11.13.2009

chá de figo não deve ser usado como bronzeador

Chá de figo: vilão do calor
Usada por jovens que buscam bronzeado, mistura caseira causa queimaduras graves e pode matar
POR PÂMELA OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Rio - O tempo esquenta no Rio e o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital do Andaraí inicia uma rotina dramática: o tratamento de vítima de queimaduras com chá de figo. Só esse ano, a unidade atendeu 85 pessoas com queimaduras graves provocadas pela mistura caseira. No fim de semana, foram dez, conforme mostrou o Informe do Dia.

“As pessoas chegam aqui com 40% ou 50% da superfície corporal queimada. A folha da fruta tem uma substância chamada psoraleno que, em contato com a luz solar, provoca o escurecimento da pele. Mas os efeitos são incontroláveis e podem matar”, afirma chefe do setor, Luiz Macieira.

No ano passado, 120 pessoas com queimaduras provocadas pelo chá foram atendidas no CTQ. Macieira faz um alerta: “Com a chegada do verão, é possível que o número de pessoas com esse tipo de queimaduras aumente. As vítimas mais frequentes são mulheres jovens que querem exibir o bronzeado”.

O médico explica que o tratamento é doloroso e que o produto caseiro age silenciosamente até causar dor e ardência insuportáveis.

“A pessoa passa o óleo e fica no sol. Quando olha, acha que não fez efeito, aplica mais e continua no sol. O problema é que a reação química ocorre entre 24 horas e 48 horas após a exposição ao sol. Muitas vezes, a pessoa vem para o hospital de madrugada desesperada. E não existe um produto, um remédio que faça a substância parar de agir”.

Anvisa aprova uso de nova droga para tratamento do câncer de fígado

Anvisa aprova uso de nova droga para tratamento do câncer de fígado


Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso no Brasil do medicamento Nexavar@ (tosilato de sorafenibe - da Bayer Schering Pharma) no tratamento do câncer de fígado.

O novo medicamento pode prolongar em até quatro meses a sobrevida de portadores desse tipo de câncer – o que em muitos casos pode significar o tempo necessário para o aparecimento de um órgão compatível ao paciente para a realização do transplante que lhe poderia salvar a vida.

A decisão da Anvisa de aprovar a nova medicação se baseou no fato de o tosilato de sorafenibe ter sido testado com resultados satisfatórios, a partir de um estudo clínico mundial com mais de 600 pacientes com câncer de fígado avançado e chegou a revelar um aumento de 44% na sobrevida desses pacientes.

Quinto tipo de câncer mais frequente no mundo e o terceiro em letalidade, o câncer de fígado é o que apresenta a complicação mais grave da cirrose hepática. Até hoje, não havia opção de tratamento para os casos mais graves, que não a quimioterapia com suas muitas implicações e efeitos colaterais.

O medicamento é de uso oral e age diretamente nas células doentes, preservando as sadias. A substância também já foi aprovada em mais de 60 países para o tratamento de tumores renais. “Após mais de 30 anos e centenas de estudos clínicos com outras drogas, o tosilato de sorafenibe é o primeiro tratamento a demonstrar resultados efetivos contra o câncer de fígado, que chega a causar mais de 500 mil mortes por ano”, esclarece o laboratório.

No Brasil, estima-se que sejam feitos entre 2 e 3 mil diagnósticos da doença por ano. Segundo especialistas, até hoje existiam poucas e ineficazes opções de tratamento sistêmico para este tipo de câncer, pois nenhuma droga apresentava benefícios comprovados para o seu controle.

“Isso acontece porque cerca de 95% dos pacientes com câncer de fígado tem cirrose hepática concomitantemente e a quimioterapia convencional se tornava muito agressiva”, afirma a gastroenterologista Luciana Kikuchi, médica assistente e coordenadora do Ambulatório de Oncologia Hepática do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A especialista explica que quando o paciente descobre a doença por causa de sintomas relacionados ao tumor, como dor e emagrecimento, geralmente o câncer de fígado já está em um estagio avançado.

“Por isso recomendamos a todos os pacientes com cirrose hepática que realizem ultrassonografia de abdome pelo menos uma vez ao ano, pois desta forma o diagnóstico pode ser feito em uma fase precoce, quando há opções de tratamento curativo”, completa.

Estudos com o tosilato de sorafenibe trazem nova esperança para pacientes e médicos. “É a primeira terapia que efetivamente demonstrou prolongar a sobrevida dos pacientes com carcinoma hepatocelular”, afirma o hepatologista Fábio Marinho, médico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e do Hospital da Beneficência Portuguesa de Pernambuco.

Ele também ressaltou o fato de que os estudos demonstraram maior tolerabilidade e poucos efeitos adversos, o que contribui para a melhor qualidade de vida do paciente e facilidade de adesão ao tratamento. “A substância foi capaz de impedir a formação de novos vasos que alimentariam o tumor, além de inibir a sua proliferação”, informou.

Para aprovar o medicamento, a Anvisa baseou-se no Sharp (Sorafenib HCC Assessment Randomized Protocol), estudo clínico que envolveu 602 pacientes com carcinoma hepatocelular avançado (sem indicação para tratamento cirúrgico ou químioembolização) de diversos centros de pesquisas mundiais, inclusive no Brasil.

Os resultados foram publicados na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM) e demonstraram que os pacientes tratados com o medicamento tiveram aumento da taxa de sobrevida global em 44%, quase três meses a mais do que naqueles que não receberam a substância (média de 10,7 meses versus 7,9 meses do grupo placebo).

Além do Brasil, diversas agências regulatórias internacionais como o FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, e o Emea (European Medicines Agency), na Europa, também aprovaram o uso do remédio.

Agencia Estado / Anvisa

Nanotecnologia












Nanotecnologia


Imagem de um circuito integrado ampliada 2400 vezesA nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o microscópio eletrônico de varredura, o MEV.

O objetivo principal não é chegar em um controle preciso e individual dos átomos.


Richard P. Feynman foi o precursor do conceito da Nanotecnologia, embora não tenha utilizado este termo em sua palestra para a Sociedade Americana de Física, em 29 de dezembro de 1959, onde apresentou pela primeira vez suas idéias acerca do assunto. A palavra "Nanotecnologia" foi utilizada pela primeira vez pelo professor Norio Taniguchi em 1974 para descrever as tecnologias que permitam a construção de materiais a uma escala de 1 nanômetro. Para se perceber o que isto significa, imagine uma praia com 1000 km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia como um nanômetro está para o metro. Em alguns casos, elementos da escala periódica da química mudam seu estado, ficando até explosivos em escala nanométrica. A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.

Década de 80
Nos anos 80, o conceito de Nanotecnologia foi popularizado por Eric Drexler por meio do livro "Engines of Creation" (Motores da Criação). Este livro, embora contendo algumas especulações próximas da ficção científica baseou-se no trabalho sério desenvolvido por Drexler enquanto cientista. Drexler foi o primeiro cientista a doutorar-se em nanotecnologia pelo MIT.

Nanotecnologia drexleriana
A Nanotecnologia drexleriana é aquilo a que agora se chama nanotecnologia molecular e que pressupõe a construção átomo a átomo de dispositivos úteis à vida humana. O santo Graal da nanotecnologia drexleriana é o Montador Universal, um dispositivo capaz de, de acordo com as instruções de um programador, construir átomo a átomo qualquer máquina concebível pela mente humana. Drexler tem uma visão a longo prazo da nanotecnologia que prevê o aparecimento de nano-dispositivos de regeneração celular que poderão garantir a regeneração dos tecidos e a imortalidade.

Embora Eric Drexler seja considerado por muitos como o pai da nanotecnologia, a sua abordagem próxima da ficção científica é vista com desconfiança por outros cientistas mais interessados nos aspectos práticos da nanotecnologia. Eric Drexler fundou o "Foresight Institute" e tem-se dedicado à divulgação e desenvolvimento da Nanotecnologia rebatizada de molecular.

Abordagens
Entretanto a nanotecnologia desenvolveu-se graças aos contributos de várias áreas de investigação. Existem atualmente 3 abordagens distintas à nanotecnologia: uma abordagem de cima para baixo que consiste na construção de dispositivos por desgaste de materiais macroscópicos; a construção de dispositivos que se formam espontaneamente a partir de componentes moleculares; a de materiais átomo a átomo.

A primeira abordagem é a abordagem utilizada em microelectrônica para produzir chips de computadores e mais recentemente para produzir testes clínicos em miniatura.
A segunda abordagem recorre às técnicas tradicionais de química e das ciências dos materiais.
A terceira abordagem é aquela que levará mais tempo a produzir resultados significativos porque requer um controle fino da matéria só possíveis com o aperfeiçoamento da tecnologia.
Utilizações mais radicais
Outras utilizações mais radicais da nanotecnologia, seria a sua utilização nas ciências computacionais, como por exemplo na nanofotonica, em que nanocristais seriam criados de modo a permitir uma capacidade de busca na ordem dos milhares ou dezenas de milhares de bits.

Montador Molecular ou Nanomontador
Um montador molecular ou nanomontador (nanoassem) é uma máquina nanotecnológica de tamanho bastante reduzido capaz de organizar átomos e moléculas de acordo com instruções dadas. Para fazer esta tarefa é necessário energia, suprimento de matéria-prima (building blocks) bem como a programação a ser executada pelo montador.

Um montador molecular pode atuar de forma isolada ou em conjunto com vários outros montadores moleculares. Podendo, neste caso, ser capaz de construir objetos macroscópicos. Para isto é necessário um sistema de comunicação entre os montadores bem como um sistema de organização que permitam que eles trabalhem em conjunto.

Existe a possibilidade de se construir um montador universal. Este teria a capacidade de construir qualquer objeto possível, incluindo um outro montador. Assim este poderia se replicar de forma semelhante aos seres vivos. Uma vez construído o primeiro montador ele poderia se reproduzir várias vezes até o número necessário para executar uma determinada tarefa como, por exemplo, a construção de várias toneladas de um nanomaterial. Esta capacidade de reprodução é uma das grandes vantagens de um montador molecular e também é um dos seus grandes riscos. Um montador poderia se reproduzir descontroladamente e ameaçar vidas humanas de forma semelhante a epidemias. Um risco poderia ser a colonização de toda a terra por montadores moleculares, extinguindo toda a vida na terra. Só restariam os próprios montadores em uma massa (provavelmente) cinza chamada de "greygoo". Drexler argumenta que este cenário é bastante difícil uma vez nenhum ser vivo conhecido consegue se reproduzir alem do limite imposto pela quantidade de energia e matéria-prima disponíveis. Apesar disto, especialistas advertem que é necessário tomar precauções pois os riscos para a saúde humana não são conhecidos.

A construção de um montador molecular ainda está longe de ocorrer. Vários problemas persistem como a dificuldade de trabalhar com átomos individuais necessários para a construção do montador. Além disto é difícil modelar o comportamento de objetos complexos em escala nanométrica que obedecem as leis quânticas.

Possíveis problemas
Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados e o DDT.

A importância para o Brasil e para Portugal
A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, assim como para Portugal, porque tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia dos mesmos países se recuperem e retomem o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos oferecidos pela indústria brasileira e portuguesa terão de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho, principalmente brasileira, terá de receber um nível de educação em ciência e Tecnologia muito mais elevado do que o de hoje. Pelo referido, destaca-se o investimento que está a ser feito em Portugal, na cidade de Braga, com a construção do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), estrutura que irá dedicar-se à investigação nesta área e que terá um investimento anual de 30 milhões de euros.

Produtos e serviços que já estariam no mercado
Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:

Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;
Raquetes e bolas de tênis;
Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;
Filtros de proteção solar;
Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta;
Tratamento tópico de herpes e fungos;
Nano-cola, capaz de unir qualquer material a um outro;
Pó antibactéria;
Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;
Produtos para limpar materiais tóxicos;
Produtos cosméticos;
Sistemas de filtração do ar e da água.
Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral;
Polimento de faces e superfícies com nanotecnologia sem micro-riscos.
Produtos em desenvolvimento
As aplicações mais simples da nanotectologia talvez sejam as mais promissoras. A criação do material mais escuro do mundo, que absorve mais de 99,9% de toda a luz que recebe[1] pode permitir um novo patamar no aproveitamento da radiação solar para geração de energia elétrica. Outra área de desenvolvimento promissor da nanotecnologia é a geração de eletricidade em termopar (Efeito Seebeck) semicondutor. Semicondutores não são indicados para um termopar de energia elétrica através do calor na escala macroscópica. Sabe-se, contudo, que junções semicondutoras podem gerar energia elétrica através da luz recebida em células fotovoltaicas e nesse sentido estuda-se converter calor diretamente em energia elétrica com semicondutores na escala da nanotecnologia. Na mesma linha estuda-se refrigerar um ambiente através de termopares da nanotecnologia em efeito análogo (Efeito Peltier).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nanotecnologia cria exame de câncer 300 vezes mais preciso
Recorrência do câncer
Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e Áustria desenvolveu um novo exame capaz de diagnosticar a recorrência de câncer de próstata anos antes do que testes convencionais. A novidade poderá ajudar a identificar sinais de aviso em casos de retorno da doença em pacientes submetidos à cirurgia de remoção da próstata.

A novidade está em uma artigo científico que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Nanotecnologia contra o câncer

O método emprega técnicas de nanotecnologia. Chad Mirkin, da Universidade Northwestern, e colegas, usaram sondas feitas de nanopartículas de ouro para detectar o antígeno prostático específico (PSA), um marcador pada a doença encontrado no sangue, em 18 homens.

As sondas levam amostras de DNA e de anticorpos capazes de reconhecer e de grudar no PSA mesmo quando o antígeno está presente em níveis muito baixos.

Com o novo método foi possível observar valores de PSA muito inferiores a 0,1 nanograma por milímetro, o limite dos testes comerciais atuais - 1 nanograma é igual a 1 bilionésimo de grama. Segundo os pesquisadores, o método é cerca de 300 vezes mais sensível do que os testes de PSA disponíveis atualmente.

Terapias pós-cirurgia

Com o novo teste, níveis muito baixos de PSA, que não seriam percebidos pelos métodos atuais, puderam ser detectados em amostras de todos os pacientes submetidos à prostatectomia e analisados.

Em alguns casos, os autores foram capazes de associar uma elevação nos níveis de PSA com a recorrência do câncer, enquanto em outros os níveis mais baixos foram relacionados com a não recorrência da doença.

Os pesquisadores apontam que o novo teste poderá ajudar os médicos a determinar quais pacientes têm maiores chances de se ver livres do câncer de próstata após a cirurgia e quais poderão ter a recorrência. O método também poderá ajudar a monitoras a eficácia de terapias pós-cirurgia, como radioterapia ou quimioterapia.

Fonte: Diário da Saude

Açafrão da Índia pode ser uma arma contra o câncer


Composto presente no açafrão e no curry destrói células de câncer

Açafrão da Índia
Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que um componente encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode matar células cancerosas.

O componente químico curcumina já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para outros tratamentos, como artrite, demência e outros - veja, por exemplo, Açafrão é utilizado para tratamento do câncer de pele.

Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, mostraram que a curcumina também pode matar células de câncer de esôfago.

Curcumina

A cientista Sharon McKenna e sua equipe descobriram que a curcumina começou a matar as células cancerosas dentro de 24 horas.

"Cientistas já sabiam há tempos que compostos naturais têm potencial para tratar células defeituosas que se transformaram em células cancerosas e suspeitamos que a curcumina poderia ter valor terapêutico", disse a cientista.

As células também começaram a se digerir, depois que a curcumina desencadeou os sinais de morte celular.

Novos tratamentos

Especialistas em câncer afirmam que a descoberta - publicada na revista especializada British Journal of Cancer - pode ajudar médicos a elaborar novos tratamentos para a doença.

Lesley Walker, diretor da organização britânica Cancer Research UK acha que os resultados da pesquisa irlandesa podem ajudar o desenvolvimento de novos tratamentos de câncer do esôfago.

"[A pesquisa] abre a possibilidade para que compostos químicos naturais encontrados no açafrão da Índia possam ser desenvolvidos para se transformar em novos medicamentos."

Câncer do esôfago

"A incidência de câncer do esôfago aumentou em mais de 50% desde os anos 70 e isto estaria ligado ao aumento da taxa de obesidade, consumo de álcool e doença do refluxo, então, descobrir formas de evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer é importante",

Fonte: Diario da Saúde Online

Proibido o uso estético de câmaras de bronzeamento




As câmaras de bronzeamento artificial não poderão mais ser utilizadas para fins estéticos no país.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (11), a resolução RDC 56/09 que proíbe, além do uso, a importação, o recebimento em doação, aluguel e a comercialização desses equipamentos. A medida foi motivada pelo surgimento de novos indícios de agravos à saúde relacionados com o uso das câmaras de bronzeamento. Um grupo de trabalho da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde, noticiou a inclusão da exposição às radiações ultravioleta na lista de práticas e produtos carcinogênicos para humanos..
De acordo com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, a proibição já está valendo e não haverá prazo de transição. Segundo ele a decisão da Agência também foi motivada pela constatação de que os equipamentos não contam com manutenção adequada e têm sido utilizados sem controle. “Não se conseguiu comprovar nenhum benefício que justificasse a manutenção no mercado de um produto que comprovadamente causa câncer”, explicou Barbano.

O estudo da IARC indica que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade. A resolução da Anvisa também afirma que não existem benefícios que se contraponham aos riscos decorrentes do uso estético das câmaras de bronzeamento. No país existe apenas uma câmara de bronzeamento registrada.

A proibição não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a tratamento médico ou odontológico. Antes da decisão da Anvisa, o tema foi discutido com a sociedade em uma consulta pública e uma audiência pública, realizadas em setembro deste ano.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Cientistas bloquearam proteína multiplicadora de células doentes (câncer)

Pesquisa pode ajudar no controle e tratamento do câncer
Cientistas bloquearam proteína multiplicadora de células doentes.
Testes em humanos devem ser feitos em dois anos.

Cientistas americanos anunciaram nesta quinta-feira (12) uma descoberta promissora no combate à leucemia e outros tipos de câncer.

Os cientistas imaginarm que a fisiologia humana é como um teatro de marionetes e que os órgãos se movimentam e as células se desenvolvem porque alguma coisa puxa a corda.

Com essa ideia em mente, o grupo de pesquisadores de Boston, Massachussetts, tentou encontrar uma forma de parar a evolução do câncer e descobriram uma maneira de desarmar uma proteína no organismo que controla o desenvolvimento das células.

A proteína em questão é chamada de Notch. Em laboratório, os cientistas fizeram cópias de parte dela e bloquearam sua função reprodutora. Em seguida, injetaram o material de volta no sangue de ratos com leucemia. As células cancerosas pararam de se multiplicar.

Os testes ainda não foram feitos em humanos e isso deve acontecer em dois anos. Mas os pesquisadores adiantam que a técnica deve funcionar também no controle de câncer de pulmão, ovário, pâncreas e intestino.

Os cientistas dizem que vão tentar fazer o mesmo processo com mais proteínas que ajudam as células a se desenvolver e, com isso, atacar outras doenças.

Mas acrescentam que a descoberta de agora já serve como mais um passo para os laboratórios que buscam encontrar um medicamento capaz de combater o câncer, essa doença tão complexa e desafiadora.

Noticia retirada do Jornal Nacional (12/11/2009)

11.12.2009

O QUE É BOTOX E PARA QUE É UTILIZADO

Hillary Clinton’s enemies have long criticised her political makeover, from the liberal firebrand First Lady to the moderate senator and White House candidate that she is today,” reports the Telegraph. “Now, the frontrunner for the Democratic presidential nomination is the subject of a whispering campaign suggesting that she has also undergone a physical makeover - with Botox injections to enhance her appearance.”

Tudo sobre Botox: Injeção da Juventude
Saúde & Lazer
04-Jan-2010
A aplicação de Botox é um dos procedimentos não cirúrgicos mais requisitados nos consultórios de medicina estética e cirurgia plástica. Cada vez mais, homens e mulheres se submetem as injeções da toxina botulinica tipo A (Botox, Dysport, Prosigne), visando acabar com aquelas incômodas rugas de expressão. Como age o Botox (Toxina Botulinica Tipo A)?

Um dia você se olha no espelho e percebe o aparecimento de rugas de expressão na testa e ao redor dos olhos, os famosos pés de galinha, dando um aspecto de face cansada e envelhecida, que, certamente, não combinam com seu espírito jovial. Então você se pergunta, de onde vieram essas rugas de expressão? Sempre que nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem.

Com o passar do tempo, a atividade de frequente contração destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão, tais como as linhas da testa, os “pés-de-galinha”, os vincos entre as sobrancelhas... “Depois de anos de contração da musculatura facial, essas linhas de expressão começam a se unir e ficar mais pronunciadas. Nas mulheres, que tipicamente possuem pele mais delicada, essas linhas de expressão podem se tornar mais aparentes e permanentes”, explica o cirurgião plástico, Mario Warde.

Felizmente, existe um tratamento estético criado para reduzir justamente essas incomodas rugas de expressão. O tratamento com a toxina botulinica consiste em injeções nas áreas problemáticas como glabela, ao redor dos olhos e boca, onde os músculos facias possuem maior força de contração. “A tal toxina é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável , explica Mario.

O tratamento com Botox ganha cada vez mais adeptos, tanto entre o sexo masculino, quanto feminino, devido aos fantásticos resultados sobre as rugas de expressão facial, que podem desaparecer em uma única sessão do produto. “O tratamento com a toxina botulinica consiste em injeções de pequenas quantidades da toxina botulinica em varias áreas da face. A testa e região glabelar (entre os olhos) são geralmente as mais requisitadas para aplicação do produto”, afirma Mario.

Cabe ao médico determinar os locais exatos de aplicação da toxina, ao examinar sua capacidade de movimento da musculatura facial. “A beleza do tratamento com a toxina botulinica reside justamente em sua simplicidade e eficácia. Em um tratamento não cirúrgico, em ambiente ambulatorial de aproximadamente 10 minutos, é possível se livrar das rugas de expressão que possam estar te incomodando por anos”, explica Mario. A recuperação é imediata, de modo que você pode realizar tal aplicação de Botox até mesmo em seu horário de almoço.

Os resultados dessa aplicação duram de 4 a 6 meses em média, que corresponde ao período que a toxina botulinica irá atuar paralisando a musculatura desejada. “Pacientes que fazem uso de Botox ou qualquer toxina do mercado regularmente, observam que necessitam de um intervalo mais espaçado, para obterem o resultado desejado, devido ao enfraquecimento dos músculos proporcionado pelas aplicações regulares de Botox”, salienta Mario.

Outra aplicação interessante e bastante requisitada da toxina botulinica tipo A refere-se a capacidade de produzir um lifting de sobrancelhas, quando aplicado em locais específicos, e o melhor, sem necessidade de qualquer corte ou cirurgia. “O lifting de sobrancelhas produz um resultado estético bastante agradável em mulheres, sendo requisitado tanto por mulheres jovens quanto aquelas de idade mais avançada”, finaliza Mario. “O padrão estético masculino tem que ser respeitado, mas tem como garantir excelentes resultados, sem feminiliza-lo, utilizando uma boa técnica”, finaliza Mario Warde.


Dr. Mario Warde



O QUE É BOTOX E PARA QUE É UTILIZADO
Grupo farmacoterapêutico: II.3 – Relaxante muscular, de acção periférica

BOTOX funciona através do bloqueio dos impulsos nervosos para os músculos injectados. Isto faz com que o músculo páre de se contrair.

BOTOX está indicado no controlo de espasmos musculares de:
- Pálpebra (blefarospasmo)
- Face (espasmo hemifacial) e
- Pescoço e ombros (distonia cervical)

Deformação do pé equino dinâmico, devida a espasticidade em doentes ambulatórios com paralisia cerebral infantil, de idade igual ou superior a dois anos. BOTOX alivia os espasmos musculares na perna.
Nos adultos que tenham sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que apresentem espasmos no pulso e mão, o BOTOX® é utilizado para aliviar os espasmos musculares.

Botox é também utilizado pelos médicos em adultos para controlar a transpiração excessiva das axilas, grave e persistente (hiperhidrose primára das axilas), que perturba as actividades diárias e que é resistente ao tratamento tópico.

2. ANTES DE UTILIZAR BOTOX

Não use BOTOX se:
Se tiver alergia à toxina botulínica tipo A ou a qualquer um dos ingredientes de BOTOX. Se tiver uma infecção no local proposto de injecção.

Tome especial cuidado com BOTOX

Antes de utilizar este medicamento, informe o seu médico se …
Se tiver tido anteriormente quaisquer problemas com injecções nos músculos
Se tiver uma inflamação nos músculos ou na área da pele onde o seu médico pretenda dar a injecção.
Se tiver uma fraqueza significativa ou perda no músculo(s) que se pretende injectar
Se tiver tido problemas ao nível da deglutição, da respiração ou sofrer de aspiração (inalação de material estranho)
Se tiver quaisquer outros problemas musculares ou doenças crónicas que afectem os músculos (miastenia gravis ou Sindrome de Eaton Lambert) Se sofrer de glaucoma
Se tiver feito anteriormente uma cirurgia ou tiver sofrido lesões na cabeça, no pescoço, pernas ou no peito
Se tiver uma cirurgia marcada para um futuro próximo.
Se tiver tido no passado, reacção alérgica após injecção com toxina botulínica tipo A (urticaria, inchaço incluindo inchaço da cara/pescoço, falta de ar, sensação de desmaio e respiração ofegante)

Advertências especiais

Contacte imediatamente o seu médico e procure ajuda médica de imediato se sentir: Dificuldades em respirar, engolir ou falar)
Reacção alérgica grave (urticaria, inchaço incluindo inchaço da cara/pescoço, falta de ar, sensação de desmaio e respiração ofegante
• A resposta do seu corpo ao BOTOX pode variar, dependendo do modo como o seu médico administra o tratamento, com que frequência é injectado, que músculos são injectados, e a ligeira diferença de potência de BOTOXque é devida ao modo como é medida a potência de cada frasco.
• Se as injecções forem administradas com pouco intervalo ou a dose for demasiado elevada, poderá desenvolver anticorpos que poderão reduzir a eficácia de BOTOX.
• Se antes do tratamento tiver tido um estilo de vida inactivo durante muito tempo, depois das injecções deverá recomeçar gradualmente a actividade.

Utilizar BOTOX com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe o seu médico ou farmacêutico se:
- estiver a tomar antibióticos ou relaxantes musculares uma vez que podem aumentar o
efeito de BOTOX.
- estiver a tomar ou tiver tomado outra preparação com toxina botulínica já que pode aumentar o efeito de BOTOX.

Gravidez e Aleitamento
BOTOX não deve ser utilizado durante a gravidez a menos que o seu médico, mesmo assim, o recomende e não se recomenda a sua utilização durante a amamentação.

Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Os efeitos de BOTOX sobre a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas só podem ser verificados após o tratamento. Peça conselho ao seu médico, por favor.

3. COMO UTILIZAR BOTOX

As dosagens para os idosos são iguais às dos outros adultos; no entanto, pode ser injectada a menor dose eficaz.

A segurança e a eficácia do BOTOX no tratamento do blefarospasmo, do espasmo hemifacial ou da distonia cervical idiopática em crianças (com menos de 12 anos de idade) não foram demonstradas.

A segurança e a eficácia do BOTOX no tratamento da hiperidrose primária das axilas não foi ainda estudada em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos.

Para espasmos da pálpebra, cara, pescoço e ombros, em adultos

O seu médico decidirá qual a dose de BOTOX que necessita. No início, o seu médico poderá injectar os seus músculos com 1,25 a 2,5 Unidades de BOTOX em cada local de injecção, para o tratamento de espasmos na pálpebra ou cara.
Para o tratamento de espasmos no pescoço e ombros, poderá necessitar de algumas injecções durante uma sessão de tratamento. O seu médico poderá injectar até 50 unidades em cada injecção, no entanto, não deverão ser utilizadas mais de 200 Unidades durante a primeira sessão de tratamento. O seu médico poderá injectar mais de um local de cada músculo durante a mesma sessão de tratamento.

Em geral, se tiver sido injectado na pálpebra ou face,observa-se o efeito inicial das injecções ao fim de três dias, atingindo um pico entre uma a duas semanas pós-tratamento. Se a injecção tiver sido no pescoço ou ombros, observa-se o efeito ao fim de 2 semanas e o pico máximo após o tratamento é atingido ao fim de seis semanas.O efeito de cada tratamento tem uma duração aproximada de três meses, passados os quais se pode repetir a operação conforme necessário. Ao repetir as sessões de tratamento, pode aumentar-se a dose para o dobro, se a resposta ao tratamento inicial for considerada insuficiente.

Paralisia cerebral infantil

O seu médico injectará BOTOX nos músculos das pernas afectadas. A dose dependerá do peso da criança.
A melhoria clínica ocorre geralmente nas primeiras duas semanas após a injecção. Deve repetir-se a administração das doses quando o efeito clínico da injecção anterior diminui, mas a frequência das injecções não deve ser inferior a três meses. Pode ser possível adaptar o regime de dosagem de forma a obter um intervalo de pelo menos seis meses entre as sessões de tratamento.

Adultos que sofreram um AVC

O seu médico irá injectar BOTOX nos músculos afectados do seu antebraço. A dose e o número de injecções a administrar serão ajustados às suas necessidades e irá depender de vários factores incluindo o tamanho dos músculos, gravidade dos espasmos, etc.

Geralmente espera-se uma melhoria num prazo de duas semanas após a injecção. Se o seu médico assim o entender a próxima injecção pode ser administrada quando o efeito começar a desaparecer. A reinjecção não deve ser administrada num intervalo inferior a três meses. Deverá utilizar-se a dose eficaz mais baixa.

Transpiração excessiva das axilas

O seu médico irá injectar 50 Unidades de BOTOX eventualmente distribuídos por múltiplos locais da área da pele na axila afectada por excesso de transpiração Em geral, observa-se uma melhoria dentro de uma semana após a injecção. O seu médico administrará as injecções seguintes quando o efeito começar a diminuir. As injecções não devem ser repetidas em intervalos inferiores a 16 semanas. Normalmente o efeito duro, em média, 7,5 meses após a primeira injecção e cerca de 30% dos doentes continua a ver resultados após um ano.

Se ainda tiver qualquer dúvida sobre a utilização deste produto, contacte o seu médico ou farmacêutico.

4.EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, o BOTOX pode provocar efeitos secundários em algumas pessoas.
Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Generalidades

Consulte imediatamente o médico se desenvolver alterações ao nível da deglutição, da fala ou da respiração.

De um modo geral, os efeitos secundários ocorrem nos primeiros dias após a injecção e são transitórios. Em casos raros, os efeitos secundários podem ter uma duração de alguns meses ou mais. A fraqueza muscular local é a acção esperada do BOTOX. No entanto, doses excessivas podem causar fraqueza em músculos distantes do local da injecção.

Como com qualquer injecção, no local da injecção poder surgir dor, possivelmente com hematoma.
Após administração de toxina botulínica também se relatou febre e sintomas gripais.

Informe o seu médico / o médico do seu filho caso se verifique uma das seguintes situações, que considere preocupante.

A hipótese de ter um efeito secundário está dentro das seguintes categorias: Muito Frequente (ocorre em mais de 1 em cada 10 doentes); Frequente ( ocorre entre 1 e 10 doentes, em cada 100 doentes); Pouco Frequente ( ocorre entre 1 e 10 doentes, em cada 1000 doentes) Raro ( ocorre entre 1 e 10 doentes, em cada 10.000 doentes) Muito raro ( ocorre em menos de 1 doente, em cada 10.000 doentes).
Injecções na pálpebra e na face
O efeito secundário mais frequente é a pálpebra descaída. Efeitos secundários frequentes:
- inflamação ligeira da superfície do olho
- dificuldade em fechar completamente o olho
- excesso de lágrimas
- irritação (incluindo secura ocular e sensibilidade à luz)
- inchaço da face.

Efeitos secundários pouco frequentes:
- inflamação da superfície do olho
- a eversão (viragem para fora) ou a inversão (viragem para dentro) das pálpebras
- visão dupla
- tonturas
- erupção cutânea
- fraqueza facial
- face descaída
- cansaço
- alteração visual
– obscurecimento da visão.

Raramente se verifica inchaço das pálpebras e ainda mais raramente foi referida ulceração da superfície do olho.

Nos tecidos moles da pálpebra provocam-se contusões com facilidade. O seu médico tentará reduzir esta situação ao mínimo fazendo, suavemente, pressão no local da injecção, imediatamente após a sua aplicação.

Injecções no pescoço e no ombro

Os efeitos secundários mais frequentes são:
- dificuldade na deglutição
- dor no local da injecção e
- fraqueza no pescoço.

A dificuldade na deglutição pode ser ligeira a grave, com possibilidade de sufocar, podendo, ocasionalmente, exigir tratamento médico. Pode durar 2 a 3 semanas após a injecção, mas pode durar até 5 meses após a injecção.Foram recebidas raras referências de morte associada a dificuldades de deglutição.

Os efeitos secundários referidos com frequência são:
- tonturas
- espasmo muscular
- torpor,
- fraqueza generalizada
- sonolência,
- sindroma gripal,
- mal-estar,
- secura da boca,
- náuseas,
- dor de cabeça,
- rigidez, aumento da sensibilidade à dor,
- rinite
- infecções respiratórias superiores.

Efeitos secundários pouco frequentes são:
- respiração breve,
- visão dupla,
- febre,
- pálpebra descaída
- alterações da voz.



Injecções na(s) perna(s) de crianças com paralisia cerebral

Efeitos secundários muito frequentes:
- infecção viral
- infecção do ouvido.

Efeitos secundários frequentes:
- dor muscular
- fraqueza muscular
- incontinência urinária,
- sonolência,
- modo de andar anormal,
- má disposição geral,
- erupção
- formigueiros.

Injecções nos membros superiores de doentes que sofreram AVC Efeitos secundários frequentes:
- hematoma no local da injecção,
- hemorragia ou ardor,
- dores de braços,
- fraqueza muscular
- uma maior tensão muscular.

Efeitos secundários pouco frequentes são: Sensibilidade da pele diminuída perante estimulação Dores articulares Debilidade/indiferença
Dor
Bursite
Inflamação da pele (dermatite) Dor de cabeça
Sensibilidade aumentada no local da injecção
Mal estar geral
Náuseas

Formigueiro
Pressão sanguínea diminuída ao levantar
Comichão na pele
Erupção
Falta de coordenação
Perda de memória
Formigueiro á volta da boca
Infelicidade (depressão)
Incapacidade de dormir (insónia)
Inchaço das pernas devido a fluidos em excesso
Tonturas na cabeça (vertigens)

Alguns destes efeitos secundários pouco frequentes podem também estar relacionados com a sua doença.

Injecções para transpiração excessiva nas axilas

Efeitos secundários frequentes: afrontamentos transpiração noutros locais que não as axilas dor nas axilas reacções no local da injecção dores de cabeça

Efeitos secundários pouco frequentes:
fraqueza transitória dos braços
comichão
dor muscular
dor de braços
rigidez articular
náuseas
fraqueza generalizada
inchaço ou dor no local de injecção.

Informação adicional

Foi também descrita dificuldade de deglutição após injecção noutros locais para além do músculos do pescoço e dos ombros.

Foram descritos casos muito raros de difusão da toxina para locais distantes do local de injecção com toxina botulínica (ex.: fraqueza muscular, dificuldades em engolir ou aspiração de corpos estranhos.)
Tem sido raramente reportados os seguintes efeitos secundários desde o início da comercialização do BOTOX: perturbações da fala, erupção cutânea (incluindo eritema multiforme, urticária e erupção psoriasiforme), comichão , reacção alérgica, dor abdominal, , visão desfocada, febre, paralisia facial, tonturas, mal estar, dor muscular, comichão, suores, diarreia, anorexia, diminuição da audição, zumbidos, disfunção das raízes da medula espinal, desmaios, doenças crónicas afectando os músculos (miastenia gravis), vómitos, e dificuldades de movimentar os braços ou ombros.

Tem também havido relatos de arritmias e ataques cardíacos, associados ao uso de BOTOX,resultando alguns em morte. Contudo, alguns destes doentes já tinham apresentado queixas cardíacas.

Foram raramente reportadas reacções alérgicas graves e/ou imediatas, incluindo urticária, inchaço, incluindo inchaço da face/garganta, respiração ofegante, sensação de desmaio ou falta de ar.
Tem havido raros relatos de convulsões ou epilepsia após o tratamento com toxina botulínica tipo A. Os relatos em crianças ocorreram predominantemente em crianças com paralisia cerebral tratadas para a espasticidade.

Dor relacionada com o acto de injecção e/ou ansiedade podem resultar em descida da tensão arterial ou desmaio.

Se algum destes efeitos secundários se agravar, ou se sentir algum efeito não descrito neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Sobredosagem
Não houve até ao momento nenhuma descrição de toxicidade sistémica resultante da injecção acidental de BOTOX. A ingestão de BOTOX também é desconhecida. Os sinais de sobredosagem não são imediatamente visíveis após a injecção. Se ocorrer injecção ou ingestão acidental, deve ser imediatamente visto por um médico e supervisionado durante vários dias para sinais e sintomas de fraqueza sistémica ou paralisia muscular.

Doentes com sintomas de envenenamento por toxina botulínica (fraqueza generalizada, pálpebras superiores descaídas, visão dupla, perturbações da fala e da deglutição, ou paralisia dos músculos respiratórios) podem necessitar de internamento hospitalar.

Com o aumento da dosagem, pode ocorrer paralisia muscular profunda e generalizada. Quando são afectados os músculos da traqueia e do esófago pode ocorrer pneumonia por aspiração. Se ocorrer paralisia dos músculos respiratórios, pode ser necessária intubação e respiração assistida até à recuperação.

5.COMO CONSERVAR BOTOX

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Manter no frigorífico (2-8°C) ou num congelador (a temperatura igual ou inferior a -5°C).
Após reconstituição, recomenda-se a utilização imediata da solução; no entanto, pode ser conservada até 24 horas no frigorífico (2-8°C).
O seu médico não deve usar BOTOX após o prazo de validade incrito no rótulo.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de BOTOX
A Substância activa é a toxina botulínica do tipo A

do Clostridium botulinum Os outros componentes são a albumina humana e o cloreto de sódio. BOTOX contém albumina humana. Como com qualquer medicamento derivado de sangue humano há a possibilidade de transmissão de infecções. Para reduzir estes riscos os dadores são escolhidos muito cuidadosamente. São incluídos no processo de produção procedimentos de inactivação viral.

Qual o aspecto de BOTOX e conteúdo da embalagem

BOTOX apresenta-se num frasco de vidro transparente contendo o pó liofilizado que é
posteriormente dissolvido com cloreto de sódio antes da injecção.
Cada frasco contém 100 unidades Allergan de toxina botulínica tipo A.
Cada embalagem contém 1, 2, 3 ou 6 frascos. É possível que não sejam comercializadas
todas as apresentações.

Fabricante de BOTOX/Titular da Autorização de Introdução no Mercado:
Allergan Pharmaceuticals Ireland
Castlebar Road
Westport
County Mayo
Irlanda

Responsável pela comercialização: Profarin, Lda.
Rua da Quinta dos Grilos n° 30 2795 Carnaxide

Este medicamento está autorizado nos seguintes estados membros do EEE com o nome: BOTOX: Austria, Bélgica, República Checa, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia,
França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Rep. Eslováquia, Reino Unido. Este folheto foi aprovado em : MM/AAA

Esta informação destina-se apenas aos profissionais de saúde.

Por favor recorra ao Resumo das Características do Medicamento para obter informação mais pormenorizada sobre BOTOX.

BOTOX só deve ser administrado por médicos com qualificações adequadas e perícia documentada no tratamento e uso do equipamento necessário.

Não foram ainda estabelecidos os níveis de dosagem ideais nem o número de locais de injecção por músculo geralmente válidos. Os regimes de tratamento individuais devem, portanto, ser estabelecidos pelo médico. Os níveis de dosagem ideais devem ser determinados por ajuste da dose individual.

As Unidades de toxina botulínica não são intercambiáveis de um produto para outro. As doses recomendadas em Unidades Allergan são diferentes das doses recomendadas de outras preparações contendo toxina botulínica..

Distonia Cervical
Não devem ser administradas mais de 100 Unidades no esternocleidomastoideu. Para minimizar a incidência de disfagia, o esternocleidomastoideu não deve ser injectado bilateralmente.

Blefarospasmo
A redução do pestanejamento após a injecção com toxina botulínica no músculo orbicular pode originar patologia corneal. Deve ser feito previamente um teste cuidadoso à sensação corneal nos olhos, evitar a injecção na zona inferior da pálpebra para evitar o ectrópio e deve ser feito tratamento vigoroso de qualquer defeito epitelial. Isto pode implicara utilização de gotas protectoras, pomada ocular, uso de lentes de contacto moles terapêuticas ou a utilização de um penso ocular ou outro meio para tapar o olho.

Muito raramente pode ocorrer uma reacção anafiláctica após a injecção com toxina botulínica. Epinefrina (adrenalina) e outras medidas anti-anafilácticas devem estar assim disponíveis.

Relativamente à espasticidade focal associada a paralisia infantil e espasticidade da mão e pulso em adultos após AVC:
BOTOX é um tratamento de espasticidade focal que apenas foi estudado em associação com os tratamentos usuais e não se destina a substituir nenhuma dessas modalidades de tratamento. BOTOX não se destina a melhorar a capacidade de movimentação de uma articulação afectada por uma contractura fixa.
Relativamente à hiperidrose primária da axila
Deve ser feita uma examinação física e um historial médico, juntamente com exames adicionais específicos, de modo a excluir causas potenciais de hiperidrose secundária (ex. Hipertiroidismo, feocromocitoma). Isto evitará o tratamento sintomático de hiperidrose sem o diagnóstico e/ou tratamento da patologia subjacente.

Foram reportados efeitos indesejáveis relacionados com a difusão da toxina para locais afastados do local de administração, resultando, por vezes, em morte, que nalguns casos foi associada a disfagia, pneumonia e/ou debilitação significativa. Doentes tratados com doses terapêuticas podem experienciar fraqueza muscular exagerada. Doentes com perturbações neurológicas associadas incluindo dificuldades de deglutição estão em risco aumentado no que refere a este tipo de efeito indesejável. O produto com toxina botulínica deve ser usado sob supervisão médica nestes doentes e deve apenas ser utilizado se o benefício do tratamento superar o risco de utilização. Doentes com antecedentes de disfagia e aspiração devem ser tratados com muita precaução.

Todas as indicações
Foram reportados efeitos indesejáveis relacionados com a difusão da toxina para locais afastados do local de administração, resultando, por vezes, em morte, que nalguns casos foi associada a disfagia, pneumonia e/ou debilitação significativa. Doentes tratados com doses terapêuticas podem experienciar fraqueza muscular exagerada. Doentes com perturbações neurológicas associadas incluindo dificuldades de deglutição estão em risco aumentado no que refere a este tipo de efeito indesejável. O produto com toxina botulínica deve ser usado sob supervisão médica nestes doentes e deve apenas ser utilizado se o benefício do tratamento superar o risco de utilização. Doentes com antecedentes de disfagia e aspiração devem ser tratados com muita precaução.

No caso de insucesso do tratamento após a primeira sessão, isto é ausência de melhoria clínica significativa em relação à linha de partida ao fim de um mês após a injecção, devem tomar-se as seguintes medidas:
Verificação clínica, que pode incluir exame electromiográfico em ambiente especializado, da acção da toxina no(s) músculo(s) injectado(s);
Análise das causas de insucesso, isto é, má selecção dos músculos a injectar, dose insuficiente, má técnica na injecção, aparecimento de contractura fixa, músculos antagonistas demasiado fracos, formação de anticorpos neutralizadores da toxina; Reavaliação da indicação adequada do tratamento com toxina botulínica do tipo A; Na ausência de efeitos indesejáveis secundários à primeira sessão de tratamento, instituir uma segunda sessão de tratamento da seguinte maneira: i) ajustar a dose, tendo em conta a análise do insucesso do tratamento anterior; ii) utilizar EMG; e iii) manter um intervalo de três meses entre as duas sessões de tratamento.

No caso de insucesso do tratamento ou de redução do efeito após injecções repetidas devem empregar-se métodos de tratamento alternativos.
Instruções para a reconstituição de BOTOX:

É boa prática efectuar a reconstituição do frasco e a preparação da seringa sobre toalhas de papel revestidas de plástico de forma a apanhar quaisquer derrames. Reconstituir o BOTOX só com uma solução salina estéril normal sem conservante (cloreto de sódio a 0,9% para injecção). Retirar uma quantidade apropriada de dissolvente (ver tabela de diluição mais adiante) com uma seringa.

Quantidade de dissolvente adicionado (Cloreto de sódio a 0,9% para injecção) Dose resultante (Unidades por 0,1 ml)
0,5 ml 20,0 Unidades
1 ml 10,0 Unidades
2 ml 5,0 Unidades
4 ml 2,5 Unidades
8 ml 1,25 Unidades
Dado que o BOTOX é desnaturado pela formação de bolhas ou por agitação violenta semelhante, injectar suavemente o dissolvente dentro do frasco. Pôr de parte o frasco se o vácuo não arrastar o dissolvente para o seu interior. O BOTOX reconstituído é uma solução transparente incolor a ligeiramente amarelada, livre de partículas. Depois de reconstituído, o BOTOX pode ser guardado no frigorífico (2°C – 8°C) durante um máximo de 24 horas antes de ser utilizado. Este medicamento é para ser usado uma única vez e qualquer resto de solução deve ser eliminado. Estudos microbiológicos e de potência demonstraram que o produto pode ser conservado até ao máximo de 5 dias entre 2°C-8°C, após reconstituição.
Uma vez que este produto não contém conservantes, as condições e o tempo de conservação são da responsabilidade to utilizador e não devem ser normalmente superiores a 24 horas entre 2°C-8°C.
Este produto é para ser usado uma única vez e qualquer resto de solução deve ser eliminado.

Procedimento para a eliminação segura de frascos, seringas e materiais utilizados :

Para uma eliminação segura, os frascos não usados devem ser reconstituídos com uma pequena quantidade de água e depois esterilizados em autoclave. Os frascos e seringas usados e os derrames, etc. devem ser esterilizados numa autoclave, ou deve inactivar-se o BOTOX residual utilizando solução de hipoclorito diluído (0,5%) durante 5 minutos.

Identificação do produto:

Para verificar a integridade da embalagem deste produto BOTOX da Allergan, procure o filme holográfico no rótulo do frasco. Para ver o filme, examine o frasco sob a luz de um candeeiro de secretária ou sob uma fonte de luz fluorescente. Rode o frasco para a frente e para trás entre os seus dedos, procure no rótulo as linhas horizontais da cor do arco-íris e confirme se o nome Allergan aparece no interior das mesmas. (Atenção: O filme não se estende à área do rótulo onde é indicado o Prazo de Validade/Número de Lote .) Se não conseguir ver as linhas do arco-íris ou se o nome Allergan não aparecer, não use o produto e contacte o representante local da Allergan para mais informações.

Quem sabe o seu emprego não esta aqui nos Boas Praticas Farmaceuticas.. Confira.




FARMACÊUTICO

Consultu RH seleciona FARMACÊUTICO. Requisitos: Superior completo em Farmácia. Experiência mínima de 2 anos como Farmacêutico. Domínio de Informática. Desejável experiência na área da saúde. Benefícios: Assistência Médica; odontológica; seguro de vida; convênio com escolas e faculdades; vale transporte e alimentação no local. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.com sob o título de "FARMACEUTICO"


ENGENHEIRO JUNIOR

ATENÇÃO: NÃO SOMOS UMA EMPRESA DE RH, PORTANTO NÃO ENVIE O CV CASO VOCE NÃO SE ENCAIXE NO PERFIL REQUISITADO. ENGENHEIRO JUNIOR. SOMENTE com formação em Engenharia Mecânica ou Naval. ambos os sexos; CREA ativo/em dia; Inglês fluente; Domínio de informática (Pacote Office, Outlook e Autocad); Desejável conhecimento na área de E&P, Horário de trabalho (7:30h as 17:00h -2ª a 5ª e 7:30h as 14:30h - 6ª); Local de trabalho: Barra da Tijuca - RJ (desejável residir próximo); Disponibilidade para viagens nacionais, internacionais e embarques; Vale Refeição (R$ 18,00/dia) sem desconto em folha; Vale Alimentação (R$ 10,00/dia) sem desconto em folha; Vale Transporte; Seguro de Vida; Assistência Médica Unimed Omega (quarto privativo; sem co-participação; sem desconto em folha); Plano Odontológico Unimed (sem co-participação; sem desconto em folha); Plano de Previdência Privada BrasilPrev; Os interessados deverão encaminhar CV, informando pretensão salarial para o e-mail: barraoff@gmail.com. Não aceitaremos currículos sem a pretensão salarial. Mencionar no assunto: ENGENHEIRO JUNIOR


TÉCNICO EM MANUTENÇÃO

AFAMAR | Capital Humano - Soluções integradas em Gestão de Recursos Humanos. Empresa com 15 anos de atuação em Gestão de Recursos Humanos, com demandas de inúmeras organizações no Rio de Janeiro e especializada em contribuir com as empresas no que é essencial para a estratégia competitiva: Capital Humano, apresenta oportunidade para: TÉCNICO DE MANUTENÇÃO. Buscamos profissionais com: Formação: Segundo Grau técnico em Mecatrônica, Mecânico, Eletromecânica; Conhecimento do Pacote Office; Vivência anterior em Manutenção Industrial. Trabalho em turno de revezamento. Os candidatos interessados e dentro do perfil encaminhar currículo com pretensão salarial para milene@afamar.com.br citando no assunto a vaga em questão. Informamos que o seu currículo será analisado de acordo com o perfil da oportunidade em questão e a AFAMAR CAPITAL HUMANO só irá entrar em contato com os profissionais que estiverem dentro do perfil solicitado para esta vaga. Caso você não esteja dentro do perfil para esta oportunidade, em nosso site você poderá verificar as vagas que temos em aberto e candidatar-se a uma oportunidade.

ENGENHEIRO CIVIL

Superior Completo em Engenharia Civil; Desejável Experiência em construtora/obras; Horário: 9hs ate 18hs; Salário + benefícios. Local: Rio de Janeiro; Estamos trabalhando com pretensão salarial.Candidatos dentro do perfil, enviar curriculo para michelle@grupolet.com, colocando no assunto o nome da vaga.


TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA NA BARRA TIJUCA CONTRATA: TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. SEXO MASCULINO. 2ª GRAU COMPLETO. CERTIFICANDO TECNICO. LOCAL DE TRABALHO:BARRA DA TIJUCA. EXPERIENCIA DE 2 ANOS COMO TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. A EMPRESA OFERECE SALARIO FIXO + VT+VR+ASS. MEDICA+ ASS.ODONTOLOGICA+ 14 º SALARIO. INTERESSADOS FAVOR ENVIAR CURRICULO COM PRETENSÃO SALARIAL PARA alineciarh@yahoo.com.br , NO CAMPO ASSUNTO COLOCAR TST

NUTRICIONISTA

Empresa seleciona Nutricionista. Requisitos: Experiência em Home Care com atendimentos à pacientes de alta complexidade; Experiência com prescrição de dietas enterais e parenterais; Vivência em nutrição clínica e humanização são o diferencial e completam o perfil. Este profissional atuará em atendimentos domiciliares semanal, quinzenal e mensalmente. Interessados favor enviar currículos atualizados para: equipetalentos@gmail.com com o título: NUTRICIONISTA.

NUTRICIONISTA PARA SUPERVISÃO DE RESTAURANTE

ALCANCCE METAS CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS SELECIONA : NUTRICIONISTA PARA SUPERVISÃO. Benefícios: R$2000,00 + refeição + vale transporte + oportunidade de crescimento. Sexo Indiferente. Bairro: Zona sul do RJ. Carga horária: 08:20/dia. Possuir disponibilidade de horário. Idade:de 35 a 45 anos. ( IMPRESCINDÍVEL). Perfil: experiência de 3 anos em supervisão de restaurante ou indústria do ramo alimentício. Disponibilidade de viagens. Os candidatos devem se cadastrar no site www.alcanccemetas.com.br ou enviar o cv para curriculo@alcanccemetas.com.br colocando no assunto o nome da vaga "Nutricionista" Acompanhe vagas e resultados pelo nosso twitter. MSN:recrutamento.am@hotmail.com

ESTAGIO TECNICO EM MECANICA

Consultoria do Centro do Rio contrata para um de seus clientes no seguinte perfil: Cursando o técnico em mecânica; Desejável domínio do Pacote Office; Disponibilidade para estágio 4 dias na semana de 7:30 às 16:45h. Loca de estágio: Santa Cruz. BOLSA AUXÍLIO: R$:767,00. BENEFÍCIOS: ASSISTÊNCIA MÉDICA + ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA + PROGRAMA DE AUXÍLIO MEDICAMENTO + TRANSPORTE + REFEIÇÃO NO LOCAL. Interessados devem encaminhar currículo NO CORPO DO E-MAIL para thaisempregos@yahoo.com.br


TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

Empresa no Ramo de Logística Contrata : TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE TEMPORÁRIO DE 3 MESES. Experiência Comprovada na CTPS de no mínimo 2 anos na área de Petróleo. Conhecimento Técnicos em treinamentos, implantação, manutenção e registro de CIPA, NR 5, PPRA NR 9 E PPP e meio ambiente. Experiência Assistência direta a diretoria nos assuntos inerentes a segurança do trabalho, planejamento, acompanhamento e consolidação de informações legais referente a segurança do trabalho, elaboração de cronogramas, das atividades do SESMT. implementação e elaboração da política de segurança e do programa de gestão de segurança no campo, elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais , coordenação das atividades SESMT, ministrar e controlar os custos de brigada de incêndio. INGLÊS BÁSICO - SERÁ TESTADO. Escolaridade: Ensino Médio Técnico em Segurança do trabalho com registro eTécnico em Meio Ambiente. Horário de Trabalho: de 2ª a 6ª Comercial. Salário: Pretensão Salarial + VT + VR ( 18,30). Local de Trabalho: NITEROI - MORADORES DE NITEROI . OS INTERESSADOS E DENTRO DO PERFIL DEVEM ENCAMINHAR O CURRICULO PARA: oportunidadesrhrio@yahoo.com.br COLOCANDO NO ASSUNTO Tecnico de segurança do trabalho


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

2º Grau Completo . Registro no Ministério do Trabalho. Experiência de 01 ano . Salário: R$ 1.653,00 + TR R$ 10,00 + Ass. Médica + Ass. Odontológica (extensiva a família)+ VT . Horário de Trabalho: 19:00 as 7:00- 12x36 . Favor encaminhar o CV para ana.oliveira@grupopredial.com.br


TÉCNICO QUÍMICO

AFAMAR | Capital Humano - Soluções integradas em Gestão de Recursos Humanos. Empresa com 15 anos de atuação em Gestão de Recursos Humanos, com demandas de inúmeras organizações no Rio de Janeiro e especializada em contribuir com as empresas no que é essencial para a estratégia competitiva: Capital Humano, apresenta oportunidade para: TÉCNICO EM QUÍMICA. Buscamos profissionais com: Formação: Formação técnica em química; Vivência anterior em tratamento de efluentes; Fácil acesso a Duque de Caxias; Disponibilidade total de horário; Escala de 12X36. Salário: R$ 1.500,00+ VT. Os candidatos interessados e dentro do perfil encaminhar currículo para milene@afamar.com.br citando no assunto a vaga em questão: TÉCNICO EM QUÍMICA. Informamos que o seu currículo será analisado de acordo com o perfil da oportunidade em questão e a AFAMAR CAPITAL HUMANO só irá entrar em contato com os profissionais que estiverem dentro do perfil solicitado para esta vaga. Caso você não esteja dentro do perfil para esta oportunidade, em nosso site você poderá verificar as vagas que temos em aberto e candidatar-se a uma oportunidade.


TRAINEE DE ENGENHARIA ELÉTRICA/ELETRÔNICA

(Macaé). A Gestão de Talentos Seres - Agente de Integração do Grupo Seres, está recrutando e selecionando Trainee do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica para empresa localizada em Macaé. Curso: Engenharia Elétrica. Período/ano: estudantes que estejam cursando o último ano da graduação, recém-formados ou formados há, no máximo, 2 anos. Horário de trabalho: integral. Local de estágio: Macaé/RJ. Salário: estamos trabalhando com pretensão salarial. Requisitos: Morador da cidade de Macaé ou das cidades vizinhas. A empresa oferece possibilidade de crescimento e desenvolvimento. Os interessados enviar currículo para o e-mail: elida.guimaraes@gruposeres.com.br e se cadastrar no nosso site: www.gruposeres.com.br. Mencionar no assunto: 219/09. Gestão de Talentos SERES - Grupo Seres


TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Clínica Médica de Médio Porte contrata: Técnico em Radiologia com experiência Comprovada em: Tomografia Computadorizada; Multislice. Os interessados, favor enviar Curriculum Vitae com pretensão salarial para: oportunidadeop@yahoo.com.br


ANALISTA DE PROJETOS

Indústria Farmacêutica localizada no Rio de Janeiro. Processo seletivo para Analista de Projetos: Superior completo, preferencialmente na área da Saúde. Especialização em Gerenciamento de Projetos ou PMP. Experiência mínima de 2 anos. Conhecimentos em MS Project. Desejável: Inglês. Local: Rio de Janeiro. Enviar currículo para o e-mail: selecao.far@gmail.com



FARMACÊUTICA

Empresa Farmacêutica Multinacional de Médio Porte. Vaga: Analista de Laboratório - Controle de Qualidade Físico-Químico. Local de trabalho: Rio de Janeiro. Perfil: Formação em química, técnico em química ou similar. Experiência anterior em análises físico-químicas de medicamentos, com as principais técnicas analíticas instrumentais: potenciometria, espectrofotometria, cromatografia líquida em camada fina e HPLC, uso de balanças analíticas. Experiência em preparo de soluções analíticas e métodos volumétricos de análise. Características pessoais: organização e pró-atividade. Realizará a manutenção do laboratório (estoque, compras, calibrações, preenchimento de documentações e relatórios). Conhecimento de legislação técnica e sanitária relacionada à rotina analítica e de farmacopéias de referência. Inglês técnico. Bom domínio de informática - pacote Office (Word, Excel, Outlook e Power Point). Salário: A combinar. Benefícios: Ticket refeição, assistência médica, odontológica, vale transporte e seguro de vida. Interessados favor enviar Curriculum Vitae com pretensão salarial para recrutamentorjbr@yahoo.com.br


FARMACÊUTICO

Consultu RH seleciona FARMACÊUTICO. Requisitos: Superior completo em Farmácia. Experiência mínima de 2 anos como Farmacêutico. Domínio de Informática. Desejável experiência na área da saúde. Benefícios: Assistência Médica; odontológica; seguro de vida; convênio com escolas e faculdades; vale transporte e alimentação no local. Enviar CV com pretensão salarial para consulturh@gmail.com sob o título de "FARMACEUTICO"

TÉCNICO DE ELÉTRICA ELETRÔNICA

AFAMAR | Capital Humano - Soluções integradas em Gestão de Recursos Humanos. Empresa com 15 anos de atuação em Gestão de Recursos Humanos, com demandas de inúmeras organizações no Rio de Janeiro e especializada em contribuir com as empresas no que é essencial para a estratégia competitiva: Capital Humano, apresenta oportunidade para: TÉCNICO DE ELÉTRICA ELETRÔNICA. Buscamos profissionais com: Formação: Segundo Grau técnico em Elétrica/ Eletricidade; Eletrônica; Eletromecânica; Eletroeletrônica. Conhecimento do Pacote Office; Vivência anterior em Manutenção Industrial. Trabalho em turno de revezamento. Os candidatos interessados e dentro do perfil encaminhar currículo com pretensão salarial para milene@afamar.com.br citando no assunto a vaga em questão. Informamos que o seu currículo será analisado de acordo com o perfil da oportunidade em questão e a AFAMAR CAPITAL HUMANO só irá entrar em contato com os profissionais que estiverem dentro do perfil solicitado para esta vaga. Caso você não esteja dentro do perfil para esta oportunidade, em nosso site você poderá verificar as vagas que temos em aberto e candidatar-se a uma oportunidade.


TECNICO EM MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa no Ramo de Logística Contrata : TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE TEMPORÁRIO DE 3 MESES. Experiência Comprovada na CTPS de no mínimo 2 anos na área de Petróleo. Conhecimento Técnicos em treinamentos, implantação, manutenção e registro de CIPA, NR 5, PPRA NR 9 E PPP e meio ambiente. Experiência Assistência direta a diretoria nos assuntos inerentes a segurança do trabalho, planejamento, acompanhamento e consolidação de informações legais referente a segurança do trabalho, elaboração de cronogramas, das atividades do SESMT implementação e elaboração da política de segurança e do programa de gestão de segurança no campo, elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais , coordenação das atividades SESMT, ministrar e controlar os custos de brigada de incêndio. INGLÊS BÁSICO - SERÁ TESTADO . Escolaridade: Ensino Médio Técnico em Segurança do trabalho com registro eTécnico em Meio Ambiente. Horário de Trabalho: de 2ª a 6ª Comercial . Salário: Pretensão Salarial + VT + VR ( 18,30) . Local de Trabalho: NITEROI - MORADORES DE NITEROI . OS INTERESSADOS E DENTRO DO PERFIL DEVEM ENCAMINHAR O CURRICULO PARA: oportunidadesrhrio@yahoo.com.br COLOCANDO NO ASSUNTO Tecnico de segurança do trabalho


LABORATÓRIO

Empresa seleciona Técnico em Laboratório para atuar em Hosptal. São duas vagas. Requisitos: Experiência profissional na função. Estar em dia com o CRF ou possuir disponibilidade para se regularizar no conselho. Experiência em coleta infantil. Disponibilidade TOTAL de horário. Sexo MASCULINO. INTERESSADOS ENVIAR CURRÍCULO PARA: equipetalentos@gmail.com com o título: LABORATÓRIO

ANALISTA DE RECONCILIAÇÃO TÉCNICA PLENO

A Guerbet Produtos Radiológios, fabricante de injetáveis e produtos médicos, está abrindo uma vaga para Analista de Reconciliação Técnica Pleno. A pessoa deve estar formada em Farmácia ou Química, e ter de preferência especialização na área industrial. Deve ter no mínimo 1 ano de experiência em Reconciliação de medicamentos na área de garantia de qualidade. Esta pessoa irá trabalhar com Reconciliação Técnica, Desvios de Qualidade e Treinamento de BPF. Favor endereçar os currículos pra mim (ariane.ferreira@guerbet-group.com), incluindo pretenção salarial, até o dia 13/nov.


COORDENADOR DO PROGRAMA CONSERVAÇÃO EM TERRAS PRIVADAS

Empresa contratante: associação mico-leão-dourado (amld) . Amld encontra-se sediada na reserva biológica de poço das antas/ icmbio (silva jardim/rj). Temos como missão conservar a biodiversidade da mata atlântica com ênfase na proteção do mico-leão-dourado em seu habitat natural. Nossa meta é estabelecer até o ano 2025, uma população viável constituída por, pelo menos, 2.000 micos-leões-dourados vivendo livremente em 25.000 hectares de florestas protegidas e interligadas na atual região de ocorrência da espécie. Para isso, desenvolvemos ações de manejo e conservação da espécie, restauração de habitat, proteção de áreas naturais, educação ambiental, agroecologia, políticas públicas, fortalecimento institucional e mobilização social dentre outras. Dados da vaga de emprego. Coordenador do programa conservação em terras. Formação acadêmica em ecologia, biologia, engenharia florestal, geografia ou áreas afins, preferencialmente com especialização ou pós-graduação em geoprocessamento. Conhecimento sobre restauração da mata atlântica; instrumentos de conservação em terras privadas, como rppn, app e rl, incentivos econômicos e pagamento por serviços ambientais. Conhecimento sobre ecologia de paisagens. Domínio de softwares aplicados a sistema de informação geográfica (sig), em especial arcgis 9 x, sensoriamento remoto, experiência em representação cartográfica e amplo conhecimento em questões geodésicas e informação geográfica (projeção cartográfica, conversão de referenciais, datum). Fluência na comunicação escrita e oral. Habilidades para coordenar e trabalhar em equipe. Condições físicas e mentais para trabalho diário na zona rural (sede da amld). Iniciativa, dinamismo, pontualidade e criatividade. Carteira nacional de habilitação. Disponibilidade para residir na região. Disponibilidade para trabalho de campo e viagens nacionais e internacionais. Responsabilidades: o coordenador do programa de conservação em terras privadas responde pelas ações em parceria com os proprietários rurais da região, em especial pelos trabalhos de restauração florestal, criação de rppn (reservas particulares do patrimônio natural) e adequação ambiental. Este coordenador trabalha em conjunto com os demais programas da amld e colabora com instituições parceiras. Promove o refinamento e aplicação da estratégia institucional de conservação em terras privadas. Responsabilidade de coordenar a equipe técnica de restauração florestal, coordenar a elaboração e implementação de projetos de restauração florestal e conservação da biodiversidade com foco em análises espaciais, plantio, manutenção e monitoramento de corredores florestais, adequação ambiental da propriedade rural, restauração de áreas de preservação permanente (app) e averbação de reserva legal (rl). Assessorar tecnicamente a criação, ampliação e o manejo de unidades de conservação, em especial rppn. Utilizar ferramentas de sig (sistema de informações geográficas) para diagnóstico, valoração e planejamento integrado da paisagem, visando otimizar ações de restauração florestal e conservação da biodiversidade, com produção de peças cartográficas. Promover incentivos econômicos para a conservação em terras privadas, como o pagamento por serviços ambientais. Promover a capacitação comunitária para restauração florestal e de profissionais para a utilização de sig. Contribuir para a formação e o fortalecimento de parcerias com proprietários rurais, institutos de pesquisas e universidades, órgãos públicos e privados, outras ong etc. Elaborar relatórios técnicos e financeiros para financiadores de projetos. Divulgar cientificamente os trabalhos do programa e promover a comunicação do programa com o público em geral. Representar a instituição em eventos específicos e na recepção de visitantes e profissionais interessados nas atividades do programa. Participar de colegiados regionais e nacionais ligados à conservação. Captar e mobilizar recursos de financiadores públicos e privados para os projetos em terras privadas. Envio de currículos até 15 de novembro de 2009. Salário: remuneração compatível com o mercado de trabalho das organizações não governamentais ambientalistas. Observações: transporte, equipe integrada e experiente, tecnologias de ponta em biologia da conservação, ambiente de trabalho amigável e produtivo, oportunidades de treinamento profissional e de interação com conceituadas instituições e profissionais nacionais e internacionais, e de viagens nacionais e internacionais. Local da vaga: município de silva jardim e região da bacia hidrográfica do rio são joão, rio de janeiro. Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo e documentos indicados para anamaria@micoleao.org.br sob o assunto: "coordenador de conservação em terras privadas" .


AUXILIAR DE MATERIAL DE EMBALAGEM E CONTROLE EM PROCESSO

Estou com uma oportunidade de Auxiliar de material de embalagem e Controle em processo para Indústria Farmacêutica Nacional localizada no Rio de janeiro. Perfil: Análise de material de embalagens com experiência na área de controle de qualidade e controle em processo. Para análise e desenvolvimento de embalagens para novos produtos ou já existentes, especificações técnicas, física e química dos materiais de embalagem, através de testes específicos. Conhecimento de Amostragem de material , conforme preconizado na Military Standard e NBR, NQA. Usuário de informática word, excel, internet. Escolaridade: Ens. Médio, Téc. Química ou Téc.Farmácia. Os interessados devem encaminhar currículo informando último salário, pretensão salarial e e benfícios para o e-mail labuxbaum@ig.com.br.


RECEM-DOUTOR

Procura-se um recem-doutor para desenvolver projeto de pesquisa em cooperação UFRJ-Petrobrás. O projeto intitulado "Controle estrutural de óxidos mistos (V, Mo, W, Nb, Sb, P) mássicos e suportados, para o design de catalisadores de desidrogenação oxidativa de propano", com duração de dois anos, tem necessidade imediata de novo pesquisador. A pesquisa é realizada no Instituto de Química da UFRJ. Solicita-se aos interessados que entrem em contato através do endereço e-mail abaixo. Jean-Guillaume Eon - Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - E-mail: jgeon@iq.ufrj.br

TÈCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Grupo better consultoria de recursos humanos seleciona : salário - r$ 1.200,00 + vt + vr r$11,00 + assistencia medica . O candidato deve ter carro e habilitação . Local - jacarepagua. Experiencia na função . Vaga efetiva . Os candidatos devem enviar o cv para talentosempresa5@betterrh.com.br colocando no assunto o nome da vaga "tecnico"


COCA-COLA: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA "CRESCENDO POSITIVAMENTE"


A Coca-Cola Brasil abre inscrições para o Programa Crescendo Positivamente, destinado a recém-formados de todo o país. A empresa busca candidatos que tenham concluído graduação entre dezembro de 2004 e dezembro de 2008. Estão aptos a concorrer aqueles que concluíram o ensino superior, principalmente, nas áreas de Administração de Empresas, Comunicação Social (com habilitação em Publicidade e Propaganda ou Propaganda e Marketing), Economia ou Engenharia. Além disso, é preciso ter experiência profissional, incluindo estágio, conhecimentos de informática, fluência em Inglês e disponibilidade total para mudanças de cidade. Os trainees serão escolhidos a partir de processo seletivo em seis etapas. Após inscrições online, os pré-selecionados serão encaminhados para testes, também online, de Inglês e Raciocínio Lógico. As fases seguintes constam de entrevista online, teste oral de Inglês, assessment center e entrevista individual com diretores da companhia. Os aprovados em todas as etapas devem iniciar as atividades em fevereiro de 2010. Há chances de atuação nas áreas de Marketing, Operações, Logística e Técnica, Pesquisa de Mercado, Estratégia, Inovação e Finanças da empresa. Os selecionados serão alocados em um dos quatro escritórios regionais da Coca-Cola, localizados nas cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Com dois anos de duração, o programa tem como objetivo promover o crescimento profissional através da vivência diária dos negócios da empresa em projetos desafiadores, com supervisão de profissionais seniores e complementado por treinamentos. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle Mais, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando, indiretamente, cerca de 340 mil empregos. O cadastro deve ser feito pela internet, no site , até o dia 22 de novembro. É preciso clicar no link "Oportunidades - Trainee" e, em seguida, no logotipo da Coca-Cola.


TRADUTORES PARCERIAS


A Easy Appear Magazine, empresa em expansão, está firmando parceria com Tradutores (as) de todo o Brasil para os seguintes idiomas:Inglês, Alemão, Italiano, Francês e Espanhol. Os interessados deverão enviar CV com foto para comercial@easyappear.com, não se esquecer de mencionar no campo Assunto: Tradutores (as) Parcerias e a inclusão de um telefone fixo e DDD para contato posterior.


TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO I, II E III

High Profile Consultoria em Recursos Humanos seleciona profissionais para multinacional. Técnico em Segurança do Trabalho I, II e III. Os candidatos interessados deverão enviar CV, informando a pretensão salarial, para recrutamento@highprofilerh.com.br. Favor indicar a vaga em questão, no assunto. * Os candidatos deverão apresentar experiência no segmento industrial. Formação: Para a posição de Técnico de Segurança I, pode estar cursando Téc. Segurança do Trabalho. Para as demais posições, os interessados deverão apresentar formação completa, nível técnico em Segurança do Trabalho. Desejável nível superior. Idioma: Níveis II e III - inglês avançado (imprescindível). Contratação CLT e excelentes benefícios. Para RJ, em São Gonçalo.


COORDENADOR DE PCP

TEMPORÁRIO- Rio de Janeiro. Formação: Superior completo em Engenharia de produção, engenharia quimica ou admistração. Sólida experiência em coordenação de PCP. Conhecimentos em microinformática e SAP. Desejável inglês e espanhol. Temporário de 6 meses. Candidatos dento do perfil favor enviar curriculo com pretensão salarial para michelle@grupolet.com , colocando no assunto o título da vaga.


GEOLOGO (MEIO AMBIENTE)

Recrutamos para empresa de grande porte: GEOLOGO - com especializacao em Meio Ambiente, experiencia generalista (petroleo/ mineracao/ edificacoes/ estradas/ ferrovias), especializado em estudos ambientais, para atuar dando suporte a diversas divisoes da empresa na area ambiental. Salario na faixa de R$ 5 / 8.000,00, dependendo da experiencia + Plano de Beneficios. Local no Rio de Janeiro, mas com disponibilidade para pequenas viagens a obras realizadas. Curriculum, com pretensao, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br



GEOLOGO (EXPLORACAO DE PETROLEO)

Recrutamos para empresa de grande porte, gerenciadora de grandes empreendimentos, para atuar pela empresa, dentro da Petrobras na Bahia. GEOLOGO - com especializacao e solida experiencia na area de exploracao e producao de petroleo e gas natural, para atuar em estudos ambientais, junto com equipe multidisciplinar em meio ambiente. Curriculum, com pretensao salarial,para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

ENGENHEIRO CIVIL (HIDROLOGIA)

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte: ENGENHEIRO CIVIL- com especializacao e expeiencia em HIDROLOGIA e sistemas de drenagem em obras rodoviarias e ferroviarias. Curriculum, com pretensao, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


VENDEDOR EXTERNO (AREA DE TELECOMUNICAÇOES)

Empresa no segmento de Telecomunicações contrata: VENDEDOR EXTERNO (AREA DE TELECOMUNICAÇOES) . A Empresa Oferece: Salário : R$ 650,00l+ VT+ VR +PLANO DE SAUDE + COMISSOES . Requisitos: Ensino Médio Completo . Ter trabalhado com Venda Externa preferencialmente na área de Telecomunicações. Experiência em Carteira de Trabalho . Preferencialmente de 20 a 35 anos. Sexo Masculino. Interessados Comparecer na Avenida Dom Helder Câmara, 7797 sala 201 - Abolição , com currículo, identidade, cpf e carteira de trabalho, . Procurar por SIMONE nos dias 28/10/2009 (Quarta- feira ) e 29/10/2009 (Quinta - feira) 08:30 hs às 13:00 hs e 14:00hs as 15:00hs.


ENGENHEIROS CIVIS- GEOMETRIA

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte: ENGENHEIROS CIVIS - com especializacao e experiencia em GEOMETRIA, para projetos de Tracados de Estradas e Ferrovias (para atuar em Projeto da ferrovia Norte-Sul). Local: Rio de Janeiro. Curriculum, com pretensao, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

ANALISTA LABORATORIAL

FORMAÇÃO: SUPERIOR COMPLETO EM BIOMEDICINA, BIOLOGIA OU FARMÁCIA; LOCAL: COPACABANA; HORÁRIO:7:00 AS 13:00 - FOLGAS POR ESCALA (6 X 1); SALÁRIO: R$1.345,51 + BENEFÍCIOS; EXPERIÊNCIA: EM ANÁLISES CLÍNICAS, ROTINA HOSPITALAR, CONHECIMENTO EM HEMATOLOGIA (LEITURA DE LÂMINA), BIOQUÍMICA, URINÁLISE, GASOMETRIA. OS CANDIDATOS DEVEM ENVIAR SEU CURRÍCULO PREENCHENDO O CAMPO ASSUNTO COM A NOMENCLATURA "ANALISTA LABORATORIAL" PARA O SEGUINTE E-MAIL: vagas@grupolet.com


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA EM DUQUE DE CAXIAS CONTRATA PARA INICIO IMEDIATO. ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. AMBOS OS SEXOS. NÃO NECESSITA DE EXPERIENCIA NA ÁREA - FORMAREMOS O PROFISSIONAL. TER REGISTO DE ENGENHEIRO DE SEG DO TRABALHO. PARA TRABALHAR EM DUQUE DE CAXIAS. NECESSÁRIO FÁCIL ACESSO. OFERECEMOS: SALÁRIO: R$ 2.600 - PARA TRABALHAR 30 HORAS SEMANAIS. ASSISTENCIA MÉDICA. ASSISTENCIA ODONTOLOGICA. VALE TRANSPORTE. SESC. REFEIÇÃO NO LOCAL. INTERESSADOS ENCAMINHEM SEUS CURRICULOS NO CORPO DO EMAIL PARA recrutamentoeselecaoffn@yahoo.com.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EMPRESA DE GRANDE PORTE CONTRATA: Técnico de Segurança do Trabalho. Buscamos pessoas com o perfil abaixo: 2º grau completo com Técnico em Segurança do Trabalho e registro no Ministério do Trabalho;Experiência de 2 anos em segurança do trabalho; Desejável: Estar cursando o nível superior; Boa Fluência Verbal; Pró Atividade; Bom Relacionamento Interpessoal; Disponibilidade para atuar de 2ª a 6ª de: 9h às 18h48. Os interessados devem enviar currículo para: empregosdiversos@gmail.com colocando no campo assunto: TST. OBS: Currículos sem o perfil citado acima serão desconsiderados


NUTRICIONISTA PARA SUPERVISÃO DE RESTAURANTE

ALCANCCE METAS CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS SELECIONA : NUTRICIONISTA PARA SUPERVISÃO. Benefícios: R$2000,00 + refeição + vale transporte + oportunidade de crescimento. Sexo Indiferente. Bairro: Zona sul do RJ. Carga horária: 08:20/dia. Idade:de 35 a 45 anos. Perfil: experiência de 3 anos em supervisão de restaurante ou indústria do ramo alimentício. Disponibilidade de viagens. Os candidatos devem se cadastrar no site www.alcanccemetas.com.br ou enviar o cv para curriculo@alcanccemetas.com.br colocando no assunto o nome da vaga "Nutricionista"


GEOGRAFIA/BIÓLOGO/BIOLOGIA MARINHA/OCEANOGRAFIA/ENGENHARIA

Empresa Multinacional do ramo ambiental contrata: GEÓGRAFO/BIÓLOGO/BILOGO MARINHO OU OCEANÓGRAFO. Nível superior completo em Geografia/Biologia/Biologia Marinha ou Oceanografia Biológica. Mestrado desejável. Disponibilidade para 08 horas de trabalho por dia. Inglês Técnico (boa leitura e interpretação). Atuar no departamento de licença ambiental. Experiência em elaboração de textos de diagnóstico ambiental, Legislação Ambiental, licenciamento ambiental, Meio Biótico e/ou publicação de trabalhos científicos e relatórios técnicos, Experiência em atividades relacionadas ao licenciamento ambiental. Facilidade no uso de recursos de buscas de referências bibliográficas, na Internet e em bibliotecas. Local: Barra - RJ. Salário: R$2.500,00. Benefícios: VT + VR. Os candidatos (as) devem encaminhar o currículo para marta@parceriaconsult.com.br assunto Meio Ambiente/Barra


ENGENHEIROS CIVIS- GEOMETRIA

Recrutamos para empresa de Engenharia de grande porte: ENGENHEIROS CIVIS - com especializacao e experiencia em GEOMETRIA, para projetos de Tracados de Estradas e Ferrovias (para atuar em Projeto da ferrovia Norte-Sul). Local: Rio de Janeiro. Curriculum, com pretensao, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


GEOLOGO (EXPLORACAO DE PETROLEO)

Recrutamos para empresa de grande porte, gerenciadora de grandes empreendimentos, para atuar pela empresa, dentro da Petrobras na Bahia. GEOLOGO - com especializacao e solida experiencia na area de exploracao e producao de petroleo e gas natural, para atuar em estudos ambientais, junto com equipe multidisciplinar em meio ambiente. Curriculum, com pretensao salarial,para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br

GEOLOGO (MEIO AMBIENTE)

Recrutamos para empresa de grande porte: GEOLOGO - com especializacao em Meio Ambiente, experiencia generalista (petroleo/ mineracao/ edificacoes/ estradas/ ferrovias), especializado em estudos ambientais, para atuar dando suporte a diversas divisoes da empresa na area ambiental. Salario na faixa de R$ 5 / 8.000,00, dependendo da experiencia + Plano de Beneficios. Local no Rio de Janeiro, mas com disponibilidade para pequenas viagens a obras realizadas. Curriculum, com pretensao, para PSICOLOGOS ASSOCIADOS LTDA E-mail: psicologos@psicologosassociados.com.br


ENGENHARIA QUÍMICA/QUÍMICA OU BIOLOGIA

PROFISSIONAIS PARA ATUAR EM EMPRESA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. Formação:Engenharia Química/Química ou Biologia. Inglês fluente em nível de proficiência. Usuário de Informática. Salário: R$ 2.600,00 + Bons Benefícios. Local de Trabalho: Centro do Rio de Janeiro. Os candidatos que atenderem o perfil deverão enviar currículo para sandra@interfacepro.com.br


DOUTORADO EM QUÍMICA, ENGENHARIA QUÍMICA OU FARMÁCIA

O Instituto Nacional de Tecnologia procura profissionais com doutorado em química, engenharia química ou farmácia para trabalhar em produção de partículas poliméricas (biopolímeros) para uso em medicamentos ou engenharia tecidual. A bolsa do CNPq nível DT1 de R$ 3.169,37. O projeto será realizado na cidade do Rio de Janeiro. Os interessados devem enviar currículos completo para o e-mail fabio.dantas@int.gov.br.


AUXILIAR DE MATERIAL DE EMBALAGEM E CONTROLE EM PROCESSO

Estou com uma oportunidade de Auxiliar de material de embalagem e Controle em processo para Indústria Farmacêutica Nacional localizada no Rio de janeiro. Perfil: Análise de material de embalagens com experiência na área de controle de qualidade e controle em processo. Para análise e desenvolvimento de embalagens para novos produtos ou já existentes, especificações técnicas, física e química dos materiais de embalagem, através de testes específicos. Conhecimento de Amostragem de material , conforme preconizado na Military Standard e NBR, NQA. Usuário de informática word, excel, internet. Escolaridade: Ens. Médio, Téc. Química ou Téc.Farmácia. Os interessados devem encaminhar currículo informando último salário ,pretensão salarial e e benfícios para o e-mail labuxbaum@ig.com.br.


ESTAGIÁRIOS PARA ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA

Estamos buscando estagiários para atuar na área de Análise Físico-Química em Laboratório de Controle de Qualidade. Requisitos: Estar cursando a partir do 4º período Química, Farmácia ou Engenharia Química; Disponibilidade de atuar em Bonsucesso; Disponiblidade par cumprir carga horária de 6 horas. Oferecemos: Vale-transporte; Bolsa auxílio de R$ 500,00. Os interessados deverão enviar currículo COLADO NO CORPO DO EMAIL para mrc_renata@yahoo.com.br

MANIPULADOR DE INJETÁVEIS

para trabalhar em Ind. farmacêutica localizada na Zona Oeste - Rio de janeiro. Ensino Médio completo - Técnico em Farmácia-Técnico em química. O interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial e benefícios para endereços labuxbaum@ig.com.br

REPRESENTANTES COMERCIAIS

Empresa nacional atuando no ramo de Alcool Gel Antisséptico busca: Representantes Comerciais para São paulo Capital e Interior. Necessário já atuar com representação e possuir CORE. Seguintes seguimentos: Farma cosmético, hospitalar, varejo alimentar, instituições de ensino, pet, veterinário, postos de combustível, livrarias, papelarias, bancas de jornais, buffet de festas e eventos infantis, cine foto ótica, salões de beleza, material de limpeza, academias, hotelaria e corporativo. Vagas abertas tb. para os estados de: RJ, MG, PR, SC e RS. Interessados enviar cv informando a área desejada para: contato@maxtte.com.br

RADIO OPERADOR

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Radio Operador - RJ. Inglês fluente (indispensável). Experiência mínima de 02 anos como Radio Operador. Desejável nível superior. Cursos Necessários: GMDSS, ANATEL, CNS-014. O Regime de Trabalho é Offshore 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.

ENFERMEIRO DO TRABALHO

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: Enfermeiro do Trabalho . Inglês fluente (indispensável). Experiência mínima de 01 ano como Enfermeiro do Trabalho trabalhando embarcado. Necessário possuir nível superior em Enfermagem com pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. O Regime de Trabalho é Offshore 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo a que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.

FITNESS INSTRUCTOR

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: FITNESS INSTRUCTOR. Inglês fluente (indispensável). Experiência mínima de 02 anos como Instrutor em Educação Física . Necessário possuir nível superior em Educação Física. O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo a que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.


1º OFICIAL DE NÁUTICA (SAFETY SECURITY OFFICER)

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: 1º OFICIAL DE NÁUTICA (SAFETY SECURITY OFFICER). Inglês fluente (indispensável). Indispensável formação na Marinha Mercante como 1º Oficial de Náutica. Será responsável pela segurança da embarcação. Conduzir o navio quando; Estar atento quando a ambarcação estive em DP. Responsável pelo controle da saúde e cuidados médicos a bordo, bem como cuidar de doenças e acidentes ocorridos aos passageiros e tripulantes. Manter e controlar o inventário e estoques de medicamentos e equipamentos médicos ; Instruir os oficiais e subalternos para a manutenção e uso de segurança, combate a incêndios e equipamento salva-vidas e garantir o cumprimento dessas regras; Assegurar que todas as áreas do navio, pertencentes à sua área de responsabilidade são mantidas limpas e arrumadas; Adotar sempre medidas para proteger a embarcação e seus equipamentos e para evitar o acesso não autorizado; Preparar relatório de hand-over para seu substituto; Participar e / ou auxiliar em visitas guiadas a bordo do navio, bem como manter palestras de segurança para os passageiros. É responsável pelo respeito das regras relativas aos cursos de segurança, e reponsável por manter no navio o número correto de barqueiros mergulhadores e smoke divers. O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo a que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.

2º OFICIAL DE NÁUTICA (SAFETY SECURITY OFFICER)

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: 2º OFICIAL DE NÁUTICA (SAFETY SECURITY OFFICER). Inglês fluente (indispensável). Indispensável formação na Marinha Mercante como 2º Oficial de Náutica. Será responsável pela segurança da embarcação. Conduzir o navio quando; Estar atento quando a ambarcação estive em DP. Responsável pelo controle da saúde e cuidados médicos a bordo, bem como cuidar de doenças e acidentes ocorridos aos passageiros e tripulantes. Manter e controlar o inventário e estoques de medicamentos e equipamentos médicos ; Instruir os oficiais e subalternos para a manutenção e uso de segurança, combate a incêndios e equipamento salva-vidas e garantir o cumprimento dessas regras; Assegurar que todas as áreas do navio, pertencentes à sua área de responsabilidade são mantidas limpas e arrumadas; Adotar sempre medidas para proteger a embarcação e seus equipamentos e para evitar o acesso não autorizado; Preparar relatório de hand-over para seu substituto; Participar e / ou auxiliar em visitas guiadas a bordo do navio, bem como manter palestras de segurança para os passageiros. É responsável pelo respeito das regras relativas aos cursos de segurança, e reponsável por manter no navio o número correto de barqueiros mergulhadores e smoke divers. O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo a que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.

OPERADOR DE GUINDASTE

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: OPERADOR DE GUINDASTE. Escolaridade mínima: Ensino Médio/Técnico. Curso Necessário: Curso de Operador de Guindastes. Experiência Mínima desejável na função: 2 anos . O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br - informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.


CHEFE DE MÁQUINAS (MAINTENANCE CHIEF)

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: CHEFE DE MÁQUINAS (MAINTENANCE CHIEF). Inglês fluente (indispensável). Indispensável formação na Marinha Mercante como 1º Oficial de Máquinas. Responsável pela manutenção e reparo geral do navio. Operação, manutenção e reparo de sistemas de propulsão da embarcação e de máquinas auxiliares e as suas instalações elétricas, em conformidade com os manuais e instruções dadas pelos fabricantes e com regras e regulamentos estabelecidos pelas autoridades e à sociedade de classificação; Controle de manuais técnicos e referências, certificados de convés e máquinas, vistoria e relatórios de inspecção, bem como os formulários e registros relativos ao funcionamento do motor e equipamentos de convés. Supervisão pessoal na sala de controle do motor / sala de máquinas durante manobras críticas, por exemplo manobras nos portos, águas estreitas, a abordagem de instalações offshore e partidas previstas ou onde múltiplas manobras são esperadas. Garantir que os fornecimentos de peças e materiais para uso na operação e manutenção das máquinas são adequadas e que as reposições de peças usadas acontecem em devido tempo, havendo sempre peças sobressalentes, materiais, etc, Controle de qualidade de peças de reposição, materiais ou outros bens recebidos para ser utilizado na área para a qual é responsável; Monitoramento e ordenação dos bunkers, óleo de lubrificação, outros tipos de óleo e produtos químicos a serem utilizados na operação da máquina; Prevenção da poluição e as operações relacionadas com bunkers, lamas, resíduos de máquinas / lixo, produtos químicos e de funcionamento do separador de água oleosa; Manter registros, livros de registro e periódicos exigidos pelas autoridades e que informe a LT como indicado nas instruções; Informar à tripulação de máquinas, as normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades e das instruções de LT's e garantir o cumprimento; Garantir o controle permanente das máquinas e instalações para relatar quaisquer discrepâncias, para que medidas possam ser tomadas para evitar falhas operacionais; Manter o Capitão e o Superintendente Técnico informado de quaisquer defeitos ou quaisquer questões que possam dar origem a problemas em relação a uma máquina ou relacionados com as instalações; Em colaboração com o Superintendente de Máquinas, planejar a manutenção e preparar as descrições de trabalho a serem feitas na próxima vez o navio estiver docado. Em colaboração com o Superintendente de Máquinas responsável inspecionar o trabalho realizado por um estaleiro durante dry-docking ou por qualquer outra empresa de serviço ou reparo; Apresente por escrito, propostas de actualização ou melhoria das instruções de LT's; dirigir e dar instruções sobre o trabalho realizado por mecânicos e engenheiros de manutenção no emprego de LT. Responsável pela manutenção dos equipamentos no departamento de restauração. Preparar Relatório de Hand-Over para o Chefe de Máquinas substituto. O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês COM FOTO para hroil@hroil.com.br- informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo a que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.


HLO (ADMINISTRADOR DE VÔOS DE HELICOPTEROS)

HR Oil, a Divisão de RH da Empresa G-Comex, recruta para seu Cliente, Empresa Multinacional do ramo de Petróleo o seguinte perfil: HLO (Administrador de Vôos de Helicopteros). Inglês fluente (indispensável). Experiência Mínima desejável na função: 3 anos. O profissional precisa ser capaz de administrar vôos e aterrissagens de helicópteros em unidades offshore e operar sistemas de controle de trajetos aéreos como POB e "Da Winci". O Regime de Trabalho é Offshore (embarcado) 28x28. Aceitaremos CV's de qualquer parte do Brasil, desde que o Candidato considere trabalhar dessa forma e que tenha disponibilidade imediata para embarcar. Candidatos interessados e no perfil acima, favor encaminhar CV em Português e Inglês para hroil@hroil.com.br - informando a pretensão salarial e escrevendo no título do e-mail, o cargo que está se candidatando. Por favor, siga essas instruções para que o seu currículo seja visualizado mais rapidamente.