6.02.2011

DANCE PARA PERDER CALORIAS

Dance para perder calorias

Conheça uma nova modalidade de dança que está agitando as academias

Balançar o esqueleto ao som de muita música e ritmos brasileiros e latinos. No embalo do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, que estreou em maio, muita gente resolveu deixar de lado a aversão às academias e queimar calorias dançando. Vários ritmos já são bastante conhecidos nas academias do país. Samba, Street Dance, Lambaeróbica e Dança do Ventre. Mas, uma outra modalidade já vem tomando conta das salas de aula: a Caribean Dance.
A dança faz um mix de cinco estilos latinos: bolero, salsa, cumbia, mambo e chachachá. A aula começa com os ritmos mais lentos como bolero e cumbia para depois entrar nos mais agitados. Em uma hora de aula é possível perder de 350 a 400 calorias. Durante a aula os alunos trabalham o enrijecimento do abdômen, das pernas e dos ombros, além da coordenação, equilíbrio e agilidade.
De acordo com o professor de dança e coreógrafo, Jaime Arôxa, a tendência de misturar ginástica com a dança é ótima. “Vemos isso na lambaeróbica e, até mesmo, em lutas misturadas com dança como, por exemplo, o boxe. As pessoas sempre querem acrescentar algo a mais à ginástica”, disse.
Mas o professor explica que o Caribean Dance das academia é diferente do aprendido em escolas de dança. “Dançar sozinho é diferente de dançar junto. Nem sempre quem dança no fitness sabe realmente dançar. É uma forma de expor o corpo de uma forma dançante e, ao mesmo tempo, conseguir manter a forma física”, lembrou.
Para professores e alunos, outro bom motivo para fazer aulas de dança como a Caribean Dance é a possibilidade de fazer um novo círculo de amigos. Com a dança muitos perdem a timidez, já que há atividades coletivas e coreografadas e, também, aliviam o estresse do dia a dia.
importa o ritmo. Parece que nós brasileiros já nascemos prontos para dançar. Alguns são mais tímidos, outros mais atirados e ainda tem aqueles que parecem não ter ossos no corpo. Mas, independente de qualquer coisa, o que vale é se divertir. E para isso não tem idade, sexo ou biotipo ideal. Basta entrar na pista e se divertir.

Quer se tornar um verdadeiro pé de valsa? Confira algumas dicas que vão te ajudar a bailar como ninguém!

- Para que você não acorde cheio de dores no dia seguinte à dança, é preciso ficar de olho na postura. Ter consciência corporal e conhecer os seus próprios limites são passos fundamentais.

- Para quem escolhe a dança como atividade física, seja ela de salão ou aulas mais agitadas como a lambaeróbica, é preciso saber que os resultados não surgem do dia para a noite. Este tipo de exercício emagrece, sim, porém, o melhor é conciliá-lo com um tempo de esteira ou até mesmo a musculação.

- O ballet clássico vem se tornando cada vez mais popular. Mulheres de todas as idades estão se aventurando neste tipo de dança e entrando com a ponta do pé nas aulas. O que você deve saber é que, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, não é necessário ter flexibilidade para iniciar esta dança. Coordenação motora e disposição já são suficientes.

- Não importa a dança escolhida. Todas elas exigem muito dos seus pés e, por isso, você terá que dar uma atenção especial a esta parte do seu corpo. A escolha do calçado, massagens depois das aulas e uma higienização completa serão cuidados que se tornarão rotineiros para quem quiser investir na dança

Nenhum comentário: