5.05.2011

Dieta vegetariana

Editora Globo
Estou pensando em virar vegetariana. Que cuidados devo tomar para que minha alimentação não fique prejudicada? -
A dieta dos vegetarianos é feita, principalmente, dos mais variados grãos, cereais, legumes e hortaliças, além de soja e, em alguns casos, ovos. Trata-se de uma opção saudável e nutritiva de alimentação.
No entanto, há vegetarianos muito restritivos, conhecidos como “vegans”, que ao deixarem de fora da dieta ovos, leites e queijos, eliminam grandes fontes de proteína, aumentando os riscos de deficiência em ferro e vitamina B12. Para esse grupo, recomendo que façam exames de sangue periódicos, para que acompanhem os riscos de anemia.
Leia mais: posso comer de tudo no café da manhã sem engordar?
Há também os vegetarianos que não consomem uma boa oferta de vegetais, ao mesmo tempo em que incluem doses generosas de cereais refinados, doces e outras fontes de carboidrato simples em suas refeições. Esse também não é um perfil saudável. O que se pode fazer, em ambos os casos, é incluir a soja na dieta. Seja na forma de PTS (proteína texturizada), em pó, ou mesmo líquido, o grão é rico em proteínas. Por isso, os especialistas da Organização Mundial de Saúde a recomendam em substituição às carnes, ovos e leite.
Deixar de comer carne vermelha não é, necessariamente, sinônimo de saudabilidade. Mas se a decisão for deixá-la de lado, vale investir na soja e nos outros grãos protéicos como feijões, lentilha, grão de bico – todos acompanhados de cereais como arroz, trigo e produtos feitos a partir destes (panquecas, pães, massas). Quanto mais integral, melhor!
E caso o leite não seja uma opção, as bebidas de soja, enriquecidas com o mesmo teor de cálcio presente no leite, podem ser uma alternativa saborosa e eficiente.
Com estes cuidados, pode-se ter uma dieta vegetariana com a garantia de um corpo saudável e bem-disposto!
Marie Claire 

Nenhum comentário: