5.31.2011

Equipamentos médicos

Lançado compêndio com legislação sanitária para equipamentos médicos




Orientar os fabricantes com relação às normas para a produção e comercialização de equipamentos e materiais médico-hospitalares. Esse é o objetivo do Compêndio da Legislação Sanitária de Dispositivos Médicos, lançado durante a 18ª edição da Feira Hospitalar, em São Paulo (SP), na última terça-feira (24/5).
A publicação, que reúne toda a regulamentação sanitária para o setor, é resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na ocasião, também foi assinado o Regimento Interno do Acordo de Cooperação entre as instituições, firmado em 2010, com o objetivo de fortalecer atividades ligadas ao desenvolvimento industrial do país.

Acesse aqui o Compêndio

 
Curso e palestras
Anvisa, ABDI e Sebrae também promoveu, em São Paulo, o Curso Básico de Registro de Produtos para a Saúde, com foco em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e palestras temáticas.
Durante o curso foram bordados temas como gerenciamento de risco, controle eletrostático, certificação de dispositivos médicos, biomateriais e polímeros, além de registro de softwares e dispositivos médicos,  paralelamente à Feira Hospitalar.
Já no ambiente da Feira Hospitalar aconteceram, palestras temáticas sobre dispositivos médicos. Dentre os temas destacou-se:o combate à pirataria, gerenciamento de risco, tecnovigilância e regulamentação de implantes ortopédicos.
Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, as ações vão contribuir para a disseminação do conhecimento em vigilância sanitária. “A Feira Hospitalar reuniu profissionais de diversas áreas da saúde e foi um ambiente propício para abordar conteúdos técnicos e de regulação, essenciais para a promoção da saúde da população”.
“A ideia foi disponibilizar para o fabricante e demais agentes envolvidos, por meio das atividades e da publicação, informações sobre todas as normas e procedimentos técnicos e legais necessários para o registro de produtos e equipamentos do setor de saúde”.
Anvisa

Nenhum comentário: