4.16.2011

Faça sua atividade física com o seu cão

Cachorro personal trainer

Tradicional passeio diário com o animal pode ser um convite à atividade física. Aprenda a treinar com seu cão



Corra como ele, ou com ele. Cachorros podem ser um aliado na atividade física
Fofura, submissão, proteção e companheirismo são itens presentes no currículo de qualquer cachorro, independente de raça, cor ou tamanho. Além do pacote essencial, os melhores amigos do homem oferecem saúde e bem-estar, tão fundamentais ao já conquistado coração do dono sedentário.
O passeio diário com o cão pode ser facilmente transformado em atividade física, para dono e animal. A proposta é gratuita, fácil de ser incorporada no dia a dia da dupla e sem contraindicação.
Animais e adultos, porém, antes de investir no 'treino-passeio', devem consultar os respectivos médicos. Avaliação física e check up geral, com um recorte especial para exames cardíacos, são pré-requisitos para que a atividade dê resultados apenas positivos, alerta Marcelo Weinstein Teixeira, Médico veterinário e membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Leia Mais: Especial atividade física: mexa-se e viva melhor
“Quem pretende malhar, deve treinar o cachorro para que ele tenha resistência física sem prejuízos à saúde. Da mesma forma que o homem precisa evoluir aos poucos, o cachorro deve ser condicionado, trabalhado para treinos mais puxados.”
O porte do animal também é fundamental e direciona (ou limita) o treino do dono. “Um cachorro muito pequeno não tem o passo compatível com o do homem.”
Para quem deseja apenas caminhar, animais pequenos dão conta do recado. Os aspirantes a maratonistas, porém, devem investir no pet de médio ou grande porte, pontua Teixeira. Cachorros acima de 20 quilos conseguem correr sem risco de infarto.
A idade do animal também deve ser respeitada. Cães idosos não tem condição de correr, mesmo que o trabalho seja gradual. “Quanto maior o cão, mais rápido o envelhecimento. Raças grandes, como o Doberman ou Pastor Alemão, embora possam viver mais de 13 anos, entram na senilidade a partir dos oito anos.” Para os cachorros pequenos, a expectativa de vida – e de treino – chega aos 10 anos de idade.
Dog training
Consideradas as respectivas limitações, basta investir em um tênis adequado e em uma coleira segura. Sandro Nunes Firmino, coordenador da área de ginástica da academia Competition, em São Paulo, propõe um treino em três etapas.

O especialista indica, inicialmente, uma caminhada forte de 30 minutos, que pode ser realizada em parques ou nas ruas próximas à residência. Explorar o terreno do bairro, utilizar avenidas e ruas mais íngremes ajuda a potencializar a malhação. Ao final do passeio, vale utilizar as escadas dos condomínios ou de casa.
Subir e descer escadas – no mínimo três andares – equivale ao exercício realizado no transport, aparelho que estimula a queima de calorias e ajuda a fortalecer a musculatura das pernas, revela o instrutor.
Veja também: Como o corpo enfrenta a corrida
“Para que as escadas sejam uma forma eficaz de fortalecimento muscular, é preciso pisar com os pés inteiros, manter o abdome contraído e o tronco ereto, sem forçar a lombar. Ao descer, não jogue o corpo em cima das pernas. Essas dicas evitam lesões nos joelhos.”
Depois de 15 dias de caminhada diária, ou ao menos três vezes por semana, cachorro e dono estão aptos a trotar. “No segundo momento, a dupla pode intercalar caminhada com o trote. 15 minutos de cada é o ideal. Depois de 30 dias, o programa pode ser mais puxado. Recomendamos uma caminhada de 15 minutos, combinada com 30 minutos de corrida e 15 minutos de caminhada novamente para fechar o treino.”
Transformar o cachorro em uma espécie de personal trainner, além de lúdico e estimulante, queima 200 calorias por dia. “A diferença, em menos de um mês, é sentida na balança e no fôlego”, explica Sandro.
Macarrão saudável



Ana Elisa, grávida de cinco meses, passeia com o Gnhocchi no parque do Ibirapuera
Gnocchi (Nhoque, em português), além de um tipo de massa italiana saborosa, é o nome de um cachorro da raça border collie, de três anos e meio. A necessidade fisiológica do animal deixou Ana Elisa, ilustradora e blogueira de gastronomia, sem desculpas para justificar o sedentarismo.
Profissional autônoma, o trabalho dentro de casa, diariamente à frente do computador, potencializava a preguiça e a deixava menos ativa.
Sair do ambiente doméstico – e de trabalho – era, portanto, não apenas necessário, como saudável. “O Gnhocchi só faz as necessidades básicas na rua. Isso me força a sair com ele quatro vezes por dia. Comecei usar esse tempo para fazer exercício com ele também.”
Durante a semana os treinos eram moderados, apenas caminhadas e corridas leves. Aos sábados, porém, Ana amarrava a coleira de Gnhocchi na cintura e corria, em média, oito quilômetros na área de lazer da Universidade de São Paulo.
Depois que se aprimorou na modalidade, a ilustradora dividiu o treino em dois. Segundo ela, Gnhochi tem fôlego, mas não ultrapassa os oito quilômetros. Hoje, como Ana Elisa está grávida de nove meses, a malhação da dupla foi bastante reduzida. À espera do primeiro filho, que pode nascer a qualquer momento, dará ao menos três meses de folga para o companheiro corredor.
Maratonista e ex-moradores de rua

Marcelo ao lado de Bob Silvestre, cachorro adotado no dia da competição
“Corro todos os dias seguindo a minha planilha de treinos, logo pela manhã. Muitas vezes, levo a Java comigo. Ela tem pique e adora correr. À noite, duas vezes por semana, levo o Bob, que ainda está aprendendo.”
Os três se revezam no papel de treinador e aluno. Bem preparada e acostumada com o treino pesado, a cadela corre ao lado de Marcelo, sem coleira. Como foi muito maltratada antes da adoção, Java pede proteção ao dono.
“Ela sofreu muito, apanhou demais. Treiná-la nos fez ficar próximos, ganhar confiança. Hoje ela é destemida e amorosa, não precisa de coleira, fica do meu lado o tempo todo.”
Bob ainda é amador. Ao voltar para o Rio de Janeiro, após participar da São Silvestre, Marcelo viu o vira-lata escapar de inúmeros possíveis atropelamentos em uma avenida movimentada, próximo ao bairro onde mora. Em apenas quatro meses, o cãozinho ganhou casa, comida, carinho, dono e condicionamento físico.
Na corrida contra o sedentarismo, os dois cachorros ajudam Marcelo a manter o pique, a balança estável e a atividade física em dia. "Sem dúvida, eles me estimulam diariamente a treinar. É muito gostoso fazer uma atividade física que permita a companhia do cachorro".

Cabelos compridos: como acelerar o crescimento.


Você sonha em ter o cabelo longo mas acha que ele está demorando para crescer? Alguns fatores podem atrapalhar o desenvolvimento normal dos fios, que é de cerca de um centímetro por mês. “O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, no couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique a saúde dessa região impede que o fio se desenvolva”Mas você pode ajudar seus fios a crescerem mais rápido. Comer alimentos “vitaminados” e aplicar uma bela massagem no couro cabeludo são algumas atitudes a tomar.

Confira a seguir.
1. Coma mais vitaminas
Quem come bem tem os cabelos mais bonitos e com crescimento mais rápido. O organismo absorve nutrientes para os órgãos funcionarem. Como o cabelo está em uma das regiões mais periféricas do corpo e não é um dos órgãos vitais, só o que sobra vai para lá. Por isso, prefira alimentos vitaminados. As melhores opções para o cabelo são as vitaminas A (fígado, leite e cenoura), C (frutas cítricas, como laranja e mexerica), E (leite, abacate e ovo) e F (óleos vegetais), além do zinco (carne). Use também produtos de beleza que contenham
essas vitaminas. 


2. Fique de olho nos hormônios
Distúrbios hormonais podem estagnar o crescimento dos fios. O dermatologista e o endocrinologista podem identificar a causa disso e receitar os melhores tratamentos. Queda de cabelo e unhas quebradiças são outros sintomas de problemas hormonais. 


3. Cuide bem dos fios
Cabelos quebradiços, com as pontas duplas, crescem mais lentamente. Eles ficam tão fracos que se partem sozinhos. Para acabar com isso, evite expor o couro cabeludo à água quente demais, que pode causar irritação e deixa os fios mais oleosos. A oleosidade também inibe o crescimento. Além disso, apare as pontas todos os meses. Assim, você remove as partes ressecadas e evita que o fio se quebre. 


4. Massageie o couro cabeludo
Passar a ponta dos dedos (não as unhas!) ativa a circulação sanguínea no couro cabeludo. A má irrigação dessa região é o principal fator que impede o crescimento. Pelo couro cabeludo circulam as vitaminas, os aminoácidos e os minerais necessários à saúde dos fios. Para obter bons resultados, basta massagear o couro diariamente durante o banho, enquanto lava o cabelo. Outra opção é virar a cabeça para baixo e passar os dedos pelos fios. A posição invertida faz o sangue fluir melhor até a cabeça. 


5. Deixe a cabeça respirar
Quando o cabelo vive abafado (com lenços e faixas ou preso com rabos e coques), tende a ficar mais oleoso. E a oleosidade leva ao surgimento de fungos que descamam o couro cabeludo, entopem os poros e impedem que os fios capilares saiam. A gordura também age como uma barreira, impedindo os aminoácidos de chegar à raiz do cabelo, prejudicando seu crescimento. Fuja de tudo que possa abafar o cabelo, principalmente quando ele ainda estiver molhado.


 Alimentação

  • Tenha uma dieta saudável e rica em Betacaroteno, vitamina A, B e Zinco. Estas vitaminas ajudam no crescimento dos fios e estão presentes em: vegetais alaranjados, folhas verdes, fígado, leite e derivados, carnes, legumes, grãos integrais e farelo de trigo.
 Ao lavar os cabelos
  • Antes de lavar, escove bem os fios para distribuir igualmente a oleosidade natural deles.
  • Durante a lavagem, evite a água quente no couro cabeludo, pois ela pode irritá-lo e deixar os fios oleosos, o que deixa o seu crescimento mais lento.

  • Massageie bem o couro cabeludo com os dedos após a retirada do condicionador, para ativar a circulação sanguínea. Só faça isso após a retirada do produto, pois se fizer a massagem com o condicionador nos fios, poderá obstruir o bulbo capilar, o que causa queda de cabelo.
  • Use um shampoo antirresíduos uma vez a cada quinze dias, para limpar os poros capilares. 
Outros cuidados que você deve ter
  • Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem molhados ou úmidos. Deixe-os soltos de 3 a 6 horas após lavá-los.
  • Não abafe o couro cabeludo com bonés e chapéus, a não ser para proteger do sol. Ao chegar em um ambiente fechado, retire-os.
  • Não aplique produtos leave-in no couro cabeludo / raízes dos cabelos.
  • Não sobrecarregue os fios com excesso de produtos, principalmente gel, laquê, silicone e spray de fixação.
  • Utilize leave-in hidratante com proteção solar nas pontas dos cabelos.
  • Prefira os pentes de madeira.
  • Faça hidratações uma vez por semana, para que os fios estejam sempre saudáveis.

 

A mulher com o cabelo mais longo do mundo
chama-se Xie Qiuping 
e o seu cabelo mede 5, 627m.


.

Cabelos: cuidados com água salgada e praia no verão

Cuidados com o cabelo no verão

Sol, calor, inevitáveis mergulhos no mar e na piscina exigem cuidados extras com os cabelos, que enfrentarão dias muito quentes nesse verão. O Rmm traz a nossas leitoras, dicas para prevenção contra o enfraquecimento dos fios.Confira: 
 
Verão chegou, e com ele, praia, sol...e os cuidados com nossos cabelos não é mesmo? Não podemos esquecer de protegê-los desse sol cada dia mais forte. Pensando nisso, nós do Rmm escrevemos dicas para você ficar lindíssima nesse verão, aproveitando um belo sol, para aquele bronze impecável e claro..não abrindo mão de um cabelo bem hidratado.

1- Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa.

2- Enxágüe bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

3- Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágüe que tenham filtro de proteção solar.

4- Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis às quebras.

5- Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.

6- Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.

7- Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.

8- Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta.
Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágüe com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.

9- Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.

10- Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.

Read more: http://revistamundomulher.blogspot.com/2011/01/cuidados-com-o-cabelo-no-verao.html#ixzz1JjyrrJNB

Relação entre incapacidade de se detectar mentiras e doenças cerebrais

Pessoas com dificuldade para identificar sarcasmo e mentiras estão mais propensas a desenvolver doenças cerebrais degenerativas.
Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas com dificuldade para identificar sarcasmo e mentiras estão mais propensas a desenvolver doenças cerebrais degenerativas. O estudo, conduzido em São Francisco, convidou grupos de pessoas para avaliarem vídeos com situações em que podia ou não haver mentiras e sarcasmos. O objetivo era descobrir que parte no cérebro era responsável por decodificar essas informações, e os cientistas acabaram constatando que alguns tipos de doenças degenerativas atacavam primeiro essas regiões.

O mapeamento cerebral foi feito usando aparelhos de ressonância magnética, o que mostrou que há relação entre a deteriorização de certas partes do órgão com a incapacidade de se detectar mentirar na fala de outras pessoas.

“Esse fato pode ajudar-nos a a diagnosticar (os pacientes) mais cedo”, afirma Katherine Rankin, autora do estudo. Para ela, a descoberta abre as portas para que se possa fazer diagnósticos muito antes de a pessoa começar a desenvolver uma doença cerebral, o que ajudaria nos tratamentos e daria não só mais tempo como mais qualidade de vida ao paciente.

A habilidade de se detectar mentiras e o sarcasmo é encontrada no lóbulo frontal do cérebro, uma das áreas que se degeneram mais rápido por causa do alto acúmulo de proteínas e pela rápida morte de neurônios na região. Como o lóbulo frontal tem um papel importante nas relações sociais mais complexas que definem a raça humana, a perda da capacidade de se detectar mentirar seria apenas uma forma de se verificar uma doença degenerativa ainda em estágio inicial.

A doutora Rankin afirma que outras mudanças comportamentais bruscas, como uma mudança radical de posicionamento político ou uma troca radical de religião, fatores normalmente encarados como naturais, podem ser sinais de que uma doença no cérebro está começando a se desenvolver. Embora não seja uma regra, a mudança brusca de comportamento aponta para a possibilidade de uma doença cerebral.

175 pessoas participaram da pesquisa na Universidade da Califórnia, que chegou à conclusão de que pessoas que envelhecem com saúde mantêm o discernimento para interpretar os fatos mentirosos dos verídicos. “Se alguém começa a mostrar um comportamente mais estranho e para de entender sinais de sarcasmo e mentiras, essa pessoa deve ser imediatamente levada a um especialista para que possa se assegurar de que não começou a desenvolver uma dessas doenças (degenerativas)”,
Época

Botox capilar é uma boa?

Botox capilar é bom?

Falar em botox logo é possível lembrar-se de mulheres que aplicam literalmente a injeção na testa para preencher as linhas mais visíveis de expressão causadas pelo envelhecimento, ou seja, as famosas rugas, mas atualmente não é apenas um nome destinado a métodos estéticos, mas capilares também, em meio a tantas novidades do mercado cosmético e tantos tipos de escovas progressivas, hidratações a base de frutas, caviar, enfim são muitos, um método foi desenvolvido e promete acabarem com os arrepiados, as “rugas” dos cabelos, oferecendo mais suavidade, hidratação e brilho aos cabelos maltratados e danificados, muito recomendada para pessoas que não desejam mudar o visual, alguns tipos de hidratações, por exemplo, muda o biótipo do cabelo, elas possuem produtos que alisam os fios isso também depende muito do método que o produto for aplicado, enfim o botox não requer grandes mudanças, é como se o cabelo fosse saudável e perfeito naturalmente, o produto só traz benefícios e as mulheres que o testaram garantem as vantagens.
As maiores reclamações das mulheres são os cabelos danificados por agressores externos como a tintura, progressivas, secador, chapinha, babyliss, luzes, clareamento, escurecimento, penteados e muitos outros fatores que danificam a estrutura do fio deixando-o sem vida, brilho, maleabilidade, causando grandes insatisfações. O botox é indicado para em geral todos os cabelos danificados que estão ressecados pelo sol, cloro, mar, sem nutrientes, força e vitalidade, a Injeção Reconstrutora Fiberceutic com Intra-Cylane da L’Oreál Professional, este produto é aplicado nos cabelos com a intenção de recuperar o que o cabelo perdeu devido aos agressores externos, ele atua diretamente na fibra capilar oferecendo mais nutrientes aos fios, é uma hidratação profunda que além de deixar os fios mais bonitos reconstrói toda a fibra capilar.
O produto é aplicado da seguinte maneira:
• Lavagem dos fios;
• Aplicação da ampola através de uma seringa;
• Em seguida uma máscara reconstrutora é aplicada em todo o cabelo;
• O processo demora cerca de vinte minutos e deve ser aplicado uma vez por mês ou a cada vinte dias, é importante não reaplicar antes de vinte dias da primeira aplicação.
O produto é diferente dos outros tipos de produtos que necessitam do calor da chapinha ou do secador para funcionar, este não necessita e dura até dez lavagens, deve ser aplicado por um profissional e o preço pode chegar a cem reais. Vale à pena cuidar dos cabelos através de métodos que tragam benefícios, não adianta se importar com a aparência dos fios, mas também com a saúde dele, lembrando que o cabelo saudável não depende apenas de hidratações super modernas, é necessário incluir muitos alimentos ricos em nutrientes e naturais em sua dieta para garantir sempre vitalidade, força, brilho e muito mais para seus cabelos, consulte sua cabeleireira sobre o produto para você ter cabelos mais lindos através do botox capilar, é importante o acompanhamento profissional para que a eficácia seja garantida.
Blog Brasil

Botox capilar é nova opção de tratamento para madeixas ressecadas 

Descolorações, tinturas, progressivas... que cabelo agüenta tantas agressões? Muitas vezes, nem shampoos e condicionadores específicos nem sessões semanais de hidratação resolvem os problemas da ponta seca e a única saída acaba sendo inevitavelmente a famosa (e temida) vitamina T – de tesoura. Foi pensando nesses casos aparentemente sem solução que a L’oreal Professional lançou o Fiberceutic, apelidado por eles como o “botox do cabelo”, por assim como os procedimentos estéticos como o preenchimento facial e a própria toxina botulínica, oferecer um efeito imediato. O diferencial deste tratamento fica por conta da Intra Cylane, uma substância molecular desenvolvida pela L’oreal que penetra por todas as camadas do fio, nutrindo não só por fora mas principalmente por dentro, preenchendo possíveis falhas na estrutura.
De acordo com Jô Nascimento, coiffer star da L’oreal Professional e porta-voz do procedimento no Brasil, o Fiberceutic funciona como uma power hidratação e o resultado aparece logo na primeira aplicação, com cabelos visivelmente restaurados, fortes e cheios de brilho. Outra coisa bacana é a duração, de aproximadamente 10 lavagens e pode ser repetido a cada 20 dias até os cabelos voltarem ao estado “normal”. A manutenção deve ser feita com ajuda de produtos hidratantes e destinados aos cabelos mais danificados como os da linha Absolut Repair da própria L’oreal.
A aplicação
-Após lavar os cabelos com um shampoo hidratante, é aplicada uma máscara restauradora nas áreas mais danificadas do fio;
-Em seguida, com a ajuda se uma seringa sem agulha, é aplicado a ampola com a substância Intra Cylane. A aplicação deve ser feita desta forma já que o líquido começa a fazer efeito em contato com a água, transformando-se em um gel restaurador;
-Após a aplicação, é preciso aguardar cerca de 10 minutos;
-O produto é retirado e o cabelereiro segue com a finalização de acordo com a preferência da cliente.
Tive a oportunidade de experimentar o tratamento e fiquei surpresa com os resultados. Meu cabelo, que estava bem ressecado após a Ombrê Hair e progressiva, ficou visivelmente mais saudável e cheio de brilho. Mesmo após as 10 lavagens, ainda sinto meu cabelo mais macio e com brilho. Vale muito a pena, principalmente para quem, assim como eu, não tinha muitas opções a não ser encarar a tesoura. O preço sugerido é de R$90,00 a aplicação e já está disponível nos melhores salões da cidade.

Como dar volume aos cabelos

Como dar volume aos cabelos lisos
É unânime, quem tem os cabelos lisos quer volume, quem tem cabelos enrolados querem lisos e assim continua a insatisfação que maioria das mulheres tem com seus cabelos, mais de 50% não estão felizes com o tipo de corte, cor ou tipo de cabelo e sempre estão procurando por uma novidade que a deixem satisfeitas e com os cabelos que sempre sonharam, os cabelos podem influenciar muito na vida de uma mulher pode até levá-la a depressão, influenciar diretamente em seu rendimento profissional e até mudar seu humor, porém os efeitos são muito benéficos quando uma mulher conquista o que cabelo desejado, atualmente quase tudo é possível em aspectos capilares, mudar a cor, alisar, enrolar, cortar de diversas maneiras, desfiar, ter franja, entre muitas outras possibilidades. Existem algumas técnicas bem simples que para quem tem o cabelo liso pode ser muito uteis, geralmente quem possui o cabelo liso não tem tanto trabalho quanto tem o cabelo enrolado, isso porque o cabelo liso é mais fácil de manter arrumado, penteado e combina com tudo, mas o cabelo enrolado tem suas vantagens, pode ser alisado e usado da maneira que você preferir e o dia que desejar ter mais volume basta deixá-lo natural. Isso não faz de um melhor que o outro, mas para quem enjoou dos fios retos sem volume pode recorrer a algumas técnicas.
• Lave os cabelos como de costume, com o xampu e condicionador de sua preferência;
• Após o banho seque os cabelos com a toalha fazendo movimentos “amassando” fios e deixe os secar naturalmente;
• Quando o cabelo ainda estiver úmido, faça um coque e separe a franja e os fios da lateral (em cima da orelha), com uma escova média seque com o secador em seguida separe a franja das duas outras mechas, aplique uma pequena quantidade de pomada e deixe com bobs grandes;
• O coque com o restante de cabelo demorará para secar, com o cabelo ainda envolvido no coque, utilize um secador de cabelo e jogue jatos de ar quente por dez segundos, intercalando o ar frio e o ar quente até que os cabelos sequem;
• Após os cabelos quase secos solte-os e termine de secar com a cabeça virada para baixo, colocando o jato na parte de trás dos cabelos, acima da nuca, fazendo movimentos;
• Solte os bobs e com auxilio das mãos com um pouco de pomada molde os fios.
Dar mais volume aos cabelos também depende muito do tipo de corte que você escolher, se seu corte for fio reto, por exemplo, estas técnicas acima não serão eficientes, o corte ideal para quem quer mais volume é o degrade e repicado, ou seja, o corte em camadas e levemente desfiado. Alguns produtos podem ser muito úteis como pomada, creme para pentear, mousse, gel, baby liss, entre outros, os cabelos das mulheres estão expostos a muitos agentes químicos e agressões externas como é o caso do secador, principal agressor, por isso na antes de mudar seus cabelos, cuide dele primeiro, através da alimentação garantindo nutrientes e através da hidratação, utilizar cremes de hidratação instantânea uma vez por semana e se possível fazer hidratações intensas a cada quinze dias ou no máximo uma vez por mês.
Muitas vezes os cabelos podem estar sem volume, sem maleabilidade devido a falta de nutrientes, se ele não está como você gostaria pode ser sinal de que seus fios estão necessitando de ajuda. Vale a pena investir nos cabelos, eles deixam as mulheres mais lindas e, além disso, demonstram a beleza que cada uma tem.
Blog Brasil

Qual o seu tipo de cabelo....

Quais os tipos de cabelo
As pessoas vivem procurando por produtos específicos para seu tipo de cabelo, isso porque existem diversos tipos de fios, oleosos, secos, ressecados, enrolados, lisos, ondulados e muitos mais, o fator que determina que tipo de fio você tenha é genético e também seus hábitos atuais podem influenciar para determinar como seu cabelo ficará da mesma forma que uma pessoa tem alergia a poeira  e outra não, uma tem olhos verdes os outros olhos azuis, algumas terão cabelos secos e outras oleosos e desta forma cada pessoa tem um tipo genético e uma feição determinando quem ela é fisicamente. Os cabelos é motivo de muito assunto e não é só entre as mulheres, entre os homens ele também é um assunto muito comentado entre os mais vaidosos, enfim o tema cabelo sempre gera muito assunto e não é para menos existem tantos tipos e tantos produtos direcionados a cada tipo que com certeza assunto não faltará.
Veja as características de cada tipo de cabelo e descubra qual é o seu:
• Cabelos normais; apesar de existir muita queixa sobre cabelos oleosos ou secos a maioria possui cabelos normais, eles são macios, brilhantes com aspecto saudável, podem ficar alguns dias sem lavar que não apresentam grande oleosidade ou mesmo podem ser lavados com mais frequência que não aparentam estar ressecados. O couro cabeludo deste tipo de cabelo se mantém limpo por mais tempo devido à produção ideal das glândulas sebáceas.
• Cabelos oleosos; apresentam um brilho fora do normal, podem até parecer que estão molhados, há um desequilíbrio na produção das glândulas sebáceas, geralmente são lisos e não apresentam volume além de serem finos, a hereditariedade, má alimentação, distúrbios hormonais e maus hábitos como lavar os cabelos na água muito quente é os principais fatores que causam a oleosidade dos fios.
• Cabelos mistos; é muito comum nas mulheres e o principal fator é externo devido a poluição, maus hábitos entre outros, o cabelo deste tipo não apresentam oleosidade excessiva e nem ressecamento, porém a raiz pode ser extremamente oleosa e as pontas secas, os cabelos mais longos geralmente apresentam mais chances de serem mistos, chapinha, secador, abuso de cremes condicionadores, coloração, poluição e o uso de produtos inadequados são os principais fatores que tornam os cabelos mistos.
• Cabelos secos; este tipo de cabelo é facilmente descoberto, pois ele é ressecado da raiz as pontas não apresentam brilho, movimento e quando é secado com o secador ou é feito chapinha se torna mais ressecado com muitos frizz e áspero, além de ser quebradiço e com muito volume, este cabelo é danificado devido a diversos fatores processos químico, exposição excessiva ao sol, cloro, mar, má alimentação, distúrbios emocionais entre outros, este cabelo precisa de hidratação para que os nutrientes perdidos sejam devolvidos.
Trate seu cabelo de acordo com suas necessidades e para isto você precisa descobrir como ele é, a partir de então você irá tratá-lo com os produtos específicos para que ele não seja prejudicado e você tenha sempre fios lindos, macios e sedosos, vale lembrar que as pessoas que possuem cabelos normais também devem lavar corretamente e fazer hidratações semanais, de acordo com o tipo de cabelo sempre, alguns produtos pode desequilibrar o pH do couro cabeludo desta forma tornando o cabelo normal em oleoso ou seco, enfim para cada tipo de cabelo um tipo de tratamento
Blog Brasil

Depilação feminina


Tipos de depilação feminina
As mulheres brasileiras estão entre as mais preocupadas do mundo em arrancar os pêlos das mais diversas partes do corpo, isso mesmo a mulher brasileira não gosta nem um pouco de pêlos pelo corpo e por isso procuram pelos melhores métodos de depilação para se livrarem dos pêlos que mais a incomodam, no Brasil as elas experimentam os mais diversos método, são inúmeros os tipos de ceras para depilar, lamina, cera quente, fria, pinça, linha, folhas entre muitos outros, porém vale à pena conferir as vantagens e desvantagens que cada método oferece e descobrir qual é o melhor para você.
• Cera fria; é um método muito usado antes da descoberta da cera quente, pode ser muito doloroso e também muito agressivo para a pele de pessoas mais sensíveis, o método retira os pelos pela raiz que só voltam a nascer após uma semana no máximo.
• Cera quente; é como a cera fria existe uma infinidade de tipos de cera de mel, com substâncias calmantes como a camomila, além de algumas serem antialérgicas, para pelos grossos, finos, enfim e o melhor é que a cera é aquecida o que pode ser menos doloroso porque o calor transmitido na pele com o contato da cera faz com que os poros se dilatam e assim facilita a retirada do pelo, mas para usar este tipo de cera é preciso ter os materiais adequados e ter experiência para não causar danos à pele, já que quando não retirada de maneira correta pode causar até hematomas.
• Creme depilatório; é um método muito usado pêlos mulheres que buscam por praticidade e nem um pouco de dor, porém o método não retira os pêlos pela raiz e ainda pode causar reações alérgicas, o tempo livre de pelos também é pouco é como uma lâmina, dura em média três dias de conforto.
• Aparelho elétrico; é um método muito pratico, pode ser feito por você mesmo sem o auxilio de uma segunda pessoa, porém é doloroso e um aparelho de qualidade custa no mínimo 80 reais, mas, dura anos, o efeito “liso” é o mesmo que a cera, porque ele também retira pela raiz, então você estará livre de pêlos por pelo menos quinze dias.
• Lamina; é um dos métodos mais conhecidos, indispensável para maioria dos homens, por as mulheres não se sentem confortáveis ao usá-lo apesar da grande maioria não abrir mão, isso porque um aparelho com lamina custa no máximo cinco reais alguns são descartáveis e outros podem ser usados mais de duas vezes que ainda oferecem eficiência. Mas o período livre de pêlos dura muito pouco, em torno de três dias eles estarão de volta, é muito pratico e não dói.
• À laser; este método é muito conhecido por eliminar completamente os pelos por meses, porém seu preço não é acessível para todas e requer o acompanhamento de uma profissional e consultas dermatológicas e também exige alguns cuidados como evitar a exposição solar durante o período de tratamento.
• Roll on; é um aparelho que esquenta a cera que diferente as outras é mais fina e por isso ela é aplicada em uma folha colada na pele e retirada na direção contrário dos pêlos. Porém o aparelho pode ter um custo alto e nem todas as mulheres que conseguem se depilar sozinha é preciso experiência para retirar os pêlos da maneira correta sem causar danos à pele.
• Pinça ou linha; são dois métodos que requer muita paciência e experiência, porém retira o pêlo pela raiz sem ser um método muito agressivo não causa danos à pele e é de custo baixo.
Entre outros métodos, é necessário encontrar um método que supra suas necessidades e te traga benefícios, procure sempre um profissional para te orientar e fazer a depilação da maneira mais segura e confortável para você.
Blog Brasil

Intestino Preso

Saiba como eliminar a prisão de ventre e melhorar o seu intestino
Sabe aquele desconforto no intestino, ele pode estar sendo causado pela a alimentação irregular, que vai fazer  mal á sua saúde. Para ter o melhor funcionamento do intestino é preciso fazer uma reeducação alimentar e criar hábitos diários de exercícios.
Para acabar com a prisão de ventre ingira bastante alimentos como: frutas, cereais, fibras, vegetais, entre outras coisas. Outra coisa muito benéfica é beber bastante liquido, de preferência água, e também tentar ficar calmo evitando o stress.
Bom, mas se nada disso adiantar procure um médico, pois ele vai te examinar e ver se tudo está certo, assim você vai poder recorrer ao magnésio, laxantes entre outras coisas.
Cuidados com seu intestino
A prisão de ventre ou intestino preso, é um problema bastante freqüente nos dias de hoje. Uma em cada 5 pessoas reclama que não evacua todos os dias, como seria o normal. Essa proporção duplica quando estamos falando somente das mulheres. Isso traz desconforto abdominal, excesso de gases e ressecamento das fezes, o que por sua vez pode gerar problemas no reto, como fissuras, sangramentos e dores para evacuar.
Alimentação inadequada e vida sedentária são os principais complicantes para o aumento desse problema. Aquilo que é mais "fácil" e rápido de ingerir não é, definitivamente, o mais saudável. Sanduíches rápidos, frituras, refrigerantes, biscoitos e açúcar dominam cada vez mais o dia-a-dia do brasileiro. O aumento desse tipo de alimentação rápida é diretamente proporcional ao dos pacientes nos consultórios de doenças gastrintestinais.
O tipo mais freqüente prisão de ventre é a chamada funcional. Outras causas, porém menos freqüentes, são hipotireoidismo, diabetes e uso de alguns medicamentos como analgésicos, antiácidos, antidepressivos e sais de ferro.
Algumas pessoas tentam explicar esse problema como sendo hereditário. Entretanto, quando toda uma família tem dificuldade de funcionamento intestinal, o mais previsível é que todos tenham os mesmos maus hábitos que levam à prisão de ventre.
1. Redução dos estímulos para evacuar
É importante evacuar diariamente pela manhã. A milenar Tradicional Medicina Chinesa (MTC) já considerava isso, antes mesmo do surgimento da civilização ocidental. E por uma simples razão: é pela manhã que o relógio biológico sinaliza com o comando de eliminar excretos. Evacuar logo ao despertar alivia o metabolismo - limpa a área - para a plena captação (em todos os níveis de conscência) de todos registros do dia que se inicia.
Existem 3 reflexos para evacuar e ativar o funcionamento intestinal diário e matinal:
  • o reflexo ortocólico - quando acordamos e ficamos de pé;
  • o reflexo gastrocólico - com a chegada do desjejum ao estômago, que se distende e avisa ao intestino ser hora de funcionar; e
  • o reflexo colocólico - provocado pela entrada do bolo fecal no ceco.
Os reflexos fisiológicos não passam pelo cérebro, porém, conscientemente o reflexo pode ser inibido. Muitas pessoas, apressadas, suprimem essa vontade.
Quando, dia após dia, ano após ano, esses reflexos deixam de ser atendidos por restrição de tempo, eles se tornam quase imperceptíveis. Como reflexos fisiológicos, podem ser desenvolvidos novamente, pois mediante uma reeducação, o organismo pede reconquistar o hábito de evacuar todas as manhãs.
2. Falta água - líquidos - na Alimentação diária
Cerca de 65% do peso de um adulto é água!
Sem água nada funciona bem, especialmente intestinos os rins. Água é alimento, aliás, depois do oxigênio, é o mais essencial dos alimentos. Ela cumpre também uma função importantíssima: a de transportar os nutrientes até às células que deles necessita e, retirar das células todos os seus excretos e subprodutos, encaminhando-os para os cinco sistemas excretores.
3. Vida Sedentária
A atividade física regular e responsável acelera o metabolismo basal, proporcionando um despertar, uma nutrição vital de todos os órgãos e sistemas. O sedentarismo leva à atonia, com enfraquecimento da musculatura abdominal, diminuindo a força para evacuar.
4. Baixo consumo de alimentos integrais e crus
Os alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal são aqueles ricos em fibras, como as verduras (folhas verdes), frutas como o limão, laranja, tangerina, ameixa, figo, abacate, manga, mamão e uva, legumes como o xuxu e o brócolis, além de sementes como a linhaça e o gergelim.
E uma excelente pedida é misturar estes alimentos no preparo de sucos desintoxicantes, tomados idealmente em jejum, imediatamente após seu preparo.
Alguns chás são estimulantes do intestino, como o senne (cássia angustifólia), porém, seu uso continuado não é indicado e vai perdendo seu poder laxante. Isso também ocorre com a maioria das fórmulas de laxantes (naturais e sintéticas), e só devem ser usados numa emergência e com acompanhamento médico.
O que de fato corrige o funcionamento adequado do intestino é a mudança de hábitos como alimentação natural e desintoxicante, além da atividade física diária. Se a prisão de ventre não melhorar totalmente com essas medidas, não interrompa, pois leva um bom tempo para um organismo por demais debilitado se recuperar. E, importante, consulte um médico.
Num país onde há produção abundante de frutas, verduras, legumes e sementes, tanto sol e clima adequado para uma caminhada, não tem porque existir esta endemia com tantas pessoas com intestino preso e barriga estufada.
Fontes:Conceição Trucom, Doce Limão e Blog Brasil

Anvisa suspende prazo para antibiótico e avalia emagrecedores


Está suspenso pela Diretoria da Anvisa o prazo que terminaria no próximo dia 25 de abril para que as farmácias  passassem a registrar a venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC.
A decisão foi tomada durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência nesta terça-feira (12/4), que teve início às 14h43, no auditório da Anvisa em Brasília. O encontro contou com a presença do público no auditório da Agência e também foi transmitido em tempo real pela internet.
O prazo para que as farmácias aderissem ao SNGPC, sistema informatizado desenvolvido e gerenciado pela Anvisa, constava da norma que modificou as regras para vendas de antibiótico, em outubro passado, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2010. 

Inicialmente a pauta da reunião pública da Diretoria da Anvisa previa a apreciação de algumas mudanças propostas para a norma. Mas os diretores optaram por solucionar a questão mais urgente, o prazo, e prorrogar a discussão dos ajustes para a próxima reunião.
Anorexígenos 
Os diretores decidiram também que a Agência promoverá um painel internacional sobre os inibidores de apetite. O cancelamento do registro destes produtos no mercado brasileiro foi defendido durante a reunião pública em parecer elaborado pelas áreas técnicas.
O documento preparado pela Gerência Geral de Medicamento (GGMED) e o Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig) reafirmou a necessidade de cancelamento de registro de quatro inibidores de apetite.
Apresentado pela chefe do Nuvig, Maria Eugênia Cury, o parecer indica que devem ter o registro cancelado a Sibutramina, a Anfepramona, Mazindol e o Femproporex, com base nos estudos científicos disponíveis que indicam elevado risco para a saúde humana.
“De acordo com estudo Scout sobre a Sibutramina, apenas 30% dos pacientes tratados com o medicamento tiveram perda de peso em três meses”, disse Maria Eugênia Cury. “E ficou constatado que predispõe a eventos como derrames e infarto”, completou.
O diretor presidente em exercício, Dirceu Barbano, acredita que o painel científico será importante para auxiliar a decisão da diretoria da Anvisa. “O painel nos ajudará a esclarecer o processo e eventuais pontos questionados”, apontou Barbano.
A Sibutramina entrou no mercado brasileiro em 2005 e o estudo internacional Scout para investigar seus danos à saúde e seus resultados foram anunciados em 2009. Hoje o medicamento é proibido na Comunidade Européia, Canadá, Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul.
Ana Júnlia Pinheiro - Imprensa/Anvisa

Defesa do consumidor vai participar da discussão sobre a regulação sanitária.

Movimentos de defesa do consumidor vão contribuir com decisões da Anvisa



A Anvisa vai contar com a participação do  Fórum Nacional de Entidades de Defesa do Consumidor (FNECDC) no aperfeiçoamento dos seus processos regulatórios e na promoção da participação social no trabalho da Agência. A Agência e o FNECDC assinaram, nesta quinta-feira (14/4), um protocolo de Cooperação Técnica para que as entidades de defesa do consumidor participem da discussão sobre a regulação sanitária.
“Precisamos aproximar as decisões da Anvisa da percepção que os movimentos sociais têm da realidade”, afirmou Dirceu Barbano, diretor presidente em exercício, durante a assinatura do documento.
Durante a cerimônia de assinatura do protocolo e a primeira reunião de trabalho, foram apresentados alguns temas que devem ter prioridade. Entre eles estão o descarte de medicamentos, orientações sobre produtos saneantes e sobre alimentos.
A aproximação entre a Agência e o Fórum é anterior à formalização desse acordo assinado. No Encontro Nacional das Entidades de Defesa do Consumidor, em dezembro passado, a Anvisa recolheu contribuições sobre o tema descarte de medicamentos que está em debate na Agência.
Rosana Grinberg, presidente do Fórum, disse que em regra as pessoas não se atentam para o risco ao meio ambiente que é jogar o medicamento no lixo comum ou no esgoto doméstico. Falta, segundo Grinberg, a consciência sobre os riscos que envolvem o consumo dos medicamentos e o conhecimento sobre o que fazer com as sobras desses produtos.
“O médico nunca informa sobre os riscos dos medicamentos, nem orienta como proceder se houver algum problema”, comentou Grinberg. “E o consumidor não se sente à vontade para perguntar”.
Descarte de Medicamentos é o tema de um painel realizado, nesta sexta-feira (15/4), na sede da Anvisa, em Brasília. Os representantes do Fórum estão na cidade, não apenas para formalizar o acordo com a Agência, mas também para atuar nesse debate.
Imprensa / Anvisa

Veja nova guia da FDA disponivel para consulta publica: Guidance for Industry - Non-Penicillin Beta-Lactam Risk Assessmen

Veja nova guia da FDA disponivel para consulta publica - Guidance for Industry - Non-Penicillin Beta-Lactam Risk Assessment: A CGMP Framework - disponivel no endereco http://www.fda.gov/downloads/Drugs/GuidanceComplianceRegulatoryInformation/Guidances/UCM246958.pdf

Medo de estar só

Meu maior medo é viver sozinho e não ter fé para receber um mundo diferente e não ter paz para se despedir. Meu maior medo é almoçar sozinho, jantar sozinho e me esforçar em me manter ocupado para não provocar compaixão dos garçons. Meu maior medo é ajudar as pessoas porque não sei me ajudar. Meu maior medo é desperdiçar espaço em uma cama de casal, sem acordar durante a chuva mais revolta, sem adormecer diante da chuva mais branda. Meu maior medo é a necessidade de ligar a tevê enquanto tomo banho. Meu maior medo é conversar com o rádio em engarrafamento. Meu maior medo é enfrentar um final de semana sozinho depois de ouvir os programas de meus colegas de trabalho. Meu maior medo é a segunda-feira e me calar para não parecer estranho e anti-social. Meu maior medo é escavar a noite para encontrar um par e voltar mais solteiro do que antes. Meu maior medo é não conseguir acabar uma cerveja sozinho. Meu maior medo é a indecisão ao escolher um presente para mim. Meu maior medo é a expectativa de dar certo na família, que não me deixa ao menos dar errado. Meu maior medo é escutar uma música, entender a letra e faltar uma companhia para concordar comigo. Meu maior medo é que a metade do rosto que apanho com a mão seja convencida a partir com a metade do rosto que não alcanço. Meu maior medo é escrever para não pensar.
(trecho de Pais e filhos maridos e esposas II)
Fabrício Carpinejar

Quero ser negro!

Racismo desde criança. Comparando as bonecas.

Sobre estar sozinho


Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.
O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.

Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher; ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino.
A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma idéia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.

A palavra de ordem deste século é parceria.

Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.
Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras.

O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo.

O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.
A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade.
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva.
A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa.

As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.
Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.

Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro.

Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável.

Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.
Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...

(Flávio Gikovate)

Massacre em Realengo. O crime está elucidado mas os "irmãos" para quem ele enviava as mensagens não.

Mensagens deixadas pelo maníaco que matou 12 crianças em Realengo reforçam a necessidade de descobrir os 'irmãos' com quem ele conversava


Foto de Wellington Menezes de Oliveira divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro que foi recuperada do computador da casa do assassino
Foto de Wellington Menezes de Oliveira divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro que foi recuperada do computador da casa do assassino (Arquivo pessoal)
Como ser solitário não é sinônimo de ser único, as conexões e inspirações que colaboraram com a mente deteriorada e diabólica do criminoso não podem ser desprezadas. E a partir deste ponto não cabe mais a resposta de que “como era louco, tudo que dizia era loucura”
Como crime de homicídio, o massacre da escola municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, é dado como “caso encerrado”. Esse é o termo usado pelo delegado Felipe Ettore, da recém-reformulada Delegacia de Homicídios, para explicar que tecnicamente, no âmbito de sua divisão na Polícia Civil, não há mais o que fazer: estão identificadas vítimas, autores e circunstâncias da tragédia.

O melhor, no entanto, é que o encerramento do inquérito não signifique o fim da investigação – e, pelo menos por enquanto, o Departamento de Polícia Técnica parece determinado a esmiuçar a vida pregressa de Wellington Menezes de Oliveira.

O recluso criminoso gastava a maior parte de seu dia no mundo virtual. O que nos primeiros dias parecia um empecilho para o avanço da apuração, agora revela-se um facilitador. Os discos de computador, registros de internet e vídeos deixados por Wellington funcionam como uma grande documentação dos passos do autor de um crime sem precedentes na história do país.

Manoel Freitas Louvise é acusado de vender para o maníaco Wellington o revólver 38 usado para matar 12 crianças
Manoel Freitas Louvise é acusado de vender para o maníaco o revólver 38 usado para matar 12 crianças

Wellington agiu sozinho, diz a polícia. A despeito das referências desconexas sobre religião e da simpatia por fundamentalistas, não passava de um boçal que decidiu transformar uma vida de rejeição social em brutalidade.

Como ser solitário não é sinônimo de ser único, as conexões e inspirações que colaboraram com a mente deteriorada e diabólica do criminoso não podem ser desprezadas. E a partir deste ponto não cabe mais a resposta de que “como era louco, tudo que dizia era loucura”.

Os quatro vídeos divulgados pela Seretaria de Segurança do Rio na sexta-feira confirmam uma impressão já deixada por Wellington em suas outras mensagens. Wellington se dirige a pessoas que chama de “irmãos”, fala com alguma intimidade – chega a dizer que “como vocês podem ver, estou sem barba” – e age como se estivesse dando satisfação sobre a evolução de seu ‘trabalho’.

Não há dúvida de que a mente do criminoso era habitada por seres que não são deste mundo. Mas foi nos arredores de sua vida pacata e reclusa na zona oeste que ele deixou boa parte das pistas de que havia uma matança em andamento. A começar pelas armas e munições que adquiriu.
Cecília Ritto
Os revólveres utilizados por Wellington Menezes de Oliveira no dia do massacre de Realengo
Os revólveres utilizados por Wellington Menezes de Oliveira no dia do massacre de Realengo

Como destacou a criminologista Britta Bannenberg, especialista crimes causados por atiradores,, “todos os atiradores deram sinais de que tramavam algo e de que não estavam bem". O problema é que, no caso de Wellington, quem teve mais acesso a esses ‘sinais’ foram pessoas que estavam mais preocupadas em lucrar com o crime do que impedi-lo – e justamente por isso precisam de punição exemplar.

A começar pelo segurança Manuel Freitas Louvise, de 57 anos, preso na quinta-feira sob acusação de ter vendido para Wellington o revólver calibre 38 usado no massacre. Foi dessa arma que partiram mais de 60 tiros durante os cerca de 10 minutos de ataque. À polícia Luvise disse que vendeu a arma – que ele havia comprado legalmente – porque Wellington alegava necessidade de se proteger em Sepetiba, onde passou a morar. Como ele explica, então, a venda de 77 balas e dos recarregadores rápidos para a arma?

Luvise nunca vai admitir. Mas alguém com mínimos conhecimentos de segurança sabe que essa quantidade de munição e carregadores não são coisa de quem quer se proteger. E mais: que alguém viria a morrer.

É prematuro acreditar que Wellington – alguém que conta ter sido desprezado ao longo de toda a vida – tenha uma legião de seguidores. Mas alguém com obsessão por internet e tantas conexões – MSN, Orkut e seis endereços de e-mail, pelo que a polícia já pôde confirmar –, com planos que datam de pelo menos nove meses antes do massacre, dificilmente caminha sem deixar pegadas

Micróbios poderão prevenir cáries e diminuir colesterol

 Segundo estudo, probióticos complexos a base de bactérias serão objeto de receita em consultas médicas de todo o mundo EFE
WASHINGTON - Os micróbios que vivem em nosso organismo podem ser, no futuro, o principal ingrediente de uma pasta de dentes que ajudará a prevenir cáries ou de comprimidos para diminuir o colesterol, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira, 14, pela revista americana Science.
Os probióticos, como são denominados os alimentos, bebidas e suplementos dietéticos que contêm micróbios vivos procedentes do corpo humano, ajudarão em um futuro a diagnosticar e tratar doenças, e os complexos a base de bactérias serão objeto de receita em consultas médicas de todo o mundo.
É o prognóstico que fazem o cientista da Universidade de Stanford, da Califórnia, J.L. Sonnenburg, e o da Universidade da Califórnia, M.A. Fischbach.
O estudo, intitulado Saúde comunitária: oportunidades terapêuticas no microbioma humano, prevê um futuro no qual os probióticos serão desenvolvidos e modificados pelas companhias farmacêuticas e biotecnológicas e regulados pelo Escritório de Alimentos e Remédios (FDA) dos EUA.
Os autores do texto convidam a comunidade científica dar sequência ao estudo das propriedades beneficentes dos micróbios vivos para a flora intestinal, que atualmente é o objeto da maioria dos produtos com esses organismos, protagonizados pelos iogurtes que permitem a sobrevivência das bactérias.
"O conceito (dos probióticos) pode ser aplicado também a outras comunidades microbianas do corpo humano", indicam os pesquisadores.
"Os cremes para a pele e pastas de dentes do futuro poderão conter organismos vivos ou prebióticos que ajudem a tratar a dermatite atópica e prevenir cáries dentais", acrescentam.
Segundo Sonnenburg e Fischbach, os micróbios vivos não só ajudarão a tratar as disfunções e doenças, mas também a preveni-las.
"Os componentes microbianos dos sedimentos, a urina, o cuspe e as mucosidades atendem às duas virtudes de uma mostra diagnóstica: são fáceis de obter e sustentam uma quantidade de informação molecular relevante para as doenças", afirma o estudo.
Apesar de sua popularidade crescente, os produtos probióticos não foram até agora estudados com rigor e, nos EUA, não estão regulados pela FDA.
Embora pareçam ter um potencial claro como agentes terapêuticos, existem desafios no momento de estabelecer padrões claros que permitam uma pesquisa mais aprofundada, segundo adverte o estudo.
As influências "antinaturais" sobre o organismo, como o consumo de antibióticos ou a administração de vacinas, modificam e transformam a estrutura microbiana, que pode variar de pessoa para pessoa e de país para país.
"As diferenças marcadas entre os micróbios fecais de uma criança de Burkina Fasso e das crianças do norte da Itália dão uma ideia dos problemas de definir uma linha de base para a microbiota", aponta o estudo.
Isso transforma às comunidades microbianas dos humanos em um "alvo móvel", que impõe um desafio considerável no momento de definir o que é "normal" ou "saudável",

Vacina Anti-gripal

REUTERS
GENEBRA - Está prestes a ser concluído um acordo global pelo qual os países compartilhariam amostras de vírus da gripe, em troca de terem acesso a vacinas mais baratas produzidas a partir desse material, o que pode ser crucial em caso de epidemia, segundo diplomatas envolvidos no processo.
Já há consenso sobre o assunto em todas as regiões, o que inclui a Indonésia, que há três anos parou de partilhar suas amostras de vírus da gripe com a Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo esses diplomatas. Eles acrescentaram, no entanto, que ainda falta o aval dos Estados Unidos.
A esperança é que tudo esteja resolvido até sexta-feira, 15, e que o acordos seja submetido a ministros da Saúde durante a reunião anual da OMS prevista para 16 a 24 de maio.
"Há um pacote. Todos estão a bordo, inclusive a Indonésia. A delegação dos EUA está checando com Washington durante a noite, mas o embaixador dos EUA recomendou acompanhar", disse um embaixador à Reuters na noite de quinta-feira. Um enviado de um importante país asiático afirmou que se trata de um acordo "modelo".
As negociações transcorrem a portas fechadas, e um porta-voz da delegação norte-americana em Genebra disse que não iria comentar o tema.
O processo envolvendo 193 países da OMS começou há quatro anos, depois de uma letal epidemia da gripe aviária H5N1 no Sudeste Asiático. Um ano depois, a Indonésia deixou de partilhar suas amostras com os laboratórios da OMS, em protesto por não ter acesso a vacinas.
Os embaixadores Juan José Gómez Camacho, do México, e Bente Angell-Hansen, da Noruega, que presidem as discussões, afirmaram na terça-feira que um acordo era iminente, mas que restavam discrepâncias a respeito de temas como propriedade intelectual e o papel do setor farmacêutico.
Na semana passada, os diplomatas se reuniram com 30 laboratórios, inclusive os gigantes GlaxoSmithkline, Sanofi-Aventis e Novartis, para solicitar seu apoio a um programa que assegure vacinas acessíveis a países pobres.
O setor farmacêutico já aceitou fornecer cerca de metade das vacinas necessárias nos países pobres, estimadas em 58 milhões de dólares por ano, além de financiar projetos para aumentar a capacidade dos seus laboratórios, disseram diplomatas na noite de quinta-feira.
Executivos do setor dizem que a capacidade produtiva anual de uma vacina contra uma pandemia de gripe é de 1,1 bilhão de doses, podendo chegar a 1,8 bilhão dentro de quatro a cinco anos.
Em 2009/10, quando o mundo sofreu a pandemia da gripe suína, a capacidade era de 500 milhões de doses.
A proposta do grupo de trabalho prevê a adoção de acordo antes da próxima pandemia, o que incluiria acordos de pré-compra de vacinas envolvendo laboratórios, e que o governo reserve um certo percentual da sua capacidade produtiva - 10%, por exemplo - para países sem acesso a vacinas.
Pneumonia e meningite. O Japão voltou a autorizar este mês a aplicação de uma vacina para pneumonia e meningite produzida pela Pfizer que fora proibida em março, informou o laboratório nesta quinta-feira.
O uso da vacina foi suspenso pelo governo japonês no início do mês passado após a morte de quatro crianças que tinham tomado vacinas da Pfizer e da Sanofi-Aventis. As crianças morreram pouco depois de tomar as vacinas e, embora não estivesse claro se havia uma ligação entre as mortes e as vacinas, o uso da Prevenar, da Pfizer, e da ActHIB, da Sanofi, foi suspenso enquanto as mortes eram investigadas.
Segundo nota da Pfizer, "o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Japão e o comitê que avaliam a segurança dos medicamentos no país investigaram os casos relatados e concluíram que não existe relação entre a imunização com a vacina e os óbitos".
A comercialização da vacina Prevenar em todo o mundo, incluindo o Brasil, não foi interrompida durante o período de suspensão no Japão.

A ressaca da alma


Todos nós temos opiniões próprias, desejos, maneiras e tudo o mais. Dizer não em determinadas situações é tão difícil quanto atravessar o oceano nadando. Mas será que isso não será para os fracos? Tenho dúvidas! O certo é que o bom não se junta com o mal assim como o óleo não se junta com a água. Nunca vá pelo caminho que você sabe que é errado, que vai tudo por água a baixo e só vai ficar uma profunda frustração que mesmo sendo esperada é terrivelmente dolorida.


A dor física existe remédio, pra dor da alma não. Muitas vezes nos importamos com o que os outros vão pensar de nós, o certo é mandar tudo pro inferno e pensar em você no que você realmente quer e deseja, nunca fazer nada pra agradar a alguém e você fica na pior, o bom senso tem que prevalecer, tem que ser agradável para as duas pessoas e não pra um.

Todo erro tem um preço e as vezes é um preço alto demais. Acredite, não vale apenas!

Não existe ressaca pior que a ressaca da alma, essa é terrível e demora um grande tempo pra passar, mas o único remédio é o tempo que fará amenizar o arrependimento.

Tem gente que encontra coisas boas no caminho, eu só encontro restos de esgoto tão podres que me doe as vezes viver. Os bons se forão, só me resta restos e de restos prefiro a solidão por que fico comigo mesma e me suporto no meio de tanta podridão. Eu e eu para sempre juntas. Eternamente companheiras. Lá fora fede, aqui tem um cheiro de rosas.
 
Lindo texto de Luna.
Emoções e Solidão