6.23.2009

Vírus do HPV atinge 50% das jovens do Rio

Em 12% delas, o HPV causa lesões que podem levar ao câncer

Rio - Uma em cada duas adolescentes do Rio, com idades entre 10 e 19 anos, tem o vírus HPV, segundo a ginecologista da UFRJ Michele Lopes Pedrosa. Autora de pesquisa realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ela constatou que 12% destas garotas desenvolveram a doença e têm lesões causadas pelo HPV que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer de colo de útero. A incidência está aumentando: em 1999, eram 6% das jovens com a doença, como noticiou o Informe do DIA.

“O HPV é uma das mais frequentes doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 95% das pessoas contaminadas pelo vírus ficam curadas, mas em 5% ocorrem lesões que precisam ser tratadas”, afirma.

INICIAÇÃO SEXUAL PRECOCE

Entre as mulheres adultas o índice também aumentou 50% em 6 anos. Em 1999, cerca de 4% tinham lesões. Em 2005, 6%. “Um dos motivos é a iniciação sexual precoce e o número maior de parceiros sexuais. A geração que hoje tem 30 anos teve mais parceiros que a de 60 anos. E provavelmente a geração que hoje tem 18 terá mais do que a de 30”, afirma a ginecologista.

A pesquisa foi feita a partir da análise de 1,5 milhão de exames citológicos feitos entre 1999 e 2005 nas unidades básicas de saúde da cidade do Rio.

“Geralmente, entre a infecção pelo HPV e o surgimento do câncer de colo de útero leva-se dez anos. O exame preventivo do colo do útero é fundamental para o diagnóstico precoce das lesões. Muita mulheres descobrem a doença e nos relatam que não iam ao médico porque não tinham dor ou outro sintoma”, alerta.

O Dia

Nenhum comentário: