1.04.2014

Exercícios na praia ajudam a ficar em forma durante o verão

Professora de Educação Física mostra opções de exercícios e dá dicas.
Caminhada, corrida, exercícios localizados e esportes são feitos na areia.

Mariane Rossi Do G1 Santos

Corrida na praia é uma das opções de exercícios na praia (Foto: Mariane Rossi/G1)Corrida na praia é uma das opções de exercícios na praia (Foto: Mariane Rossi/G1)
A chegada do verão leva muitas pessoas às praias, para curtir o sol e o calor nos dias de folga e férias escolares. As praias também ficam cheias de pessoas que querem aproveitar o clima bom para a dá que importantes dicas para aproveitar a época do ano e começar a ter uma vida mais saudável.
A professora diz que o treinamento na praia tem seus benefícios e desvantagens. Segundo ela, a academia conta com a orientação de um profissional de perto. Entretanto, praticando atividades físicas na praia, a pessoa está ao ar livre, em contato com a natureza e com o clima natural da cidade, mas sem o conforto de um ar condicionado ou ventilador.
Professora de Educação Física Márcia Regina de Oliveira (Foto: Mariane Rossi/G1) 
Professora de Educação Física Márcia Regina de
Oliveira (Foto: Mariane Rossi/G1)
Por isso, há diferenças entre o treino na praia e aquele feito em academias. Segundo Márcia, qualquer pessoa que deseja fazer algum tipo de exercício físico na praia precisaria da orientação de um profissional da educação física. Ela recomenda, antes de começar o treinamento, consultar um médico para avaliar as condições de saúde. Depois, um professor de educação física para que ele possa passar as instruções e os exercícios que são adequados ao corpo e aos objetivos da pessoa. “A pessoa já tem que vir com o exercício pronto para a praia, quantas são as repetições, o exercício que está planejado e se é adequado para ela. A pessoa pode vir sozinha treinar na praia se ela passar por essas etapas. Senão, é sempre vir acompanhado, caso se machuque. Nesse caso, o risco de lesão é maior”, alerta.

A professora dá algumas dicas que devem ser seguidas antes de começar o treinamento na praia:
Roupas
- Use roupas leves como shorts e regatas
- Biquíni não é recomendado

Calçado
- Na areia fofa, use tênis
- Na areia batida, use tênis com amortecedor
- No asfalto ou calçadão, tênis com amortecedor
- Recomenda-se comprar um tênis de acordo com o tipo de pisada
Proteção
- Use protetor solar, boné ou viseira para se proteger do sol e do calor
Hidratação
- Tome água antes, se possível, durante e, após os exercícios

Alimentação
- A alimentação deve ser leve e equilibrada antes do treinamento
Horário
- Entre as 10h e as 16h não é recomendado, por causa do sol, risco de desidratação e da quantidade de pessoas

Todo o treinamento começa com o alongamento e o aquecimento. “Alonga a cervical, o ombro, os braços, o quadríceps e a panturrilha. O aquecimento é uma caminhada leve e vai evoluindo para uma marcha rápida”, diz Márcia. Segundo ela, é preciso fazer os exercícios de alongamento nos membros superiores e inferiores, em ambos lados, como ela mostra nas fotos nas imagens a seguir.
Professora mostra os exercícios de aquecimento de membros superiores e inferiores (Foto: Mariane Rossi/G1)Professora mostra os exercícios de aquecimento  (Foto: Mariane Rossi/G1)
Após o alongamento, o treino vai depender das condições físicas da pessoa e o local. Os iniciantes podem começar com uma caminhada à beira-mar, ou então, correr no asfalto ou na areia batida onde, segundo a profissional, há menor absorção de impacto. Ela recomenda uma corrida leve de 30 minutos e diz que a pessoa deve aumentar o tempo gradualmente.
Outra opção, ainda mais simples é fazer a corrida intercalada. Nesse treino, a pessoa deve fazer cinco minutos de caminhada e dois minutos de corrida, intercalando as duas modalidades por 30 minutos. Já as pessoas que estão acostumadas a fazer um exercício físico podem aproveitar a areia mais fofa para realizar corridas com mais velocidade e no tempo em que está acostumado a correr na esteira da academia.

Além da corrida, é possível fazer outros exercícios na praia. Márcia sugere exercícios localizados nos membros superiores e inferiores. Entre eles, está o polichinelo, a reflexão de braços, elevação de joelhos e o abdominal. O ideal é escolher os exercícios que mais gosta e fazer com empenho frequentemente. Veja alguns exemplos mostrados pela profissional de educação física:
Exercícios aeróbicos indicados pela profissional (Foto: Mariane Rossi/G1)Exercícios aeróbicos indicados pela profissional, como polichinelo e saltos (Foto: Mariane Rossi/G1)


Flexão para fortalecer os membros superiores (Foto: Mariane Rossi/G1)Flexão para fortalecer os membros superiores (Foto: Mariane Rossi/G1)
Algumas opções de exercícios abdominais (Foto: Mariane Rossi/G1)Algumas opções de exercícios abdominais (Foto: Mariane Rossi/G1)

Outras opções de abdominais (Foto: Mariane Rossi/G1) 
Outras opções de abdominais
(Foto: Mariane Rossi/G1)

Na hora dos exercícios abdominais, a professora indica utilizar uma canga ou uma esteira para são sujar a roupa. A recomendação é que se faça os exercícios na areia batida e sempre após todas as outras atividades físicas.

Ao final do treino, a profissional diz que é essencial o alongamento. “Faça todos os exercícios do alongamento inicial durante um período maior de tempo. Também faça exercícios de outros grupos musculares”, afirma a professora.

Márcia também diz que para quem não gosta de exercícios localizados pode aproveitar o espaço da praia para praticar esportes como vôlei e frescobol. Esses tipos de jogos geram maior estímulo dos participantes por ser em grupo, ao mesmo tempo em que é possível queimar calorias.

Nenhum comentário: