1.23.2009

Os hormônios anabolizantes estão presentes em pelo menos 1 de 4 suplementos alimentares


1 EM CADA 4 SUPLEMENTOS TEM ANABOLIZANTES

Os hormônios anabolizantes podem causar enfarte e câncer;
A legislação proíbe presença de hormônios nesse tipo de produto.
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (RJ) revela que um em cada quatro suplementos vendidos para praticantes de atividades físicas tem em sua composição substâncias anabolizantes não declaradas no rótulo.
A análise foi concluída em dezembro do ano passado pelo Instituto Adolfo Lutz, e teve como base 111 amostras apreendidas pela polícia e pela vigilância sanitária na capital e na cidade de Araraquara. Entre os produtos, 5,4% eram de fabricação nacional, 9% eram importados e 85,6% não apresentavam informação de procedência. A maioria - 41% - era de apresentações em cápsulas, 33% eram em comprimidos e 16%, em pó.
Nas amostras foram encontrados sais de testosterona e outros esteroides não identificados. As marcas não foram divulgadas. A legislação brasileira que regulamenta esse tipo de produto proíbe a presença de estimulantes, hormônios e outras substâncias consideradas como doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
"A presença de anabolizantes nunca aparece no rótulo, a não ser que seja um produto importado, pois nos Estados Unidos a legislação permite a presença de pró-hormônios (precursores de testosterona, ou seja, substâncias que aumentam a produção desse hormônio no organismo). Então, é melhor não se basear no rótulo. A maioria traz algo camuflado", alerta a pesquisadora do Adolfo Lutz Maria Regina Walter Koschtschak. DEPRESSÃO - O simples consumo de proteínas, carboidratos e sais minerais, afirma Maria Regina, não promove o crescimento da massa muscular como anunciam muitos produtos do gênero. "Se existe alguma promessa desse tipo é porque existe alguma substância para promover esse aumento. É preciso ficar atento à propaganda", diz. Alguns indícios podem acender o sinal de alerta para aqueles que consomem suplementos nutricionais. "O aumento da agressividade, a flutuação repentina do humor e até estados depressivos ou de paranoia podem ser percebidos", diz Maria Regina. "Se a pessoa notar esses sintomas e estiver consumindo algum suplemento, seria conveniente ir ao médico para fazer uma dosagem hormonal e encaminhar uma amostra do produto para a vigilância sanitária local."
Há ainda outros efeitos colaterais que podem ser percebidos no longo prazo, como aumento do colesterol, hipertensão arterial, acne, queda de cabelo e enfarte do miocárdio. Nos homens, os esteroides podem causar redução da produção hormonal, aumento das mamas, câncer de próstata, atrofia testicular e impotência. Nas mulheres, irregularidades menstruais, alargamento das cordas vocais, aparecimento de pelos, atrofia mamária e hipertrofia clitoriana. CONSUMO CONSCIENTE - Mesmo os suplementos que estão de acordo com a legislação não são inócuos e não devem ser tomados sem orientação adequada. Aqueles com grande teor de proteínas, por exemplo, podem causar problemas renais se tomados em quantidade incorreta. A dosagem varia de pessoa para pessoa.
"A maioria dos frequentadores de academia começa a tomar suplementos por indicação de amigos ou do instrutor ou do vendedor da loja de suplementos", conta o personal trainer Felipe Belli, formado em Educação Física e pós-graduado em nutrição esportiva. "Mas o único profissional que pode recomendar esse tipo de produto é o nutricionista. Antes é preciso avaliar a necessidade de cada um e, se necessário, fazer exames de sangue", diz. Belli também é consumidor de suplementos nutricionais e conta que toma entre uma aula e outra, quando não tem tempo de se alimentar de forma adequada. "Mas já li vários artigos que relatam a presença de anabolizantes nesses produtos.
É preciso ficar atento." EFEITOS ADVERSOS
- Nos homens: redução na produção hormonal, pois o organismo percebe um aumento nos níveis de testosterona e deixa de fabricá-la; ginecomastia, ou seja, aumento excessivo das mamas; atrofia testicular, que pode comprometer a produção de espermatozoides; hipertrofia da próstata, podendo evoluir para câncer de próstata; e impotência.
Nas mulheres: a testosterona desequilibra o sistema endócrino, causando irregularidades menstruais; sinais de masculinização também podem ser percebidos, como alargamento das cordas vocais, aparecimento de pelos, atrofia mamária e hipertrofia clitoriana. Em ambos os sexos: aumento da agressividade; flutuação repentina do humor; depressão; paranoia; aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL); hipertensão arterial; acne; queda de cabelo e enfarte.

Fonte: Estado de São Paulo - Portal Médico


O perigo dos anabolizantes
.
Bertrand Sousa
.
O mundo moderno passou a exigir um cuidado maior com o corpo e a estética. A cada dia surgem mais casos de pessoas preocupadas com a aperência, em sentirem-se mais fortes, mais bonitas. O problema é que muitas delas fazem opção por conseguir resultados rápidos através de produtos como Esteróides Anabolizantes Androgênicos (EAA).
.
Segundo o professor da Academia Flipper, Sérgio Alves, a questão principal não está atrelada ao que eles fazem, mas ao que as pessoas querem que eles façam. "Sou totalmente contra a utilização de anabolizantes. Eles só deveriam ser usados para reposição hormonal ou em caso patológico (raquitismo) e com a devida orientação médica de um endocrinologista", declarou.
.
Em academias grandes e pequenas existem pessoas utilizando anabolizantes de forma indiscriminada. Os instrutores afirmam que, embora não tenham conhecimento de quem esteja praticando a comercialização, isso seja uma prática comum entre os praticantes de musculação. Em algumas, chega a funcionar um comércio clandestino entre os alunos e em casos extremos, os próprios "professores" vendem as substâncias diretamente.
.
Na opinião do professor da Academia Ginasium, Wilson Viana, o problema é mais grave nas academias de bairro. "Os instrutores desses locais não têm embasamento, estão querendo se promover. Eles deviam passar uma orientação correta, um treinamento adequado para atingir o objetivo das pessoas". O professor da Academia UP, José Gonçalves, concorda com a opinião e acrescenta que profissionais credenciados não indicam o uso de EAA, pois se isso acontecer e eles forem denunciados, podem perder o direito de exercer a profissão - regulada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).
.
A maioria dos consumidores de produtos anabólicos está na faixa etária dos 15 aos 23 anos, quando as vaidades com o corpo são maiores entre homens e mulheres. Os efeitos colaterais causados pelos anabolizantes são muitos, variam de acordo com os organismos (masculinos e femininos) e ainda estão sendo pesquisados. Deposteron, Durateston, ADE, Winstron, Equipoise, são alguns dos produtos mais conhecidos e utilizados pelos "marombeiros". Inclusive, podem ser comprados facilmente pela Internet.
.
O uso contínuo pode causar nos homens atrofia testicular, esterilidade (impotência sexual), acne, calvície, crescimento da mama (ginecomastia), entre outros. Nas mulheres poder originar o agravamento da voz, hirsutismo (crescimento anormal dos pelos), ereções freqüentes e doloridas (priapismo), atrofia da mama, além de hipertrofia do clitóris. "Eu não sou contra, mas não usaria. Existem outros produtos, como os complementos alimentares que a gente compra em farmácias e academias, e que não prejudicam a saúde", afirmou Maria Betânia Vasconcelos, aluna da Academia Ginasium. De acordo com o pesquisador Carlos Magno, "nem sempre um belo corpo é sinônimo de saúde e vitalidade. E nem sempre, isso é conseguido somente através de uma genética privilegiada. A utilização de EAA deve ser evitada, justamente por não se conhecerem todos os efeitos colaterais e as causas a longo prazo do uso dessas substâncias".
.

1.22.2009

Acompanhe as últimas noticias do FAR NEWS em "BOAS PRÁTICAS FARMACÊUTICAS" com os seguintes assuntos:

AIDS / HIV
PROJETO DE ROSEANA GARANTE INDENIZAÇÃO TRABALHISTA A PORTADORES DE AIDS E HEPATITE C
GOVERNO ESTIMA QUE MAIS DE 250 MIL PESSOAS TÊM HIV E NÃO SABEM
ALZHEIMER
LUTA CONTRA A DEGENERAÇÃO
AUTISMO
PEDIATRA CRITICA "PROFETAS DO AUTISMO" EM DEFESA DAS VACINAS
BACTÉRIA / INFECÇÃO
SEIS BEBÊS INFECTADOS
VÍRUS DE AGLOMERAÇÃO CONTAMINOU NAVIO NA BA
CÂNCER
MAPEAMENTO DO CÂNCER DE MAMA COMEÇARÁ EM 2009
SELEÇÃO GENÉTICA ANTICÂNCER
NOVO TRATAMENTO PODE ERRADICAR CÂNCER CEREBRAL
HPV: 25% DAS ADOLESCENTES QUE FAZEM SEXO TÊM O VÍRUS
EUA: EXAMES DE PRÓSTATA SÃO IGNORADOS POR CLASSE BAIXA
CÉLULAS-TRONCO
CÉLULA-TRONCO CURA HEMOFILIA EM ROEDOR
TÉCNICA FAZ MEDULA PRODUZIR MATERIAL PARA "AUTOIMPLANTE"
TESTE USARÁ CÉLULAS-TRONCO DE FETO PARA TRATAR DERRAME
CÉREBRO
ESPECIALISTAS DESCOBREM CÉREBRO COM 6 MIL ANOS NA ARMÊNIA
VITÓRIA CONTRA O CÂNCER CEREBRAL
NOVA PÍLULA AJUDA A MELHORAR A MEMÓRIA
DENGUE
NOVA UNIDADE VAI MONITORAR A DENGUE NO VERÃO
O PRIMO DO AEGYPTI
APÓS 6 MESES LIVRE DA DENGUE, SÃO PAULO TEM 2 CASOS NOVOS
CAMPOS ATACA AEDES SEM POLUIR
DIVERSOS
ESTUDO RELACIONA TAMANHO DE DEDO A SUCESSO FINANCEIRO
PE SERÁ PRIMEIRO ESTADO DO PAÍS A PRODUZIR COLA DE FIBRINA
TÉCNICA PERMITE OBSERVAR VÍRUS EM TRÊS DIMENSÕES
CASAL NEGRO COM FILHO BRANCO
CIENTISTAS CRIAM "MÃO" DE 1 MM QUE AGARRA CÉLULAS
OS ELEITOS PELA GENÉTICA
DROGAS
EXCESSO DE CAFÉ PODE CAUSAR ALUCINAÇÕES, DIZ ESTUDO
SP GANHA A PRIMEIRA CLÍNICA PÚBLICA PARA TRATAR DEPENDENTE
CONSUMO DE KETAMINA AUMENTA ENTRE JOVENS BRITÂNICOS
EUA: PROIBIR FUMO REDUZIU ATAQUES CARDÍACOS EM CIDADE
PAÍS TEM MAIS MORTES POR ALCOOLISMO
CIENTISTAS DESCOBREM RECEPTORES DE NICOTINA NA BOCA
ESTRESSE
CRISE AUMENTA ESTRESSE E PROCURA POR CHECK-UPS
FARMÁCIAS
FARMACÊUTICOS GANHAM CANAL DE TV
FEBRE AMARELA
SP INCLUI 49 CIDADES NA LISTA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
Nº DE ÁREAS DE RISCO DE FEBRE AMARELA CRESCE EM SP
CONFIRMADA SEGUNDA MORTE POR FEBRE AMARELA
GESTAÇÃO & PARTO
FUMAR NA GRAVIDEZ AFETA A TIREÓIDE DA MÃE E DO BEBÊ
536 MIL MULHERES MORREM POR ANO POR COMPLICAÇÃO LIGADA À GRAVIDEZ, DIZ UNICEF
IDOSA CARREGAVA FILHO MORTO NA BARRIGA HAVIA 40 ANOS
BRITÂNICA INFÉRTIL TEM 2º BEBÊ GERADO COM ÓVULO E ÚTERO DE SUAS DUAS IRMÃS
DIETA GORDUROSA NA GRAVIDEZ AFETA FÍGADO DO BEBÊ
GRIPE
VICK VAPORUB CAUSA ESTRESSE RESPIRATÓRIO
HEPATITE
RIBEIRÃO ESPERA VACINAR 35 MIL CONTRA HEPATITE
HORMONIOS
ESTUDO LIGA INFIDELIDADE EM MULHERES A HORMÔNIO
TERAPIA HORMONAL É MALÉFICA AO CÉREBRO
MAIS ESTUDOS CONDENAM A REPOSIÇÃO HORMONAL
HOSPITAIS
TEMPO DEMAIS NA UTI TRAZ DANOS
70% DAS UTIS NO PAÍS ESTÃO FORA DO PADRÃO DE ATENDIMENTO HUMANIZADO
IDOSOS
IDOSO MISTURA 5 OU MAIS REMÉDIOS
LABORATÓRIOS
ENTREVISTA: MUITAS VEZES TEMOS DE COMPRAR O MAIS BARATO, NÃO O MELHOR
PFIZER SE CONCENTRA NOS TRATAMENTOS DE DIABETES
DAIICHI SANKYO QUER COMPRAR AÇÕES DA ZENOTECH
DO LABORATÓRIO À FARMÁCIA
MAL DE PARKINSON
DOENÇA DE PARKINSON PARECE ATINGIR MAIS OS HOMENS, DIZEM AMERICANOS
MEDICAMENTOS
GLAXOSMITHKLINE TESTA DARAPLADIB PARA COLESTEROL
CIALIS CONQUISTA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO RECORDE EM 2008
LULA SANCIONA LEI QUE CRIA "RG" PARA RASTREAR MEDICAMENTOS
DROGA PARA GLAUCOMA VIRARÁ COSMÉTICO
OSSOS
OSSO INJETÁVEL ACELERA CICATRIZAÇÃO
PLANOS DE SAÚDE
AGÊNCIA PROÍBE CARÊNCIA NA TROCA DE PLANO DE SAÚDE
PLANO SÓ PODERÁ SER TROCADO 1 VEZ POR ANO
PLANO DE SAÚDE: PORTABILIDADE EM ABRIL
SEXO
SOCIÓLOGO: SEXO FICA CONSERVADOR QUANDO ECONOMIA VAI MAL
HOMENS MAIS RICOS DÃO MAIS PRAZER ÀS MULHERES, AFIRMA PESQUISA
SONO
CAFEÍNA PRESENTE NO CHOCOLATE PODE CAUSAR INSÔNIA
DORMIR POUCO ELEVA RISCO DE CONTRAIR GRIPE, DIZ ESTUDO
TRANSPLANTE
HOMEM RECEBE PULMÕES E CORAÇÃO
VITAMINA
1 EM CADA 4 SUPLEMENTOS TEM ANABOLIZANTE

Sua oportunidade de emprego ou estágio pode estar aqui....Confira.

22/01/2009

SUPERVISOR DE QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

A High Profile Consultoria em Recursos Humanos, assessorando Indústria Química Multinacional de Grande Porte, seleciona: Supervisor de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança (Foco em Segurança Industrial e Patrimonial). O candidato selecionado será responsável pelo monitoramento e controle das condições ambientais da empresa através da ISO14001, manter o sistema da qualidade, controlar as condições de segurança industrial e patrimonial, assessorar as outras áreas na manutenção dos indicadores de qualidade, meio ambiente e segurança, atendimento a auditorias, aplicação de treinamentos de segurança industrial e elaboração de relatórios de acompanhamento de performace. Vivência em segurança industrial e patrimonial em indústria química, domínio das ISO9001 e 14001, formação superior em Engenharia Química e inglês avançado, complementam o perfil. Conhecimento em SAP será considerado um plus. Local: Belford Roxo. Os candidatos interessados deverão enviar CV, no corpo do e-mail, informando a expectativa salarial, para rh@highprofilerh.com.br mencionando a vaga em questão, no assunto. Informamos que os currículos serão analisados com base no perfil da posição e que entraremos em contato somente com os candidatos que atenderem aos requisitos do cargo. Caso você não atenda aos requisitos acima e tenha interesse em fazer parte do nosso Banco de Talentos, inscreva-se através do site: www.highprofilerh.com.br


ENGENHARIA MECÂNICA OU ELÉTRICA

Empresa de Engenharia no RJ, com trabalhos em todo o Brasil, busca um Engenheiro para o seu quadro com o seguinte perfil: Formação em Engenharia Mecânica ou Elétrica; Experiência de 5 anos em montagem industrial de plantas farmacêuticas, cosméticas, farmoquímicas ou alimentícia; Conhecimento de movimentação e montagem de equipamentos, tanques, plataformas etc; Bom conhecimento em montagem de tubulações industriais; vapor, ar comprimido, água, vácuo, N2 etc; Experiência em montagem de tubulações sanitárias de aço inox, com solda orbital, decapagem e passivação. Os interessados poderão enviar o CV para mim que encaminharei para a empresa. CV para luizalberto@engenews.com.br


NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO

COMISSARIA AÉREA RIO ADMITE: NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO - 3 VAGAS. LOCAL DE TRABALHO: CAXIAS - RJ. EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM PRODUÇÃO DE INDUSTRIA E TRANSPORTADA. R$ 1.177,00 + BENEFÍCIOS. OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR O E-MAIL PARA rj.desenvolvimento@yahoo.com.br COM O ASSUNTO NUTRICIONISTA - CAXIAS


TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO - TEMPORÁRIO

Adecco seleciona: TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO. Formação técnica completa. Desejável experiência anterior de 02 anos em indústria e construção civil. Disponibilidade para contrato de 03 meses. Local de trabalho: Campo Grande. Os candidatos dentro do perfil deverão enviar cv com pretensão salarial para scunha@adecco.com.br colocando no campo assunto o nome da vaga.


ESTAGIÁRIO ENGENHARIA MECÂNICA

Estamos com 02 vagas de Estágio para o setor de Engenharia de uma indústria farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ. Requisitos: Estudantes à partir do 3º período de Engenharia Mecânica ou Elétrica. Conhecimentos avançados pacote Office. Disponibilidade para estagiar 30h semanais (7:30h às 14:30h). A empresa oferece bolsa R$867 + VT + Alimentação + Plano de Saúde + Odonto + Seguro de Vida + Reembolso de medicamentos. Os candidatos interessados deverão enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com


ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO

Empresa de Grande Porte Contrata: Estagiário de Nutrição. Bolsa R$ 450,00 + Benefícios. Local de atuação: Vargem Pequena. Interessados encaminhar cv constando no assunto o cargo pretendido para: apsmagalhaes@hotmail.com


VETERIANÁRIA E TOSADOR PARA PET SHOP


Pet Shop no Engenho de Dentro busca Profissional de Banho e Tosa e Veterinária. Banho e Tosa - solicitamos: Experiência anterior em banhos simples; Experiência anterior em tosa de acordo com o padrão da raça; Disponibilidade de horário para trabalhar também aos sábados. Veterinária: Sexo Feminino; Experiência anterior; Disponibilidade para trabalhar de terça a sexta de 10:00 às 18:00. Os interessados devem entrar em contato no telefone 21- 3979-8500 ou enviar currículo para o e-mail selecao.igt@gmail.com


TÉCNICO EM QUÍMICA

Atividades: análise de água, leitura de indicador biológico. Local de trabalho: Benfica/RJ. Horário de trabalho: 8:00 às 17:48hs Segunda a sexta. Enviar currículo colado no corpo do e-mail: vagas_trabalho@yahoo.com.br colocar no assunto: Técnico em Química


ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa de Grande Porte no segmento de transportes do Rio de Janeiro seleciona com urgência ENGENHEIRO (qualquer formação) QUE SEJA ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. Requisitos: Experiência mínima de 2 anos; Especialização em Segurança do Trabalho; Formado em Engenharia; Inglês Intermediário; (fará um teste de avaliação). Início imediato. Salário + VT + VR + AM + AO + Cesta Básica + SV em Grupo. SOMENTE AQUELES QUE ESTIVEREM DENTRO DO PERFIL, por favor ENVIAR O CV para jobfindersrh@gmail.com INFORMANDO a pretensão salarial e colocando no assunto do e-mail ENG. SEG. TRAB.

SUPERVISOR DE PRODUÇÃO

Grupo Foco contrata para cliente Supervisor de Produção. Superior completo nas áreas de Engenharia Química, Alimentos ou Produção; Conhecimento em normas GMP e HACCP; Vasta experiência em cargos de supervisão de chão de fábrica em industrias alimentícias; Informática no nível usuário (Word, Excel, Power Point). Requisitos Desejáveis: Capacidade e postura para liderar equipes e tomada de decisão; Pró-atividade, responsabilidade e flexibilidade; Foco na orientação à resultados; Alto senso de disciplina e organização; Habilidade de comunicação interpessoal; Disponibilidade para trabalhar em turnos (14h às 22:35). Irá supervisionar a produção garantindo a motivação da equipe e a qualidade do produto final; Gerenciar as metas produtivas, otimizando dispositivos, fluxos do processo e gargalos da produção; Controle de materiais e insumos em processo, realizando inventários e apontamentos de produção; Negociar com o PCP as programações de produção; Solicitar e acompanhar as manutenções nos equipamento. Interessados deverão cadastrar currículo no site www.grupofoco.com.br na vaga de número 103993. Ou enviar currículo para dhabib@grupofoco.com.br.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Empresa atuante no ramo de operações portuárias e armazenagem de cargas e conteineres localizada no Porto da cidade do Rio de Janeiro, bairro Caju, contrata TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Principais atividades: Responsável pela implantação das medidas de segurança e higiene do trabalho, controlando o seu cumprimento, visando minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, de acordo com as normas regulamentares. Avaliar as condições de uso dos EPI's do terminal, avaliando se os mesmos estão adequados às tarefas executadas pelos funcionários; Responsável pela distribuição (semanal/mensal) dos equipamentos de proteção individual, a fim de atender as necessidades da área operacional do terminal portuário; Realizar inspeções nas áreas de riscos da empresa, observando os procedimentos adotados pelos funcionários para execução de suas tarefas, avaliando a possível ocorrência de acidentes, estudando e propondo a adoção de medidas que minimizem a exposição de acidentes de trabalho; Horário de trabalho: 2ª a 6ª: 8:00 às 17:00 e sábados: 8:00 às 12:00. Salário: 1678,96. Benefícios: plano de saúde Sulamérica (extensivo a 3 dependentes - desconto mensal R$ 0,01), plano odontológico (extensivo a 3 dependentes - desconto mensal R$ 1,85 por pessoa), vale-transporte (Riocard), ticket-refeição (R$ 10,00 dia) etc. Os interessados devem encaminhar currículos para: captacao_recursosrh@yahoo.com.br


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Estamos com oportunidade para Rio de Janeiro- RJ. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. Curso técnico em Segurança do Trabalho. Desejável experiência no ramo Metalúrgico e siderúrgico. Local de trabalho: CIDADE DO RIO DE JANEIRO. IMPORTANTE: Colocar no "assunto" do e-mail o NOME DA VAGA e a PRETENSÃO SALARIAL. Os interessados deverão realizar o cadastro no site: www.gruposeres.com.br e encaminhar o currículo para rh.resende@gruposeres.com.br

21/01/2009


OPERADOR LIDER DE EMABALAGEM

Estamos selecionando 01 Operador Lider de Emabalagem para atuar em Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ: Requisitos: Gestão de processos de embalagem primária e secundária de produtos farmacêuticos. Desejável um ano de experiência. Experiência em gestão de pessoas na área de embalagem (farmácia ou cosmético). Superior completo ou cursando Administração, Farmácia ou Química a partir do 6º período. Conhecimentos em SAP, gestão da qualidade. A empresa oferece salário (a combinar) + pacote de benefícios. Os interessados deverào enviar currículo para priscila.valentim@abbott.com


OPERADOR DE FABRICAÇÃO - COMPRESSÃO

Estamos selecionando para Indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ: 01 Operador de Fabricação (com experiência na área de compressão) para atuar na fabricação de sólidos orais. VAGA EFETIVA. A empresa oferece salário + pacote de benefícios. Horário de trabalho: 7:30h às 16:30h. Os interessados deverão enviar o currículo para priscila.valentim@abbott.com


ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO E OU ANALISTA DE SISTEMAS

Somos uma empresa que desenvolve e implanta softwares em laboratórios industriais e prestadores de serviços com atuação em diversos estados do país. Estamos procurando por profissionais que possam se integrar ao nosso time. Por reconhecer o alcance de vosso site como meio de divulgação de oportunidades, solicitamos a publicação da vaga conforme descrito abaixo.Engenheiro de Aplicação e ou Analista de Sistemas. Empresa nacional na área de desenvolvimento de softwares procura por profissionais com experiência e recém-formados para realização de trabalhos no estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Objetivo do Cargo: Executar atividades de implantação de software para laboratórios.Responsabilidades e atividades: Instalação, configuração, implantação e adaptação de software para metrologia (calibração e ensaios) e qualidade. Levantamento de requisitos (customizações, migrações e integração de dados). Treinamento a usuários. Conhecimento e habilidades necessárias: Linguagem SQL; Programação orientada a objetos; Conhecimentos para instalação, configuração e operação de software em ambiente Windows. O candidato deve ser do sexo masculino e possuir disponibilidade para viagens. Os interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para allanmax@oi.com.br.


GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Salário à combinar. Preferencialmente oriundo de indústria, com experiência em toda a rotina administrativo financeira: contas a pagar / receber, tesouraria, apuração de resultados, orçamentos e controle de compras. Os interessados devem enviar cv para renata.miranda@grupoplanus.com.br, colocar o curriculo no corpo do e-mail e informar pretensão salarial. No assunto colocar Gerente Administrativo Financeiro.


VENDEDOR INTERNO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

Com experiência comprovada. Vendas por telefone, fax e e-mail. Contatar e receber os pedidos dos representantes de todos os Estados. Residir na cidade do Rio de Janeiro. A Empresa localiza-se no bairro do Riachuelo. Aos interessados e com experiência encaminhar o e-mail para: indfarmaceutica@hotmail.com


DRAGISTA

Com experiência comprovada, para trabalhar na área de sólidos orais com revestimento e drageamento de comprimidos. Residir na cidade do Rio de Janeiro. A Empresa localiza-se no bairro do Riachuelo. Aos interessados e com experiência encaminhar o e-mail para: indfarmaceutica@hotmail.com

TÉCNICO(A) EM QUÍMICA

Empresa de bebidas em Jacarepaguá está selecionando (1 vaga), para Técnico(a) em Química recém formado(a). Os interessados devem enviar o currículo para o seguinte endereço: agalvao@guaravita.com.br



GERENTE DE PRODUTO

Graduação em Medicina ou Farmácia; Inglês Fluente; Para atuar no Rio de Janeiro / RJ. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais para o ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Seguem algumas vagas em aberto, interessados, cadastrar o CV em nosso site ou enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga.


GERENTE DE PRODUÇÃO

Graduação em Farmácia Industrial (imprescindível); Inglês Fluente; Experiência em processos produtivos sólidos orais; Para atuar no Rio de Janeiro / RJ. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais para o ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Seguem algumas vagas em aberto, interessados, cadastrar o CV em nosso site ou enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga.


DIRETOR DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS

Disponibilidade para viagens internacionais; Inglês fluente; Experiência anterior no exercício de função semelhante, na
indústria farmacêutica, com excelente relacionamento junto à ANVISA, mínimo 5 anos na função; Para atuar no Rio de Janeiro. A Captativa é uma consultoria de Recursos Humanos que busca e seleciona profissionais para o ramo farmacêutico. Para maiores informações acessem o site www.captativa.com.br. Seguem algumas vagas em aberto, interessados, cadastrar o CV em nosso site ou enviar o currículo para: rh@captativa.com.br, colocar no assunto o título da vaga.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO (EMBALAGEM / PRODUÇÃO)

Estamos selecionando 02 Técnicos de Manutenção para atuar na Embalagem e Produção de uma indústria Farmacêutica localizada em Jacarepaguá - RJ. Responsabilidades do cargo: Manter os equipamentos em bom estado de funcionamento e conservação, relatar as atividades no sistema de manutenção, instruir aos operadores sobre o correto manejo dos equipamentos. Desejável dois a três anos de experiência. Conhecimentos necessários: Ajustes em equipamentos de embalagem e fabricação (maquinas de blister, encartuchadeiras, seladoras, reatores e secadores). Desejável conhecimento em Usinagem e pneumática. Escolaridade: Segundo grau técnico em mecânica. A empresa oferece: Salário (a combinar) + benefícios. Horário de trabalho: 7:30h às 16:30h . Os interessados deverão enviar currículo COM PRETENSÃO SALARIAL para priscila.valentim@abbott.com


TÉCNICO - ELETROTÉCNICA / MECÂNICA E ELETRÔNICA

Grupo Foco seleciona: Técnico - Com formação em Eletrotécnica, Eletrônica ou Mecânica. É necessário ter CREA, com formação técnica completa. Desejável experiência anterior com refrigeração. Habilitação B. Disponibilidade de horário. Atividades: Trabalho externo, visita em residências de clientes para trabalhar com refrigeração. A empresa oferece: Salário: R$ 1.500,00. Benefícios: Horário: 08:00 às 18:00 Horas ou 14:00 às 22:00. De 2ª a 6ª. Interessados devem se cadastrar no site www.grupofoco.com.br, na oportunidade nº 134029 (favor preencher o currículo completo).

ENGENHEIRO MECÂNICO INDUSTRIAL

Estamos selecionando profissonais com o seguinte perfil: ENGENHEIRO MECÂNICO INDUSTRIAL. Local de trabalho: RJ/Centro. 3º Grau Completo em Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou Engenharia (Mecânica, Química, Automação, Elétrica); Inglês avançado (será testado); Conhecimento em Informática e Cálculos (avançado); Conhecimento e desejo de trabalhar com desenvolvimento de Software de Engenharia (CAE); Lógica de Programação, Visual basic, SQL-Server. Salário: R$ 2.500,00 + Ass. Médica + Cesta Básica. Horário; administrativo. Interessados e NO PERFIL SOLICITADO, encaminhar currículos para: rhagir2@yahoo.com.br Colocando no assunto: Engenheiro Mecânico Industrial


INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO

Estamos selecionando profissonais com o seguinte perfil: TÉCNICO E ESTAGIÁRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÂO. Local de trabalho: RJ/Centro. 3º Grau Completo em Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou Engenharia (Mecânica, Química, Automação, Elétrica); Inglês avançado (será testado); Conhecimento em Informática e Cálculos (avançado); Conhecimento e desejo de trabalhar com desenvolvimento de Software de Engenharia (CAE); Lógica de Programação, Visual basic, SQL-Server. Salário: R$ 2.500,00 + Ass. Médica + Cesta Básica. Horário; administrativo. Interessados e NO PERFIL SOLICITADO, encaminhar currículos para: rhagir2@yahoo.com.br Colocando no assunto a vaga pretendida


ESTAGIO ENGENHARIA MECÂNICA

Instituto Capacitare em parceria com empresa multinacional, busca estagiários(as) com o seguinte perfil : Cursando Engenharia Mecânica do 6° ao 8°período. Possuir Inglês intermediário. Bons conhecimentos de informática. A empresa oferece: Bolsa Auxílio de R$700,00+ VT + Transporte da empresa + Refeição no local + Plano de saúde e odontológico + Seguro de vida. Carga horária: 6hs (manhã e tarde). Disponibilidade para estagiar em Xerém (Duque de Caxias). SOMENTE interessados dentro do perfil, mandar currículo atualizado para: fernanda@institutocapacitare.com.br. Favor colocar no assunto: Engenharia. Se preferir pode procurar pela Fernanda pelo telefone: 3385-4848. Demais estudantes fora do perfil, podem fazer o cadastro através do site www.institutocapacitare.com.br e ter acesso às outras vagas.


FARMACÊUTICO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência em laboratório magistral de dermatologia. Gerenciamento de equipes. Assuntos regulatórios. Controle de Qualidade. Sistema Fómula Certa. Local de Trabalho: Bonsucesso. Salário + Benefícios. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br


ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO

Estamos selecionando profissonais com o seguinte perfil: Local de trabalho: RJ/Centro. 3º Grau Completo em Ciências da Computação, Análise de Sistemas ou Engeharia (Mecânica, Química, automação, Elétrica); Inglês avançado (será testado); Informática e Cálculos (avançado); Conhecimento e desejo de trabalhar com desenvolvimento de Software de Engenharia (CAE); Lógica de Programação, Visual basic, SQL-Server. Salário: R$ 2.500,00 + Ass. Médica + Cesta Básica. Horário; administrativo. Interessados e NO PERFIL SOLICITADO, encaminhar currículos para: rhagir2@yahoo.com.br Colocando no assunto: Engenheiro de Automação


PORTEIRO

Dermage farmácia de manipulação e indústria de cosméticos contrata: Imprescindível experiência com portaria, controle de acesso. Escolaridade: 2º grau completo. Salário + benefícios. Local de Trabalho: Bonsucesso. OS INTERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA curriculo@dermage.com.br


ENGENHEIRO DE PROJETOS/EXTRUTURAS METÁLICAS

Estamos selecionano profissionais com o seguinte perfil: ENGENHEIRO DE PROJETOS (EXTRUTURAS METÁLICAS DE GRANDE PORTE). Formação Superior Completa; Com sólida experiência em extruturas metálicas de grande porte; Conhecimento do Software TECHOMETAL - Metálica 2D e 4D; Conhecimentos avançados de informática (pacote óffice). Local de trabalho; Queimados/RJ. A empresa oferece: V. farmácia + Seguro de vida + Refeição + Cesta básica + VT. Custeio de VT por seis meses para funcionários fora do estado. Interessados e "NO PERFIL" por favor enviar currículos no corpo do e-mail "COM PRTETENSAO SALARIAL" para; rhagir2@yahoo.com.br Colocando no assunto: Engenheiro de Projetos. Não serão considerados currículos fora do perfil e sem pretensão salarial!!!

ANALISTA ADMINISTRATIVO

Indústria contrata: Analista Administrativo. Superior completo em ADM. Imprescindível experiência com emissão de pedidos, faturamento. Emissão de Notas Fiscais. Imprescindível excel avançado (fará teste). Controlará todos os pedidos de produtos na empresa (de forma burocrática). Vivência em expedição. Salário + Benefícios. OS INETERESSADOS DEVERÃO ENCAMINHAR CVS PARA rhproposta@gmail.com, COM PRETENSÃO SALARIAL. CVS FORA DO PERFIL NÃO SERÃO ANALISADOS.

1.21.2009

Hormônios / Sistema Endócrino / Distúrbios Hormonais

Distúrbios Hormonais
Sistema Endócrino e Hormônios
Glândulas Endócrinas
Hormônios
Controles Endócrinos

O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos (algumas vezes referidos como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sangüínea. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.

Glândulas Endócrinas
Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, os testículos e os ovários. Durante a gravidez, a placenta também atua como uma glândula endócrina além de suas outras funções. O hipotálamo secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisários e outros a suprimem. Algumas vezes, a hipófise é denominada glândula mestra por controlar muitas funções de outras glândulas endócrinas. Alguns hormônios hipofisários produzem efeitos diretos, enquanto outros simplesmente controlam a velocidade com que outros órgãos endócrinos secretam seus hormônios. A hipófise controla a velocidade de secreção de seus próprios hormônios através de um circuito de retroalimentação (feedback) no qual as concentrações séricas (sangüíneas) de outros hormônios endócrinos a estimulam a acelerar ou a alentecer sua função. Nem todas as glândulas endócrinas são controladas pela hipófise. Algumas respondem de modo direto ou indireto às concentrações de substâncias presentes no sangue:
• As células pancreáticas secretoras de insulina respondem à glicose e aos ácidos graxos.
• As células paratireoídeas respondem ao cálcio e ao fosfato.
• A medula adrenal (parte da glândula adrenal) responde à estimulação direta do sistema nervoso parassimpático. Muitos órgãos secretam hormônios ou substâncias similares aos hormônios, mas, geralmente, eles não são considerados parte do sistema endócrino. Alguns desses órgãos produzem substâncias que atuam somente na área próxima de sua liberação, enquanto outros não secretam seus produtos na corrente sangüínea. Por exemplo, o cérebro produz muitos hormônios cujos efeitos são limitados basicamente ao sistema nervoso.

Principais Glândulas Endócrinas

Hormônios
Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sangüínea por uma glândula ou órgão e que afetam a atividade de células de um outro local. Em sua maioria, os hormônios são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteróides, substâncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais. Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Além disso, os hormônios controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo. Por exemplo, o hormônio estimulante da tireóide é produzido na hipófise e afeta apenas a tireóide. Em contraste, o hormônio tireoidiano é produzido na tireóide, mas afeta células de todo o organismo. A insulina, produzida pelas células das ilhotas pancreáticas, afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo o organismo.

Controles Endócrinos
Quando as glândulas endócrinas funcionam mal, as concentrações séricas dos hormônios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funções orgânicas. Para controlar as funções endócrinas, a secreção de cada hormônio deve ser regulada dentro de limites precisos. O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormônio. O hipotálamo e a hipófise secretam seus hormônios quando detectam que a concentração sérica de um outro hormônio por eles controlado encontra-se muito alta ou muito baixa. Os hormônios hipofisários então circulam na corrente sangüínea para estimular a atividade de suas glândulas alvo. Quando a concentração sérica do hormônio alvo é a adequada, o hipotálamo e a hipófise deixam de produzir hormônios, uma vez que eles detectam que não há mais necessidade de estimulação. Este sistema de retroalimentação regula todas as glândulas que se encontram sob controle hipofisário.

Principais Hormônios


Hormônio Onde é Produzido Função

--------------------------------------------------------------------------------

Aldosterona: Produzido nas Adrenais----- Ajuda na regulação do equilíbrio do sal e da água através de sua retenção e da excreção do potássio

--------------------------------------------------------------------------------

Hormônio antidiurético (vasopressina): Produzido na Hipófise----- Faz com que os rins retenham água e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da pressão arterial

--------------------------------------------------------------------------------

Corticosteróide: Produzido nas Adrenais----Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ação antiinflamatória; mantém a concentração sérica de açúcar, a pressão arterial e a força muscular; auxilia no controle do equilíbrio do sal e da água

--------------------------------------------------------------------------------

Corticotropina:Produzido Hipófise----Controla a produção e a secreção de hormônios do córtex adrenal

--------------------------------------------------------------------------------

Eritropoietina: Produzido nos Rins-----Estimula a produção de eritrócitos

--------------------------------------------------------------------------------

Estrogênios: Ptoduzido nos ovários-------Controla o desenvolvimento das características sexuais e do sistema reprodutivo femininos

--------------------------------------------------------------------------------

Glucagon: Produzido no pâncreas----- Aumenta a concentração sérica de açúcar

--------------------------------------------------------------------------------

Hormônio do crescimento: Produzido na Hipófise-----Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produção de proteínas

--------------------------------------------------------------------------------

Insulina: Produzido no Pâncreas-----Reduz a concentração sérica de açúcar; afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo corpo

--------------------------------------------------------------------------------

Hormônio luteinizante e hormônio folículoestimulante: produzido na hipófise----- Controlam as funções reprodutoras, como a produção de espermatozóides e de sêmen, a maturação dos óvulos e os ciclos menstruais; controlam as características sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuição dos pêlos, a formação dos músculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traços da personalidade)

--------------------------------------------------------------------------------

Ocitocina: Produzido na Hipófise-----Produz contração da musculatura uterina e dos condutos das glândulas mamárias

--------------------------------------------------------------------------------

Paratormônio (hormônio paratireoídeo): Produzido nas Paratireóides-----Controla a formação óssea e a excreção do cálcio e do fósforo

--------------------------------------------------------------------------------

Progesterona: Produzido nos ovários----Prepara o revestimento do útero para a implantação de um ovo fertilizado e prepara as glândulas mamárias para a secreção de leite

--------------------------------------------------------------------------------

Prolactina:Produzido na hipófise----Inicia e mantém a produção de leite das glândulas mamárias

--------------------------------------------------------------------------------

Renina e angiotensina: produzida nos Rins---Controlam a pressão arterial

--------------------------------------------------------------------------------

Hormônio tireoidiano: Produzido na Tireóide-----Regula o crescimento, a maturação e a velocidade do metabolismo

--------------------------------------------------------------------------------

Hormônio estimulante da tireóide: Produzido na hipófise-----Estimula a produção e a secreção de hormônios pela tireóide


Determinados hormônios que são controlados pela hipófise variam de acordo com programas previstos. Por exemplo, o ciclo menstrual de uma mulher envolve flutuações mensais da secreção do hormônio luteinizante e hormônio folículoestimulante pela hipófise.
Os hormônios ovarianos (os estrogênios e a progesterona) também apresentam flutuações mensais. Ainda não está claro como o hipotálamo e a hipófise controlam esses biorritmos. No entanto, sabe-se com certeza que os órgãos respondem a algum tipo de relógio biológico. Existem outros fatores que também estimulam a produção de hormônios.
A prolactina, um hormônio secretado pela hipófise, faz com que as glândulas mamárias produzam leite. O lactente, ao sugar o mamilo, estimula a hipófise a secretar mais prolactina. A sucção também aumenta a secreção de ocitocina, a qual provoca a contração dos canais lactíferos, conduzindo o leite até o mamilo para alimentar o lactente.
As glândulas que não são controladas pela hipófise (p.ex., ilhotas pancreáticas e paratireóides) possuem seus próprios sistemas para determinar quando é necessária uma maior ou uma menor secreção. Por exemplo, a concentração de insulina aumenta logo após as refeições, pois o organismo precisa processar os açúcares dos alimentos.
Entretanto, se a concentração de insulina permanecesse elevada, a concentração sérica de açúcar diminuiria perigosamente. Outras concentrações hormonais variam por razões menos óbvias. As concentrações de corticosteróides e do hormônio do crescimento são mais elevadas pela manhã e mais baixos no meio da tarde. As razões dessas variações diárias não são totamente conhecidas.

A Função dos Transmissores

Embora todas as células respondam aos transmissores e a maioria delas os produzam, os seus efeitos são comumente agrupados em três sistemas principais (o nervoso, o imune e o endócrino) essenciais para a coordenação das atividades do organismo. Esses três sistemas têm muito em comum e cooperam entre si. Seus transmissores são compostos por proteínas ou derivados das gorduras. Alguns transmissores percorrem somente uma curta distância (inferior a 2,5 cm), enquanto outros percorrem distâncias consideráveis através da corrente sangüínea para atingirem seus alvos. Os transmissores ligam-se às suas célulasalvo utilizando proteínas receptoras específicas localizadas sobre a superfície celular ou no interior da célula. Alguns transmissores alteram a permeabilidade das membranas celulares para determinadas substâncias (p.ex., a insulina altera o transporte da glicose através das membranas celulares).
Outros transmissores, como a adrenalina (epinefrina) e o glucagon, alteram a atividade de seus receptores, fazendo com que eles produzam outras substâncias que atuam como transmissores secundários. Eles afetam a atividade do material genético da célula, alterando a produção celular de proteínas ou a atividade das proteínas que já se encontram no interior da célula.
O efeito de um transmissor específico depende de seu local de secreção. Por exemplo, a noradrenalina (norepinefrina) eleva a pressão arterial quando as adrenais a secretam no sangue. No entanto, quando ela é liberada no sistema nervoso, a noradrenalina estimula apenas a atividade das células nervosas próximas, sem afetar a pressão arterial.

Fonte: MSD

1.19.2009

Reações Adversas

Uma concepção equivocada muito comum é a de que os efeitos medicamentosos podem ser nitidamente divididos em duas categorias: efeitos desejáveis ou terapêuticos e efeitos indesejáveis ou colaterais.
Na verdade, a maioria dos medicamentos produz vários efeitos, mas em geral o médico deseja que o paciente experimente apenas um ou poucos deles; os demais efeitos podem ser considerados indesejáveis.

Embora a maioria das pessoas, inclusive os profissionais da saúde, use o termo efeito colateral, o termo reação medicamentosa adversa é mais apropriado para os efeitos indesejáveis, desagradáveis, nocivos ou potencialmente prejudiciais. Não surpreende que as reações medicamentosas adversas sejam comuns. Estima-se que cerca de 10% das admissões hospitalares nos Estados Unidos ocorram para o tratamento de reações medicamentosas adversas.

Cerca de 15% a 30% dos pacientes hospitalizados apresentam pelo menos uma reação medicamentosa adversa. Embora muitas dessas reações sejam relativamente brandas e desapareçam quando o medicamento é interrompido ou a dose é mudada, outras reações são mais sérias e duradouras.

Tipos de Reações Adversas
As reações medicamentosas adversas podem ser divididas em dois tipos principais. O primeiro consiste nas reações que representam uma intensificação dos efeitos farmacológicos ou terapêuticos conhecidos e desejados. Por exemplo, uma pessoa que esteja tomando um medicamento para reduzir a pressão alta pode ter tontura ou sensação de desmaio se a droga reduzir demasiadamente a pressão arterial.

Uma pessoa com diabetes pode apresentar fraqueza, sudorese, náusea e palpitações se a insulina ou o hipoglicemiante reduzir excessivamente o nível de açúcar no sangue. Esse tipo de reação medicamentosa adversa é comumente previsível, mas em alguns casos inevitável. Uma reação adversa pode ocorrer se a dose do medicamento for demasiadamente alta, se o indivíduo for muito sensível à droga administrada ou se outro medicamento reduzir o metabolismo do primeiro, aumentando assim o nível de sua concentração no sangue.

O segundo tipo importante de reações medicamentosas adversas inclui aquelas resultantes de mecanismos que ainda não estão bem compreendidos; muitas delas permanecem imprevisíveis até que os médicos tomem conhecimento de outras pessoas com reações similares. São exemplos desse tipo de reação as erupções cutâneas, a icterícia (lesão hepática), a anemia, uma queda na contagem de leucócitos, uma lesão renal e uma lesão nervosa, com possível comprometimento da visão ou audição.

Em geral, essas reações ocorrem em um número muito pequeno de pessoas, que podem apresentar alergia medicamentosa ou hipersensibilidade à droga em questão, em razão de diferenças genéticas no metabolismo da substância ou em sua resposta aos medicamentos.

Algumas reações medicamentosas adversas não se encaixam com facilidade em uma ou outra categoria. Comumente essas reações são previsíveis, e em grande parte os mecanismos envolvidos são conhecidos. Por exemplo, freqüentemente ocorrem irritação e sangramento no estômago quando as pessoas fazem uso crônico de aspirina ou outras drogas antiinflamatórias não-esteróides, como ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno.

Gravidade das Reações Adversas
Não existe uma escala universal para descrever ou medir a gravidade de uma reação medicamentosa adversa; a avaliação é amplamente subjetiva. Considerando que a maioria dos medicamentos são administrados por via oral, os distúrbios gastrointestinais – perda de apetite, náusea, sensação de flatulência (timpanismo) e constipação ou diarréia – são responsáveis por elevada porcentagem de todas as reações descritas.

Distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça, fadiga, dores musculares vagas, mal-estar (sensação geral de enfermidade ou desconforto) e mudanças nos padrões de sono são considerados reações leves e de pouca importância. Mas tais reações podem ser realmente preocupantes para a pessoa que as experimenta. Além disso, a pessoa que percebe uma redução em sua qualidade de vida pode não cooperar com o tratamento medicamentoso prescrito, o que se torna um grande problema quando se pretende que os objetivos do tratamento sejam atingidos. Reações moderadas são as mesmas classificadas como leves, mas apenas nos casos em que o paciente as considera nitidamente incômodas, angustiantes ou intoleráveis.

A essa lista são acrescidas reações como as erupções cutâneas (especialmente quando extensas e persistentes), os distúrbios visuais (sobretudo em pessoas que usam lentes corretivas), os tremores musculares, a dificuldade miccional (comum a muitos medicamentos administrados a pessoas idosas), qualquer mudança perceptível no humor ou na função mental e certas alterações nos componentes do sangue (como gorduras ou lipídeos).

A ocorrência de reações medicamentosas adversas leves ou moderadas não significa necessariamente que o medicamento deva ser interrompido, em especial quando não há alternativa adequada. Mas o médico provavelmente reavaliará a dosagem, a freqüência de administração (número de doses por dia), o momento de administração das doses (antes ou depois das refeições, pela manhã ou na hora de deitar) e o possível uso de outros agentes que possam aliviar o sofrimento (por exemplo, o médico pode recomendar o uso de um emoliente das fezes, caso o medicamento tenha causado constipação).

Às vezes os medicamentos provocam reações graves, que podem pôr em risco a vida do paciente, embora sejam relativamente raras. Pessoas acometidas por uma reação grave comumente devem interromper o uso de remédio e ser tratadas para a reação. Mas, em alguns casos, os médicos são obrigados a continuar a administração de medicamentos de alto risco (por exemplo, os quimioterápicos, para pacientes com câncer, ou os imunossupressores, para pacientes que foram submetidos a transplantes de órgãos).

Os médicos fazem uso de todos os meios possíveis para lidar com as reações adversas graves: podem receitar desde antibióticos, se o sistema imune ficar comprometido para o combate de infecções, até antiácidos líquidos de alta potência ou bloqueadores dos receptores H2, como famotidina ou ranitidina, para evitar ou curar úlceras do estômago; podem fazer infusão de plaquetas para o tratamento de problemas sérios de sangramento ou injetar eritropoetina em pacientes com anemia induzida por medicamento para estimular a produção dos glóbulos vermelhos.

Segurança de Drogas Novas
Antes de ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) para comercialização nos Estados Unidos, uma droga nova deve ser submetida a um estudo rigoroso em animais e seres humanos. Grande parte dos testes tem como objetivo a avaliação da eficácia da droga e de sua segurança relativa. Os estudos são realizados primeiramente em animais, para que sejam reunidas informações sobre a cinética da droga (absorção, distribuição, metabolismo, eliminação), sua dinâmica (ações e mecanismos) e a segurança que oferece, inclusive quanto a possíveis efeitos na capacidade reprodutiva e na saúde da prole.

Muitas drogas são rejeitadas nesse estágio, ou porque não conseguem demonstrar uma atividade benéfica ou porque se verifica que são muito tóxicas. Se os testes com animais são bemsucedidos, a FDA aprova o requerimento dos pesquisadores para Investigação de Nova Droga, e em seguida a droga passa a ser estudada em seres humanos. Esses estudos progridem ao longo de várias fases.

Nas fases de pré-comercialização (fases I, II e III), a nova droga é estudada primeiramente em um pequeno número de voluntários sadios e, em seguida, em um número crescente de pessoas que sofrem ou estão em risco de sofrer a doença que deve ser tratada ou evitada pela nova droga. Além de determinar a eficácia terapêutica, as pesquisas em seres humanos se concentram no tipo e na freqüência das reações adversas e nos fatores que tornam as pessoas suscetíveis a tais reações (como idade, sexo, distúrbios complicadores e interações com outras drogas).

Os dados resultantes dos testes em animais e seres humanos, juntamente com os procedimentos pretendidos quanto à produção da droga ou informações contidas na bula e a rotulagem do produto, são apresentados para análise junto à FDA em um Formulário de Droga Nova. Na maioria dos casos, o processo de revisão e aprovação se estende por dois ou três anos a partir da apresentação do formulário, embora a FDA possa abreviar esse período quando se trata de um medicamento que represente um avanço terapêutico importante.

Mesmo depois da aprovação de um medicamento novo, o fabricante deve coordenar uma vigilância de pós-comercialização (fase IV), comunicando imediatamente qualquer reação medicamentosa adversa adicional ou não-detectada. Médicos e farmacêuticos são incentivados a participar na monitorização contínua do medicamento. Esse acompanhamento é importante, porque mesmo os estudos de pré-comercialização mais abrangentes somente conseguem detectar reações adversas que ocorrem em, mais ou menos, uma vez a cada 1.000 doses.

Reações adversas importantes que ocorrem uma vez a cada 10.000 doses, ou mesmo uma vez a cada 50.000 doses, podem ser detectadas apenas quando grande número de pessoas já usou o medicamento, após seu lançamento no mercado. A FDA pode suspender sua aprovação se novas evidências indicarem que a droga representa um risco significativo.


Algumas Reações Medicamentosas Adversas graves

Úlceras pépticas ou sangramento do estômago • Corticosteróides (como prednisona ou hidrocortisona) tomados por via oral ou injetável (não aplicados na pele como cremes ou loções)
• Aspirina e outras drogas antiinflamatórias nãoesteróides (como ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno)
• Anticoagulantes (como heparina e warfarina)

Anemia (diminuição da produção ou aumento da destruição de glóbulos vermelhos) • Certos antibióticos (como o cloranfenicol)
• Algumas drogas antiinflamatórias não-esteróides (como indometacina e fenilbutazona)
• Drogas contra a malária e a tuberculose em pacientes com deficiência da enzima G6PD

Diminuição da produção de leucócitos, com aumento do risco de infecções • Certas drogas antipsicóticas (como a clozapina)
• Medicamentos contra câncer
• Algumas drogas para problemas de tireóide (como a propiltiouracila)

Lesão hepática • Acetaminofeno (uso repetido de doses excessivas)
• Algumas drogas contra tuberculose (como a isoniazida)
• Quantidades excessivas de compostos de ferro
• Muitas outras drogas, especialmente em pessoas com doença hepática preexistente ou em consumidores de grandes quantidades de bebidas alcoólicas

Lesão renal (o risco de lesão renal induzida por medicamento é maior para pessoas idosas) • Drogas antiinflamatórias não-esteróides (uso repetido de doses excessivas)
• Antibióticos aminoglicosídeos (como canamicina e neomicina)
• Algumas drogas contra câncer (como a cisplatina)


Benefícios e Riscos
Todo medicamento pode causar danos, além de trazer benefícios. Sempre que pensa em prescrever um medicamento, o médico deve pesar os possíveis riscos, comparando-os com os benefícios esperados. O uso de um medicamento não se justifica a menos que os benefícios esperados superem os possíveis riscos.

O médico também deve considerar as possíveis conseqüências da não administração do medicamento. Raramente os benefícios e riscos potenciais podem ser determinados com precisão matemática. Ao avaliar os benefícios e riscos de prescrever um medicamento, os médicos levam em consideração a gravidade do distúrbio que está sendo tratado e o impacto que esse distúrbio está tendo na qualidade de vida do paciente. Assim, desconfortos relativamente menores de tosses e resfriados, tensões musculares ou dores de cabeça esporádicos podem ser aliviados com remédios vendidos sem receita; nesses casos, é aceitável apenas um nível muito baixo de efeitos adversos.

Os medicamentos de venda livre para tratamento de distúrbios corriqueiros possuem uma grande margem de segurança quando tomados de acordo com as orientações. Mas o risco de uma reação medicamentosa adversa cresce abruptamente quando uma pessoa está tomando outros medicamentos (de venda livre ou de receita obrigatória). Por outro lado, quando um medicamento está sendo utilizado no tratamento de uma moléstia ou de um distúrbio sério ou que põe a vida em risco (por exemplo, ataque cardíaco, derrame, câncer ou rejeição de transplante de órgão), torna-se necessário aceitar um risco mais alto de reação medicamentosa grave.

Fatores de Risco
Muitos fatores podem aumentar a possibilidade de uma reação medicamentosa adversa: o uso simultâneo de diversos medicamentos, a faixa etária do paciente (muito jovem ou muito idoso), gravidez, certas doenças e fatores hereditários.

Terapia Medicamentosa Múltipla
Tomar vários medicamentos de receita obrigatória ou de venda livre aumenta o risco de ocorrência de uma reação medicamentosa adversa. O número e a gravidade dessas reações aumentam desproporcionalmente com o número de remédios tomados. O uso do álcool, que é também uma droga, aumenta o risco. A revisão periódica, pelo médico ou farmacêutico, de todas as drogas que a pessoa está tomando pode reduzir o risco de reações indesejáveis.

Idade
Bebês e crianças muito novas estão em especial risco de reações medicamentosas adversas porque a capacidade de metabolização das drogas nessas faixas etárias não está ainda completamente desenvolvida. Os recém-nascidos não podem metabolizar e eliminar o antibiótico cloranfenicol, por exemplo; os bebês que recebem essa droga podem sofrer a síndrome do bebê cinzento, uma reação séria e freqüentemente fatal.

Tetraciclina, outro antibiótico, administrada a bebês e crianças novas durante o período de formação dos dentes (até aproximadamente 7 anos de idade) pode alterar permanentemente a cor do esmalte dental. Crianças com menos de 15 anos estão sob risco de sofrer a síndrome de Reye caso tomem aspirina quando estiverem gripadas ou com catapora. Pessoas idosas também estão sob alto risco de sofrer reação medicamentosa adversa, principalmente porque é provável que tenham numerosos problemas de saúde e, por isso, tomem vários remédios de venda livre e de receita obrigatória.

Além disso, algumas pessoas idosas apresentam uma tendência a fazer confusão em relação às instruções para o uso apropriado dos remédios. A função renal e a capacidade de eliminação de drogas do corpo declinam com a idade; esses problemas freqüentemente são complicados pela desnutrição e desidratação. Pessoas idosas tratadas com remédios que podem causar tontura, confusão e comprometimento da coordenação correm maior risco de sofrer quedas e de fraturar ossos. Entre os medicamentos que costumam causar esses problemas, estão muitos dos anti-histamínicos, sedativos, ansiolíticos e antidepressivos.

Gravidez
Muitos medicamentos representam risco para o desenvolvimento normal do feto. Tanto quanto possível, mulheres grávidas não devem tomar remédios, especialmente durante o primeiro trimestre. O médico deve supervisionar o uso de qualquer medicamento de receita obrigatória ou de venda livre durante a gestação. Drogas sociais ou ilícitas (álcool, nicotina, cocaína e narcóticos como a heroína) também trazem riscos para a gestação e para o feto.

Outros Fatores
As doenças podem alterar a absorção, o metabolismo e a eliminação dos medicamentos, assim como a resposta do organismo às drogas.A hereditariedade pode conferir maior suscetibilidade aos efeitos tóxicos de certos medicamentos. Ainda permanece muito pouco explorado o campo das interações entre a mente e o corpo, incluindo aspectos como atitude mental, pontos de vista, crença em si próprio e confiança no médico.

Alergias a Medicamentos
Em geral, o número e a gravidade das reações medicamentosas adversas aumentam proporcionalmente à dose. Mas essa relação entre dose e resposta não se aplica a pessoas alérgicas ou hipersensíveis a determinado medicamento.

Para elas, mesmo pequenas quantidades do medicamento podem deflagrar uma reação alérgica, que varia desde algo de pouca importância, apenas incômodo, até um processo grave e que põe em risco a vida. Reações alérgicas podem refletir-se em erupções cutâneas e coceira; febre; constrição das vias respiratórias e respiração ruidosa; edema dos tecidos, como laringe e glote, podendo prejudicar a respiração; e queda na pressão arterial, às vezes até níveis perigosamente baixos.

Alergias a medicamentos são imprevisíveis, porque as reações ocorrem mesmo depois de a pessoa já ter sido exposta ao medicamento (por via tópica, oral ou injetável) uma ou mais vezes, sem nenhuma reação alérgica. A reação leve pode exigir tratamento com somente um antihistamínico; a reação grave ou de risco pode exigir uma injeção de adrenalina (também chamada epinefrina) ou corticosteróides (como a hidrocortisona).

Em geral os médicos perguntam se o paciente tem alguma alergia conhecida a medicamento antes de prescrevê-lo. As pessoas que já tiveram reações alérgicas graves, que têm problemas clínicos sérios ou que estão tomando medicamentos de alto risco devem usar um colar ou pulseira de alerta.

A informação inscrita na pulseira (por exemplo, alérgico à penicilina, diabético dependente de insulina, tomando warfarina) alertará a equipe médica e o paramédico no caso de uma emergência.

Toxicidade por Overdose
A expressão toxicidade por overdose referese a reações tóxicas sérias, freqüentemente lesivas e possivelmente fatais, em decorrência de uma overdose acidental (decorrente de erro do médico, do farmacêutico ou do paciente) ou intencional (homicídio ou suicídio) de determinada droga. Um risco menor de toxicidade por overdose é freqüentemente a razão por que os médicos preferem um medicamento em detrimento de outro quando os dois produtos são igualmente eficazes.

Assim, se há necessidade de um sedativo, ansiolítico ou tranqüilizante, em geral os médicos receitam benzodiazepínicos, como o diazepam e o triazolam, e não barbitúricos, como o pentobarbital. Os benzodiazepínicos não são mais eficazes que os barbitúricos, mas possuem uma margem de segurança mais ampla e apresentam probabilidade muito menor de causar toxicidade grave no caso de uma overdose, acidental ou intencional.

Segurança é também a razão de antidepressivos mais recentes, como a fluoxetina e a paroxetina, terem substituído em grande parte antidepressivos mais antigos, mas igualmente eficazes, como a imipramina e amitriptilina. Crianças mais novas estão em alto risco de toxicidade por overdose.

A maioria dos comprimidos e cápsulas vivamente coloridos que atraem sua atenção possui formulações com doses para adultos. Nos Estados Unidos, regulamentos federais exigem que todos os medicamentos de uso oral sujeitos a receita sejam fornecidos em frascos “à prova de crianças”, a menos que o paciente renuncie por escrito a possíveis problemas, indicando que esse tipo de recipiente representa uma limitação.

Quase todas as áreas metropolitanas dos Estados Unidos contam com serviços de informação sobre envenenamento com agentes químicos e medicamentos, e a maioria dos catálogos telefônicos contém o número do Centro de Controle de Venenos local. Esse número de telefone deve ser copiado e guardado perto de um telefone ou programado em um aparelho telefônico de discagem automática.
Fonte:MSD

Para complememtar o tema ralatamos abaixo um texto de autoria de Sérgia Maria Starling Magalhães e Wânia da Silva Carvalho:

As reações adversas a medicamentos constituem um problema importante na prática do profissional da área da saúde. Sabe-se que essas reações são causas significativas de hospitalização, de aumento do tempo de permanência hospitalar e, até mesmo, de óbito. Além disso, elas afetam negativamente a qualidade de vida do paciente, influenciam na perda de confiança do paciente para com o médico, aumentam custos, podendo também atrasar os tratamentos, uma vez que podem assemelhar-se à enfermidades.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem definido reação adversa a medicamentos (RAM), como: "qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade".

Assim, não são consideradas reações adversas a medicamentos os efeitos adversos que aparecem depois de doses maiores do que as habituais (acidentais ou intencionais).

De acordo com Laporte e Capellá, 1989, os termos "reação adversa", "efeito indesejável" e "doença iatrogênica" são equivalentes e corresponde ao conceito anterior. No entanto, diversos termos são empregados provocando confusões resultantes da própria dificuldade conceitual e de problemas de traduções.

Na literatura encontramos os termos "side effects", "secondary effects", "adverse reactions", "untoward reactions", "unwanted reactions", "drug induced diseases" e outros, variedade de termos normalmente mal utilizados em inglês, que leva quase sempre a uma má utilização em outros idiomas.

Independente do termo, deve-se diferenciar deste conceito o de evento adverso, considerado uma injúria sofrida pelo paciente resultante de erros no uso de medicamentos e que resultam em falha terapêutica. O evento pode ser devido a vários fatores relacionados com o tratamento: dose do medicamento incorreta, dose omitida, via de administração não especificada, horário de administração incorreto e outros. Deve-se lembrar que uma superdose de medicamento não poderia ser considerada como uma reação adversa de acordo com a definição, mas pode ser considerada um evento adverso.
Complicações ou alguns eventos não previstos na admissão hospitalar, relacionados à assistência médica, de enfermagem ou de outras áreas de suporte, que ocorrem com o paciente durante a internação, são considerados também como evento adverso.

CLASSIFICAÇÃO E MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS


É difícil fazer uma classificação das reações adversas conforme o seu mecanismo de produção, uma vez que considerações relevantes sobre mecanismos farmacocinéticos ou farmacodinâmicos (do tipo de lesão anatômica, bioquímica, funcional, da localização da lesão, do subgrupo da população afetada) se sobrepõem.
Uma classificação que auxilia o entendimento dos principais mecanismos de produção seria a que propõe seis diferentes tipos de reações indesejáveis:


Superdosagem relativa – Quando um fármaco é administrado em doses terapêuticas mas apesar disso suas concentrações são superiores às habituais, fala-se em superdosagem relativa.
Dois exemplos ilustram bem esse conceito: a maior incidência de surdez entre pacientes com insuficiência renal tratados com antibióticos aminoglicosídeos e a intoxicação digitalíca em paciente com insuficiência cardíaca tratados com doses usuais de digoxina, uma vez que este paciente pode apresentar hipocalemia concomitante ou uma reduzida massa muscular, ou ainda, apresentar a função renal diminuída o que diminui a excreção do glicosídeo. Ambas as situações se devem à alterações funcionais, que podem aumentar o risco de concentrações elevadas do fármaco no organismo.

2. Efeitos colaterais – São os inerentes à própria ação farmacológica do medicamento, porém, o aparecimento é indesejável num momento determinado de sua aplicação. É considerado um prolongamento da ação farmacológica principal do medicamento e expressam um efeito farmacológico menos intenso em relação à ação principal de uma determinada substância. Alguns exemplos: o broncoespasmo produzido pelos bloqueadores b -adrenérgicos, o bloqueio neuromuscular produzido por aminoglocosídeos, sonolência pelos benzodiazepínicos, arritmias cardíacas com os glicosídios .

3. Efeitos secundários – São os devidos não à ação farmacológica principal do medicamento, mas como consequência do efeito buscado. Por exemplo, a tetraciclina, um antimicrobiano de ação bacteriostática poderá depositar em dentes e ossos, quando utilizada na pediatria, estas deposições podem descolorir o esmalte dos dentes decíduos assim como dos permanentes. A deposição óssea pode provocar redução do crescimento ósseo6.

4. Idiossincrasia – Reações nocivas, às vezes fatais, que ocorrem em uma minoria dos indivíduos. Definida como uma sensibilidade peculiar a um determinado produto, motivada pela estrutura singular de algum sistema enzimático. Em geral considera-se que as respostas idiossincrásicas se devem ao polimorfismo genético. Um exemplo seria a anemia hemolítica por deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), um traço herdado na forma recessiva ligada ao sexo, esse tipo de anemia pode acontecer, por exemplo, em determinados indivíduos que utilizam a droga antimalárica primaquina. Esta droga é bem tolerada pela maioria dos indivíduos, no entanto, em 5 a 10% dos negros do sexo masculino, a droga causa hemólise, que conduz a grave anemia.

5. Hipersensibilidade alérgica – Para sua produção é necessária a sensibilização prévia do indivíduo e a mediação de algum mecanismo imunitário. Trata-se de reação de intensidade claramente não relacionada com a dose administrada. Um exemplo seria a hipersensibilidade do tipo I- anafilaxia, uma resposta súbita e potencialmente letal, provocada pela liberação de histamina e de outros mediadores. As principais características incluem erupções urticariformes, edema dos tecidos moles, broncoconstricção e hipotensão.

6. Tolerância – É fenômeno pelo qual a administração repetida, contínua ou crônica de um fármaco ou droga na mesma dose, diminui progressivamente a intensidade dos efeitos farmacológicos, sendo necessário aumentar gradualmente a dose para poder manter os efeitos na mesma intensidade. A tolerância é um fenômeno que leva dias ou semanas para acontecer. Exemplo, tolerância produzido pelos barbitúricos reduzindo seu efeito anticonvulsivante

Eventos adversos - o que são?
Renata Mahfuz Daud Gallotti

Eventos adversos (EAs) são definidos como complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base. Afetando em média 10% das admissões hospitalares, constituem atualmente um dos maiores desafios para o aprimoramento da qualidade na área da saúde: a sua presença reflete o marcante distanciamento entre o cuidado ideal e o cuidado real. Quando decorrentes de erros, são denominados EAs evitáveis. Cabe ressaltar que 50% a 60% dos EAs são considerados passíveis de prevenção. Em geral, a ocorrência destes eventos inesperados não acarreta danos importantes aos pacientes. Entretanto, incapacidade permanente e óbito podem ocorrer. Estima-se que 1.000.000 de EAs evitáveis ocorram anualmente nos EUA, contribuindo para a morte de 98.000 pessoas. Eventos adversos cirúrgicos e aqueles relacionados ao uso de drogas correspondem às categorias mais freqüentes. Alguns fatores favorecem sobremaneira a ocorrência de EAs, destacando-se a idade dos pacientes, a gravidade do quadro clínico inicial, a existência de comorbidades, a duração e a intensidade do cuidado prestado, a fragmentação da atenção à saúde, a inexperiência de jovens profissionais envolvidos no atendimento, a sobrecarga de trabalho, as falhas de comunicação, a introdução de novas tecnologias e o atendimento de urgência. A presença de EAs deve ser interpretada como decorrente de falências nos complexos sistemas técnicos e organizacionais relacionados à atenção à saúde e não como resultado de ações isoladas praticadas por profissionais incompetentes. A adoção de medidas punitivas frente aos erros, prática muito freqüente na área médica, gerando atitudes de medo e desconfiança nos indivíduos, em nada contribui para a prevenção dos mesmos, uma vez que induz à ocultação das falhas cometidas. O reconhecimento da real dimensão destes problemas representa uma oportunidade ímpar para o aprimoramento da segurança dos pacientes.

Referências

1. Leape LL, Brennan TA, Laird N, Lawthers AG, Localio AR, Barnes BA, et al. The nature of adverse events in hospitalized patients - Results of the Harvard Medical Practice Study II. N Engl J Med1991; 324:377-84.

2. Wilson RM, Runciman WB, Gibberd RW, Harrison BT, Newby L, Hamilton JD. The quality in Australian health care study. Med J Aust 1995; 163:458-71.

3. Institute of Medicine. To err is human: building a safer health system. Washington (DC): National Press Academy; 1999.

4. Weingart SN, Wilson M, Gibberd RW, Harrison B. Epidemiology of medical error. BMJ 2000; 320:774-7.

5. Vincent C. Patient safety: understanding and responding to adverse events. N Engl J Med 2003; 348:1051-6.