1.04.2014

CARTEL TUCANO

PF pede documentos aos EUA para investigar cartel tucano

Deu no Painel político da Folha de S.Paulo hoje: a Polícia Federal (PF) prepara pedido de documentos aos Estados Unidos para apurar o cartel nos transportes públicos no metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), montado e que, pelo que indicam as investigações até agora, deu prejuízo de até R$ 1 bi ao Estado (pagamento de propina, aditivos contratuais, contratos superfaturados…) e operou a pleno vapor nos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.
A PF quer documentos de um processo em que a Siemens foi condenada por fraude fiscal e distribuição de propinas naquele país para consolidar as investigações a formação do cartel, com participação da multinacional alemã, nos contratos do metrô e trens nos governos tucanos paulistas. A Siemens, lembra o Painel da folha,  foi condenada nos EUA pela mesma acusação que sofreu na Suíça, de onde se originou o inquérito em curso no Brasil.
Os investigadores brasileiros do escândalo do tucanato esperam que as informações do processo americano ajudem a revelar detalhes sobre a triangulação do dinheiro que teria sido usado pelo cartel para corrupção no Brasil. Para a PF a movimentação financeira pode ter sido feita em paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas, onde estão empresas já arroladas no inquérito brasileiro.
E a  Folha hein!!! Como não se esquece de apontar o ex-ministro José Dirceu, dá as notas a respeito do pedido da PF e do cartel tucano no seu velho estilo: sem citar os tucanos, patronos do cartel já que pelas dimensões em dinheiro e pelo seu tempo de duração, o esquema não teria funcionado sem a anuência e a participação de agentes públicos do governo e do PSDB paulistas. Mas, a Folha noticia como se os governos em que o cartel funcionou não tivessem partido, não fossem tucanos.
Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: