5.31.2011

Dores nos ombros

 
Dores nos ombros são uma das queixas mais comuns nos consultórios dos ortopedistas. Em geral, as dores são provocadas por lesões inflamatórias causadas por movimentos repetitivos ou excesso de uso, que machucam os tendões.
Para evitá-las é necessário fazer um tratamento de fortalecimento e reeducação muscular, tanto para atletas de alto nível quanto para os de fim de semana. Há uma relação muito estreita entre a atividade física de uma pessoa e a aceleração do processo degenerativo, segundo o ortopedista Sérgio Xavier, do HCor.
Os atletas que utilizam os braços para lançamento, como tenistas, golfistas, jogadores de vôlei e nadadores, têm uma tendência maior a desenvolver lesões inflamatórias no tendão, por conta do movimento contínuo de elevar o braço.
Além de degenerativas as lesões no ombro podem ser inflamatórias e normalmente são causadas por excesso de movimentos repetidos. As lesões inflamatórias são mais comuns nos jovens e estão relacionadas à atividade esportiva ou de trabalho, as chamadas tendinites.
Com uma tendência para desenvolver processos inflamatórios nessa região, porque expõem o tendão a situações de estresse, além de uma característica própria do tendão que é a pouca vascularização, fato que o predispõe a esses tipos de lesão. Se o ombro é exposto a uma situação de constante elevação, ele pode ficar ”mais velho” mais rápido.
[Lazer beleza]

saiba ainda: 

Dor no pescoço e ombros

Muitos pacientes com fibromialgia (FM) queixam-se de dores nos “nervos” do pescoço, e em muitos a maioria das dores da FM parece originar-se desta área.

Na verdade, os tais “nervos” são a parte principal de um músculo do pescoço e ombros, chamado trapézio. Este é um músculo bastante potente, que em pacientes com fibromialgia pode apresentar pontos de contração espontânea, chamados pontos-gatilho. Estes pontos são chamados assim por “engatilharem” uma dor sempre para a mesma localização, dependendo de onde está a contração muscular (figura 1) .

O trapézio é o músculo mais “mal-usado” do corpo, particularmente em indivíduos sedentários e com má-postura. A cabeça, quando está pendente, age como um peso de 15kg pressionando o trapézio para baixo. Quando a cabeça está alinhada com o pescoço, este peso é de somente 3 kg. Muitas pessoas mantêm uma postura com a cabeça para a frente por períodos grandes de tempo, no trabalho e nas tarefas de casa, submetendo o trapézio a um estresse crônico. Pessoas com fibromialgia são especialmente vulneráveis ao estresse mecânico crônico.

Estes passos são úteis para lidar com a dor no pescoço e ombros:

1) Evite inclinar-se para realizar um trabalho. Levante a superfície de trabalho ou abaixe a cadeira, para permitir que a cabeça e a coluna fiquem alinhadas (isto é, sem a cabeça estar curvada para a frente).

2) Evite deitar no chão para assistir TV ou ler na cama com o travesseiro embaixo da cabeça. Isto tensiona o trapézio e irrita o nervo occipital, o que pode causar dor de cabeça.

3) Use travesseiros com curvaturas especiais pra dormir – que permitam que a cabeça fique paralela ao colchão.

4) Pratique uma boa postura. Peça ao seu fisioterapeuta pra ensinar exercícios que fortaleçam os músculos do ombro e do pescoço.

5) Quando estiver dirigindo, pressione a cabeça contra o encosto de cabeça periodicamente, para ajudar o corpo a identificar a posição correta da cabeça.

6) Alongue os músculos do pescoço várias vezes ao dia – onde quer que esteja.

7) Arranje uma cadeira com encosto alto – isto dará melhor apoio para o pescoço e os ombros.

8) Se o seu trabalho envolve muito tempo ao telefone, considere o uso de fones de ouvido, que deixam o pescoço livre.

9) Fale com seu médico sobre injeções com anestésico nos pontos-gatilho.

10) Natação é um exercício útil para o alongamento do pescoço.

11) Use relaxantes musculares à noite para “soltar” os músculos durante o sono. Use analgésicos regularmente, não só quando a dor está insuportável.

12) Massagens são úteis, embora o efeito seja temporário

13) Use calor, como o chuveiro quente, para soltar os músculos

14) Aprenda exercícios de relaxamento – pergunte ao fisioterapeuta.

15) Conserve-se quente quando está frio – o ar frio faz contração muscular,causando maior dor.

Eduardo S. Paiva

Nenhum comentário: