10.19.2013

Espiritualidade e o sucesso

Há três tipos de inteligência que fazem as pessoas prosperarem na vida: intelectual, espiritual e emocional Foto: Getty Images
Há três tipos de inteligência que fazem as pessoas prosperarem na vida: intelectual, espiritual e emocional 
Sempre que começo um trabalho de coaching holístico com um cliente faço algumas perguntas para conhecê-lo melhor. Normalmente, o que acontece é um diálogo bem comum:
Franco Guizzetti: Por que veio buscar o coaching? Cliente: Vim atrás de minhas metas de vida.

FC: Qual e sua meta ou objetivo na vida?  Ter sucesso, concretizar o que desejo e ser vitorioso em todas as áreas da vida.

FG E quais seriam estas áreas?  Pessoais, profissionais, amorosas, financeiras e todas possíveis.

FG Simples assim? Todas possíveis? Ou seria complexo por querer todas? Mas pela logica não temos querer conquistar tudo na vida? 

FG Lógico, mas teremos que ser racionais para ver que não iremos conseguir tudo de uma vez. Vamos ver quais as metas que iremos trabalhar primeiro. É preciso escolher prioridades. Caso contrário, seu emocional vai “dar pau” por não conquistar nada. Ótimo irmos por parte. Meu emocional já esta péssimo por não conseguir realizar nada.
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre seguir o lado racional ou emocional para ter sucesso na vida. Na verdade, os dois são importantes se usados com equilíbrio e inteligência. Isso porque nossa mente é constituída de múltiplas inteligências que nos alavancam em direção aos nossos objetivos e metas. A seguir, confira três tipos de inteligência que fazem as pessoas prosperarem na vida.


Inteligência intelectual: ela é conhecida como QI (Quociente de Inteligência). É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos, o tal do racional.
Inteligência emocional: popularizada pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência Emocional (QE = Quociente Emocional). Mostra que somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros. Vamos ao encontro de nossos objetivos.
Inteligência espiritual: descoberta recentemente, essa é prova empírica de sua existência. Segundo cientistas, existe nos seres humanos um tipo de inteligência pela qual não só captamos fatos, ideias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossas vidas e totalidades significativas. Ela nos torna sensíveis a valores, a questões ligadas a Deus e à transcendência. É chamada de inteligência espiritual (QEs = Quociente espiritual), porque é característico da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais. 
“É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência? Os cientistas descobriram que temos um "ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual”, explica a física quântica Danah Zohar, que identifica dez qualidades (*) comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.

Isso explica como, trabalhadas em harmonia, essas três inteligências podem nos ajudar a ter sucesso na vida. Pense nisso.


Nenhum comentário: