2.14.2011

OSTEOPOROSE: PREVENÇÃO DEVE COMEÇAR AINDA NA INFÂNCIA

Osteoporose: prevenção deve começar ainda na infância
Alimentação rica em cálcio e prática de atividade física são fundamentais.

Considerada um problema de saúde pública no Brasil, a osteoporose chega a atingir 2/3 das mulheres e metade da população do país. E mesmo podendo ser prevenido, o problema ainda é motivo do aumento dos gastos públicos com os tratamentos. No caso dos idosos, complicações por causa das fraturas decorrentes da fraqueza dos ossos podem, inclusive, levar ao óbito.

De acordo com a reumatologista Maria Cecília Anauate, que atua no Hospital Santa Paula, em São Paulo, é possível evitar o problema, desde que o tratamento seja iniciado ainda na adolescência. Manter um estilo de vida saudável, com alimentação e atividade física regular é fundamental. Expor-se ao sol nas primeiras horas da manhã ou no finalzinho da tarde também ajuda.

Entre os principais fatores que desencadeiam a doença estão: a herança genética, raça, sexo, e idade. Para se ter uma ideia, mulheres que não consomem a quantidade adequada de cálcio enquanto crianças  ou adolescentes, correm risco de perder massa óssea muito mais cedo.

“Perto dos 15 anos, as meninas já adquiriram cerca de 90% do seu pico de massa óssea. A partir dos 35 anos a mulher começa a perder massa óssea e o processo de perda é acentuado ainda mais depois dos 45 anos. Algumas perdem entre 10% e 15% de sua massa óssea nos primeiros oito anos após a menopausa”, afirma a especialista.

Pesquisas recentes mostram que os adolescentes precisam ingerir cerca de 1300mg de cálcio por dia. Alimentos como leite, queijo, iogurtes e suco de laranja são os mais indicados para manter a saúde dos ossos em dia. “A ingestão de cálcio em quantidade certa é uma das soluções mais eficazes para chegar à maturidade com os ossos firmes.

“Além da baixa ingestão de cálcio na alimentação, fumo, álcool, café, sedentarismo e estresse também são determinantes para a precocidade da doença, que pode ser diagnosticada através de um exame de densitometria óssea. Os resultados é que vão indicar o status ósseo da paciente e determinar quais os riscos de fratura e tratamentos necessários”
Sua Dieta

Nenhum comentário: