9.02.2010

Aprenda a se valorizar e drible a insegurança


Tire a roupa e fique à vontade
Pode deixar a luz acesa! Fazer do quarto um breu total não é a única solução para você se sentir à vontade com o seu corpo na hora de tirar a roupa para o gato. Para driblar essa insegurança, o caminho passa pela sua auto-estima. Pronta para se valorizar?
Levante a mão a mulher que nunca encanou com um furinho no bumbum ou uma dobrinha a mais na barriga na hora H, prestes a se revelar por inteira ao amado. Nessa situação, bate mesmo um frio na barriga: o que ele vai achar de mim? É natural querer agradar, mas quando as suas formas se tornam um problema tão grande a ponto de não ser possível curtir a transa, o que era bom acaba virando um tormento. E quem sofre é você mesma. “Esse é um tema delicadíssimo para mim. Sempre fui insegura com a minha imagem e, pelo jeito, vou ser para o resto da vida. Não me sinto confortável em ficar totalmente nua sem apagar a luz e invejo quem faz. Isso me atrapalha, pois já deixei de ter relacionamentos que poderiam vir a ser interessantes, assim como acabei não aproveitando momentos gostosos. Não consigo mudar esse meu jeito e me sinto péssima! Devo ser extremamente exigente comigo mesma porque vivo achando mil defeitos em mim, mas nos outros, não. Confesso que não sou nada exigente em relação à beleza masculina. Gosto até dos mais feinhos. Vai entender”, desabafa uma leitora, que preferiu não se identificar. Nestas quatro páginas, você também vai ler outros depoimentos de garotas dizendo o que pensam sobre a nudez. Para tirar o assunto do escuro, o primeiro passo é compreender que beleza e sensualidade são duas qualidades bem distintas. O nosso erotismo transcende a simples imagem corporal. “O sex appeal é atitude, tesão, sentimento, autovalorização, como você se sente e como faz o homem se sentir”, define Nelma Penteado, autora do livro Inteligência Profissional e Afetiva (ed. ND) e consultora de palestras sobre a auto-estima. “Quem disse que uma estética perfeita é passaporte para o amor e para a felicidade? São tantos os pré-requisitos para gozarmos da sexualidade que o que deveria funcionar como uma fonte inesgotável de prazer vira pura frustração”, acrescenta Simone Chedid, ginecologista e terapeuta sexual da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (Sbrash), em Porto Alegre

Auto-estima, ativar!

Olhe-se no espelho

Na terapia sexual, existe um exercício que auxilia a reestruturar os julgamentos severos que fazemos de nós mesmas. Você vai precisar de um espelho de corpo inteiro. Feche os olhos e tente se imaginar da cabeça aos pés. Depois, abra e observe como se vê. Procure não deixar que a sua autocrítica se concentre apenas nos pontos negativos. Olhe para a sua cabeça, os olhos, o nariz e a boca. Concentre-se em ombros, seios, cintura, quadris, pêlos e faça esta pergunta: “Como me sinto em relação ao meu corpo?” Procure ver a beleza da sua imagem corporal sem lembrar dos padrões. Enxergando o seu lado positivo, é possível extrair o máximo de prazer do seu corpo.

Seja feminina

O simples ato de ver você se cuidando é um fato excitante para ele. Nada de esquecer a depilação, usar calcinha detonada (lembre-se de que as lingeries modeladoras são ótimos truques apenas quando usados por baixo do pano), pular o banho. Pentear o cabelo, passar hidratante no corpo todo, escolher a roupa certa para dormir funciona, é como se você estivesse dizendo: eu quero ser desejada! Pode ter certeza de que o gato vai entender o recado.

Não represente um papel

Quem disse que precisa ter praia paradisíaca, vulcão em erupção ou sinos que badalam para curtir um momento a dois? A vida real não é filme de Hollywood, e ninguém tem que interpretar o papel da femme fatale o tempo todo. Jogos de sedução até fazem parte da conquista, mas não quer dizer que seja necessário seguir um roteiro com movimentos pré-estudados para viver a mulher perfeita, sem defeitos. Agindo dessa forma, você forma um pacto mentiroso e inconsciente, é claro: o de que apenas as malhadas, siliconadas, ricas e poderosas merecem ter prazer. Pense nisso.

Aposte no seu perfume

Entre os cinco sentidos –- visão, audição, tato, paladar e olfato —, é o perfume da sua pele que mais atrai aos homens. Não que um ambiente romântico ou uma música sensual não sejam importantes para a conquista, mas o seu cheiro é individual e cria uma espécie de marca registrada sensorial para o amado. Isso significa que, toda vez que sentir o mesmo aroma, ele vai lembrar de você. Então, capriche na higiene e escolha um perfume suave (não troque de aroma todo dia), que mantenha as suas características pessoais. Atenção, mulheres que fumam: o cigarro detona qualquer cheirinho gostoso!

O que eles pensam... enquanto a gente tenta esconder a celulite

“Homem que é homem repara mesmo no corpo da mulher na hora da paquera: um bumbum malhado, um pernão... Quem não gosta? Na cama, minhas queridas, isso é assunto encerrado. Aliás, se um cara chegou até ali, prestes a desarrumar os lençóis, é porque ele achou a garota interessante e digna de estar lá! Na hora da transa, não ficamos escaneando o corpo da gata — até porque também temos as nossas encucações. Qual o cara que não se preocupa com a sua própria performance? A gente quer é fazer bonito e agradar a namorada, mais do que reparar nas estrias ou no pneuzinho! Eu não dou bola para detalhes e não curto mulheres que passam a impressão de que são de plástico. O mais engraçado é que vocês custam a acreditar que o time masculino está satisfeito com as garotas de verdade. Aí, rola um jogo de tira a mão dali, não encosta aqui, e se esquecem de tirar proveito do momento e desfrutar de todo o nosso potencial.”
Por Debora Lublinski

Primeiro, o amor-próprio
O mais curioso é que o fantasma das formas imperfeitas faz parte apenas da delicada auto-estima feminina. A gente comprovou que 23% das muleres perguntadas disseram que as suas medidas atrapalhavam o sexo, mas apenas 3% responderam terem ouvido algum comentário nesse sentido do marido ou namorado. “O homem fica atraído pela quantidade de estrogênio circulante numa mulher, e é esse o hormônio que garante às fêmeas mais curvas e dobras do que linhas retas e ossos aparentes”, garante Malcom Montgomery. Só que fica difícil se sentir sedutora quando você mesma não se aceita. Ninguém se sente seguro 100% do tempo, é verdade. Mesmo assim, muitas garotas tendem a colocar uma lente de aumento apenas nos defeitos. “Com essa visão exagerada, elas perdem a capacidade de perceber que a rejeição não surge do companheiro, mas delas mesmas, que acabam se boicotando”, explica Zuleika Fuente, psicóloga do grupo Peso Ideal, em São Paulo. E está mais do que na hora de dar um basta nessa falta de amor-próprio. Os toques a seguir vão ajudar você a colocar em prática uma nova atitude diante da vida – e isso inclui o seu relacionamento! “Ou vai esperar para ser feliz amanhã?”, questiona Nelma Penteado.

65% das leitoras que responderam à nossa enquete disseram que ficam preocupadas com alguma imperfeição no corpo antes de tirar a roupa para o par

23% das leitoras acreditam que a forma do corpo atrapalha o sexo

3% disseram que o amado já reclamou do corpo delas

20% das leitoras consultadas ficam à vontade com o próprio corpo durante a transa

Depoimentos:
"Uma vez inventei de fazer um striptease, mas coloquei uma cortina de organza, um tecido bem fininho, ao meu redor para disfarçar a celulite. Ele adorou! Pensou que fiz isso para dar um clima de mistério”

A. D., 32 anos

"Não sou apenas um corpo. Tenho cabeça ótima, papo bom e inteligência. Isso também desperta mil curiosidades”

M. N., 30 anos

"A minha insegurança em relação ao meu corpo diante do meu marido é insuportável. Vou ficar com muita vergonha se ele me tocar e sentir que estou gorda. Com essas paranóias, as minhas relações acabam sendo rapidinhas, no escuro, embaixo do edredom. Deus me livre de ele levantar as cobertas!”

"Resolvi passar base para disfarçar as varizes. Durante a transa, a maquiagem saiu e acabou sujando o lençol todo! Fico vermelha até hoje quando lembro da cara dele me perguntando o que era a mancha. Aprendi muito com esse mico. Não dá para passar a imagem de uma mulher que a gente não é. Quem gostar de mim vai gostar do jeito que sou, com os defeitos e as qualidades”

F. C., 29 anos

"Acho que a diferença entre estar com roupa ou sem nem é tão grande. Se ele me aceitou do jeito que sou é porque gostou de mim. Apesar de gordinha, até hoje só recebi elogios dos meus parceiros”

R. M., 27 anos

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário: