3.23.2011

Conheça os 5 amigos imprescindíveis para se ter no trabalho


Ter um amigo ajuda a tornar o ambiente de trabalho melhor. Foto: Getty Images Amigos podem ajudar no ambiente de trabalho
Em muitos casos, funcionários passam a maior parte do dia trabalhando num mesmo ambiente, cercado por colegas de trabalho. Tantas horas de convivência levam a relacionamentos que podem ser superficiais ou amizades mais profundas.
Independentemente do caso, ter amigos no trabalho torna as tarefas diárias mais satisfatórias e deixa as pessoas mais felizes e mais dispostas. O resultado é de uma pesquisa do instituto Gallup que mostra que a satisfação no trabalho é até 50% maior quando se mantêm amigos por perto no escritório.
A partir daí, o site especializado em carreira feminina Excelle listou cinco amigos que, além de tornar seu dia mais agradável, ainda podem ser de grande ajuda na manutenção ou crescimento da carreira. Isso não significa que seja necessário incluir essas pessoas na lista de amigos para o happy hour, mas apenas manter bom relacionamento, como maneira de unir o útil ao agradável. Confira:
Gerente de tecnologia
Você até pode ter conhecimentos de informática, mas não escapa de panes no sistema, como travas ou perda de emails arquivados. Muitas vezes, pode precisar de ajuda para alterar configurações ou consertar programas que não estão funcionando direito. Nessas horas, o gerente de tecnologia é um bom aliado. Pode ser também técnicas de empresas terceirizadas que dão plantão em empresas ou são chamados em caso de necessidade. Manter bom relacionamento com ele significa que você deve ser gentil quando o computador pifa no dia de uma apresentação importante e não surtar na frente dele, cobrando resultados imediatos. Manter conversas mesmo quando não precisa de ajuda também é uma boa maneira de contar com uma assistência rápida e eficiente em momentos de crise. Ele pode até dar dicas sobre programas e novidades tecnológicas do mercado e manter você informada sobre atualizações e novas tarefas dos programas que usa diariamente, facilitando muito a vida no trabalho.
Veterano
Contar com alguém mais experiente do que você na empresa pode ser de grande ajuda. Os veteranos conhecem a história da companhia há mais tempo do que você e também os funcionários e todas as políticas internas que talvez você ainda não tenha percebido ou tido a chance de experimentar. Eles também podem ser a fonte de informações para dúvidas que você não tem coragem (ou pegaria mal) perguntar para o chefe. Apenas escolha com cuidado quem será seu amigo na categoria, pois nem todos podem estar dispostos a colaborar. A melhor opção é a pessoa que se mostrou mais receptiva desde seus primeiros dias de trabalho e com quem mantém coisas em comum.
Alguém de outro departamento
Não adianta dizer que não faz. Todos, em algum momento, desabafam sobre coisas, atitudes ou pessoas no trabalho. Antes de fazer isso, pense nas consequências. O ato pode funcionar como fator de desmotivação no trabalho e até mesmo prejudicar seu relacionamento com outros colegas ou atrapalhar em oportunidades futuras, como prêmios ou promoções. Não conte com a discrição e a lealdade dos colegas. Um funcionário de outro departamento, no entanto, pode ser uma boa opção para conversar sobre coisas que a incomodam. Ele provavelmente dará uma nova perspectiva sobre o assunto, pois está longe dos acontecimentos. Mesmo assim, tome cuidado com o tom dos comentários, pois eles podem chegar aos ouvidos do chefe ou de pessoas importantes no processo de tomada de decisões.
Secretária ou recepcionista
Não fale com ela apenas quando precisa de algo. Elas mantêm a vida do escritório e da maioria das pessoas em ordem, desde garantir que não falte café até fornecer canetas e lápis novos à equipe. Portanto, não a ignore, recorrendo a ela apenas quando precisa resolver algum problema. Inclua essa peça importante do dia a dia em sua rotina, convide-a para almoçar e colabore para manter as coisas em ordem, como repondo os copos de água no bebedouro, mantendo sua mesa limpa e ajudando a preservar os utensílios de uso geral. Ela, com certeza, vai perceber isso e ficar feliz com você.
Seu melhor amigo
Mesmo se você for um superfuncionário, precisará de ajuda em muitos momentos. Não pense que dá para sobreviver sozinho no ambiente de trabalho. Isso fica ainda mais evidente quando acontece algum problema e você precisa faltar ou sair mais cedo. Nessas horas, conte com a pessoa com quem mais tem afinidade. Pesquisas apontam que o funcionário que mantém um amigo próximo no escritório é até sete vezes mais engajado no trabalho, ou seja, é mais produtivo também. Seu melhor amigo também pode ajudar a pensar em ideias e projetos novos, pode ser confidente sobre problemas e pessoas, até mesmo ouvir comentários indiscretos que não faria para outros. Essa amizade pode até evoluir para fora do ambiente de trabalho, como em happy hours ou eventos particulares e familiares.

Nenhum comentário: