4.15.2011

Virus HTLV


HTLV entra na lista de prioridades do Ministério da Saúde

Um passo importante foi dado na luta pelo controle do HTLV, vírus da mesma família do HIV, que afeta entre 15 e 20 milhões de pessoas em todo o mundo. O Programa DST AIDS do Ministério da Saúde criou uma comissão para estudar a criação de uma portaria que torne obrigatório o teste para detectar o HTLV em grávidas. O objetivo é impedir que o vírus seja transmitido de mãe para filho, por meio do aleitamento. Em caso de resultado positivo, o estudo prevê ainda que as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) recebam o leite infantil para garantir a alimentação dos bebês.

Atualmente, a transmissão de mãe para filho é a forma mais grave e sem controle de disseminação do vírus HTLV. O Brasil é o país de maior contingente, com cerca de 2,5 milhões de pessoas infectadas. Apesar do número alarmante, a doença é negligenciada no país e poucos sabem a respeito deste mal. Além da forma vertical, o vírus é também transmitido pelas mesmas vias que o HIV - sexual e sangue.

O anúncio sobre o estudo da nova portaria será feito no XI Simpósio Internacional de HTLV, que será realizado em Olinda (PE), de 17 a 19 de abril. Serão debatidas, ainda, soluções terapêuticas e farmacológicas para padronização de medicamentos a serem usados nas conseqüências da infecção pelo HTLV.

Agente condutor de políticas públicas na área da saúde, Farmanguinhos – que recentemente promoveu um fórum sobre o HTLV, com a participação de renomados especialistas na área - vem mobilizando a sociedade e profissionais para o controle da doença no país.

“É avanço importante na luta contra a doença”, afirmou Sandra Valle, da Associação Lutando Para Viver do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas, da Fiocruz, que estará presente no simpósio como representante dos portadores do Rio de Janeiro. Além disso, como grande parte dos médicos não sabe diagnosticar a doença, formou-se no Programa DST/AIDS uma equipe de profissionais de diversas especialidades para revisar e atualizar o Guia de Manejo Clínico ao Paciente com HTLV. Trata-se de um documento direcionado aos profissionais de saúde, que inclui especialidades como obstetrícia, urologia, psicologia e reumatologia.
 Maritiza Elaine
Farmanguinhos

Nenhum comentário: