5.27.2010

Vazamento de óleo no Golfo do México foi detido

Guarda Costeira diz que vazamento parou nos EUA, mas BP não confirma
Poço no Golfo do México foi vedado, disse comandante americano.
Segundo a empresa responsável, operações continuavam.
Do G1, com agências internacionais

A Guarda Costeria afirmou que o vazamento de óleo no Golfo do México foi detido nesta quinta-feira (27). A informação é do comandante Thad Allen.

A British Petroleum, empresa responsável pelo poço que provocou o desastre ambiental, recusou-se a comfirnar a informação de que teria conseguido bloquear o fluxo de óleo.

O procedimento para vedar o vazamento prevê a injeção de lodo e cimento, uma operação que nunca foi tentada a essa profundidade antes - o poço está 1,5 mil metros abaixo do nível do mar.

O procedimento, conhecido como "top kill" foi autorizado pela Guarda Costeira na quarta-feira mesmo. A BP advertiu que demorará alguns dias em determinar se a operação finalmente irá funcionar.

No entanto, o comandante da Guarda Costeria já anunciou que o vazamento foi refreado. A dúvida é se o lodo e o cimento injetado serão capazes de conter a saída de petróleo e gás natural.

Demissão
A chefe do Serviço de Controle Mineral dos EUA, Liz Birnbaum, responsável por monitorar a exploração de petróleo no mar, renunciou, afirmou nesta quinta o secretário do Interior, Ken Salazar.

A informação foi divulgada durante audiência em subcomitê na Câmara de Representantes sobre o vazamento. Muitos parlamentares e grupos de defesa do ambiente culparam a frouxidão da regulação estatal pelo vazamento.

Salazar disse ao subcomitê que Liz foi "uma boa servidora pública".

Nenhum comentário: