3.25.2011

MENINOS COM MAMAS: SAIBA MAIS SOBRE ESTE DISTÚRBIO

Meninos com mamas: saiba mais sobre este distúrbio

Especialista fala sobre os tipos da anomalia e os possíveis tratamentos.

A adolescência é uma fase complicada para todos, independente do sexo. Contudo,esta fase pode causar alguns constrangimentos para alguns meninos,  que podem passar por problemas físicos e até psicológicos. Um destes problemas pode ser a ginecomastia, ou seja, o crescimento de mamas.
De acordo com o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, na maior parte dos casos, estes meninos ficam tão tímidos que a reação é optar por roupas que disfarçam o distúrbio ao invés de conversar com seus pais.
“A maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65% entre jovens de 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se em apenas 7% aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30% nos homens idosos”, explica ele.
Infelizmente, no Brasil não existem estatísticas específicas sobre a ginecomastia, porque não necessariamente o problema precisa ser resolvido por meio da cirurgia plástica. Em muitos casos, o desenvolvimento de mamas regride por si só. Uma estimativa da regional paulista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP) indica que 10% das cirurgias plásticas em homens são realizadas para a correção da anomalia, o que resulta em cerca de 22 mil operações por ano.
“Mas, nos casos para os quais a cirurgia plástica é o caminho mais indicado, ela pode ser feita em qualquer fase da adolescência, pois a glândula mamária retirada não fará nenhuma falta após o crescimento. E o constrangimento social é sempre muito grande, sobretudo na adolescência. Em geral, o jovem que apresenta este problema sente-se muito envergonhado e fica muito introspectivo. Após a cirurgia, o principal ganho é o social, o paciente fica muito mais confiante para se integrar ao seu grupo ", diz o médico.
Entenda a ginecomastia
A anomalia divide-se em três tipos:
• Ginecomastia verdadeira: caracterizada pelo desenvolvimento da glândula mamária;
• Pseudoginecomastia: causada por excesso de gordura localizada na região peitoral;
• Ginecomastia mista: quando há as duas causas.
Indicações cirúrgicas
• Lipoaspiração;
• Lipoaspiração ultrassônica,e;
• Mamoplastia redutora.
Menino com seios?
Anabolizantes, cerveja e maconha são as possíveis causas
Daniela Barbosa
Eles normalmente usam camisetas largas, andam curvados e morrem de medo  de tirar a roupa em público. Meninos com excesso de mama sofrem muito constrangimentos e morrem de vergonha do próprio corpo. 
O nome ginecomastia parece estranho, mas o problema é mais comum do que se pensa. A maioria dos casos ocorre na adolescência, com uma incidência de 65% entre jovens de 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da juventude.

A ginecomastia divide-se em três tipos:
•Ginecomastia verdadeira, caracterizada pelo desenvolvimento da glândula mamária;
•Pseudoginecomastia, causada por excesso de gordura localizada na região peitoral;
•Ginecomastia mista, quando há as duas causas.

Segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, 50% dos casos são de ginecomastia mista. “Essa anomalia não precisa necessariamente ser resolvida por meio da cirurgia plástica, em muitos casos, o desenvolvimento de mamas regride por si só”, informa Ruben Penteado.

Agora se o adolescente se sente constrangido, envergonhado e introspectivo por causa desse problema o médico defende a prática da cirurgia.  “Após a operação, o principal ganho é o social, o paciente fica muito mais confiante para se integrar ao seu grupo ", diz o médico. Ele afirma também que essa cirurgia pode ser feita em qualquer fase da adolescência.

Possíveis causas
Além das fisiológicas, o problema pode aparecer pelo consumo excessivo de anabolizantes, cerveja e maconha. “Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo masculino em estrogênio, o hormônio feminino. Como resultado, você vê o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles”, explica o médico.

Alguns medicamentos como anti-hipertensivos ou antidepressivos também são responsáveis pelo crescimento de mamas nos garotos.

Como funciona a cirurgia?
Dependendo do tipo de ginecomastia é aplicada uma técnica cirúrgica. Existem três procedimentos que podem ser utilizados separadamente ou em combinação para resolver o problema:  lipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e mamoplastia redutora.

Curiosidade
Em 2006, 14 mil adolescentes norte-americanos, com idades entre 13 e 19 anos, passaram por cirurgias para retirada das mamas. O número representa 70% de todos os pacientes masculinos que fizeram a operação nos EUA. No Brasil, não existem estatísticas específicas sobre a realização da ginecomastia. Uma estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-SP) indica que 10% das cirurgias plásticas em homens são realizadas para a correção da anomalia, cerca de 22 mil operações por ano.

Nenhum comentário: