2.17.2011

Pressão Ocular: praticar esportes pode trazer benefícios para a visão

Em nosso olho existe um líquido que está em constante troca com o meio exterior ao olho. Este fluido exerce (como todo fluido) pressão nas paredes do olho. Em alguns casos a produção do fluido é maior q a vazão gerando um aumento da pressão intra ocular e q pode danificar o nervo ótico levando inclusive a cegueira: Que é o glaucoma. A pressão normal varia de pessao, mas normalmente 14 é um valor aceitavel.
quando a pressão está alta o médico receita um colírio (existem vários). Se ela não baixar ele pode abrir um ducto no olho para melhorar a saida contínua desse líquido.

Estudos feitos no Centro de Oftalmologia Esportiva do Instituto da Visão da Unifesp mostram que o exercício abaixa a pressão intraocular – principal fator de risco para desenvolver glaucoma.
Os pesquisadores avaliaram o efeito da prática de exercícios físicos como natação, boxe, jiu-jítsu, atletismo e handebol na pressão intraocular de atletas. Houve uma redução significativa nesse parâmetro. A queda mínima foi de 20% e a máxima, de 45%. Foram avaliados cerca de 200 atletas, todos profissionais de elite.
Os estudos na literatura mundial são controversos em relação ao efeito do esporte na pressão ocular. Uma pesquisa anterior havia sugerido que o uso de óculos de natação pode aumentar a pressão intraocular. O novo estudo provou que isso não é verdade e que a pressão cai significativamente.
GLAUCOMA
É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão.
Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
Chamamos de hipertensão ocular e não de glaucoma, quando a pressão está elevada e o campo de visão e o nervo óptico aparecem como normais.
Considera-se como elevada a pressão ocular acima de 21 mmHg. A pressão intra-ocular varia durante o dia, sendo mais elevada na maioria das pessoas nas primeiras horas da manhã. Assim sendo, ao lado do valor absoluto, é importante o conhecimento da variabilidade da pressão para o adequado manejo da doença.
Atualmente sabemos que a má perfusão vascular é importante na patogenia do glaucoma. Assim sendo, podemos ter o chamado glaucoma sem pressão elevada.
A forma mais comum de glaucoma, que é o crônico simples, não causa sintomas e seu diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico.
É mais freqüente após os 30 anos de idade e, quando há história familiar de glaucoma, os pacientes devem ser examinados anualmente.
Chamamos de glaucoma agudo, quando há aumento súbito e importante da pressão ocular. Nestes casos a dor e a perturbação da visão são importantes e requerem pronto atendimento.
A conseqüência do glaucoma não tratado é a perda de campo de visão e após a perda da visão central.
O glaucoma pode ser secundário a outras doenças e ao uso indiscriminado de determinados medicamentos como os corticóides.
O tratamento do glaucoma é clínico para a maioria dos pacientes (colírios que atuam baixando a pressão ocular). O tratamento pode ser cirúrgico para os casos que não respondem aos medicamentos.

Saiba mais:
  • O que é Glaucoma?
  • O glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).
  • Quais os sinais e sintomas do Glaucoma?
  • O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes DORES DE CABEÇA, FOTOFOBIA, enjôo e DOR OCULAR intensa.
  • Quais os exames necessários para diagnóstico do glaucoma?
  • Para o diagnóstico do glaucoma alguns EXAMES devem ser realizados, como: TONOMETRIA DE APLANAÇÃO (exame para a tomada da pressão intraocular), FUNDO DE OLHO (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), GONIOSCOPIA (exame para classificar o tipo de glaucoma) e CAMPO VISUAL (exame para avaliar se há perda do campo visual). O diagnóstico precoce do glaucoma só é feito em um exame oftalmológico de rotina e a medida anual da pressão intraocular é a forma mais sensata de se preservar a VISÃO.
  • A pressão alta dos olhos pode ser um indicativo de glaucoma?
  • Sim, um dos fatores de risco relacionados ao glaucoma é a pressão interna do OLHO alta. Entretanto este não é o único fator que contribui para a doença, pois algumas pessoas com pressão do olho alta nunca demonstrarão lesão por glaucoma. Somente com acompanhamento e verificando outros fatores como aparência do NERVO ÓPTICO e o exame de CAMPO DE VISÂO comparativo dará melhores informações.
  • Mesmo com a pressão ocular alta a visão pode continuar piorando?
  • Sim, o bom controle da pressão interna do olho retarda a lesão do glaucoma, porém já foi observado que ele pode continuar a piorar em algumas pessoas, demonstrando que outros fatores podem estar relacionados para sua piora (ver VISÃO).
  • O glaucoma deixa o paciente cego?
  • Sim, a perda progressiva do CAMPO DE VISÃO PERIFÉRICO pode causar grandes dificuldades para perceber objetos a sua volta (porém só ocorre com muitos anos de doença não controlada, geralmente). Já o glaucoma avançado pode acometer a VISÃO CENTRAL também (aquela que se usa para leitura), podendo chegar ao ponto de perda total da VISÃO.
  • A cegueira causada pelo glaucoma é reversível?
  • Não, como ela se dá pela lesão que ocorre em fibras de nervos que saem da RETINA para o NERVO ÓPTICO, não se tem ainda como recuperá-las.
  • O colírio usado para baixar a pressão ocular deve ser usado para sempre?
  • Sim, a pressão interna dos olhos é o único fator relacionado ao glaucoma que é possível de intervir, portanto é onde são investidos recursos para controle. Os COLÍRIOS são os meios até o momento mais seguros de manter o controle da pressão do olho e como já foi comprovado que o controle da pressão retarda a evolução do glaucoma é necessário o uso contínuo destes colírios para proteger o olho da lesão do glaucoma.
  • Quando a pressão ocular estiver normalizada a pessoa pode parar de usar os colírios?
  • Não, se são os COLÍRIOS que no caso estão mantendo a pressão controlada, parar seu uso causará novo desequilíbrio e aumento da pressão. Quando o controle não é alcançado com os colírios em terapia máxima a cirurgia para redução da pressão deve ser indicada.
  • Quando se opera o glaucoma o problema da pressão está resolvido?
  • Na maioria dos pacientes que são submetidos a CIRURGIA para redução da pressão interna do olho ocorre o equilíbrio da pressão em um nível seguro, não precisando mais do uso de COLÍRIOS. Por outro lado, alguns pacientes podem apresentar difícil controle mesmo após a cirurgia, necessitando novas cirurgias ou até manter os colírios.
  • Quando se opera o glaucoma a visão pode voltar?
  • A CIRURGIA tem apenas o objetivo de controle da pressão interna do olho, para evitar a rápida progressão da lesão do glaucoma. Portanto não melhora a VISÃO já afetada pela lesão do NERVO ÓPTICO, pelo glaucoma.
  • Ter familiares com glaucoma aumenta o risco de ter glaucoma?
  • Sim, um dos fatores de risco muito importante para ter o glaucoma é a história familiar. Porém não quer dizer que obrigatoriamente terá glaucoma quem tiver familiar glaucomatoso. O EXAME oftalmológico adequado, com um bom oftalmologista, é muito importante para o esclarecimento de dúvidas.
  • Quais as pessoas mais propensas a terem glaucoma?
  • De acordo com as estatísticas1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de glaucomatosos precisam verificar com mais freqüência sua pressão intraocular. Deve se ter atenção a certos MEDICAMENTOS que podem provocar o aumento da pressão intraocular. 
    Colirio:
    Bimatoprosta, latinoprosta e travoprosta, componentes usados para baixar a pressão ocular no glaucoma.
     
    Site Instituto  Bejamin Constant

Nenhum comentário: