3.25.2011

Alergia x Intolerância



leite de vaca
Você sabe distinguir alergia à proteíma do leite de vaca de intolerância alimentar à lactose? Nem sabia que existiam essas duas versões ou achava que se tratava da mesma coisa? Vamos lá então!
Alergia alimentar: resposta imunológoca adversa aos alérgenos alimentares. A alergia é sempre imunologicamente mediada e é uma reação, em geral, contras às proteínas da dieta. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um tipo de reação imunológica específica, mais freqüente no 1º ano de vida.
Intolerância: resposta fisiológica anormal a um agente, não sendo imunomediada. Inclui a intolerância à lactose, diferente da alergia á proteína do leite de vaca, pois não é imunologicamente mediada e trata-se de uma reação contra o açúcar do leite (lactose). Ao passo que a alergia alimentar é imunomediada contra a proteína do leite, a intolerância é contra a lactose por falta ou diminuição da enzima lactase.
Manifestações clínicas: Nas alergias mediadas por anticorpos, o aparecimento ocorre em até 2 h após a ingestão e incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia. Nas alergias não mediadas, os sinais e sintomas aparecem até 72h após a ingestão do alérgeno.
Diagnóstico: da alergia não mediada, é impreciso e baseado na história obtida dos pais. Uma anamnese precisa é importante para determinar o tempo entre a ingestão e o aparecimento dos sintomas. A eliminação de um antígeno fortemente suspeito durante algumas semanas, é geralmente usado e as biópsia endoscópicas do tubo digestivo ás vezes ajudam no diagnostico.
Tratamento: baseado na eliminação do alérgeno específico, tratamentos medicamentosos e medidas preventivas. Uma dieta é fácil de ser prescrita porém difícil de ser seguida sem transgressões, quando o alimento é a base da alimentação, como o leite e derivados na alimentação infantil.
Terapia nutricional: A alergia à proteína do leite de vaca acomete principalmente lactentes e crianças jovens que necessitam de uma atenção especial, pois se encontram em um período de crescimento acelerado, no qual o leite de vaca é, muitas vezes, a principal fonte alimentar. A avaliação antropométrica e a classificação do estado nutricional são fundamentais para planejar e adequar á dieta e as necessidades de cada criança.
As transgressões involuntárias e as dietas mal feitas são causas freqüentes de não resposta ao tratamento. Se a criança estiver em aleitamento materno exclusivo, este deve ser mantido e a dieta de exclusão deve ser prescrita para a mãe.
Fórmulas infantis: A prescrição de fórmula de soja nos 6 primeiros meses de vida não está indicado. As fórmulas à base de aminoácidos são as únicas consideradas não alergênicas e utilizadas em casos graves ou em pacientes com alergias alimentares múltiplas. Aquelas com proteína extensamente hidrolisada são quase sempre eficazes nos casos mais simples de alergia.
Evolução: a duração do tratamento depende do tipo de alergia. A alergia à proteína do leite de vaca normalmente desaparece nos 3 primeiros anos de vida. O período de eliminação do alérgeno é de normalmente 1 ano.
Bom, vale sempre lembrar que um nutricionista é sempre um dos profissionais mais indicados para ajudá-los com esses probleminhas, caso eles venham a surgir com vocês, seus filhos ou algum conhecido.
Até a próxima!
Fonte:  ANutricionista.Com - Ana Catarina P. de Aquino Andrade

Nenhum comentário: