2.18.2017

Lula: o Brasil nunca precisou tanto do PT como agora

247 - Em vídeo que convoca os militantes a se engajarem nas eleições dos delegados estaduais do PT, em 6 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o momento crítico pelo qual o Brasil passa e afirmou que o país nunca precisou tanto do partido como agora. "Nunca esse país precisou tanto de você, petista de corpo e alma, petista ideológico, petista consciente, que não fugiu quando o momento era difícil. às vezes ficou um pouco acanhado, porque a situação estava complicada. Chegou a hora de levantar a cabeça", disse Lula.
O ex-presidente falou ainda sobre a importância de trabalhar para a defesa dos ideais do partido e garantiu que, mesmo sob ataque, o PT vai sobreviver. "A vontade de lutar é quase inesgotável. Nunca esse país precisou tanto do PT como agora".

Jessé Souza: “Não existiria Bolsonaro como opção sem a Globo”

247 - O sociólogo Jessé Souza acredita que "não existiria Bolsonaro como opção viável sem a Rede Globo". Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Arantes, no Diário do Centro do Mundo, o sociólogo afirma: "O público não é imbecil, ele é tornado imbecil pela mídia comprada, direta ou indiretamente, para fazer este papel".
"Como não existe contraposição de opiniões, você vai criando um terreno favorável a preconceitos contra os direitos individuais e, portanto, contra a própria democracia. Quando você cria o terreno, fica fácil para um cara como o Bolsonaro entrar, pois ele vai ocupar um espaço que foi 'construído' para ele", avalia o autor de "A tolice da inteligência brasileira" e "A radiografia do golpe".
Leia aqui a íntegra.

Moro autoriza Azevedo, que mentiu para favorecer Temer, a sair de casa

 Este o Moro "SOLTA A JATO" enquanto o Marcelo (Odebrech) mofa na  cadeia, por ter a possibilidade de incriminar o Lula.


MARCOS DE PAULA: <p>OTAVIO9 - RJ - 04/10/2013 - OTAVIO AZEVEDO/ENTREVISTA - ESPECIAL DOMINICAL ECONOMIA OE - Entrevista com o presidente da empresa Andrade Gutierrez, Ot�vio Azevedo, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: MARCOS DE PAULA/ESTAD�O</p>
Delator que mentiu para favorecer Michel Temer, o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, foi autorizado pelo juiz Sergio Moro, da Lava Jato, a progredir do regime domiciliar para o semiaberto; Azevedo chegou a mudar a primeira versão de seu depoimento, quando denunciou que houve pagamento de propina para a campanha de Dilma Rousseff, à negação de qualquer irregularidade depois que a equipe de Dilma divulgou um cheque nominal a Temer por parte de sua empresa; ele não foi punido por isso.
  O ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, foi autorizado pelo juiz Sergio Moro a sair de casa durante os dias. Ele teve seu regime de prisão progredido de domiciliar para semiaberto.
Delator, Azevedo mentiu em depoimento à Justiça para favorecer Michel Temer. Na primeira versão de seu depoimento, o executivo denunciou que houve pagamento de propina para a campanha de Dilma Rousseff.
Posteriormente, quando a equipe de Dilma divulgou que a doação da Andrade à campanha foi feita por meio de um cheque nominal a Temer, candidato a vice-presidente, Azevedo voltou atrás e mudou seu depoimento, alegando que não houve qualquer irregularidade nas doações.
Ele não foi punido por isso.

Programa do golpe fracassou, mas falta a saída antes de 2018


A semana que se encerra foi pródiga em sinais de que o programa do golpe de 2016 fracassou, embora Temer e sua coalizão continuem governando. Os sinais vieram da economia, da Lava Jato, das pesquisas, da vida real e do mundo simbólico, a exemplo do que houve nesta sexta-feira na entrega do prêmio Camões: uma das maiores estrelas de nossa literatura denunciou o golpe e suas degenerações autoritárias. Foi desancado pelo ministro da Cultura. O plano golpista fracassou mas o país ainda não encontrou uma saída. Se ela não vier antes de 2018, a resposta virá das urnas mas a terra estará mais arrasada e a restauração terá custo maior.
Na economia, a divulgação, pelo próprio BC, de um índice prévio que aponta para uma queda do PIB de 2016 da ordem de 4,55% negativos é a coroação do fracasso. Na esteira deste mergulho recessivo vêm o desemprego, a contração na renda e na massa salarial, a corrosão da qualidade de vida dos que trabalham. A promessa de colocar o país nos trilhos foi um engodo. Venderam a idéia de que, removendo Dilma e o PT do governo, os agentes econômicos imediatamente receberiam uma visita do espírito santo da confiança e tudo começaria a correr bem. Deu-se o contrário. A ilegitimidade do governo, sua vulgaridade e seu cinismo sugerem cautela, pé atrás e desconfiança.
No campo ético-político o projeto do golpe também fracassa, apesar de todos os esforços para "estancar a sangria" da Lava Jato, como a indicação de Alexandre de Moraes para o STF e a blindagem de Moreira Franco. Lá de Curitiba Eduardo Cunha avisa, ao apresentar novas 21 perguntas capciosas a Temer, que está no limite. Ou o tiram de lá, ou vai delatar. Setores do Supremo ensaiam prestar mais este favor ao governo. Mais manobras, entretanto, só farão aumentar a percepção do povo, de que a promessa de moralização foi outro embuste, um estelionato político sem eleições. Tomaram o governo para poder manobrar e livrar a cara de todos.
A pesquisa MDA-CNT também trouxe avisos claríssimos do fracasso do golpe. A rejeição a Temer subiu para 62% e a aprovação caiu para 10%. E na sondagem para a eleição presidencial, Lula apareceu com a maior preferência em todos os cenários. Alcança 30% no primeiro turno se o candidato tucano for Aécio Neves, e 31% se for Alckmin. Os dois tucanos perderam musculatura eleitoral. Marina Silva e o ultra-direitista Bolsonaro disputam o segundo lugar.
O que significa a ressurreição de Lula com 30% - depois de toda a perseguição judicial que vem sofrendo, depois da demonização do PT e apesar da ladainha diária da mídia e da oposição, culpando os governos petistas pelo descalabro econômico – senão o fracasso do golpe em seu objetivo mais estratégico, que não era derrubar Dilma mas, principalmente, evitar uma volta de Lula e mandar o PT para um longo degredo na oposição.
Que saída pode haver antes de 2018? Se Cunha delatar Temer, teremos um escândalo mas não uma solução. O presidente da República não pode ser processado por atos estranhos (ou anteriores) ao exercício do mandato. Resta o TSE, se houver a cassação da chapa Dilma-Temer num julgamento que o ministro Gilmar Mendes vai retardar ao máximo. Se os que resistiram e os que se disiludiram com o golpe se juntarem para ir às ruas, como fizeram os que pediram o impeachment de Dilma, podemos ter o cenário para uma saída antecipada. Fora disso, o país vai sangrar até 2018, até que venha a resposta eleitoral que começa a tomar forma

Roberto Freire: bebeu quantas?

2.17.2017

Chefe das Forças Armadas vê Brasil à deriva


247 – O general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército, vê um Brasil à deriva, diante do caos que se instalou desde as primeiras horas de 2017 com a crise de segurança no País. Homens das Forças Armadas tiveram de reforçar o policiamento em diversos estados nas últimas semanas, seja por motim em prisões ou por greve da Polícia Militar, como Amazonas, Rondônia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
"Não queremos que o uso das Forças Armadas interfira na vida do país. Mas sofremos desgaste e risco enormes com isso. Se formos atacados e reagirmos, isso sempre será um crime doloso e seremos julgados pelo tribunal do júri", comenta o comandante, em entrevista a Monica Gugliano, do Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira 17. Sobre protestos que pedem o retorno das Forças Armadas no comando do País, ele diz que a diferença hoje com 1964 é que "o país tem instituições funcionando". "Jamais seremos causadores de alguma instabilidade", assegura.
Ao comentar a crise política, o general diz que somos hoje "um país que está à deriva". "Esse processo que o Brasil vem enfrentando está atingindo nossa essência e nossa identidade. Tem outro componente, que vem de processo histórico recente, das décadas de 70, 80. Até então, o país tinha identidade forte, sentido de projeto, ideologia de desenvolvimento. Perdeu isso com o golpe parlamentar, imposto a presidente eleita  Dilma. Hoje somos um país que está à deriva, que não sabe o que pretende ser, o que quer ser e o que deve ser. Por isso, o interesse público, a sociedade está tão dividida e tem Estado subordinado a interesses setoriais e individuais, governado por um governo ilegítimo.

Raduan recebe premio Camões de Literatura e denuncia o golpe contra a presidenta Dilma Rousselff


Ao receber o Prêmio Camões nesta sexta-feira, 17, o escritor Raduan Nassar, autor de Lavoura Arcaica, reconhecido internacionalmente como um dos maiores escritores brasileiros, denunciou o conluio entre os poderes para perpetrar o golpe contra a presidente Dilma Rousseff e o avanço do autoritarismo no Brasil; "Vivemos tempos sombrios, muito sombrios: invasão na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo; invasão na Escola Nacional Florestan Fernandes; invasão nas escolas de ensino médio em muitos estados; a prisão de Guilherme Boulos; violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua", afirmou; Raduan disse que o STF está "coerente com seu passado à época do regime militar"; "O mesmo Supremo propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado. O golpe estava consumado! Não há como ficar calado"; leia a íntegra do discurso e assista ao vídeo

Pimenta lança a campanha #FalaCunha



247 - Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) lançou nesta sexta-feira 17 a campanha #FalaCunha.
Segundo ele, "o clima é de terror" no Palácio do Planalto, depois que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha encaminhou ao STJ uma lista com 19 perguntas envolvendo diretamente Michel Temer e Moreira Franco no comando do esquema de propina na Caixa Econômica Federal.

"Cunha revela detalhes que não deixam dúvidas que 'Michel Fora Temer' é o líder da organização, o chefe da quadrilha", diz Pimenta.
"As próximas horas prometem novidades. A qualquer momento é que possível que boa parte deste governo, formado por uma quadrilha, veja seus principais envolvidos sendo presos. E o Brasil inteiro quer uma única coisa: fala, Cunha", pede o deputado.

Até na página do Bolsonaro (que não é acessada por petistas) o Lula vence

Lula vence enquete sobre disputa presidencial lançada em rede social de filho de Bolsonaro


Pesquisa na página do Twitter do deputado estadual Flávio Bolsonaro aponta que o petista venceria o pai dele em um eventual segundo turno por 57% a 43%







Reprodução/Twitter


“Já que os institutos de pesquisa, por preconceito, não perguntam, pergunto eu: no 2º turno, em quem você votaria para Presidente do Brasil?”



Com esse texto, o deputado estadual Flávio Bolsonaro – filho do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro – colocou uma enquete em sua página no Twitter para saber a preferência do eleitorado brasileiro para a sucessão do presidente Michel Temer (PMDB).

Apesar de a pesquisa ter sido feita nas redes sociais de Bolsonaro, até a tarde desta quinta-feira, no entanto, o ex-presidente Lula (PT) vencia com larga vantagem o parlamentar.

Dos mais de 35,6 mil votos já contabilizados, o petista liderava com 57% da preferência dos internautas, enquanto Bolsonaro era escolhido por 43%. 


 Lula lidera em todos os cenários  para presidente em 2018, diz pesquisa CNT/MDA

PENSAMENTOS DO PADRE FÁBIO DE MELO


Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada!
  • Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida."

    Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis... Mas não!
    Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade!
    Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você.
    Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!
     
    A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.
    Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.
    O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que n'Ele havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.
    Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.

    Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração.
    Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale...


    Você pode até dizer que não entendeu o que eu disse. Mas jamais poderá dizer que não entendeu como eu te olhei.

Por que os sensitivos se sentem mal perto de algumas pessoas?

Por que os sensitivos se sentem mal perto de algumas pessoas?
Os sensitivos são seres humanos que possuem sensibilidade emocional aumentada. Esse conceito foi apontado pela psicóloga Dra. Elaine Aron em 1991, que apontou através de estudos que entre 15% e 20% da população mundial possui esse tipo de sensibilidade mais aflorada porque os seus cérebros processam informações sensoriais de forma diferente e por isso possuem habilidades e emoções expressas  de maneira mais intensas que os demais. Os sensitivos – também chamados de empatas – são portanto mais sensíveis a emoções, comportamentos e energias de pessoas e lugares. A presença de algumas pessoas ou a entrada em lugares específicos podem fazer com que um empata se sinta mal. Entenda mais sobre isso.



A sensibilidade aflorada dos sensitivos e o que isso pode causar



Normalmente, quem é considerado um sensitivo considera isso como uma qualidade, uma habilidade positiva. São normalmente excelentes ouvintes, pessoas caridosas com muita clareza de pensamento, conhecidos por darem bons conselhos. Mas devido à sua sensibilidade emocional aumentada eles são muito influenciáveis pelo ambiente ou por pessoas, são capazes de detectar energias carregadas que estão impregnadas no lugar, detectam mais facilmente comportamentos falsos e não conseguem lidar com pessoas pretensiosas e/ou mentirosas.

Comportamentos e situações em que um sensitivo se sente mal



Todo mundo pode ser capaz de identificar sinais de falsidade no discurso humano, os empatas possuem maior facilidade devido à sua extrema sensibilidade. Lidar com alguém hipócrita ou falso pode ser tolerável para pessoas comuns, mesmo que eles saibam dessa característica da pessoa, para os sensitivos, isso é praticamente uma tortura, um desconforto intenso. Sentem-se cansados, sentem que sua energia foi drenada, sentem-se frustrados, muitas vezes ficam com as mãos úmidas, com o coração disparado e o bocejo é uma reação muito freqüente.  Veja abaixo algumas situações que fazem com que um sensitivo se sinta mal:

  • Falsos elogios – eles detectam logo a falsidade e mal conseguem disfarçar a sua decepção
  • Pessoas que aumentam suas vitórias para ganhar aprovação e reconhecimentos dos outros
  • Pessoas que renunciam à sua personalidade ou tentam ser aquilo que não são para se sentirem por cima
  • Falsas delicadezas com intenção de receber algo em troca
  • Pessoas que estimulam a inveja e o ressentimento
  • Quem age de forma dura e insensível para ocultar dos outros a própria dor ou sensibilidade


Reações comuns dos sensitivos nestas situações:
Muitas vezes os sensitivos nem conseguem explicar o porquê de está se sentindo mal e o que está causando isso nele. Alguns deles conseguem identificar o foco, mas outros só conseguem pensar em se afastar do ambiente e das pessoas que ali estão, e normalmente ouvem: “O que aconteceu? O que ele(a) te fez de mal?” sem saber explicar exatamente o porquê.  Ficam nervosos, tensos e têm dificuldades de formar frases com clareza, o que em situações normais eles têm muita facilidade. Se o sensitivo precisa estar em um ambiente ou perto de alguém que lhe faz mal, ao se afastar ele se sente enjoado, tonto, podendo inclusive ter ânsia de vômito. Ficam muito calados, sem querer continuar a conversa. Muitas vezes, ao se afastar da pessoa ou do ambiente sentem um inexplicável sentimento de culpa.
  5 Dicas para evitar que pessoas e lugares suguem a sua Energia


 Saiba reconhecer os sinais de mediunidade: você será mediúnico?

2.15.2017

Lula dispara e lidera pesquisa para desespero da direita hipócrita

247 - A pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 15, confirma os motivos da caçada judicial contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Perseguição que ficou escancarada com a decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal, não foi suficiente para derrubar o ex-presidente.
Segundo a pesquisa, Lula está na liderança na preferência do eleitor brasileiro, com 30,5% de intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (Rede) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC) brigam pelo segundo lugar, com 11,8% e 11,3%, respectivamente.
Senador Aécio Neves (PSDB), articulador do golpe, aparece em terceiro, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT) vem em quarto lugar, com 5%; e pasmem o golpista  Michel Temer tem  3,7% de intenções de voto.
Lula lidera em todos os três cenários propostos para o primeiro turno com percentuais de 30,5% a 32,8%. Marina Silva e Jair Bolsonaro aparecem nos três cenários, enquanto Aécio Neves e Geraldo Alckmin são apontados como candidatos do PSDB. Marina, Bolsonaro, Aécio e Alckmin aparecem empatados tecnicamente, pela margem de erro, em todos os cenários. Marina varia entre 11,8% a 13,9%. Bolsonaro vai de 11,3% a 12%. Aécio varia de 10,1% a 12,1%. Alckmin tem 9,1% no cenário em que seu nome foi apresentado.
Rejeição ao golpista Temer aumenta
A mesma pesquisa CNT/MDA mostra que a aprovação do golpista Michel Temer caiu para 10,3%, ante 14,6% em outubro de 2016. Já a avaliação negativa do governo subiu de 36,7% para 44,1%. A desaprovação do modo de governar de Temer passou de 51,4% para 62,4% (leia mais).
Aumento da rejeição a Temer e Lula liderando preferência do eleitor mostram que o brasileiro de fato está com saudade da era Lula. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, feita em 2010, o período de junho de 2003 a julho de 2008 foi a fase de maior expansão para a economia brasileira dos últimos 30 anos. 
Dados considerados a partir de 1980 mostram que o bom desempenho da economia começou seis meses após a posse do presidente Lula e se prolongou por 61 meses. O segundo melhor período foi entre fevereiro de 1987 e outubro de 1988, na gestão do ex-presidente José Sarney.
De acordo com o estudo, nas três décadas analisadas, o Brasil passou por oito ciclos de negócios entre intervalos de fases boas e ruins. Os períodos recessivos duraram, em média, 15,8 meses e os de expansão, 28,7 meses

JB Informa (notícias)


  1. 'The New York Times': O escândalo que está abalando a classe política da América Latina
  2. 2.Lula reitera ao STF que impedir sua nomeação à Casa Civil foi "erro histórico"
  3. 3.Gilmar diz que plenário do STF deve decidir sobre posse de Moreira Franco
  4. 4.Operação da PF combate desvio de recursos na Universidade Federal do Paraná
  5. 5.Chuva e estiagem deixam sete municípios em situação de emergência
  6. 6.PF investiga dez prefeituras do agreste pernambucano por fraude em licitações
  7. 7.Temer diz ter “absoluta certeza” da aprovação das mudanças na legislação trabalhista
  8. 8.Defesa pede absolvição sumária de Dona Marisa Letícia
  9. 9.Ministro do STF mantém nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral
  10. 10.Justiça aceita denúncia e Sergio Cabral se torna réu pela 4ª vez na Lava Jato

Folha agora diz que Gilmar errou ao barrar Lula na Casa Civil


247 - Em editorial publicado nesta quarta-feira, comentando a decisão do STF de manter o cargo e o foro privilegiado de Moreira Franco, a Folha de S.Paulo elogiou o ministro Celso de Mello e criticou a decisão de Gilmar Mendes em barrar a indicação do ex-presidente Lula como ministro de Dilma Rousseff: "a composição do ministério é tema da alçada do Executivo, e a um magistrado não cabe especular sobre motivações ocultas. Já havia sido despropositada, em 2016, a liminar concedida por Gilmar Mendes, do mesmo STF, suspendendo a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa Civil", diz o texto
Confira a íntegra do editorial "Vitória efêmera":
Premido, ao que tudo indica, pela má repercussão das recentes alterações no ministério, o governo Michel Temer (PMDB) impôs-se publicamente um critério para a permanência dos ocupantes de seu primeiro escalão.
Em pronunciamento à imprensa, no qual não foram autorizadas perguntas, o presidente anunciou que serão afastados, em caráter temporário, ministros que venham a ser denunciados a partir das investigações da Operação Lava Jato, e de maneira definitiva, os que se tornarem réus.
Estabeleceu-se, com isso, uma linha divisória: a simples menção de um nome —o que, como já antecipado, ocorrerá em fartura nas delações premiadas da Odebrecht— não resultará em saída do posto.
A demissão, medida mais drástica, reserva-se aos casos em que a Justiça considerar as evidências contra o suspeito sólidas o bastante para a abertura de um processo.
Numa situação intermediária, os eventuais alvos de denúncia da Procuradoria Geral da República ficariam licenciados —o que, presume-se, deve preservar seu direito ao foro privilegiado.
Em que pese o respeito ao princípio elementar da presunção da inocência, o arranjo delineado por Temer não está à altura nem das demandas da sociedade pelo saneamento da gestão pública nem do propósito de imunizar o governo contra turbulências políticas.
Tome-se o exemplo do correligionário Moreira Franco, alçado à condição de ministro da Secretaria-Geral da Presidência e citado inúmeras vezes na delação de um ex-dirigente da Odebrecht.
Somente nesta terça-feira (14), após batalha de liminares judiciais que se arrastou por uma semana, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, assegurou a nomeação —contestada em razão do objetivo aparente de proporcionar ao escolhido o privilégio de ser julgado pelo STF.
O desfecho da pendenga jurídica, entretanto, é vitória efêmera para Temer. Aliados e auxiliares frequentarão o inglório noticiário da Lava Jato nos longos meses que costumam separar o início dos inquéritos e a formalização das denúncias.
Até lá, qualquer lentidão decorrente do acúmulo de processos no Supremo parecerá impunidade patrocinada pelo Palácio do Planalto.

Blindagem a Moreira custará caro à imagem do STF, diz Kennedy


247 - O jornalista Kennedy Alencar criticou nesta quarta-feira, 15, que a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, que manteve o ministro Moreira Franco na Secretaria-Geral da Presidência e com foro privilegiado. 
"Levando em conta a decisão de Celso de Mello, fica nítido o uso no STF de dois pesos e duas medidas nas avaliações dos casos do ministro Moreira Franco e do ex-presidente Lula. Na situação do petista, houve o peso político de um diálogo entre o ex-presidente e a então presidente, Dilma Rousseff, que foi divulgado ilegalmente pelo juiz federal Sérgio Moro, como registrou o ministro Teori Zavascki", afirmou. 
" A contradição entre a decisão de Celso de Mello e a do ministro Gilmar Mendes, que invalidou a posse de Lula na Casa Civil no ano passado, custará caro ao Supremo em termos de imagem", acrescenta Kennedy. "Por mais que haja diferenças, existem muito mais semelhanças nos dois casos _inclusive em relação à suspeita de que o status de ministro pudesse ser usado como blindagem política. Obviamente, Moreira e o presidente Michel Temer foram beneficiados. Lula e Dilma, prejudicados. No ano passado, a decisão contra de Mendes ajudou a pavimentar a queda do PT do poder."
Kennedy Alencar diz ainda que Michel Temer não gostou de mais uma declaração do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, na qual ele deixou claro que Ricardo Barros foi nomeado para o Ministério da Saúde em troca de votos do PP. "O presidente tem achado ruim a sequência de declarações desastradas do chefe da Casa Civil. Já pediu que ele falasse menos. Já pediu que se intrometesse menos na economia. Essa fala sobre o Ministério da Saúde mostra arrogância e escancara o mais puro fisiologismo, o chamado 'toma lá, dá cá'. Padilha já esteve mais forte no governo. Perdeu poder para Henrique Meirelles, da Fazenda, e para Moreira Franco, da Secretaria Geral", afirmou.
Leia na íntegra o comentário de Kennedy Alencar.

E mais: "Em apenas dez meses, dois ministros do STF produziram sentenças opostas para julgar casos fundamentalmente idênticos -- o direito de Moreira Franco e Lula ocuparem um ministério, numa situação em que ambos foram acusados de procurar um atalho para escapar de serem investigados por Sérgio Moro na Lava Jato", escreve Paulo Moreira Leite; "Enquanto a posse de Lula foi impedida por Gilmar Mendes, a sentença de Celso Mello não só garantiu a posse de Moreira Franco como ministro mas também antecipou que, caso venha a se tornar réu, terá direito a foro privilegiado"; para PML, "um tratamento tão diferenciado coloca péssimos presságios para o papel do STF, que se prepara para enfrentar delações da Lava Jato que contém denúncias não apenas contra o PT de Lula e Dilma, mas contra o PMDB de Moreira Franco e Temer, o PSDB de José Serra e Geraldo Alckmin, o PP de Rodrigo Maia"

Setor de serviços tem, com o golpista Temer, sua maior queda

Reuters - O volume do setor de serviços do Brasil cresceu 0,6 por cento em relação a novembro e teve queda de 5,7 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, fechando 2016 com perdas de 5 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 15. 
Leia material divulgado pelo IBGE: 
Em dezembro, setor de serviços cresce 0,6% e fecha o ano em -5,0%
O volume do setor de serviços apresentou, no mês de dezembro, crescimento de 0,6% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. No confronto com igual mês do ano anterior, o setor registrou queda de 5,7%, a maior para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012. A taxa acumulada no ano de 2016 ficou em -5,0%. A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou em -0,1%. 
No que concerne aos resultados por atividade, na série livre de influências sazonais, os segmentos de Serviços prestados às famílias apresentaram crescimento de 2,0%, bem como Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com 0,4%. Apresentaram recuos os segmentos de Serviços de informação e comunicação (-1,7%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,3%) e Outros Serviços (-1,2). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 3,1%, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Em termos de composição da taxa global de volume, sem ajuste sazonal, as contribuições dos segmentos foram as seguintes: Serviços de informação e comunicação, com -2,6 pp; Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com -2,1 pp; Serviços profissionais, administrativos e complementares, com -0,9 pp; Serviços prestados às famílias, com -0,1 pp e Outros serviços, com 0,0 pp.
Serviços registram queda de 2,8% no 4º trimestre em relação ao 3º trimestre
Os resultados de volume do setor de serviços para o 4º trimestre de 2016 apontam para um recuo de 2,8% em relação ao 3º trimestre, na série livre de influências sazonais, revertendo a seqüência de retrações menores observadas nos trimestres anteriores. Em termos trimestrais, os resultados desse último trimestre representam a maior retração do setor, na série iniciada em 2012.
O recuo de 3,8% registrado no segmento de Serviços de Informação e Comunicação, segmento que representa 35,7% do setor de serviços, contribuiu de forma mais expressiva para a retração observada no setor como um todo. Nesse aspecto, destacam-se as retrações de 3,2% em Telecomunicações, 4,2% em Serviços de tecnologia da Informação e 5,5% em Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o recuo situou-se em 6,0%, sendo que a queda de 9,5% do segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio foi a mais expressiva, seguida das quedas de 4,7% registradas nos Serviços de Informação e Comunicação e nos Serviços profissionais, administrativos e complementares.
Serviços recuaram 2,5% no segundo semestre de 2016
Os resultados do segundo semestre apontam para um recuo de 2,5% em relação ao primeiro semestre, na série livre de influências sazonais, ligeiramente menor em comparação aos recuos observados no primeiro semestre e no segundo semestre de 2015. Na comparação com o segundo semestre de 2015, o recuou situou-se em 5,2%, com destaque também para o segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com queda de 9,2%.
Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,6%) tiveram a maior queda no acumulado de 2016
Os resultados acumulados no ano evidenciam a acentuada retração das atividades de serviços em 2016, no qual o segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou a maior queda, com -7,6%, com destaque para o Transporte terrestre, com -10,4%. Nesse aspecto, é importante ressaltar a forte dependência do Transporte de cargas (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em relação ao setor industrial, maior demandante deste serviço, tanto para o consumo de matérias-primas, como para a distribuição da produção. Dessa forma a recuperação dessa atividade vai depender da recuperação do setor industrial.
O segmento de Serviços profissionais, administrativos e complementares também se destacou por apresentar retração de 5,5% em 2016, com destaque para os Serviços técnico-profissionais, com queda de 11,4%. Essas atividades, que abrangem serviços intensivos em conhecimento, tais como: serviços jurídicos, contábeis, de auditoria, consultoria empresarial, serviços de engenharia e arquitetura, publicidade e propaganda, etc., dependem da demanda de outros setores institucionais, como indústria, comércio e governos, que restringiram seus gastos e investimentos em 2016, afetando sobremaneira seus resultados.
A variação acumulada dos Serviços de Informação e Comunicação situou-se no patamar de -3,2%, observando-se que os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, registraram a queda mais acentuada (-7,1%). O segmento de Serviços de tecnologia da informação manteve a sequencia de resultados acumulados positivos, muito embora a variação em 2016 tenha se situado em um patamar inferior ao observado nos anos anteriores.
Os Serviços prestados às famílias, com uma variação acumulada de -4,4% em 2016, dependem fundamentalmente da recuperação do poder de compra das famílias para retomar seu crescimento.
Bahia (-3,9%) registrou maior queda nos serviços, em dezembro frente a novembro
No que se refere aos resultados regionais do setor de serviços em dezembro, com ajuste sazonal, as maiores variações positivas de volume, em relação à novembro, foram registradas no Espírito Santo (4,4%), Ceará (4,3%) e Amazonas (3,4%). As maiores variações negativas foram observadas na Bahia (-3,9%), Paraíba (-3,8%) e Acre (-3,5).
Quanto aos resultados sem ajuste sazonal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, todas as Unidades da Federação apresentaram variações negativas, sendo que as maiores variações foram registradas em Mato Grosso (-33,1%), Rondônia (-19,6%) e Tocantins (-18,5%)