5.29.2010

Quem não escova dentes tem mais risco de infarto

Higiene bucal menos de duas vezes ao dia faz chances de problemas cardíacos subirem 70%

Fazer a higiene bucal corretamente pode prevenir doenças cardíacas. Estudo da University College, de Londres, concluiu que pessoas que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia têm 70% a mais de risco de desenvolver problemas no coração.

Foi a primeira vez que se comprovou que a frequência da escovação influencia nos riscos, embora, segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Nylton Miranda, não seja novo que a falta de higiene bucal causa doenças.

“As bactérias da boca podem migrar pela corrente sanguínea para outros órgãos, inclusive para o coração. Se a boca tem feridas causadas por falta de higiene, com sangramento nas gengivas, o risco é ainda maior”, explica o dentista.

De acordo com Miranda, os detritos que se acumulam entre dentes e gengiva também são responsáveis pelo desenvolvimento de tumores.

“A cárie se forma e fica aquela irritação constante na boca, que, no futuro, pode virar um câncer”, alerta, ressaltando que a falta de cuidado com os dentes pode levar ainda a problemas gastrointestinais.

A pesquisa investigou a higiene oral de mais de 11 mil moradores da Escócia durante oito anos. Os participantes deram informações sobre hábitos de vida, como tabagismo, prática de exercícios físicos, idas ao dentista e histórico familiar.

Em oito anos, foram registrados 555 ‘eventos cardiovasculares’, dos quais 170 foram fatais. Levando em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, pesquisadores descobriram que quem escova os dentes ao menos duas vezes ao dia têm menos chance de desenvolver problemas no coração.

O coordenador da Clínica de Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, Alexandre Novis, lembra que, alguns anos atrás, uma pesquisa realizada em UTIs de hospitais públicos no Brasil identificou que pacientes internados por doenças cardíacas tinham mais placas bacterianas nos dentes do que os outros.

“Isso pode significar uma menor higiene bucal. Se você não escova os dentes corretamente, tem mais formação de placas”, esclarece Novis.

Nunca durma sem escovar

Segundo os especialistas, para manter os dentes limpos o ideal é escová-los de quatro a seis vezes por dia. De acordo com Alexandre Novis, o horário mais importante é antes de dormir.

“A saliva ajuda a lavar os dentes e manter o PH da boca. Quando a pessoa dorme, a taxa de salivação diminui. Por isso é importante manter os dentes protegidos com pasta de dente”, explica o profissional.

Nylton Miranda ressalta que crianças que comem muitas balas e doces devem ser orientadas pelos pais a escovar os dentes sempre depois de comer.

“Também é fundamental usar fio dental após a escovação para retirar resíduos”, destaca, lembrando que o recomendado é ir ao dentista a cada seis meses “ou se houver alguma alteração na boca, principalmente quem fuma”, conclui o dentista.
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: