1.01.2014

São tantas emoções

Estudo mostra as reações do corpo humano a cada tipo de emoção


'Mapa' mostra temperatura do corpo de acordo com o sentimento.
Pesquisa foi feita com pessoas de diferentes regiões e culturas.



Do G1, em São Paulo
Um estudo finlandês publicado nesta semana desenhou um “mapa das sensações corporais”. O esquema traz várias figuras humanas, destacando a temperatura de cada parte do corpo, de acordo com a emoção que a pessoa está sentindo no momento.
O esquema é o resultado de cinco experiências feitas com 701 participantes de diferentes regiões do mundo -- e de diversas culturas --, que apontaram as alterações fisiológicas associadas a cada sentimento. Para a equipe de Lauri Nummenmaa, da Universidade de Aalto, a pesquisa sugere que as emoções são culturalmente universais, e mudanças nesse mapa poderiam indicar distúrbios emocionais.
A imagem abaixo mostra os resultados da pesquisa, sendo que as partes em amarelo são as mais quentes, e as em azul, as mais frias. O estudo foi publicado pela “PNAS”, revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

                                      Corpo humano

Mapa mostra reações do corpo a cada emoção (Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari Hietanen/Divulgação)Mapa mostra reações do corpo a cada emoção (Foto: Lauri Nummenmaa, Enrico Glerean, Riitta Hari e Jari

Nenhum comentário: