3.28.2012

Idosos saudáveis

 Uma realidade cada vez mais possível

A população de brasileiros com mais de 65 anos vem crescendo e nos próximos 10 anos serão quase 20 milhões. Desta forma, as medidas preventivas das doenças nos idosos devem ser cada vez mais divulgadas com o intuito não só de prolongar a vida mas também aumentar os anos vividos com saúde.
Os cuidados já são conhecidos, mas algumas informações são importantes: exames laboratoriais de rotina, observando gorduras, açúcar, função dos rins e fígado, hemograma, PSA, TSH, entre outros. Avaliação da pressão arterial, papanicolau para as mulheres e toque retal para os homens, colonoscopia para pesquisar o câncer de colo (intestino), exame clínico da mama e mamografia para as mulheres.
Consultar o dermatologista para avaliar lesões de pele que possam ser cancerosas e o oftalmologista para pesquisar o glaucoma e a catarata.
A prevenção é fundamental: não fumar (ganha-se mais 10 anos de vida), atividade física regular para evitar doenças do coração, osteoporose, fraturas e principalmente para não ficar com aquele andar desequilibrado dos velhinhos (fisioterapia toda semana). Prevenir as quedas acidentais com adaptações na própria casa (corrimão, tirar tapetes, etc) e avaliação da medicação. Vacinações para gripe e pneumonia; suplementos vitamínicos devem ser orientados pelos médicos pois o exagero não traz só benefícios.
Procure o seu médico para uma orientação adequada.

 Idosos, Qualidade de Vida.

Nenhum comentário: