4.12.2011

CLA: o queimador de gordura. Será?


cla
Um alerta para muitas amigas minhas (e amigos também) que acham que existe milagre para ficar com um corpo bem definido. Não tem segredo: é preciso queimar gorduras. E para isso é fundamental exercícios físicos regulares e dieta balanceada. É a simples equação do que se ingere durante o dia, menos o que se gasta durante ele. Sem segredos.
Após essa breve introdução, vamos à íntegra da matéria.
Sensação nas academias, esse suplemento alimentar promete tudo o que você sempre quis: perder gordura e ganhar músculos. A gente, é claro, foi investigar se ele realiza mesmo os nossos sonhos.
Quem lê a embalagem compra. E desembolsa sem remorso uma média de 90 reais pelo frasco com 90 cápsulas (o suficiente para quase um mês). Não é à toa. Olha só o que os rótulos desse suplemento alimentar prometem: “Reduz visivelmente a gordura corporal, garante definição muscular, evita o efeito sanfona, ajuda a manter o peso, acaba com a gordura localizada da barriga, tem efeito oxidante (você fica jovem por mais tempo)”. Parece que seus problemas acabaram? Nem todos. Os estudos sobre o CLA, sigla inglesa para ácido linoléico conjugado, ainda não são decisivos em relação a sua eficiência. Mesmo assim, o consumo desse suplemento virou febre nas academias (veja a opinião de garotas que tomaram ao longo da reportagem). O tititi é tanto que todo mundo quer experimentar, inclusive quem não malha nem faz dieta. Nas seis lojas de suplementos para praticantes de atividade física que visitamos em São Paulo, o CLA é, sem dúvida, o produto mais procurado pelas mulheres.
Muito barulho, pouca comprovação
Tudo começou quando algumas pesquisas associaram o CLA — um ácido graxo encontrado na carne bovina, na do peru e em alguns laticínios — à redução de gordura corporal, ao aumento do metabolismo e ganho de massa muscular. Uma promessa e tanto! Em tese, complementar a alimentação com cerca de 4 gramas de CLA em cápsulas por dia inibiria a ação da enzima responsável por armazenar a gordura ingerida. Sob efeito do CLA, esse nutriente seria usado como a principal fonte de energia em vez de ser estocado nas células e virar pneuzinho. Só que ainda é cedo para comemorar. “A maioria dos estudos que tiveram efeito positivo foi realizado com ratos. Nos humanos, o resultado deixou a desejar”, afirma Samantha Macedo, nutricionista da consultoria Equilibrium, em São Paulo. “Além disso, ainda são testes pouco expressivos, feitos com amostras pequenas que não dão um caráter de comprovação científica”, acrescenta Heloísa Guarita, nutricionista da RGNutri, consultoria em nutrição esportiva, também em São Paulo. Tem mais: nem todos os CLAs são iguais. Nas pesquisas que mostraram resultado, foi testado o isômero trans 10 cis 12 (as moléculas do CLA são agrupadas de uma forma específica). Isso significa que essa combinação foi considerada a mais eficaz. O problema é que a maior parte das marcas importadas e nacionais que vendem o CLA não cita se é esse isômero mais poderoso que está contido na fórmula.
Riscos no futuro, ninguém quer!
Qualquer garota que deseja um corpo cheio de curvas fica bastante tentada a lançar mão do suplemento. Afinal, parece natural e mal não faz… Não é bem assim. Para começar, você pode sentir náuseas se tomar uma dose acima de 2 gramas ao dia. “Se a dosagem diária chegar a 6 gramas, pelo menos dez estudos apontaram para o risco de desenvolver resistência à insulina, o que, a longo prazo, poderia causar diabetes”, alerta Heloísa. Por todas essas dúvidas sobre sua ação e possíveis efeitos colaterais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovou o pedido de registro de empresas interessadas em comercializar o CLA. “Os produtos disponíveis no mercado estão irregulares”, afirma Elisabete Gonçalves Dutra, assessora técnica da Anvisa. “Não se trata de conservadorismo. Muitos suplementos têm grande valor para melhorar o desempenho de quem pratica atividade física quando prescritos e acompanhados por um médico ou nutricionista. Mas o CLA demanda mais estudos para sabermos se vale a pena utilizá-lo”, assegura Heloísa Guarita. E ainda que a ciência comprove de vez os benefícios da substância (tomara que sim, pois teremos mais um aliado na luta contra a balança!), não dá para dizer que milagre em cápsula existe. “O CLA não emagrece nem derrete a gordura sozinho. A dupla alimentação equilibrada mais exercício ainda é a melhor pedida”, lembra Samantha.
“Comprei o CLA por influência dos amigos da academia. Soube que muitas garotas, inclusive as que não malham, poderiam perder gordura com esse suplemento. Estou tomando as cápsulas há menos de um mês, mas não percebi grandes resultados. Por isso, continuo firme nas aulas de body pump, localizada e spinning.”
Renata Toth, 29 anos, gerente de marketing
“Sempre fiz exercício, mas, há três anos, resolvi aliar ao treino uma alimentação balanceada com suplementos. Tomo CLA, whey protein e um outro produto que ajuda na queima de gordura. Só que, sinceramente, acho dinheiro jogado fora tomar cápsulas e shakes se não fizer atividade física ou utilizá-los sem seguir um programa alimentar. Eu sou megadisciplinada: como de três em três horas onde estiver — num evento, na rua, no trabalho. Se vou jantar fora, levo numa boa minha marmita com clara de ovo. O resultado foi absurdo! Eu, que estava acima do peso, consegui mudar meu corpo dramaticamente. Mas não tem jeito: a transformação é proporcional ao seu comprometimento com a dieta e com a malhação.”
Penélope Nova, 32 anos, apresentadora da MTV
Quem é quem no mundo dos suplementos
Entrar numa loja de suplementos alimentares (dessas que ficam ao lado das academias) e saber para que serve cada um dos potinhos é um verdadeiro desafio. São mil apelos e poucas certezas. Fomos descobrir a verdade sobre os produtos mais procurados pelas mulheres.
Queimadores de gordura
Já que todo mundo está sempre querendo perder uns quilinhos de qualquer jeito, essa categoria ganha disparado em interesse entre o público feminino. Primeiro veio a efedrina (ativo que acelera o metabolismo, mas causa uma série de efeitos colaterais como taquicardia e pressão alta). Depois, a L-carnitina, mais conhecido como Fat Burner — um aminoácido que aceleraria a queima de gordura, mas sua eficiência foi derrubada por muitos estudos. Os dois estão proibidos aqui no Brasil. Agora o CLA é a bola da vez. Outras fórmulas que podem levar cafeína e taurina, substâncias estimulantes, também prometem ajudar na perda de peso. “Algumas mulheres fazem dieta restritiva e tomam esse tipo de suplemento para ter pique. O perigo é achar que está cheia de energia e passar mal durante o exercício”, adverte a nutricionista Samantha Macedo. A quitosana, uma fibra extraída da casca de crustáceos, ganhou fama por alardear que impede a absorção da gordura. “Se o organismo não a absorvesse, haveria crises de diarréia”, ressalta Samantha.
Energéticos
O consumo do carboidrato em shake — o pó fica no fundo da garrafinha, basta colocar água e agitar —, em gel ou barrinha para dar mais energia na hora de malhar ainda é tímido entre o público feminino. O motivo? Carboidrato engorda! Mas se for bem utilizado, tem seu valor. Vale recorrer a ele antes da corrida de 60 minutos, da aula de spinning ou no intervalo de duas atividades aeróbicas seguidas. A vantagem é que pode ser ingerido minutos antes da aula, pois tem rápida absorção. Uma barrinha de cereal também garante a dose de energia necessária para quem não é uma superatleta. Nesse caso, deve ser consumida cerca de 40 minutos antes do exercício.
“Estou com o corpo que sempre quis, pois investi pesado em dieta, suplementos e malhação. Há um ano, comecei a beber um shake de proteína para ganhar músculos. Também tomo um sachê de carboidrato em gel antes da atividade aeróbica para ter mais energia. A dieta é equilibrada – sem fritura, sem doce, só no arroz, saladinha e fruta. Também sigo um supertreino: musculação quatro vezes na semana, intercalada com dois dias de corrida, além das três aulas de bike.”
Tatiana Guardabassi, 32 anos, designer de jóias
Antes de comprar um suplemento…
1 – Organize a sua agenda para conseguir malhar e ter uma dieta saudável. Os suplementos agem como coadjuvantes dessa dupla.
2 – Não acredite em todas as pesquisas publicadas na internet. Grande parte é financiada pelos próprios laboratórios que comercializam os produtos.
3 – Procure uma nutricionista para saber a dosagem e a forma correta de utilizar um suplemento. Além de mais seguro, funciona melhor.
4 – Duvide de produtos que não apontam os princípios ativos da fórmula e só utilizam apenas o termo “poderosas substâncias” para endossar sua eficácia.
 Revista Boa Forma,

Nenhum comentário: