6.01.2011

Você se acha melhor que seu chefe

Dois em cada três funcionários acreditam ser capazes de cumprir as tarefas de seus chefes melhor do que eles, revela enquete feita pela consultoria em recursos humanos Monster Worldwide, que ouviu mais de 9 mil pessoas em 32 países. Segundo o estudo, 18% dos entrevistados consideram o chefe melhor que os funcionários e 15% dos entrevistados acham os gestores brilhantes, mas 33% dizem que eles são totalmente incompetentes e a maioria, 34%, diz que os chefes são ''ok'', mas que eles próprios poderiam fazer um trabalho melhor. Ainda de acordo com a enquete, os britânicos são os que menos veem seus chefes positivamente - 41% descrevem seus superiores como "totalmente incompetentes", e apenas um em cada dez considera seus chefes "brilhantes". Os dados demonstram ainda que os trabalhadores chineses foram os que se mostraram mais confiantes em seus chefes. Os resultados indicam que apenas 15% dos trabalhadores chineses questionam a competência de seus chefes, enquanto quase um terço os vê como "brilhantes".
Na América do Sul, 37% dos trabalhadores ouvidos disseram considerar seus chefes "totalmente incompetentes" e 32% os consideram "OK", apesar de achar que podem fazer um trabalho melhor que eles. Apenas 12% dos sul-americanos disseram considerar seus chefes "brilhantes", enquanto outros 19% apenas veem seus superiores como mais capazes do que eles.
De acordo com Isabelle Ratinaud, diretora de marketing da Monster na Grã-Bretanha, a pesquisa revela uma grande frustração entre os funcionários de mais baixo escalão, cuja vasta maioria acredita ser suficientemente competente para assumir mais responsabilidades. Para ela, os resultados não significam que a maioria dos chefes são tão ruins, mas indicam ressentimento dos empregados por causa dos salários mais altos dos chefes ou a falta de comunicação entre os chefes e suas equipes.
- Isso não significa que os funcionários devem aguentar um empregador incompetente. Se eles acham que podem fazer melhor, devem tentar uma promoção ou tentar uma posição de chefia em outro lugar - diz Isabelle.
Segundo a diretora da Monster, é vital que os empregadores mantenham suas equipes o mais informadas possível e que os façam se sentir recompensados por um trabalho bem feito.
O Globo

Nenhum comentário: