1.04.2014

QUE CALOR É ESSE??

Sensação térmica chegou a 50° em Jacarepaguá, segundo o Centro de Controle Rio

 


Rio - Sol, calor e segurança nas praias. O policiamento é promessa da Polícia Militar, que começa nesta segunda-feira a Operação Verão Seguro. A ideia é colocar um “batalhão” de agentes nas praias, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado. A ação complementa a operação já realizada na orla, desde novembro, nos finais de semana e feriados.
Em qualquer lugar da cidade, o assunto dos cariocas ontem eram as altíssimas temperaturas que ferveram as ruas ontem. Em Jacarepaguá, a sensação térmica chegou aos 50 graus, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura. Em Guaratiba, os termômetros bateram 40,3 graus, abaixo dos 41,8 registrados em novembro.

Com o calor intenso, as praias ficaram lotadas até o fim da tarde, e o cenário deve se repetir neste final de semana: a máxima para sábado é de 36 graus, e de 33 graus para o domingo, segundo o Clima tempo.ara fugir do calor, cariocas e turistas poderão aproveitar dez praias da cidade.

Muita gente aproveitou para se refrescar no mar ontem. A Praia do Arpoador ficou lotada de cariocas e turistas e houve registros de furtos na orla, segundo a GM
Foto:  Fabio Gonçalves / Agência O Dia

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou nesta sexta que Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Praia Vermelha estão próprias para banho. O órgão também tranquilizou os cariocas a respeito da mancha escura notada nas praias do Leme, Ipanema e Arpoador, após o feriado do Ano Novo: trata-se da floração e da decomposição de um tipo de alga que não causa risco à saúde.

O calor foi tão grande ontem que um sprinkler - dispositivo de combate a incêndio - disparou automaticamente no shopping Leblon, molhando um dos andares. A assessoria do shopping informou, via Twitter, que a situação foi normalizada em 20 minutos, e que o aparelho não estava com defeito.

Grupos de assaltantes também voltaram a agir ontem na orla, mesmo com o policiamento reforçado após arrastões em novembro. Por volta das 16h, agentes da Guarda Municipal apreenderam quatro menores, acusados de furto por pelo menos duas vítimas. Durante a captura deles, na areia, houve correria e confusão. “Eles viam algo brilhante no pescocço de alguém, roubavam e iam para água”, disse William Fontes, subinspetor do Grupamento Especial de Praia da Guarda Municipal. “Não foi um arrastão, foram casos isolados”, resumiu Fontes.

Na Região dos Lagos, muita gente emendou o feriado do dia 1º e só deve voltar ao Rio na próxima segunda. “Búzios está mais cheio do que no ano passado”, contou o estudante Gabriel Figueiredo, em João Fernandes.

Termômetro na Tijuca chegou a marcar 47 graus
Foto:  Rosayne Macedo

256 agentes em vários pontos
Os 256 policiais que vão integrar a força-tarefa do verão nas praias estarão divididos em vários pontos. Cento e vinte militares do Batalhão de Grandes Eventos vão observar a movimentação nos calçadões, enquanto 60 agentes do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças vão ocupar as areias.
Os policiais do Batalhão de Ações com Cães serão responsáveis pela segurança no trecho do Arpoador e vão atuar com o apoio de farejadores. No Parque do Flamengo, 12 militares do Regimento de Polícia Montada estarão a cavalo. Entre o Jardim de Alah e o Arpoador, 30 agentes do Batalhão de Choque vão se dividir em dois turnos (9h às 11h e 19h às 20h30), para fazer treinamento na areia, enquanto monitoram a orla.
Fórmula do desconforto
O verão de 2014 já tem um termo da moda, graças ao calorão que tem feito no Rio de Janeiro. É a sensação térmica, sempre bem maior do que a temperatura oficial registrada. Mas, afinal, o que é e como se mede a sensação térmica?
O meteoroligista Gustavo Verardo diz que não é simples e que reconhece que a sensação térmica é algo muito pessoal. Mas há uma fórmula complexa para se tentar chegar a um número aproximado, e mais perto da realidade que mostram os termômetros de rua, por exemplo.
“É um cálculo que junta a temperatura ambiente, com a umidade relativa do ar e a velocidade do vento. Se a umidade é grande, a pessoa sua mais. E se venta pouco, o suor não evapora e a sensação de calor é maior, por exemplo”, ensinou.
Tags: Calor , Praia , PM , Polícia

Nenhum comentário: