7.26.2011

RECEITAS DOS CHEFS

Peixe à grega com tomates marinados

ingredientes

2 xícaras de tomates-cereja
cortados ao meio
1/4 de xícara de azeite, ou mais
2 colheres (sopa) de vinagre
de vinho branco
1 colher (sopa) de jalapeño
macerada
1 colher (sopa) de orégano
fresco, ou 1 colher (chá)
de orégano seco
4 dentes de alho fatiados
Sal e pimenta-do-reino
1 peixe grande ou 2 menores,
sem espinhas e limpo
1 limão fatiado
4 a 6 ramos de tomilho

preparo

Esquente o forno a 230°C ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo. Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande; deixe descansar a temperatura ambiente por 20 a 30 min.
Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe. Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho. Esfregue o lado externo do peixe com as 2 colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta.
Ponha o peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 min. (vai depender do tamanho do peixe). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 min. Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.

Cordeiro ‘do avesso’ com persillade

ingredientes

1,5 kg a 2 kg de perna de cordeiro
2 a 3 colheres (sopa) de azeite
4 xícaras de salsinha
1 colher (sopa) de folhas de alecrim fresco ou 1 colher (chá) de alecrim seco
3 ou 4 dentes de alho
1 colher (chá) de raspa de limão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Meias fatias de limão para guarnecer

preparo

Aqueça o forno a 220°C. Apare o excesso de gordura do cordeiro. Num processador ou liquidificador, prepare a persillade batendo o azeite, a salsinha, o alecrim, o alho, a raspa de limão, um pouco de sal e de pimenta. Polvilhe a carne com sal e pimenta dos dois lados, depois vire o lado de superfície mais irregular para cima. Cubra a superfície com a maior parte da persillade, depois dobre ao meio (você vai ver que há uma “dobradiça” natural), com a persillade no interior. Espalhe a persillade restante do lado de fora da carne e polvilhe com sal e pimenta.
Ponha o cordeiro numa assadeira e cozinhe por 35/40 minutos, para malpassado, ou até que um termômetro instantâneo enfiado na parte mais grossa da carne marque 55° C, para uma carne ao ponto. Transfira a carne para uma tábua de cortar, deixe descansar por uns minutos, fatie e sirva guarnecido com meias fatias de limão
 fresco.


Nougat de Tours


ingredientes

Para a pâte sucrée:
70g de manteiga
1 ovo
140g de farinha de trigo
35g de açúcar de confeiteiro
2g de sal
100g de geleia de damasco
150g de frutas cristalizadas

Para a macaronade:
80g de farinha de amêndoa
80 g de açúcar
100g de claras

preparo

Preparo da pâte sucrée: Misture bem a manteiga, açúcar, ovos e sal. Acrescente a farinha aos poucos. Se necessário coloque um pouco de água. Reserve. Pegue uma forma de torta de 18cm e espalhe a massa. Acrescente uma fina camada de geleia de damasco e as frutas cristalizadas.

Para a macaronade: Bata as claras em neve e adicione, delicadamente, a farinha de amêndoa e o açúcar. Cubra a massa com esta mistura e asse em forno a 210-220º por cerca de 30min. Finalize com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário: