12.30.2013

Gatos: conheça as vacinas mais importantes para a saúde dos felinos


Conheça o conjunto de vacinas essenciais para manter a saúde dos bichanos, e saiba quando e como devem ser aplicadas

 Foto: Getty Images 
  Foto: Getty Images

Caçadores natos e extremamente independentes, os felinos estão entre os animais mais por meio da sua interação com ambientes estranhos, é no encontro com outros animais doentes que a situação se torna realmente perigosa; já que arranhões, mordidas e até mesmo o simples contato direto com outro gato contaminado são garantia de problemas para o seu pet.

Tendo em vista que impedir as explorações destes pets é uma tarefa bastante difícil (e, mesmo quando castrados, os bichanos ainda podem ser muito atraídos pelas ruas), a vacinação ainda se apresenta como a melhor e mais eficiente forma de mantê-los protegidos e longe de complicações mais sérias – pois, durante os seus passeios, o contato do pet com gatos de rua é muito provével.

Assim como no caso dos cachorros, há uma série de outras doenças que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde dos gatos, e que podem ser evitadas por meio da vacina polivalente, que imuniza os bichanos de problemas como a Rinotraqueíte, a Calicivirose e a Panleucopenia.


Disponível nas versões Tríplice (V3) e Quádrupla (V4), a vacina polivalente é diferenciada pelo número de antígenos que contém, sendo que a V4, além de proteger o felino contra as doenças citadas anteriormente, também os imuniza da Clamidiose – que desencadeia, ao mesmo tempo, sintomas parecidos com os da rinite e da conjuntivite nos gatos.

A combinação desta vacina (V3 ou V4) com a vacina antirrábica é a mais usada para manter os gatos longe das principais complicações que os acometem, garantindo, até mesmo a sua proteção contra a Raiva – doença praticamente irradicada nos dias de hoje.

No calendário abaixo, você fica sabendo como esse conjunto de medicações deve administrado – sendo que a primeira dose deve ser dada ao animal a partir dos dois meses de vida, respeitando intervalos de um mês para a aplicação das demais.

- Aos 2 meses de vida: 1ª dose da vacina polivalente (V3 ou V4)
- Aos 3 meses de vida: 2ª dose da vacina polivalente
- Aos 4 meses de vida: 3ª e última dose da vacina polivalente + vacina antirrábica

É importante lembrar que, para que seu bichano se mantenha protegido, as vacinas devem ser renovadas todos os anos.

Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h.





Nenhum comentário: