6.22.2009

DIRETORIA DE FARMANGUINHOS TOMA POSSE

Formalização de posse
19 de junho de 2009

Denise Monteiro

O diretor de Farmanguinhos, unidade técnico científica da Fiocruz, Hayne Felipe da Silva, teve sua posse formalizada para a diretoria do Instituto de Tecnologia em Fármacos, no dia 20 de junho, em cerimônia realizada no auditório do CTM, Jacarepaguá. Com o compromisso de atuar com ética, inovação e democracia Hayne foi eleito para dirigir a unidade nos próximos quatro anos.





O evento, iniciado às 11 horas, reuniu funcionários e convidados do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Governos Federal e Estadual e vários parceiros nacionais e internacionais do Instituto. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Rede Fiocruz de Notícias e assistida através de telão pelos convidados que estavam no pátio do CTM.


Após um breve histórico sobre o Instituto de Tecnologia em Fármacos, laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, foi anunciada a composição da mesa para o evento: o presidente da Fiocruz, Paulo Hernani Gadelha; o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães; o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe; o presidente do Instituto Vital Brazil, Antonio Werneck e o diretor da Asfoc, Paulo César Ribeiro.

Paulo César citou o prestígio do novo diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe e destacou a presença maciça de trabalhadores e autoridades na formalização da posse. “A presença dos trabalhadores marcou os eventos de posse nas unidades da Fiocruz. Essa é uma prova da abertura política e do fortalecimento da democracia na instituição”, afirmou Paulão. “A ASFOC (Associação dos Funcionários da Fiocruz) pode ser considerada a guardiã desse processo e a participação de Hayne Felipe foi fundamental para a construção dele”, continuou o sindicalista.


Reinaldo Guimarães, representando o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão prestou homenagem, em seu discurso, a Hayne Felipe destacando sua tranquilidade de espírito e firmeza nas ações. Em seguida, homenageou o ex-diretor Eduardo Costa, lembrando-se dos avanços de Farmanguinhos durante sua gestão e, por fim, fez homenagem a Fiocruz pelo papel que desempenha para a saúde da população brasileira.

O diretor eleito, Hayne Felipe, saudou os companheiros que estiveram ao seu lado na luta pela democracia dentro da Fiocruz , e aos presentes e lembrou que a história de Farmanguinhos está ligada ao acesso da população brasileira aos medicamentos, valorizando a pesquisa e a produção. Destacou o papel do Instituto no combate a AIDS e sua importância enquanto regulador de preços no mercado de medicamentos.


O diretor mencionou a crise econômica, que deixa o mercado cada vez mais competitivo e a necessidade de maior dinamismo no papel produtivo como forma de combate a crise. Em seguida, Hayne apresentou os vice-diretores e coordenadores de sua gestão e encerrou sua fala agradecendo aos que apoiaram e participaram de sua campanha para a direção.



O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, encerrou a cerimônia de posse destacando a importância de Hayne para sua campanha à Presidência da Fundação, além do respeito e carinho conquistados em sua trajetória na Instituição. “Democracia e gestão participativa são essenciais para a eficácia da gestão pública. A Fiocruz é um exemplo disso”, afirmou Paulo Gadelha. Segundo o presidente da Fiocruz, o Conselho de Diretores da Instituição recebe Hayne Felipe com respeito, confiança e credibilidade no seu trabalho.



Fotos:Alex Mansour

Nenhum comentário: