6.06.2011

A Grafoanálise e o jovem profissional

.
Com a Globalização, Mercosul e a velocidade das mudanças mundiais e empresariais, torna-se imprescindível todo profissional estar atento e cuidar da sua empregabilidade desde a sua formação escolar.
A competitividade está acirrada e é nos dias de hoje um desafio, entretanto o jovem que está iniciando em sua profissão escolhida deve ter garra, coragem, ânimo para não desanimar frente aos obstáculos, ser proativo e estar preparado para também ser mais um profissional competente e talentoso. É muito importante você se conhecer, ser responsável pelas suas atitudes, saber administrar o seu tempo e as suas emoções e fazer cursos adequados e direcionados realmente para aquilo que você almeja, concentrando sua atenção no sucesso e em seu valor como pessoa e como profissional.


As empresas atualmente, sejam elas de qualquer segmento ou tamanho e as consultorias de Recursos Humanos buscam no Mercado pessoas “digitais”, ou seja, pessoas que mesmo como usuárias dominem a Informática, pré-requisito para Inglês ou Espanhol, pessoas sociáveis e que saibam trabalhar em equipe e desenvolver uma relação positiva com todos, querem pessoas com uma ambição adequada as suas reais capacidades físicas, intelectuais ou profissionais, adolescentes mais seguros, arrojados e, principalmente que tenham criatividade, imaginação e iniciativa para resolver os problemas pertinentes a sua função.

Os jovens profissionais (estagiários, contratados, trainees, etc.) que estão iniciando em sua carreira buscam trabalhar em empresas que lhes ofereçam planejamento de carreira com desafios, salário compensador, desenvolvimento e treinamentos comportamentais/específicos, benefícios, etc, mas em contrapartida as empresas por causa da globalização, competitividade e da qualidade e excelência em seus serviços buscam futuros “talentos” que se adaptem a filosofia e a cultura das empresas e, principalmente, que se sintam comprometidos com sua profissão e que “vistam” a camisa da empresa. Por isso, é importante trabalhar no que se gosta.

As empresas já descobriram há algum tempo o valor das pessoas que nelas trabalham, é importante ter tecnologia avançada, salários adequados a cada função e pessoal treinado, porém o que faz a diferença são as habilidades, competências e talento que as pessoas possuem e que podem gerar resultados positivos.

Podemos perceber que é vantajoso para ambos (empresa e profissional) que as pessoas que ali estão estejam verdadeiramente adequadas e engajadas e que gostem do que estão fazendo, pois isto possibilita uma evolução constante que termina causando um impacto positivo na realização profissional e pessoal. 


A Grafologia analisa pontos como: caráter, temperamentos humanos, sociabilidade, empregabilidade, inteligência emocional, iniciativa, comprometimento, imaginação, criatividade, persistência, combatividade, tenacidade, capacidade para liderança, estrutura de personalidade, proatividade, coragem, ousadia, arrojo profissional, orgulho, inteligência (abstrata ou concreta), tipo de raciocínio (lógico ou intuitivo), paciência, prudência, timidez, introversão ou extroversão, expressão verbal (fluência, desembaraço, eloqüência, etc), se tem receio do futuro, se está voltado ao passado, equilíbrio emocional, tensão, descontração; sinceridade ou dissimulação ao meio, se tem facilidade de adaptação, se gosta de correr riscos; se sabe planejar ou gosta de improvisar; se saber fazer o marketing pessoal; batalhador, lutador, ritmo de trabalho, nível de eficiência, dinamismo, força de vontade passiva ou ativa; se é capaz de administrar suas emoções, otimista, se trabalha bem sob pressão, se está propenso a fadiga com facilidade, abertura intelectual, aplicação de novas idéias com facilidade, autoconfiança, clareza de idéias, pensamentos e espírito, etc.

A Grafologia é uma ciência que obedece a criteriosa análise científica, não tendo nada de esoterismo e misticismo. É uma ciência que existe há mais de um século muito utilizada em toda a Europa, principalmente na França, Canadá e Estados Unidos.

Ela consiste em analisar e interpretar a letra (grafia) de quem escreve. A grafia de cada ser humano é ímpar, até mesmo a grafia de dois gêmeos idênticos não são iguais, elas podem ser apenas similares. Sua letra é como a impressão digital. Com apenas um texto (tema livre) de no mínimo 20 linhas em um papel sulfite e a sua assinatura no final já é possível analisar o seu caráter, os seus temperamentos e a sua personalidade. A Grafologia analisa muitos aspectos que, às vezes, outros testes psicotécnicos não mensuram. Ela traz vantagens como: rapidez, simplicidade e amplitude de informações, a pessoa avaliada não necessita estar presente e um custo compensador pelo resultado que ela fornece tanto para a Orientação Vocacional tanto para as empresas de que nela confiam.

As empresas querem conhecer quem elas estão contratando para “tocar os seus negócios” em qualquer função ou departamento. A Grafologia nesse sentido pode ser uma aliada de mão dupla, ou seja, pode auxiliar tanto os adolescentes a definirem a sua profissão quanto pode auxiliar a empresa na busca de candidatos que se identificam com o cargo almejado . Estamos em uma ERA onde cada vez mais o autoconhecimento e a espiritualidade estão presentes. É importante o indivíduo ser equilibrado e conhecer seus pontos fortes, habilidades e competências e tentar melhorar os pontos que ainda não estão maduros.

Se o jovem deseja se tornar um profissional talentoso, deve se conhecer melhor e a Grafologia pode ajudá-lo.

O jovem deve aprender a fazer projetos em sua vida e colocá-los em prática. Devem saber escolher, imaginar e decidir qual a melhor profissão que eles se identificam. A escolha de uma profissão é uma necessidade, pois o jovem está decidindo também sobre o futuro de sua vida. É um momento difícil, onde o adolescente está se descobrindo novamente. É uma auto-análise: quem ele deseja ser e quem ele tem certeza do que não deseja ser. Mesmo sem ter informações suficientes sobre a profissão que está sendo escolhida, o adolescente consegue escolher.

Contudo, o Grafoanalista procura facilitar a escolha do jovem profissional auxiliando-o a pensar e refletir em sua (s) opção (ões), sentindo-se mais seguro.

A decisão final sempre será do adolescente!

Por Luisa Gubitosi de Medeiros

Nenhum comentário: