4.13.2011

Medicamento clandestino


O comércio clandestino de medicamentos é uma ameaça para a saúde pública. Na internet, são encontrados medicamentos comercializados livremente sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prometendo curar diversas enfermidades, inclusive o câncer.
Um exemplo é um medicamento fitoterápico chamado “Natural Life Harp”, comercializado em um site na internet e que promete combater artrite, doenças do coração, diabetes, e até mesmo diferentes tipos de câncer. Um frasco com 90 cápsulas do produto é vendido a R$ 80.
O vendedor do remédio é de Mato Grosso do Sul e, por telefone, explicou que não há contra-indicações do produto, pois ele é fitoterápico. Quando perguntado se o medicamento tem registro na Anvisa, ele afirma positivamente.
Mas, de acordo com o site da Anvisa, este medicamento não tem registro. E, ainda de acordo com o órgão, o produto não tem uso seguro e não pode ser vendido no Brasil.
Mesmo assim, há pessoas que compram o falso medicamento. Por isso, é importante que, antes de comprar qualquer tipo de remédio, o paciente fique atento aos seguintes itens:
- Nome do laboratório;
- Farmacêutico responsável;
- Telefone de contato.
Todas essas informações devem estar presentes na embalagem do produto.
A Anvisa é responsável pelo registro de medicamentos, pela autorização de funcionamento dos laboratórios farmacêuticos e demais empresas da cadeia farmacêutica, e pela regulação de ensaios clínicos e de preços, por meio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Você pode consultar se um medicamento tem autorização para ser comercializado clicando aqui.

Nenhum comentário: