5.30.2011

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular apresenta varias funções integrativas e de coordenação no organismo, mas a função primordial deste sistema é a de transporte e distribuição de oxigênio e nutrientes, remoção dos produtos do metabolismo. O sistema esta organizado em uma bomba, uma serie de tubos para a distribuição e coleta, e uma rede de vasos finos que permitem trocas rápidas entre os tecidos e o sistema de vaso. O fluxo de sangue gerado pela bomba direita é lançado na circulação pulmonar e chega ao coração esquerdo e o fluxo de sangue gerado pela bomba esquerda percorre a circulação sistêmica e retorna ao coração direito. A principal forca que determina o fluxo pela circulação é o gradiente de pressão gerado pelo trabalho ventricular.
A sístole (contração) do ventrículo esquerdo eleva a pressão na aorta para aproximadamente 120 mmHg, enquanto nas grandes veias e átrio direito a pressão esta proxima a atmosférica. A pressão no sistema arterial é pulsátil porque o trabalho da bomba é intermitente.
A circulação se inicia com vasos de maior calibre, com grande capacidade elástica (vasos de condutância), seguidos de vasos menos calibrosos, com uma camada muscular proporcionalmente maior e os esfíncteres pré-capilares (vasos de resistência), vasos muito finos, desprovidos de camada muscular, os capilares (microcirculacao) e finalmente vasos com maior calibre, e boa camada elástica e muscular (vasos de capacitância).
O coração é formado por tecido muscular estriado cardíaco, é o responsável por gerar a pressão necessária para permitir a circulacao do sangue e a perfusao dos diferentes órgãos. As células do nódulo sinoatrial do coração geram impulsos elétricos periódicos, que desencadeiam a contração das camaras cardíacas de modo sincronizado.
O coração é dividido em quatro camaras, dois átrios (direito e esquerdo) na porção superior e dois ventrículos (direito e esquerdo) na porção inferior.
O sangue possui um trajeto unidirecional tanto ao passar pelo coração como pelos vasos sanguíneos. No coração o fluxo de sangue é direcionado pela presença de válvulas situadas entre os átrios e os ventrículos (válvulas atrioventriculares) e entre os ventrículos e as grandes artérias (válvulas semilunares). As válvulas cardíacas, em um numero de quatro no total, são estruturas passivas que se abrem ou se fecham, dependendo da diferença de pressão entre os dois compartimentos que circundam a valvula. Assim, por exemplo, quando a pressão interna do átrio direito aumenta e fica superior a do ventrículo direito, a válvula tricúspide se abre e o sangue escoa para o ventrículo direito. A medida que ocorre o enchimento ventricular a pressão aumenta nesta camara e diminui no átrio direito, resultando em uma tendência de retorno do sangue para o átrio. Essa alteração de pressão provoca o fechamento da válvula tricúspide e mantem o sangue aprisionado no ventrículo direito. Mecanismo semelhante ocorre com as demais válvulas. No interior dos ventrículos existem fibras musculares, denominados músculos papilares, os quais estão conectados as cúspides das válvulas atrioventriculares através das cordas tendineas. Durante a contração dos ventrículos as válvulas atrioventriculares se fecham e os músculos papilares se contraem, tensionando as cordas tendineas. Este mecanismo impede a inversão dessas válvulas para o interior dos átrios devido a grande pressão desenvolvida pelas paredes dos ventrículos.

Artérias
O sangue ao ser bombeado pelos ventrículos, passa as grandes artérias. A aorta é o segmento de maior pressão da circulação, chegando a pressão máxima (sistólica) de aproximadamente 120 mmHg durante a sístole (contracao do ventrículo) e caindo para 80 mmHg durante a distole (relaxamento do coração). O volume sistólico, isto é, o volume de sangue ejetado a cada contração do coração, de aproximadamente 70 mL, deve ser acomodado temporariamente no interior do segmento inicial da aorta. Uma vez que o volume da aorta é insuficiente para suportar este volume de sangue, pois seu diâmetro é em torno de 2,5 cm, a grande quantidade de fibras elásticas presentes nas suas paredes permite a este vaso aumentar o seu diâmetro, acomodando, assim, a maior parte do sangue ejetado. Este mecanismo caracteriza uma das mais importantes propriedades das artérias, ou seja, a distensibilidade (complacência). De acordo com a distensibilidade, do mesmo modo que a aorta se expande com o aumento do volume sanguineo, ela também tende a voltar ao seu diâmetro inicial, forçando o conteudo sanguineo a passar para o proximo segmento do vaso durante a diastole.

Arteríolas
As grandes artérias se ramificam em pequenas artérias de estrutura similar, mas de menor calibre, e esta por sua vez formam um grande conjunto de arteríolas. As arteríolas tem pequenas quantidade de fibras elásticas e possuem em sua camada media, grande quantidade de músculo liso. Neste segmento da circulação a velocidade do fluxo sanguineo cai drasticamente. Outro fator que interfere na dinâmica do sangue ao passar pelos diferentes tipos de vasos é a área total de secção transversa do leito vascular. Este fato aliado ao fluxo sanguineo no leito arteriolar, leva a uma queda brusca da pressão e da velocidade do sangue nesta parte do sistema. Assim durante o trajeto do sangue pelo sistema vascular, os vasos sanguíneos proporcionam condições físicas ideais para que a função do sistema seja atingida de forma adequada na microcirculacao, ou seja, fluxo continuo com baixa e baixa velocidade, para a perfusão dos tecidos, proporcionalmente difusão de nutrientes e recolhimento de produtos do metabolismo ao nível capilar.
Capilares
Entre a extremidade de uma arteríola e de uma vênula existe uma rede de capilares por onde ocorre intensa troca entre o sangue e o liquido intersticial de gases, nutrientes, eletrólitos, água, produtos do metabolismo, hormônios. A rede de capilares é composta por uma serie de ramificações das arteríolas, as quais se unem novamente para formar as vênulas. Em alguns leitos vasculares, as arteríolas se dividem em metarteriolas e esta, por sua vez formam os capilares.
No território capilar se encontra a maior área total de secção transversa. Essa característica é grande responsável pela baixa velocidade do fluxo sanguineo, o que faz o local ideal para as trocas de substancias.
Vênulas e veias
As redes capilares coalescem, dando origem a vasos de paredes delgadas denominadas vênulas que, por sua vez, se unem formando as veias. Este ultimo vaso torna-se cada vez mais calibroso a medida que se aproximam do átrio direito, onde finalmente desembocam, formando as duas grandes veias cavas (superior e inferior). Durante a passagem do sangue pelos territórios arterial, capilar e venoso a pressao sanguinea sofre queda consideráveis, de modo que no começo arterial a pressao arterial media esta em torno de 100 mmHg e na extremidade venosa a pressao cai para próximo de 0 mmHg.
A distenbilidade observada neste tipo de vaso é uma propriedade importantíssima, pois permite a eles funcionar como reservatório de sangue. Assim durante uma situação na qual há necessidade de aumentar o volume sanguineo para determinado órgão, ocorre uma venoconstricao, resultando em um aumento do volume de sangue disponível. Ao contrario durante situações de repouso e de pouca atividade, grande quantidade de sangue é armazenada nas veias pela distensão de suas paredes. Durante o repouso a maior parte do volume de sangue esta presente no leito vascular (65%) seguido pelas artérias e arteríolas (15%) e pelo territorio capilar (5%) do volume total de sangue.
Uma característica importante das veias dos membros é a presença de válvulas que proporcionam um fluxo sanguineo unidirecional ao coração, impedindo o refluxo do sangue. 
Fonte Internet

Nenhum comentário: