7.24.2011

Brancos

Ao me olhar no espelho eu os vi, estavam la, onde nunca estiveram e sempre os vi nos outros.

Sim, eles apareceram, e não foi um ou dois, mas vários e muitos, em vários lugares, em vários tamanhos.

E não estão somente no topo, mas também no meio e na parte inferior, com seus formatos em cada parte, eles estão la dando o ar da sua graça.

Seja no cabelo, seja na barba, seja no peito, seja na perna, os cabelos (ou pelos) brancos estão aparecendo.

Sinal de evolução ou de começo do fim, sinal de que o tempo está passando ou de que está faltando pouco. Sinais de que, o que um dia eu achei que ia demorar a surgir, já está ai, na cara, para qualquer um ver.


Brancos ou caucasianos são termos que geralmente se referem aos seres humanos caracterizados, em certo grau, pela cor clara de sua pele. Em vez de uma simples descrição da cor da pele, o termo "branco" funciona como uma terminologia racial, muitas vezes referindo-se restritamente às pessoas que reivindicam ascendência exclusivamente europeia.
A definição de uma "pessoa branca" difere de acordo com o contexto geográfico e histórico, várias construções sociais de brancura tiveram implicações em termos de identidade nacional, consanguinidade, ordem pública, religião, estatísticas demográficas, segregação racial/ação afirmativa, eugenia, marginalização racial e cotas raciais. O conceito tem sido aplicado com diferentes graus de formalidade e de consistência interna em disciplinas como: sociologia, política, genética, biologia, medicina, biomedicina, linguagem, cultura e direito.
Uma definição comum de uma pessoa "branca" é uma pessoa principalmente, ou totalmente, de ascendência europeia.[1] No entanto, o termo é usado às vezes de forma mais ampla, de modo que se torna semelhante ao conceito da raça branca ou de pessoas caucasóides, que incluem as pessoas com ascendência do Oriente Médio, Norte da África e partes da Ásia Central e Meridional, que compartilham certas características fisiológicas e genéticas com os europeus, além da cor da pele.

Nenhum comentário: