2.14.2011

Atletas de estação


Se você só faz exercícios quando chega o verão, saiba que isso está longe de ser ideal, saudável ou mesmo recomendável. Mas se, mesmo assim, esse é seu caso, vale prestar atenção em alguns cuidados para tornar sua atividade segura e eficaz.
Você sabia que a temperatura exterior afeta seu corpo durante o treinamento? Pois é. A atividade física aumenta a temperatura corporal. Para diminuir o calor e manter-se por volta dos 36 graus, o corpo vai precisar de uma quantidade maior de sangue circulando na pele. Ele é retirado, em boa parte, dos músculos. Isso eleva o batimento cardíaco. Se houver muita umidade, o corpo enfrenta um desafio maior. Como o suor não evapora facilmente, a transpiração não consegue baixar a temperatura do corpo. Por isso, é importante seguir regras:
1- Evite fazer atividades físicas a céu aberto em horários muito quentes. Se for inevitável, prefira ambientes condicionados ou diminua a intensidade do exercício. E não se esqueça de usar protetor solar.
2- Hidrate-se antes, durante e após a atividade. O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda a ingestão de 200 mililitros de água a cada 20 minutos de exercício. Se a atividade for intensa e exceder 40 minutos, é recomendável fazer
uso de alguma fonte de carboidrato (pode ser em gel) ou consumir bastante bebidas isotônicas.
3- Use roupas leves e com tecidos que facilitam a transpiração (dry fit, por exemplo). Se a atividade for ao ar livre, não esqueça o boné.
4- Pare se seu corpo sinalizar. Às vezes, por conta da alta temperatura, o rendimento cai, a pressão cai. Quando sentir um cansaço maior que o habitual ou sentir-se fraco, interrompa a atividade física imediatamente.
Revista Época 

Nenhum comentário: