9.19.2014

EXECUTAR TAREFAS DIÁRIAS DE FORMA CORRETA EVITA DANOS À COLUNA


Executar tarefas diárias de forma correta evita danos à coluna
Ortopedista dá dicas de como realizar de maneira correta e segura os movimentos do dia a dia. 
Compartilhe:Utilizar bolsas pesadas Existem diversos problemas que podem ser causados na realização de 
tarefas diárias. Entre eles estão a hérnia de disco, e carrega-las de maneira incorreta; movimentos irregulares e impensados, má postura ao sentar-se no trabalho e no carro. Esses são exemplos de  atividades do cotidiano que realizamos automaticamente, sem nos darmos conta. No entanto, ao serem acumuladas, estas atitudes podem gerar sérios problemas na coluna.

cervicobraquialgia, lombociatalgia, protrusão discal, dor ciática, cervicalgia, lombalgia e artrose.




















Veja abaixo as orientações do Dr. Renato Pupin, fisioterapeuta do ITC Vertebral Uberlândia, que você deve atuar na hora de fazer suas atividades diárias..

Bolsas e mochilas
Devemos ficar atentos ao excesso de peso que carregamos em bolsas ou mochilas. Para nos poupar de dores indesejáveis é importante observar o tipo de bolsa, preferir as de alças mais largas, que distribuem melhor o peso e de tempos em tempos trocar as bolsas de lado, para não sobrecarregar apenas um ombro. Já com as mochilas, deve-se sempre usar as duas alças e de preferência a cinta lombar, para dar maior conforto e prevenir disfunções posturais.

Banco do carro

A maneira mais correta de se posicionar no banco do carro é de forma que não seja necessário fazer muitos movimentos rotacionais com a coluna e nem estender demais as pernas para acelerar e frear. Então, ajustes na distância entre o condutor e o volante devem ser observadas (para medir, o condutor deve esticar os braços de forma que a linha do punho fique no mesmo nível do volante) e o encosto de cabeça deve estar na mesma altura dos olhos. Os retrovisores também devem ser posicionados de forma que o condutor não necessite realizar movimentos bruscos.

No trabalho
O mobiliário do ambiente de trabalho deve ser ergonômico e ajustável. Por exemplo: as cadeiras de escritórios devem conter apoios de braço ajustáveis para que os mesmo fiquem nivelados com a mesa e o teclado do computador. Os pés também devem estar apoiados ao solo e o ângulo de flexão do joelho na posição sentada deve ser superior a 90°, para evitar complicações circulatórias. A coluna deve ficar bem apoiada no encosto da cadeira.

Em casa
Ao pegar objetos no solo, mesmo os mais leves, deve se depositar a maior parte da força nos membros inferiores (pernas) e ao mesmo tempo contrair a parede abdominal para estabilizar e proteger a coluna vertebral, evitando assim lesões graves como a hérnia de disco.

Nenhum comentário: