4.15.2010

Chuva na Bahia deixa mortos, suspende aulas e coloca 22 cidades em emergência

Chuva na Bahia deixa mortos, suspende aulas e coloca 22 cidades em emergência

As fortes chuvas que atingem Salvador e a região metropolitana, na Bahia, já deixaram 22 cidades em situação de emergência, incluindo a capital. Segundo informações da Defesa Civil, desde o começo do mês, foram registradas seis mortes no Estado em consequência das chuvas.

Morte de irmãos

As últimas aconteceram na quarta-feira, quando as chuvas se intensificaram. Na Vila Canária, bairro de Salvador, um deslizamento em uma encosta matou dois irmãos. Pablo Juan, de 2 anos, e Gabriel Santos Galvão, 6, dormiam quando uma das paredes do quarto desabou sobre a cama deles após não suportar o peso da terra. Antes da chegada dos bombeiros, moradores da região retiraram as crianças dos escombros, mas elas já estavam sem vida.

Segundo parentes e pessoas mais próximas das vítimas, a família vitimada pela tragédia já havia sido contemplada duas vezes com uma casa popular, mas, por motivos ainda não informados, adiaram a mudança nas duas ocasiões, a segunda teria ocorrido no último domingo. Neste mesmo local, no ano passado, outras 15 casas também foram destruídas pela queda de barreira.

De acordo com o governo estadual, as outras mortes foram registradas no município de Prado, em virtude de um choque elétrico na rede clandestina de energia, em Feira de Santana; por afogamento, em Teolândia, onde uma pessoa foi atingida por um raio; e em Camaçari, onde uma pessoa morreu após a queda de uma árvore.

Aulas suspensas

Nesta manhã, temporais voltaram a atingir Salvador, provocando uma nova série de transtornos. Houve ocorrências de deslizamentos e inundação. Por medida de prevenção, as aulas nas escolas municipais foram suspensas em Salvador e na vizinha Lauro de Freitas. Todas as principais vias da cidade têm pontos de alagamento, o que dificulta o tráfego de veículos.

A Avenida Gal Costa, entre os bairros de Suçuarana e São Marcos, por exemplo, virou um verdadeiro rio. Ônibus ficaram ilhados e pessoas tiveram que ser resgatadas pelos bombeiros. Outras quatro pessoas ficaram feridas por deslizamento de terra na Rua Santa Rita, também em São Marcos.

Entre a meia-noite e 9h, a Defesa Civil de Salvador registrou 133 ocorrências, das quais 64 deslizamentos de terra e seis desabamentos de imóveis, sem feridos.

(*com informações da Agência Estado)

Nenhum comentário: