12.29.2017

Indulto do golpista e corrupto Temer é para soltar os seus pares que estão presos

Decreto questionado
 O indulto natalino deste ano, editado pelo golpista Michel Temer foi suspenso parcialmente pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal. 
 O decreto de Temer concedia comutação de penas e outros benefícios àqueles que já tivessem cumprido 20% das penas definidas pela Justiça.
“Preso no Paraná desde março de 2015, o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada é o alvo da operação que está há mais tempo na cadeia. Ele foi condenado a 21 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e cumpriu até agora o equivalente a 13% da sua pena”.
Ele defende ainda que as pessoas flagradas na investigação cooperaram com as autoridades para fugirem da cadeia já naquele momento em que se viram encurraladas, não pela “promessa de alívio no futuro”. “É difícil imaginar por que alguém trocaria isso por um perdão duvidoso que só poderia ser alcançado após anos de embate com as autoridades”, complementa, lembrando que o indulto é anual e seus moldes podem ser alterados pelo próximo presidente da República.
Indulto suspenso
O Decreto 9.246/2017, que detalhava as regras do indulto natalino de 2017, foi parcialmente suspenso na quinta-feira (28/12) pela ministra Cármen Lúcia, que viu desvio de finalidade no texto promulgado.

A decisão, que atendeu pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alcança os incisos I do artigo 1º; I do parágrafo 1º do artigo 2º e os artigos 8, 10 e 11 do decreto. Ou seja, impede a concessão de indulto a quem tenha feito delação e a quem não pagou multas previstas em condenação, por exemplo.
Em relação às pessoas que conseguiram a suspensão condicional do processo — por exemplo, por terem feito delações premiadas —,a presidente do STF explicou que elas não podem ser beneficiadas com o indulto porque não houve juízo de mérito ou formação de culpa pelo Poder Judiciário.
Já sobre a questão das multas, Cármen Lúcia afirmou que a pena pecuniária não provoca "situação de desumanidade" nem é "digno de benignidade". Ela destacou ainda que a jurisprudência do STF é no sentido de que o benefício do indulto, para ser obtido, é condicionado à quitação da multa. A exceção, continuou, existe em casos de motivo justificado, "o que bem demonstra a inadequação de se prever indulto para tais situações”.
Argumento da PGR No pedido ao STF, Raquel Dodge alegou que o decreto não demonstrou a razão de fato e de direito a justificar os benefícios concedidos. “Ao extinguir a punibilidade do réu condenado antes do cumprimento integral da pena que lhe foi aplicada pelo juiz, o indulto resultaria em atuação atípica do Executivo em atividade do Judiciário", diz a Procuradoria-Geral.
Disse também que o decreto é ato arbitrário por favorecer a impunidade de crimes graves sem observar a individualização da pena. “[O decreto] será causa única e precípua de impunidade de crimes graves, como aqueles apurados no âmbito da operação ‘lava jato’ e de outras operações contra a corrupção sistêmica e de investigações de grande porte ocorridas nestes últimos anos”, detalha a PGR.

Novo aumento dos combustíveis : Cadê as panelas?

Variações fazem parte do modelo de reajustes praticados pela estatal em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional

Brasília - O preço da gasolina e do diesel comercializados nas refinarias da Petrobras sofrerão novos reajustes. De acordo com a empresa, nesta sexta-feira, a gasolina sobe 1,7% e o diesel 1,1%. A partir deste sábado, haverá novo aumento, de 1,9% para a gasolina e 0,4% para o diesel.

preço da gasolina e no diesel tem novos reajustes nas refinarias Marcio Mercante / AG. ODIA

Nesta semana, o preço dos combustíveis nas refinarias já haviam sido ajustados. Na última, houve aumento de 1,1% no diesel e redução de 0,4% na gasolina. Na quinta-feira, também houve aumento de 0,9% no diesel.
As variações fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal.

Prédio da Petrobras Tânia Rêgo / Agencia Brasil

“Analisamos nossa participação no mercado interno e avaliamos frequentemente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias. Sendo assim, os ajustes nos preços podem ser realizados a qualquer momento, inclusive diariamente”, acrescenta a empresa.
O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. O histórico das últimas variações praticadas pela Petrobras está disponível da página da estatal.

Gleisi: não se pode colocar manifestação democrática em chiqueirinho

Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

Paraná 247 - A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, criticou duramente a decisão do juiz Osório Avila Neto, proferida nesta quinta (28), que proíbe acampamento do MST em Porto Alegre nas proximidades do TRF-4, onde três desembargadores julgarão Lula em segunda instância. 
"O MPF e essa decisão do Judiciário parecem provocação. Vai acirrar muito os ânimos que já estão exaltados pela injustiça com Lula. Nós sempre fizemos manifestações pacíficas. Agora, não vamos permitir esse atentado ao direito de manifestação", afirmou.
"Ninguém pode colocar manifestações democráticas em chiqueirinhos", completou.
Em sua decisão, o magistrado deixa claro que o objetivo da sentença é diminuir o impacto do protesto:
"Protestar é um ato midiático, exige perfeita remessa entre a ação de protesto e o destinatário da agitação. A foto deste grupo protestando em frente ao Tribunal dirá muito mais à coletividade mundial do que a foto deste mesmo grupo em praça a centenas de metros de distância", prossegue o magistrado.
"Ante o exposto, defiro parcialmente a liminar pleiteada, para o fim de (a) que seja estabelecida área de isolamento para o trânsito e permanência dos manifestantes, correspondente à área formada pelo polígono entre as vias: Rua Edvaldo Pereira Paiva, Avenida Loureiro da Silva e Avenida Augusto de Carvalho; (b) proibir, imediatamente e até três (03) dias após o julgamento do recurso, a formação de acampamento no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia) e em seus terrenos e estacionamentos lindeiros ao parque e ao Tribunal Regional Federal e às instituições públicas situadas nas adjacências".

PT: proibir manifestações é antidemocrático e acirra ânimos PT: proibir manifestações é antidemocrático e acirra ânimos


Ouça este conteúdo 0:00 100% Audima

RS 247 - O Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota em que critica duramente a decisão da Justiça de proibir manifestações em apoio ao ex-presidente Lula durante seu julgamento, em 24 de janeiro, em Porto Alegre. 
O PT classificou a atitude do magistrado como antidemocrática e acusou a Justiça de criminalizar os movimentos sociais.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores: 
em despacho na noite de ontem, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul acatou, em parte, pedido do Ministério Público Federal que limita a liberdade de manifestação das pessoas e dos movimentos sociais que desejam acompanhar o julgamento de recurso da defesa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na cidade de Porto Alegre, RS, marcado para o dia 24 de janeiro de 2018.
O pedido do MPF e a decisão judicial proferida criminaliza o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), colocando-o como réu em uma ação de cunho autoritário e antidemocrático. Atenta, assim, contra direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil (1988) em vigor – art. 5º, IV e XVI – e o compromisso internacional de liberdade de manifestação assumido pelo País em 1992, ao ratificar o Pacto de San José da Costa Rica (1969). A criminalização dos movimentos sociais tem sido constante e sistemática no Brasil.
Os protestos e manifestações em defesa do Presidente Lula, contra a perseguição política sofrida por ele, mediante o uso de instrumentos jurídicos (lawfare), bem como a acusação infundada de crimes inexistentes, sempre foram pacíficos e, mais do que isso, legítimos.
As manifestações sociais e populares não podem ser cerceadas, nem criminalizadas, muito menos confinadas para se fazer um jogo de “faz de conta” da democracia. Isso é arbitrariedade, abuso institucional, movido por interesses que atentam aos direitos do povo brasileiro.
“A praça, a praça é do povo. Como o céu é do Condor", já proclamava Castro Alves
O PT, as forças políticas e sociais, não se calarão diante de manifestações sucessivas de ataque à democracia. Vamos denunciar nacional e internacionalmente essa tentativa de inibir o direito de livre manifestação e, também, de criminalização do movimento social. Utilizaremos todas as medidas judiciais cabíveis e reafirmamos a grande mobilização popular em Porto Alegre, como em todo o Brasil, em defesa de eleições livres e do direito do maior líder popular brasileiro, líder também nas pesquisas de intenção de votos para a presidência da República, Luiz Inacio Lula da Silva, de reafirmar sua inocencia e de ser candidato nas eleições de 2018.
Brasília, 29 de dezembro de 2017
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Impunidade do senador Aécio Neves


247 – Num dos trechos de sua entrevista à BBC, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, lamentou a impunidade do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e apontou o excesso de provas contra o político mineiro: a gravação, o pedido de dinheiro, a entrega com a mala e até a ameaça de matar o primo.
Barroso disse ainda que, dos 650 mil detentos brasileiros, poucos estão presos com tantas provas como havia no caso Aécio.
A esse respeito, confira texto postado pelo deputado Rogério Correia, do PT de Minas Gerais:
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deu entrevista à BBC Brasil. Em certo momento, ele surpreende e mostra claramente o incômodo com a impunidade do senador Aécio Neves. Embora sem citar diretamente o nome do ex-governador mineiro (nem precisava...), Barroso não deixa dúvida: “Há 650 mil presos no sistema penitenciário brasileiro. Poucos estão presos com tanta prova quanto há nesse caso”, disse o ministro. “Não é um sentimento pessoal, político, não é populismo. É prova.”

Enquanto isso, procuradores da Lava Jato em Curitiba, aliados ao juiz do caso (ambos, por sinal, não investigaram nem fizeram nada em relação a Aécio e sua turma), preferem perseguir o líder em todas as pesquisas. Depois de três anos de investigação, não conseguiram apresentar uma única prova convincente.

12.28.2017

Chico diz que saída de Temer 'é pouco' e ironiza 'pessoas finas' que o xingam






Não havia muita dúvida de que o momento viria, e aconteceu, ironicamente, logo antes de "Gota d'Água" ("Deixe em paz meu coração / que ele é um pote até aqui de mágoa"): o público que lotou o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para assistir à estreia do novo show de Chico Buarque, na noite desta quarta (13), irrompeu num grande coro de "fora, Temer".
O cantor, que não havia ouvido direito os primeiros gritos, deu corda a seus fãs: "E é pouco", disse em resposta ao coro, à medida que os pedidos pela saída do presidente se avolumavam. "Eu não tava ouvindo bem porque a gente canta com esses fones enfiados no ouvido, agora eu ouvi bem o 'fora, Temer'", disse, após tirar os fones.
Aproveitando o momento, que aconteceu no trecho final do show e foi, de longe, o mais relaxado e informal da sempre tensa noite de estreia, Chico ironizou seus antagonistas da elite carioca, que, segundo ele, o xingam durante suas caminhadas pelo calçadão da praia.
"Acho que agora eu vou passar a usar esses fones permanentemente, porque lá no Rio, nos bairros chiques onde eu ando, volta e meia passam aquelas pessoas finas nos seus carros grandes e gritam 'viado, filho da puta!', 'viado, vai pra Cuba', 'vai pra Paris, viado'. O único consenso é o 'viado'", disse, rindo e fazendo a plateia rir.

A reação de Chico aos "haters" veio também em forma de música, em certos pontos do show, um deles logo no início. Após um breve problema técnico que retardou a abertura das cortinas, o artista começou a apresentação com uma dobradinha de sambas, emendando o clássico "Minha Embaixada Chegou" (de Assis Valente) com seu "Mambembe".

A eles seguiu-se uma versão mais jazzística de "Partido Alto", com a estrofe final sendo declamada pelo cantor, em tom pausado, forte, quase sem som instrumental, como quem dá um aviso: "Deus me fez um cara fraco / desdentado e feio / Pele e osso simplesmente / quase sem recheio / Mas se alguém me desafia / e bota a mãe no meio / Dou pernada a três por quatro / e nem me despenteio / Que eu já estou de saco cheio".

Foi a senha para uma das muitas explosões de palmas que se ouviram ao longo das 29 músicas do roteiro, que incluiu as nove canções de "Caravanas", o álbum lançado em agosto e que serve de gancho para a turnê.

Outro trecho de, digamos, "acerto de contas", foi a sequência que teve a recente "Desaforos" ("Alguém me disse / Que tu não me queres
/ E que até proferes / desaforos pro meu lado") e o sucesso "Injuriado" ("E agora não há francamente / Motivo pra você me injuriar assim").

Saudoso do ídolo, que não fazia shows individuais há cinco anos, o público que lotou os cerca de 1.600 lugares do teatro mineiro gritou elogios e juras de amor nos intervalos das canções e relevou os não poucos problemas técnicos e as falhas do cantor –que, por exemplo, esqueceu-se da letra de "Sabiá", uma de suas duas parcerias com Tom Jobim presentes no roteiro (a outra foi "Retrato em Branco e Preto", inédita em shows de Chico).

O espetáculo foi dividido em blocos temáticos e gêneros musicais, abarcando a variedade da obra buarquiana, dos sambas (como "A Volta do Malandro" e "Homenagem ao Malandro") aos blues (a nova "Blues pra Bia" e "A História de Lily Braun", emendada com "A Bela e a Fera", ambas parcerias com Edu Lobo para "O Grande Circo Místico"), passando pelos boleros –com a popularíssima versão de "Iolanda", do cubano Pablo Milanés, seguida pela nova "Casualmente", parceria com o baixista Jorge Helder, com letra bilíngue falando de Havana e composta para a cubana Omara Portuondo.

Cortês como de hábito, Chico saudou cada um dos muito parceiros cujas composições interpretou: Helder (o único presente, na banda), Jobim, Edu Lobo, Cristóvão Bastos –as duas parcerias com este, a propósito, formaram o momento mais bonito e romântico da noite: "Todo o Sentimento" e "Tua Cantiga".

O astro guardou suas maiores deferências, no entanto, para dois trechos especiais. O primeiro, ao interpretar a valsa "Massarandupió", "do meu parceiro mais amado, Chico Brown, meu neto Chiquinho", que estava presente, na plateia, ao lado da irmã Clara Buarque ("Que também canta no meu disco", como lembrou o avô).

O segundo foi ao apresentar a banda que lhe acompanha há anos –o maestro, arranjador e violonista Luiz Claudio Ramos, João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo), Marcelo Bernardes (flauta e sopros)–, quando lembrou da ausência do veterano sambista e baterista Wilson das Neves, morto em agosto (Jurim Moreira assumiu as baquetas).

"Esse show é dedicado ao nosso companheiro de tantas viagens, tantos palcos, tantos camarins, tantos momentos felizes. A bênção, Wilson das Neves", disse, antes de vestir um chapéu Panamá (como os que caracterizavam o velho sambista) e arriscar inclusive uma sambadinha ao interpretar "Grande Hotel", parceria de ambos. "Saravá, chefia!", gritou Chico ao fim.

Já se encaminhando para o fim do show, Chico viu sua voz falhar ao começar "As Caravanas", obrigando-o a reiniciar a música –na qual a percussão de Chico Batera e o beatbox de Marcelo Bernardes deram um tom de pancadão funk, como no disco.

"Estação Derradeira", uma de suas muitas homenagens à Mangueira, foi emendada com um trecho da canção de abertura, fechando o círculo do roteiro: "Minha embaixada chegou / meu povo deixou passar / ela agradece a licença que o povo lhe deu para desacatar". No bis, com a plateia de pé e próxima ao palco, Chico cantou duas favoritas dos fãs, "Geni e o Zepelin" e "Futuros Amantes".

O show segue na capital mineira até domingo (17) –com ingressos ainda disponíveis apenas para o último dia. A turnê será retomada em janeiro, com temporada de cinco semanas no Rio (4 a 28/1 e 1 a 4/2), no Vivo Rio.

A turnê chega a São Paulo após o Carnaval, com apresentações no Tom Brasil (1º a 11/3, 22/3 a 1º/4, 12 a 15/4 e 19 a 22/4). Os ingressos para o Rio estão disponíveis em www.vivorio.com.br e, para São Paulo, nos sites www.grupotombrasil.com.br e www.ingressorapido.com.br.

Segundo a assessoria de imprensa do artista, outras capitais, ainda não definidas, devem receber a turnê de "Caravanas" em 2018.

"Minha Embaixada Chegou"
"Mambembe"
"Partido Alto"
"Iolanda"
"Casualmente"
"A Moça do Sonho"
"Retrato em Branco e Preto"
"Desaforos"
"Injuriado"
"Dueto"
"A Volta do Malandro"
"Homenagem ao Malandro"
"Palavra de Mulher"
"As Vitrines"
"Jogo de Bola"
"Massarandupió"
"Outros Sonhos"
"Blues pra Bia"
"A História de Lily Braun"
"A Bela e a Fera"
"Todo o Sentimento"
"Tua Cantiga"
"Sabiá"
"Grande Hotel"
"Gota d'Água"
"As Caravanas"
"Estação Derradeira"/"Minha Embaixada Chegou"
BIS
"Geni e o Zepelin"
"Futuros Amantes"

12.27.2017

Reforma Trabalhista do golpista Temer diminue o número de vagas por carteira assinada

Brasil fecha 12,3 mil vagas formais no mês em que reforma entrou em vigor

Reuters Não demorou muito até a realidade desmentir o discurso da reforma trabalhista de Michel Temer; ao invés de criar novos empregos, como disseram seus defensores, as novas regras já começaram a provocar demissões; no mês em que a reforma entrou em vigor, o Brasil registrou mais demissões do que contratações; o saldo ficou negativo em 12,3 mil vagas em novembro; a reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro e criou novas formas de contratações, como o trabalho intermitente; as demissões foram maiores que as contratações em novembro mesmo com a inclusão, nos dados do governo, das contratações de trabalhadores intermitente e em jornada parcial, que tiveram saldos positivos de 3.067 e 231, respectivamente 
 - No mês em que a reforma trabalhista entrou em vigor, o Brasil registrou mais demissões do que contratações. O saldo ficou negativo em 12,3 mil vagas em novembro.
Analistas ouvidos pela Reuters esperavam um saldo positivo de 22 mil vagas. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.
A reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro e criou novas formas de contratações, como o trabalho intermitente.
A expectativa dos defensores das mudanças é que a nova lei facilitaria contratações e poderia aumentar o número de empregos no país.
As demissões foram maiores que as contratações em novembro mesmo com a inclusão, nos dados do governo, das contratações de trabalhadores intermitente e em jornada parcial, que tiveram saldos positivos de 3.067 e 231, respectivamente.
O ministério não divulgou dados sobre o teletrabalho, para o qual a nova lei criou regra específicas. De acordo com a pasta, o governo ainda vai orientar os empregadores sobre como preencher os dados nessa modalidade.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, foram criados 299,6 mil postos de trabalho. Em 12 meses, contudo, o saldo está negativo em 178,5 mil.
As informações são de reportagem de Lais Alegretti na Folha de S.Paulo.

12.26.2017

Haddad: concentração da mídia aqui é absurda


O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, avalia que o Brasil tem um dos piores ambientes de comunicação do mundo, com uma concentração de mídia absurda, que se cruza com a política; "isso não tem como funcionar", diz ele; segundo ele, a alta concentração cria um ambiente de "monocultura" no campo das ideias; "assim como a monocultura não faz bem para a terra e para o meio ambiente, o mesmo acontece na política"; segundo ele, é necessário estimular a diversidade para que a sociedade possa criar seus consensos dentro de uma democracia plena, sem imposições de ideias; confira 
 Na entrevista exclusiva que concedeu à TV 247, o ex-prefeito Fernando Haddad abordou o tema da comunicação e disse que o Brasil tem hoje um dos piores ambientes do mundo, em que há uma forte concentração midiática, que se cruza com interesses políticos. 
– Saiu um estudo recente do Repórteres sem Fronteiras que mostra que a concentração da mídia é absurda no Brasil, com cruzamento com a política. Isso não pode funcionar. Nós vivemos um regime de monocultura. Ela não faz bem para o meio ambiente e também faz mal para o meio ambiente político.
Haddad afirma que essa situação é tremendamente prejudicial para a democracia brasileira.
– A democracia se faz por construção, não por imposição. Nós temos medo de construir maiorias coletivamente. Isso é a democracia. Na construção coletiva, a minoria tem seu papel e não pode ser esmagada. O respeito à minoria nasce da cultura democrática e do respeito à diversidade. A minoria pode ser minoria hoje, talvez não amanhã.
Em vídeo, Haddad também apoiou a campanha de assinaturas solidárias do 247.

Datafolha: sete em cada dez brasileiros são contra privatizações

De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, sete em cada dez brasileiros são contrários à privatização de estatais. A maioria (67%) dos entrevistados também vê mais prejuízos do que benefícios na venda de companhias brasileiras para grupos estrangeiros.
Praticamente todos os recortes sociais analisados pelos pesquisadores se opõem às privatizações. Tanto por região, como sexo, escolaridade, preferência partidária e aprovação à gestão do presidente Michel Temer. O levantamento revelou que o único cenário no qual a privatização é aceita pela maioria é entre os que possuem renda superior a dez salários mínimos por mês, dos quais 55% se disseram favoráveis.
Essa aceitação é menor conforme cai a renda familiar mensal. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 13% são a favor. Quando os entrevistados são separados por região, os moradores do Norte e Nordeste são os mais resistentes, com 78% e 76% de reprovação, respectivamente. Quem vive no Sudeste é quem mais aceita as privatizações. 67% são contrários e 25% a favor.
Uma eventual privatização da Petrobras também foi fortemente rechaçada pelos entrevistados
Uma eventual privatização da Petrobras também foi fortemente rechaçada pelos entrevistados
Mesmo entre eleitores de partidos que defendem a venda de estatais as privatizações não são bem aceitas. 55% dos eleitores que afirmaram votar no PSDB - historicamente um realizador e apoiador de desestatizações - se disseram contrários, com 37% a favor.
Uma eventual privatização da Petrobras também foi fortemente rechaçada pelos entrevistados. 70% são contrários, enquanto 21% são a favor da privatização da estatal. Os demais não souberam responder ou se disseram indiferentes.
O Datafolha ouviu 2.765 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais.

O que é Encefalite?

Sinônimos: infecção no cérebro
A encefalite é uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal. O número de mortes causadas por encefalite tem caído ao longo dos anos. De acordo com a última medição, feita em 2010 pelo periódico científico The Lancet, a incidência do problema é baixa: de 6 a 8 casos em casa 100 mil pessoas. No entanto, a encefalite causou cerca de 120 mil mortes em todo o mundo (em 2010).

Tipos

Existem dois tipos principais de encefalite:
  • Encefalite primária, que ocorre quando um vírus ou outro agente infeccioso afeta diretamente o cérebro
  • Encefalite secundária, que muitas vezes ocorre de duas a três semanas após a infecção inicial

Causas

As causas exatas da encefalite ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a grande maioria dos casos da doença acontece por meio de infecção viral. No entanto, também há casos de infecções por bactérias, parasitas, fungos e condições inflamatórias não infecciosas que também podem estar por trás de encefalite.
Muitos tipos de vírus podem causar encefalite, e a exposição aos vírus causadores pode acontecer por meio de:
  • Inspiração de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada
  • Alimentos ou bebidas contaminadas
  • Picadas de mosquitos, carrapatos ou outros insetos
  • Contato com a pele
A encefalite resultante do vírus herpes simples é a maior razão de ocorrência de casos graves em todas as faixas etárias, inclusive recém-nascidos. Mas diversos vírus, para os quais já há vacina, também podem causar encefalite. Estes incluem:
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Poliomielite
  • Hidrofobia
  • Rubéola
  • Varicela (Catapora)
Outros vírus que causam encefalite são:
  • Adenovírus
  • Coxsackievírus
  • Citomegalovírus
  • Vírus da encefalite equina oriental
  • Echo vírus
  • Vírus do Nilo ocidental
Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral, causando inchaço (edema cerebral). Isso pode levar à destruição das células nervosas, resultando em sangramento (hemorragia intracerebral) e dano cerebral – às vezes permanente.
Outras causas de encefalite podem incluir:
  • Reação alérgica a vacinas
  • Doença autoimune
  • Bactérias, como da doença de Lyme, Sífilis e tuberculose
  • Parasitas como nematoides, cisticercose e toxoplasmose em pacientes aidéticos e em outros que sofram de doenças que enfraqueçam o sistema imunológico
  • Efeitos colaterais do tratamento do câncer

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver encefalite, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco da doença. Estes incluem:

Idade

Alguns tipos de encefalite são mais frequentes ou mais grave em determinadas faixas etárias. Em geral, as crianças e os adultos mais velhos estão em maior risco da maioria dos tipos de encefalite viral. A exceção é a encefalite pelo vírus herpes simplex, que tende a ser mais comum entre 20 a 40 anos de idade.

Baixa resistência imunológica

Pessoas portadoras do vírus da Aids, o HIV, pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores ou, ainda, aqueles que têm uma condição de saúde que compromete o funcionamento do sistema imunológico (como no caso de doenças autoimunes) estão em maior risco de desenvolver encefalite.

Regiões geográficas

Vírus transmitidos por mosquitos ou carrapatos são comuns em determinadas regiões geográficas, principalmente as que não possuem saneamento básico adequado.

Época do ano

A maioria das infecções virais é mais comum em estações frias do ano.

Sintomas

Sintomas de Encefalite

Em casos de encefalite moderada, os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças, inclusive:
  • Febre não muito alta
  • Dor de cabeça moderada
  • Baixa energia e pouco apetite.
Outros sintomas incluem:
Alguns pacientes podem apresentar sintomas de resfriado ou de infecção estomacal antes dos sintomas clássicos de encefalite.
Os sintomas em recém-nascidos e em bebês podem não ser facilmente reconhecíveis:
  • Rigidez do corpo
  • Irritabilidade e choro mais frequente (esses sintomas podem piorar quando se pega o bebê no colo)
  • Falta de apetite
  • Moleira pode ficar mais saliente
  • Vômito.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Consulte um médico se você apresentar sintomas que possam estar envolvidos em um possível caso de encefalite, mesmo que seja moderada.
Procure assistência médica imediatamente se você apresentar algum dos sintomas emergenciais de encefalite, como:
  • Perda de consciência, respostas fracas, estupor, coma
  • Fraqueza muscular ou paralisia
  • Convulsões
  • Dor de cabeça grave
  • Apatia, ausência de humor ou humor inadequado para a situação
  • Capacidade de julgamento prejudicada
  • Inflexibilidade, egocentricidade extrema, incapacidade de tomar decisões ou afastamento da interação social
  • Interesse menor pelas atividades cotidianas
  • Perda de memória (amnésia)
  • Memórias recentes ou antigas prejudicadas

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar encefalite estão:
  • Clínica médica
  • Neurologia
  • Infectologia
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
  • Quando os sintomas começaram?
  • Qual a intensidade dos sintomas?
  • Você tem se sentido confuso e desorientado?
  • Você chegou a apresentar sintomas específicos, como sensibilidade à luz, irritabilidade e sonolência excessiva?
  • Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica? Qual?

Diagnóstico de Encefalite

O processo de diagnóstico começará com uma série de perguntas sobre o histórico médico do paciente e sua família. Em seguida, o especialista realizará um exame físico minucioso, que poderá indicar:
  • Reflexos anormais
  • Aumento da pressão intracraniana
  • Confusão mental
  • Úlceras na boca
  • Fraqueza muscular
  • Rigidez do pescoço
  • Sinais em outros órgãos, como fígado e pulmões
  • Erupções cutâneas
  • Problemas na fala.
Em seguida, outros exames específicos para diagnosticar uma possível encefalite deverão ser solicitados pelo médico. Confira alguns:
  • Ressonância magnética do cérebro
  • Tomografia computadorizada da cabeça
  • Cultura do líquido cerebrospinal, do sangue ou da urina
  • Eletroencefalograma
  • Punção lombar e exame da cultura do líquido cerebrospinal
  • Exames que detectam anticorpos contra vírus (testes sorológicos)
  • Exames que detectam pequenas quantidades do DNA do vírus (reação em cadeia da polimerase - PCR)

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Encefalite

Os principais objetivos do tratamento para encefalite são fornecer e reforçar cuidado assistencial (que inclui repouso, alimentação e ingestão de líquidos) para ajudar o organismo a combater a infecção e aliviar os sintomas. Medicamentos prescritos por médicos também podem ajudar, a exemplo de:
  • Antivirais para tratar a encefalite de herpes ou outras infecções graves
  • Antibióticos, caso a infecção seja decorrente de certas bactérias
  • Medicamentos anticonvulsivos para prevenir convulsões
  • Esteroides para diminuir o inchaço do cérebro
  • Sedativos para tratar irritabilidade ou insônia
  • Paracetamol e outros analgésicos para febres e dores de cabeça
Caso a função cerebral esteja gravemente afetada pela infecção, intervenções como fisioterapia e fonoaudiologia podem ser necessárias após a doença ter sido controlada.
Não existem drogas antivirais disponíveis para combater a encefalite diretamente, por isso tratar a causa subjacente é essencial.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

O resultado do tratamento varia de pessoa para pessoa. Alguns casos são moderados e duram pouco. Nestes, o paciente se recupera completamente. Já outros casos são mais graves e, nestes, o resultado do tratamento pode não ser tão efetivo, podendo haver dano permanente e até mesmo morte.
A fase aguda da doença normalmente dura de uma a duas semanas. A febre e os outros sintomas somem gradual ou subitamente, dependendo do caso. Alguns pacientes podem levar vários meses para se recuperar totalmente de encefalite.

Prevenção

Prevenção

Tanto crianças quanto adultos devem evitar contato direto com pessoas que sofram de encefalite. Além disso, o controle de mosquitos cuja picada pode transmitir alguns vírus minimiza a ocorrência de algumas infecções que provocam a encefalite. Repelentes podem ser úteis nesses casos. Procure, também, eliminar toda e qualquer fonte de água parada, como pneus velhos, latas, calhas e poças d’água.

Vacinas

Algumas das vacinas que estão disponíveis para prevenção de encefalite atuam diretamente contra algumas causas subjacentes específicas, como herpes zóster e sarampo, principalmente.

Sífilis e Caxumba

Câncer de mama

Câncer de próstata pode atrapalhar a virilidade do homem?


           câncer de próstata

A doença tem cura na maioria dos casos quando diagnosticada no início


De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que, em 2017, o Brasil registre mais de 60 mil casos de câncer de próstata. A doença tem cura na maioria dos casos quando diagnosticada no início. A eficácia do tratamento depende do grau de agressividade e da extensão do tumor, mas em média atinge valores próximos de 90%, sendo a cirurgia o principal tratamento nos dias de hoje.
A melhor forma de prevenção do câncer de próstata é com uma dieta saudável e uma rotina que envolva práticas de atividades físicas, ou seja, todas as recomendações para prevenir as doenças cardiovasculares e, além disso, realizar os exames de toque retal e PSA anualmente. Este exame é conhecido por Antígeno Prostático Específico e pode ser avaliado por meio de um exame de sangue simples feito em laboratório.
Estudos não apontam que tenha uma relação direta entre a infertilidade e o câncer de próstata. No entanto, a preservação da fertilidade para homens que irão necessitar de um tratamento no combate contra a doença é fundamental para aqueles que ainda desejam ter filhos. No caso da cirurgia, o homem com desejo de paternidade deve congelar seu sêmen para posterior tratamento visto que durante a cirurgia, o canal responsável pelo transporte de espermatozoides, será seccionado (cortado). Além disso, os procedimentos para o tratamento do câncer de próstata avançado, como o tratamento hormonal, pode causar disfunção sexual e alterações hormonais que pioram a qualidade do sêmen.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Ações como o Novembro Azul são fundamentais para a conscientização da sociedade e, em especial, aos homens na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para homens sem fatores de risco, deve-se iniciar o exame a partir de 50 anos, mas quando há antecedente familiar de câncer de próstata (pai, irmão ou tio), o sugerido é iniciar com 45 anos. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes ainda são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Hoje em dia, ao ser descoberto o câncer de próstata, o paciente deve fazer o estadiamento (espécie de mapeamento) da doença para avaliar se existe extensão ao redor da próstata ou à distância. Além disso, avaliamos o status físico do paciente e expectativa de vida para decidir o melhor tratamento considerando individualmente cada caso.
Os principais tratamentos para o câncer de próstata localizado são a cirurgia e radioterapia. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada. Para a doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal acompanhada de quimioterapia em alguns casos.
 Escrito por Thiago Nunes