5.29.2010

VOTO OBRIGATORIO É UMA BOA?

Voto obrigatório divide o país.

Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários.

O apoio ao voto facultativo cresceu. O levantamento anterior, de dezembro de 2008, registrara o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade; 43% eram contra.

Estabelecida na Constituição, a obrigação atinge os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.

O Brasil é um dos 30 países em que o voto nas eleições nacionais é obrigatório. Dos entrevistados, 55% dizem que votariam se ele fosse facultativo; 44% optariam por não votar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse tema nunca foi debatido no Brasil, apesar disso existem dois projetos de lei tramitando no Congresso nacional um deles pertence a um dos candidatos a presidencia de 2010. A desobrigação do voto, acredito, é um moderador dentro da sociedade, a obrigação leva a tenção. Parece fazer parte do processo democrático optar sempre inclusive na hora de ir votar ou não. Para mim é algo sutil mas que tornaria nosso sistema um dos mais democráticos do mundo. Democráticos e diretos!