6.04.2011

RESPIRAR BEM É PRECISO

Respirar bem é preciso

Saiba como respirar corretamente é fundamental

Atenção! Respirar pela boca é prejudicial à saúde. O aviso pode parecer repetitivo, mas a maioria não sabe que este jeito errado de respirar pode causar alterações no nariz, na faringe e na chamada região dentofacial - que engloba as arcadas dentárias e a posição de todos os dentes, além da diminuição da libido. E isso, definitivamente, ninguém quer.
Segundo o ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, respirar bem, sempre pelo nariz, é fundamental para uma boa saúde. “O oxigênio precisa passar pelo nariz, que filtra, aquece, umidifica e pressuriza o ar inspirado, deixando-o na forma adequada para ser recebido pelos pulmões”, explica. Ainda segundo ele, “a respiração bucal é considerada uma síndrome e não uma doença e possui sinais e sintomas característicos”.
São inúmeras as consequências para o organismo com a respiração incorreta. De acordo com o também especialista em ortodontia e ortopedia facial, Juarez Köhler, são elas: alterações ortodônticas e ortopédicas da face, problemas relacionados ao sono, halitose, danos a memória e a concentração, aumento da pressão arterial, dor torácica, doenças cardiovasculares, redução do hormônio do crescimento (inclusive em adultos), resistência à insulina, patologias do labirinto, dores de cabeça, zumbidos, diminuição da libido, sobrepeso e obesidade.
De 8 a 80
A respiração errada pode atingir pessoas de qualquer idade, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos indivíduos. Segundo Juarez Köhler, a respiração bucal começa na infância, quando a criança sofre com amígdalas palatinas, adenóide e rinite. Nos adultos ocorre o desvio de septo nasal ou de cornetos.
Quando o ar passa somente pela boca, ela e a faringe ficam ressecadas. De acordo com o especialista, estes fatores geralmente estão associados a problemas bucais como inflamações na gengiva, periodontite, aumento do número de cáries, faringite e tosse crônica devido à garganta seca.
Quando estamos muito tensos ou ansiosos geralmente respiramos de forma curta e rápida. Se estamos apaixonados, então... perdemos até o fôlego! Ai, que vergonha! São em situações que mais precisamos que menos percebemos o quanto é importante respirar - o simples ato de inspirar e expirar! Na Aromaterapia esta tão singela tarefa assume sua real importância e com um charme a mais!

Meditar, orar ou simplesmente acalmar a mente e o coração só é possível quando respiramos da forma correta! E isto pode parecer simples, mas para quem não sabe, a respiração correta é aquela respiração de bebê – a respiração abdominal, não a torácica. Na respiração torácica, que é a que usamos em momentos de pressão, apenas os músculos do tórax se movimentam e com maior frequencia, provocando tensão muscular e acúmulo de ar viciado. Na respiração abdominal, o músculo utilizado é o diafragma, que podemos controlar com pouco esforço. E os benefícios são muitos!

Para começar, se houver dificuldade, pode-se utilizar o óleo essencial de Hortelã-pimenta, que ajuda no relaxamento dos músculos e na abertura dos pulmões, pingando apenas uma gota sobre um lencinho de papel e inalar seu poderoso aroma mentolado, tornando impossível não fazer uma respiração longa e profunda! Quem possui rinite ou sinusite perceberá na hora um alívio imediato. Também sente o mesmo quem está com a mente tão congestionada que não consegue mais nem lembrar o próprio número do celular! Neste momento, uma grande diferença já será percebida até na musculatura do corpo, que se acalma, pelo alto poder antispasmódico deste óleo. Pode-se também tentar usando óleo de eucalipto, com resultados semelhantes!

Fechando os olhos para facilitar, pode-se tentar reduzir a velocidade e a intensidade do fluxo do ar, tanto no inspirar quanto no expirar, alongando os dois movimentos ao máximo possível, percebendo-se como é possível controlar a respiração. Neste momento, é recomendável usar o óleo de Ylang-ylang da mesma forma, inspirando e expirando, com muita calma e observando os batimentos cardíacos, que vão se acalmando, reduzindo a ansiedade e a tensão nervosa. Pode-se usar também o óleo de Lavanda, muito sedativo e bom para o coração!

Controlando a respiração e os batimentos cardíacos com a ajuda de óleos essenciais consegue-se baixar os níveis de ansiedade e de tensão nervosa, reduzindo-se a compulsão por comida, cigarro ou bebida, a tomada de decisões impensadas, a mania de falar demais, e entre tantos outros atos impensados e difíceis de controlar, que prejudicam o nosso dia-a-dia. E, mesmo se se apaixonar, não dar tanto na cara! Basta saber inspirar, inalar e expirar com a ajuda da Natureza e pensar que não há nada mais simples que.... respirar!

RESPIRAÇÃO ERRADA PODE ENGORDAR
Respiração errada pode engordar
Especialista alerta sobre os riscos.

Você está acostumado a controlar a ingestão de alimentos gordurosos e calóricos, costuma apostar em algumas opções de tratamentos estéticos que prometem emagrecer e, até, já pensou em fazer alguma cirurgia para retirar aquela gordura indesejada. Mas, você já imaginou que a sua respiração pode estar te engordando?
Segundo Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, respirar de maneira incorreta pode engordar. "Pode parecer estranho, mas há uma relação entre a respiração, a mastigação e o aumento do peso e o resultado é um efeito cascata”, ressalta.
Köhler explica que respirar pela boca, seja por razões como hipertrofia (aumento de amígdalas ou adenóide) ou alterações na anatomia interna do nariz (desvio septal ou cornetos hipertróficos), gera anomalias anatômicas do rosto e de toda a região dentofacial, que engloba a boca.
“Estas alterações acontecem de forma progressiva e podem começar ainda na infância. Elas são denominadas alterações ortopédicas, no caso dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula, ou alterações ortodônticas, quando os dentes estão mal posicionados devido a arcadas ósseas mal formadas”, esclarece.
Além disso, os problemas ortodônticos – que geram a má-oclusão dentária – prejudicam a mastigação e a estética do sorriso. “A mastigação deficiente, sem a trituração adequada dos alimentos, faz com que o bolo alimentar seja engolido rapidamente. Assim o cérebro não tem tempo de acionar o mecanismo de saciedade e o indivíduo acaba comendo mais do que o necessário. O organismo sente que está satisfeito somente cerca de 20 minutos após o início das refeições, ou seja, é fundamental mastigar direito e devagar para não ingerir calorias em excesso”, observa.
Para quem ainda acha que tudo não passa de um exagero de dentista, o especialista alerta para a probabilidade de o problema evoluir para a obesidade: “Para que tudo seja tratado efetivamente é necessário que as três variáveis - respiração incorreta, problemas ortodônticos e mastigação deficiente - sejam trabalhadas. Nestes casos uma equipe multidisciplinar, envolvendo um ortodontista, um otorrinolaringologista, uma fonoaudióloga mioterapeuta e um nutrólogo ou endocrinologista é essencial para ter uma avaliação exata do problema e o tratamento mais adequado”.
A má qualidade do nosso sono também afeta a incessante batalha contra a balança. De acordo com o dentista, os distúrbios respiratórios do sono (DRS) estão intimamente ligados ao aumento do peso. A respiração feita pelo nariz exerce papel essencial no sono e na oxigenação do corpo. Quanto mais massa corporal o indivíduo tiver, maior será o esforço para respirar, o que o leva a inspirar o ar - também - pela boca.
 “O resultado é a apneia, ronco e outros distúrbios do sono. É um ciclo vicioso. Respirar mal pode levar a problemas ortodônticos e prejudicar a qualidade do sono. Alterações ortodônticas, por sua vez, geram uma má mastigação e ingestão inadequada do alimento, não completamente processado e ensalivado, podendo, por fim levar ao aumento de peso”.
Sua Dieta

Nenhum comentário: