5.29.2010

Aceite as dificuldades, aprenda a mudar.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.
Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.

Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamente em um copo, desta vez cheio de água.

Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:

- “Tem um canudo ali, nade até lá e suba”.

A mosca tenaz respondeu:

-”Pode deixar que eu sei como resolver esse problema”.

E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.

Sendo assim, observamos que soluções do passado em contextos diferentes, podem se transformar em problemas e talvez até em grandes tragédias.

Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão?

Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências.

Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir… O ser humano está em constante evolução.

E só quem sabe reconhecer as transformações ao seu redor, pode fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

Às vezes o nosso erro, é a incapacidade de ouvir o outro.

Há uns dias atrás estava conversando com uma pessoa no meu trabalho, e falávamos justamente sobre isso. Como tem gente que gosta de se achar autossuficiente, se acham os donos da razão, acham que o mundo pode parar na ausência deles, ignoraram o fato de que cada pessoa é única no mundo e repleta de surpresas. Às vezes não damos nada por uma pessoa, mas essa pessoa se mostra capaz na primeira oportunidade.

Ninguém é insubstituível no campo profissional, mas na vida, aos olhos de Deus, nós somos insubstituíveis. Temos um valor inestimável, por mais que você não acredite nisso.

Deus tem trabalhado e apostado no seu potencial como pessoa. E se você não acredita que é capaz de mudanças, desculpe, você corre um sério risco ao fracasso.

Vejo pessoas por ai dizendo que não mudam seu jeito, e quem quiser tem que aceitá-las assim e pronto. Criamos uma ideia errada de nós mesmos. Todos temos que mudar, uma hora ou outra, a vida vai exigir isso de nós. Alguns irão fazer uma pequena mudança, outros irão fazer uma mudança drástica ou radical.

O importante é estarmos abertos a isso.

Dica de hoje:

Avalie a situação antes de se desesperar ou entregar os pontos. Nem tudo está perdido, tenha certeza disso.

Aprenda a ouvir os outros, absorva o que for importante e o que te levar ao crescimento e rejeite aquilo que não te acrescer em nada.

E quando parecer que não há solução lembre-se que Deus está contigo.

Nenhum comentário: