5.24.2010

Direitos

1. Tenho o direito de fazer o luto da perda acerca daquilo que não tive mas que tinha direito a ter; e de aquilo que tive mas que não queria ter.
2. Tenho o direito de seguir os meus próprios valores e princípios.
3. Tenho o direito de dizer NÂO a qualquer coisa quando não me sinto preparada, ou porque não me soa a seguro ou vai de encontra os meus próprios valores.
4. Tenho o direito à dignidade e respeito.
5. Tenho o direito de tomar decisões baseadas nos meus sentimentos, valores ou atitudes ou qualquer outra razão que encontre.
6. Tenho o direito de definir e privilegiar as minhas próprias prioridades.
7. Tenho o direito que os outros respeitem as minhas necessidades e vontades.
8. Tenho o direito de terminar qualquer tipo de conversa com pessoas que não me valorizem ou me humilhem.
9. Tenho o direito de não me sentir responsável pelos comportamentos; atitudes, ações; ou problemas das outras pessoas.
10. Tenho o direito de cometer erros e de não ser perfeita.
11. Tenho o direito que os outros sejam honestos comigo.
12. Tenho o direito de sentir; todos os meus sentimentos.
13. Tenho o direito de sentir triste por ser magoada por quem amo.
14. Tenho o direito à minha singularidade, sem que me sinta mal “na minha própria pele.”
15. Tenho o direito de me sentir assustada e de dizer, “Eu estou assustada.”
16. Tenho o direito de sentir medo, culpa e vergonha e depois entregar.
17. Tenho o direito de mudar de ideias quando quiser.
18. Tenho o direito de ser feliz.
19. Tenho o direito ao meu próprio espaço e tempo.
20. Tenho o direito de descontrair, de brincar e de ser superficial.
21. Tenho o direito de mudar e crescer como ser humano.
22. Tenho o direito de ter mente aberta de forma a desenvolver as minhas próprias habilidades, na comunicação, para que seja entendido pelos outros.
23. Tenho o direito de fazer amigos e de estar confortável no meio das pessoas.
24. Tenho o direito de não viver num ambiente abusivo.
25. Tenho o direito de ser tão saudável quanto os outros.
26. Tenho o direito de cuidar de mim; aconteça o que acontecer.
27. Tenho o direito de fazer o luto das perdas presentes ou daquelas que ameacem acontecer.
28. Tenho o direito de confiar naqueles que mereçam a minha confiança.
(Dr. Charles Witfield)
Linda Mensagem da Rosa Mar(boaspraticasfarmaceuticas)

Nenhum comentário: