1.01.2014

TENHA UM ANO MAIS FUNCIONAL

Tenha um ano mais funcional
Tudo o que você precisa fazer para ter um ano mais saudável, de uma forma bem simples e barata.

Os alimentos funcionais estão ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Além de serem baratos, eles ajudam o seu organismo a funcionar melhor, prevenindo contra doenças e, de quebra, dando uma força no emagrecimento. Então, que tal começar um novo ano com o pé direito, apostando nos benefícios destes alimentos?

Confira algumas dicas e vá às compras!
Água de coco - Isotônico natural e rico em potássio. É eficiente principalmente contra doenças do trato urinário. A água de coco é uma opção muito mais saudável que o refrigerante, cheio de açúcar e calorias vazias.
Cebola - Reduz o risco de ataque cardíaco, previne o câncer, mata bactérias, diminui o colesterol e combate fungos. Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, identificaram um composto, um peptídeo batizado de GPCS, com capacidade de reduzir a perda de massa óssea.
Chá-verde - É obtido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que contém polifenóis e catequinas, com efeito antioxidante e anti-inflamatório. Também inibe a formação de substâncias carcinogênicas. E, para quem não é sensível à cafeína, pode ter benefício até mesmo na redução da pressão sanguínea. Além disso, emagrece!
Chocolate amargo - Contém epicatequinas, catequinas e procianidinas, substâncias com alto pode antioxidante. Mas, tem de ser o amargo, que contém três vezes mais antioxidantes que o ao leite. A barrinha deliciosa tem também ácido esteárico, que reduz a absorção de colesterol e aumenta sua excreção. 
Cenoura - A raiz é rica em carotenoides, que ajudam a melhorar a visão. Um time de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, parece ter encontrado mais um motivo para comermos esse alimento. Um pesticida natural da raiz foi capaz de reduzir o crescimento de cânceres em ratos. O nome da substância com essa propriedade é falcarinol.
Castanhas e nozes - São fontes de fitoesteróis, vitamina E, ácido fólico e minerais como selênio, manganês, cálcio e magnésio. Com esta composição, baixam o estresse do organismo, auxiliam a redução do colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Há estudos mostrando que consumir 60 g por dia, ou seja, 2 colheres (sopa) cheias, não tem impacto no aumento de peso, embora metade disso já seja suficiente para garantir os benefícios nutricionais.

Nenhum comentário: