5.01.2011

MAGNÉSIO É FONTE DE ENERGIA PARA O CORPO HUMANO

Magnésio é fonte de energia para o corpo humano

Especialista explica quais são as principais fontes e como o nutriente reage em nosso organismo.

Descoberto há quase três décadas, o magnésio é um nutriente importante para o tratamento de distúrbios funcionais e estruturais de diversos tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. Pesquisas realizadas pelo neurologista Arnoldo Velloso da Costa e outros especialistas apontam o mineral como principal regulador de substâncias similares, orientador da síntese de proteínas, além de poder ser um indicativo, quando presente na água em quantidade adequada, de vida longa para a população.

Os estudos do Dr. Arnoldo Velloso apontam que as melhores formas de se consumir o mineral é por meio da água e de suplementos alimentares. “O chocolate e a castanha do Pará, por exemplo, são fontes ricas em magnésio. Mas, dados os seus valores calóricos, estes alimentos não são recomendados em grande quantidade”, explica o especialista. Entre outros benefícios da substância para a saúde, ele ainda cita a redução da incidência de doenças renais e cardiovasculares.

Não resta dúvida de que a fonte natural de magnésio são os alimentos, mas, notadamente, é nas folhas verdes, nos cereais (integrais ou não), nos frutos do mar, nas frutas oleaginosas, nas leguminosas e nas sementes que ele é encontrado em uma quantidade considerável. No entanto, se os solos onde estes alimentos são produzidos forem pobres em magnésio, fatalmente estes alimentos terão a carga do mineral reduzida, como é o caso do Brasil. Justamente por isso, cerca de 90% da população brasileira é carente da substância.

“No Brasil existem poucas fontes de água com altos índices de magnésio. Na verdade, apenas poucas regiões em Minas Gerais e Alagoas têm solo rico em magnésio. Isso porque o solo brasileiro é escasso de terras vulcânicas, o que explica a falta de águas magnesianas”, diz Velloso.

Os benefícios da ingestão

O magnésio atua em cerca de 300 reações bioquímicas que o organismo realiza por dia. Entre as suas mais importantes atuações estão o metabolismo das enzimas, o antagonismo ao cálcio no sistema cardiovascular, o aumento da capacidade de defesa do organismo, entre outros.

A quantidade ideal para ingestão diária vai depender da necessidade de cada pessoa. Mas é fato que problemas como insônia, enxaqueca e variações dos níveis de açúcar no sangue são sintomas que denotam a falta do mineral no organismo. Por outro lado, quem se mostra sempre com disposição física e mental, consegue dormir bem e tem a saúde equilibrada, com certeza deve estar consumido a substância na medida certa.
Sua Dieta

Nenhum comentário: