Em um mundo com muito mais referências lisas do que crespas mídia afora (alô revistas, blogs, sites, etc.), falta de inspiração pra cortar e/ou arrumar o cabelo toin-oin-oin não é uma situação muito rara. E quando alguma revista resolve fazer uma matéria sobre nosso tipo de cabelo e dar dicas de corte, pode apostar que lá vai estar o tal base-reta-com-laterais-repicadas-que-diminui-o-volume como carro chefe.

Como lidar? Onde se inspirar?
Pesquisa, minha gente. É o único jeito. Pesquisa por todos os lugares, incluindo os mais recônditos (já que quase todos os cabelos de revistas, anúncios e novelas são… lisos): moda, música, cinema, o povo nas ruas, revistas gringas, shows, colegas do lado, vídeos, livros, personagens, blogs gringos e/ou desconhecidos. Pesquisar com olhos atentos e sem preconceitos: um cabelo liso pode sim te dar uma boa idéia, aplicável à sua juba, com a ajuda de um bom cabelereiro e muita conversa. Pra esse meu corte de cabelo acompanhar por todo o processo de retirada da química, por exemplo, usei como referência esta foto, mesmo sendo de um cabelo liso. Foi explicar com calma pro cabelereiro que o que eu queria era a coisa das pontas compridas na frente e nuca mais curta com volume no alto da cabeça, que deu tudo certo.

Como eu adoro pesquisar (e prestar atenção no povo) tenho uma boa lista de pessoas/blogs/referências que ajudam bastante, dão boas idéias de cortes e/ou penteados e que (melhor parte) sempre me mostram como podem ser lindos e cheios de possibilidade os cabelos crespos/cacheados.
Daí que eu resolvi apresentar pra vocês algumas das minhas musas jubosas. Quem sabe elas não servem de inspiração pra mais gente, né?

01, 02 e 03. Corinne Bailey Rae, linda seja com a juba solta, meio presa ou presa no estilo moicano;

04 e 05. Linnea Jönsson e Leandra Leal mostram cachos mais maleáveis, um com muito volume e o outro mais comportadinho;

06 e 07. Ligia Helena arrasando na juba comprida, com cachos mais abertos;

08. Maria Schneider mostrando que jubosas também podem ter franja;  
09. Diana Ross com um curtinho cheio de molas e bossa;

09. Diana Ross com um curtinho cheio de molas e bossa;

10 e 11. Solange Knowles, irmã da nossa musa negrinha Beyonce, aposta no natural hair pra cima e no turbante em dias de bad hair day [boa dica pra crespas e lisas];

12. Beth Viveiros e mais uma bela inspiração pra curtos;

13. Mariana Souza e sua juba toda repicada (e sem base reta);

14 e 15. Thais Araújo, curta e volumosa [adoro crespo afro pra cima] e comprida com fitinha [não ficou uma graça?];

16. Mayra Maldjian, musa indie e musa jubosa, mostrando um jeito charmoso de usar lenço e tirar a juba da cara;

17. Thalma de Freitas, só no topetinho [doida pra fazer esse cabelo pra uma festa];

18. Esperanza Spalding e outro penteado super estiloso pra você que tem um black poder;

19. Erykah Badu, linda e sem medo do volumão [e também adepta dos turbantes, que eu amo cada dia mais];

20 e 21. Gisella Francisca,  penteado solto 70´s e um preso com volume;

22. Julia Sarr-Jamois, combinar o cabelão com o estilo de se vestir.



tumblr_me0spokqP51qh8ojpo1_1280
Daí num momento de pressa, no auge da ansiedade da TPM sem doces, “ops, i did it again”. Quebrei as minhas próprias regras e usei o combo “estou com pouca grana pro meu cabelereiro perfeito e caro + só quero aparar um pouco as pontas” como desculpa pra ir num salão qualquer e ignorar todas as pistas de que ia ser uma tragédia. De fato foi. E eu, que estava super feliz com a minha juba 100% natural e um pouco mais comprida que nos últimos meses, acabei voltando pra casa com quase um palmo a menos de cabelo e Continue lendo  as dicas da