6.17.2009

ORIGENS DAS CÃIBRAS NOTURNAS




Episódios são comuns, sobretudo em pessoas mais velhas. Múltiplas causas podem estar ligadas ao fenômeno.
Por que temos cãibra enquanto dormimos ou descansamos?
Na maioria dos casos, não existe causa aparente para as fisgadas nos músculos, geralmente na panturrilha, que não estejam associadas a exercícios vigorosos, dizem autoridades médicas.
Ataques de cãibra à noite são bastante comuns, especialmente em pessoas mais velhas. Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos. A maioria das cãibras noturnas não está associada a doenças graves por trás, mas diabetes e problemas circulatórios estão entre as condições que devem ser excluídas por um médico, especialmente se a cãibra for frequente e severa.
A cãibra também pode ser um efeito colateral de algum remédio prescrito. Uma explicação popular para as contrações involuntárias envolve redes de nervos superativas nos grandes músculos da perna.
Todavia, não existem evidências conclusivas de que isso é verdade, ou quais causas poderiam estar associadas. Outros pesquisadores sugerem que as cãibras são um efeito da desidratação, conhecida por envolver espasmos após a prática de exercícios.
O senso comum sugere beber água o suficiente durante o dia e antes de deitar-se, assim como evitar cobertores pesados que impeçam os dedos do pé de ficarem estirados. Exercícios leves de alongamento podem ajudar.
Se você desenvolver cãibra, pode relaxar o músculo fisgado com um leve alongamento e uma massagem; caminhar ou ficar de pé, se você aguentar; e talvez um banho morno. - C. Claiborne Ray -

Esta noite, enquanto visitava meu mundo imaginário durante o sono, fui desperto por uma que talvez seja a pior das dores: A Cãibra!
Um Cãibra terrível na perna direita que costumo sentir em noites muito frias. É terrível e inigüalável. Sentia como se estivesse arrancando minha perna com uma alavanca.
Minha esposa ficou sem saber o que estava acontecendo, pois eu mal conseguia falar, só sabia ranger os dentes e rolar de um canto a outro, agonizando e achando que iria morrer!!
Depois que passou, voltei ao meu soninho clássico...
Mas, procurei saber um pouco mais sobre esta maldita dor. As cãibras — ou câimbras — são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São freqüentes durante exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalizada por enzimas.
A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à cãibra.
Manter boas condições de oxigenação são necessárias para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente massageando a área. Existem condições clínicas expecíficas que levam a cãibra que devem ser tratadas específicamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
Segundo o Dr. Raimundo Marques Nascimento, Cardiologista e Presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia, para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de água-de-coco ou uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo.
Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente (como na minha noite anterior), em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.
Curiosamente a dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor. Neste caso, os musculosos sofrem mais na cãibra

Nenhum comentário: