem atrapalhar o relacionamento. “O parceiro pode começar a gastar demais, por exemplo. Também poderá ficar irritado por motivos banais e até agressivo quando contrariado. Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa com outras mulheres”, informa.
A depressão também é um sintoma que pode fazer parte da vida dos homens que sofrem com o transtorno: “Com ela, a libido do homem cai, há perda de interesse para diversas atividades, ele não sente mais prazer em estar com a parceira. Ou pode ocorrer o oposto, onde o namorado fica excessivamente inseguro e dependente da parceira. Talvez a fase depressiva do TAB seja motivo maior para separação, pois nem todas as mulheres conseguem suportar essas situações. É preciso saber que esses altos e baixos da doença não possuem cura, mas há tratamento. E incentivar o parceiro a procurar um médico é fundamental”, diz Amaury.
Saiba como os sintomas do Transtorno Bipolar se manifestam em homens e mulheres
• A frequência de mania é semelhante em homens e mulheres;
• Homens têm quadro de mania numa idade mais jovem que mulheres;
• A frequência de episódios depressivos e episódios mistos (sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo) é maior em mulheres;
• Início de depressão bipolar é menor em mulheres;
• O diagnóstico tende a ser mais atrasado na mulher;
• Mulheres bipolares têm mais história familiar de comportamento suicida;
• A chance de transmissão de transtorno do humor é maior quando a mulher é afetada;
• Quanto ao desencadeamento de novas fases, as mulheres parecem ser mais sensíveis a fatores estressantes de vida (como problemas de saúde e familiares), sobretudo desencadeando fases de depressão;
• Em relação aos homens, mulheres bipolares apresentam mais comorbidade com: bulimia, transtorno de estresse pós-traumático e distúrbios tireoidianos;
• Em relação às mulheres, homens bipolares apresentam mais: jogo patológico, distúrbios de conduta e abuso/dependência de álcool e outras drogas;
• No entanto, mulheres bipolares apresentam 4 a 7 vezes mais abuso de substâncias psicoativas que mulheres não-bipolares.
Sua dieta

Apneia do sono e alimentação

Uma dieta baixa em calorias pode beneficiar pessoas que sofrem de apneia do sono. O problema afeta pessoas obesas ou que estão acima do peso.
A conclusão é de um estudo conduzido pelo especialista Kari Johansson e um grupo de pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, publicado nesta quarta-feira no site da revista "BMJ" ("British Medical Journal").
A apneia é uma doença comum, que consiste em pausas anormais na respiração durante o sono. Por essa razão, as pessoas que sofrem com ela não se sentem descansadas mesmo após dormir uma noite inteira.
A patologia está relacionada a uma pior qualidade de vida, maior probabilidade de sofrer acidentes e aumento do risco de morte prematura.
Entre 60% e um 70% das pessoas que sofrem de apneia do sono são obesas ou estão acima do peso, e alguns estudos demonstraram que uma dieta baixa em calorias pode melhorar a situação.
Os especialistas do Instituto Karolinska acompanharam durante um ano a evolução de 63 homens, com idade entre 30 e 65 anos e IMC (índice de massa corporal) de entre 30% e 40% (o IMC normal varia de 18,5% a 24,99%).
Dos 63 pacientes, 58 seguiram uma dieta saudável e baixa em calorias, e participaram de um programa de orientação, onde recebiam conselhos para manter o peso alcançado, além de informação sobre nutrição e prática de atividades físicas.
As pessoas que perderam peso após nove semanas e conseguiram mantê-lo ao longo de um ano, sentiram efeitos positivos nos sintomas da apneia.
Segundo os especialistas, 48% dos pacientes passaram a não precisar mais de máscara para respirar, enquanto 10% deixaram de apresentar sintomas da apneia.
Os especialistas também comprovaram que, quanto maior a perda de peso, maior a melhora dos sintomas.

Ervas Medicinais: Riscos e indicações




Risco de Trombose: anticoncepcional

A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) está revisando os resultados de dois estudos que mostraram que existe um risco maior de formação de coágulos sanguíneos em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona.
As pílulas mais vendidas pelo grupo farmacêutico alemão Bayer, YAZ e Yasmin, contêm a substância. Ambas são vendidas no Brasil.
A agência reguladora disse que está avaliando os resultados contraditórios de estudos anteriores e analisando os riscos e benefícios de contraceptivos que contêm o hormônio.
Em abril, dois estudos publicados no "British Medical Journal" indicaram que medicamentos como YAZ e Yasmin duplicam ou triplicam o risco de coágulos sanguíneos graves em relação aos anticoncepcionais orais de gerações anteriores.
No começo de maio, foi noticiado que a Bayer enfrenta uma ação nos EUA pela morte de uma adolescente por um coágulo supostamente vinculado ao anticoncepcional YAZ.
OUTRO LADO
Em nota enviada à Folha, a Bayer informou que "a FDA observou que as pacientes não devem parar de tomar contraceptivos orais contendo drospirenona sem primeiro falar com seu profissional de saúde".
A empresa também afirmou que o risco de tromboembolismo venoso em mulheres que usam contraceptivos orais contendo drospirenona é comparável ao observado em relação às demais pílulas de controle de natalidade estudadas.
"A análise que a Bayer faz do material de evidências científicas disponíveis em relação à drospirenona continua a apoiar a sua avaliação atual sobre a segurança dos seus contraceptivos orais. Essa avaliação é corroborada por descobertas clínicas consistentes ao longo de um período de 15 anos e pelos resultados de estudos de até dez anos de pós-comercialização que sustentam que o risco de tromboembolismo venoso é comparável com qualquer contraceptivo oral estudado, independentemente da progesterona."
A farmacêutica ressaltou que "o risco de tromboembolismo venoso consta das bulas oficiais submetidas pela Bayer à Anvisa".
  REUTERS

Tratamento experimental à base de células-tronco

Um paraplégico de 47 anos voltou a ter sensibilidade nas pernas e nos pés e a movimentar os membros inferiores após ser submetido a tratamento experimental à base de células-tronco, na Bahia.
Desenvolvido por cientistas do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael, em Salvador, e da Fiocruz, o tratamento consiste na retirada de células-tronco adultas do osso da bacia e no reimplante no local da lesão.
O primeiro paciente, um policial militar de Salvador cuja identidade foi preservada, ficou paraplégico há nove anos, após uma queda que traumatizou a coluna na região lombar.
Seis semanas após a implantação de células-tronco adultas no local da lesão, o paciente já voltou a sentir as pernas e os pés.
Ele iniciou fisioterapia para fortalecer os músculos que ficaram muito atrofiados após o longo período de inatividade.
A bióloga Milena Soares, que participa do projeto, é cautelosa ao prever se o paciente voltará a andar um dia.
Segundo ela, isso vai depender, sobretudo, da fisioterapia. "Ele já consegue fazer alguns movimentos com a perna, e os resultados já mostram avanços muito significativos para a qualidade de vida do paciente", diz.
Os pesquisadores afirmam que houve um aumento do controle da bexiga e do esfíncter. Com isso, o paciente ficará livre de cateterismos diários feitos para retirar urina.
"Houve uma resposta muito boa no pós-operatório. Quatro dias depois [da cirurgia], o paciente já demonstrou melhora", diz Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião que integra o grupo.
Nessa fase experimental, que visa atestar a segurança do procedimento, a técnica será aplicada em 20 voluntários. Dois deles receberam as células anteontem e ontem. O próximo fará o procedimento na semana que vem.
Segundo Mendonça, características do pós-operatório verificadas no primeiro paciente, como ausência de dores neuropáticas (característica de lesões neurológicas), se repetiram nos outros dois pacientes.

Arte





Megahair proibido

Especialistas britânicos pedem proibição do megahair 

A Sociedade Britânica de Tricologia pediu a proibição do alongamento capilar, o mega hair, devido ao dano que estes alongamentos trariam aos cabelos.
Segundo os especialistas estes alongamentos, que usam cola para juntar os fios de cabelo originais aos fios mais longos, deveriam ser proibido pois, ao fazer a ligação, o processo causa alopecia por tração, o que arranca os fios de cabelo pela raiz gerando espaços sem cabelos no couro cabeludo.

BBC
Faye Heukin antes do alongamento capilar, depois do alongamento e com a peruca
Faye Heukin antes do alongamento capilar, depois do alongamento e com a peruca
O problema pode continuar se espalhando mesmo depois da paciente fazer tratamento e os danos podem ser irreversíveis.
Um dos mais famosos especialistas em cabelos da Grã-Bretanha afirmou que houve um aumento no número de mulheres que procuram ajuda devido aos danos causados pelo mega hair.
De acordo com Steve O'Brien, do Centro de Tricologia de Londres, houve um aumento de 15% destes pedidos de ajuda nos últimos dois anos e isto se deve ao uso de cola no alongamento capilar.
O tricologista afirma ainda que há dois anos o centro recebia cerca de 30 pessoas por mês, mas que agora esse número subiu para 50. A procura está aumentando e o número de consultas relativas a este procedimento também tem aumentado.
Steve O'Brien diz que o fato de celebridades usarem os alongamentos e fazerem parecer muito fácil conseguir cabelos longos piora ainda mais a situação.
PERUCAS
Natalie Rowe, da cidade britânica de Scarborough, tem uma empresa que fornece cabelos para o alongamento e perucas para salões de beleza e cabeleireiros. Segundo ela, houve um grande aumento no número de mulheres com danos nos cabelos.
"As garotas chegam com áreas carecas (no couro cabeludo) e não podem ser cobertas com apliques", afirmou.
"A quantidade de perucas que estamos vendendo agora se deve ao fato de que as pessoas querem cabelos realmente longos, que se decidiram pelo alongamento com cola e arruinaram completamente o cabelo."
"Eu diria que pelo menos duas ou três pessoas vêm aqui por semana dizendo: 'O que posso fazer com meu cabelo? Está totalmente arruinado'", acrescentou.
Faye Heukin, de 23 anos e também de Scarborough, foi uma das que prejudicou o cabelo devido ao alongamento.
"Ainda não cresceu de volta. Uso alongamento capilar, perucas...", afirmou.
Faye conta que foi a uma cabeleireira e fez o alongamento por 150 libras (mais de R$ 390).
"Em algumas semanas os cabelos começaram a ficar muito embaraçados e a cair. Então voltei (à cabeleireira) e ela tirou (os alongamentos), e meu cabelo foi junto", disse.
Faye Heukin agora tem problemas com sua imagem.
"Me sinto paranóica quando não estou com minha peruca ou com meus apliques. Definitivamente tenho pouca confiança agora"
BBC

Mosquito transgênico antidengue

Inseto alterado em laboratório produz filhotes incapazes de transmitir a dengue

O inseto alterado em laboratório compete com o macho selvagem para procriar mosquitos incapazes de transmitir a dengue O inseto alterado em laboratório compete com o macho selvagem para procriar mosquitos incapazes de transmitir a dengue (James Gathany/PHILL, CDC)
Pelas ruas de terra do bairro de Itaberaba, em Juazeiro (BA), um carro com dois pesquisadores para a cada cem metros. Um deles desce e destampa um pote de onde saem cerca de 500 mosquitos Aedes aegypti, o transmissor da dengue. A cena se repete há três semanas e, até julho, a expectativa é de que sejam liberados 33.000 machos por semana. Depois, a ação subirá para 50.000 a 100.000 mosquitos por semana.
A "pulverização" de mosquitos foi repetida 22 vezes há duas semanas. O ritual faz parte de um projeto científico que causa expectativa na administração pública da saúde. "Se der o resultado esperado, podemos reduzir de maneira expressiva os números da dengue", avaliou o coordenador do projeto, Danilo Carvalho. "Não há dúvida de que o projeto é promissor", afirmou o diretor do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Zichy Moyses.
Mosquito transgênico - A chave dessa esperança está no mosquito solto no ambiente: é uma espécie transgênica que produz filhotes que morrem antes de chegar à vida adulta, quando podem transmitir a dengue. Na prática, a ciência patrocina o sexo entre mosquitos que geram filhotes incapazes de espalhar a doença. O ideal é que haja dez machos transgênicos para cada macho selvagem.
A estratégia é semelhante à usada em outras parte do país para combater a drosófila, a mosca da fruta: machos estéreis são liberados para disputar com a espécie selvagem a oportunidade de cruzar. Para o macho de laboratório ficar estéril, ele é exposto a radiação, o que não se consegue com o Aedes aegypti. “Por isso, recorremos à técnica transgênica”, diz a coordenadora do projeto, Margareth Capurro, bióloga da Universidade de São Paulo.
Desenvolvido na Universidade de Oxford, o mosquito transgênico carrega material genético da drosófila. Em laboratório, são alimentados com ração de peixe e, para fêmeas adultas, sangue. Na fase de ovos, todos recebem tetraciclina, o que permite completar o ciclo de vida prematuramente.
As fêmeas, as únicas que picam os humanos e transmitem o vírus da dengue, ficam em laboratório para novos cruzamentos. Para que não haja risco de serem liberadas, são adotadas duas medidas de segurança. A primeira é uma separação num túnel escorregador em forma de funil. Como as fêmeas são maiores, não ultrapassam certa faixa da descida. Há outro processo de separação, desenvolvido pela Oxitec, empresa incubadora da Universidade de Oxford. "Depois, é feito um controle de qualidade com lupas e microscópio", explica Andrew McKeney, técnico da Oxitec que está no Brasil para acompanhar a pesquisa.
Cinco bairros - Liberado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança em dezembro, o trabalho em campo teve início em fevereiro. Na primeira etapa, foram feitos lançamentos menores, para avaliar o comportamento do mosquito de laboratório no meio ambiente. Foram checadas a distância que o mosquito era capaz de percorrer e sua capacidade de sobrevivência.
A experiência ocorrerá por 18 meses em cinco bairros de Juazeiro. A escolha do local, diz Margareth, foi facilitada pela proximidade com a Biofábrica Moscamed, entidade ligada ao Ministério da Agricultura que já produzia moscas estéreis.
(Com Agência Estado)